Boas.
Sou, desde há 2 semanas, o feliz proprietário da Kika, uma femea dogue alemã com 2 anos (foi adoptada em Braga, que tiver curiosidade que veja o tópico relativo à sua adopção -> http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=30082) que me chegou às mãos em grave estado de magreza (37,5 kgs) e desidratação.
Após consulta no veterinário, tratamento e recomendação de ração (Purina pro para large breed), que ela tem vindo a comer 3 vezes por dia, perfazendo um total aproximado de cerca de 1kg de ração por dia, e ultrapassada a fase da diarreia derivada à alteração da ração (já não tem), a questão que coloco é qual será o peso ideal para este caso, uma vez que se trata de uma fémea, é activa (passeia muitas vezes por dia e brinca bastante) e tem cerca de 74 cms de altura até à cruz? Tentei pesquisar no site do clube portugues, americano (site muito completo e ilustrado) e do Golias (dogue alemão) mas só encontro dados referentes ao tamanho, e não ao peso. Pela indicação do médico, o peso ideal dela será de cerca de 70-72 kgs, mas não pretendo que ela fique obesa, por isso não sei se não será peso a mais.
À parte disto, apenas posso dizer que é 1 menina bem comportada, ensinada (quer para as necessidades, quer para alguns comandos básicos), muito pachorrenta e gosta mesmo é de ter a nossa companhia, pelo que se deita a dormir na sala à noite enquanto vemos tv. Uma coisa que noto é 1 pouco de falta de confiança, algo que só com o tempo e algum treino se conseguirá ultrapassar. Já agora, o que recomendam para que se possa começar a ultrapassar isto? Tenho alguma experiencia com cães, mas nunca tive um caso onde o cão não tivesse confiança, logo não estou vendo a melhor forma de a devolver à cadela.
Obrigado.
Mário Manso
p.s.: nestas duas semanas, só 1 pessoa em cerca de 50 que ficaram maravilhadas com a cadela disse prá neta"cuidado com o cão"...Enfim!!
Peso do Dogue alemão
Moderador: dinodane
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda out 31, 2005 4:36 pm
- Contacto:
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Caro Mário
desde já os meus parabéns por ter salvo a cadela.
O que lhe sugiro é que ignore indicações de peso e siga as indicações de recuperação da cadela que o seu medico veterinario lhe der.
Bom ano
desde já os meus parabéns por ter salvo a cadela.
O que lhe sugiro é que ignore indicações de peso e siga as indicações de recuperação da cadela que o seu medico veterinario lhe der.
Bom ano
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda out 31, 2005 4:36 pm
- Contacto:
Caro Vasco,
Antes de mais obrigado pela resposta, que em nada me ajudou.
É obvio que irei respeitar as recomendações do médico veterinário, apenas não quero é depois ter um cão obeso. De facto, e após consultar alguma literatura de revistas sobre cães, vi numa que referia que o peso ideal para um cão desta raça se situa entre os 50 e os 70 kgs, dependendo do sexo (m/f), altura e actividade desenvolvida.
Neste caso especifico, acho que irei ficar-me pelos 60-65 kgs, pois penso que será um bom peso para a cadela. A minha questão prendia-se apenas com o facto de saber em que altura poderia começar a racionar mais a comida da cadela, para doses recomendadas (ceca de 600 g por dia, em vez de +-1 kg como agora).
Um abraço.
Mário Manso
Antes de mais obrigado pela resposta, que em nada me ajudou.
É obvio que irei respeitar as recomendações do médico veterinário, apenas não quero é depois ter um cão obeso. De facto, e após consultar alguma literatura de revistas sobre cães, vi numa que referia que o peso ideal para um cão desta raça se situa entre os 50 e os 70 kgs, dependendo do sexo (m/f), altura e actividade desenvolvida.
Neste caso especifico, acho que irei ficar-me pelos 60-65 kgs, pois penso que será um bom peso para a cadela. A minha questão prendia-se apenas com o facto de saber em que altura poderia começar a racionar mais a comida da cadela, para doses recomendadas (ceca de 600 g por dia, em vez de +-1 kg como agora).
Um abraço.
Mário Manso
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!
Mario Manso a unica resposta que lhe poderão dar acerca do peso e que seja verdadeira será mesmo a que lhe foi dada.
Existe no entanto uma maneira de ver se o cão está ou não obeso, bastará para isso passar com os dedos ao deleve nas costelas...se as sentir optimo o cão está como deve estar...se não as sentir o cão está gordo, repare que eu disse passar os dedos...a olho nu as costelas não se devem notar claramente é sinal que está magro.
Quanto à ração e à quantidade, bem...aqui a cantiga é outra, primeiro não sei qual a ração que está a dar nem o que é recomendado, segundo eu não dou ração...seja como for a unica coisa que lhe posso dizer é que cada cão é um cão, depende muito daquilo que o seu cão faz...ou seja se gasta energias se é ou nao um cão activo etc etc só assim poderá mais ou menos saber o quanto de ração poderá dar, existem realmente calculos e conselhos nas embalagens das rações mas...enfim se eu desse o que dizem que se deve dar ao meu cão hoje pareceria uma galgo..entende? Com tempo e experiencia você saberá concerteza nao só a quantidade de ração que lhe deve dar mas tambem qual a ração com que ele se dá bem.
Existem muitos Dogues que se dão bem ate com ração de supermercado logo também não existem certezas neste aspecto no entanto aconselho sempre uma premium ou superpremium para raças gigantes..
Espero que para a proxima vez que lhe respondam tente preceber que aqui não se podem dar conselho medico veterinarios e o peso desde que ache o cão equilibrado e siga as instruções (costelas) que escrevi tudo ira correr bem.
No entanto visite a pagina do Golias poderá haver alguma informação importante, nomeadamente a torções de estomago e a aerofagias...em
http://www.golias.com.sapo.pt
Arcanjo
Mario Manso a unica resposta que lhe poderão dar acerca do peso e que seja verdadeira será mesmo a que lhe foi dada.
Existe no entanto uma maneira de ver se o cão está ou não obeso, bastará para isso passar com os dedos ao deleve nas costelas...se as sentir optimo o cão está como deve estar...se não as sentir o cão está gordo, repare que eu disse passar os dedos...a olho nu as costelas não se devem notar claramente é sinal que está magro.
Quanto à ração e à quantidade, bem...aqui a cantiga é outra, primeiro não sei qual a ração que está a dar nem o que é recomendado, segundo eu não dou ração...seja como for a unica coisa que lhe posso dizer é que cada cão é um cão, depende muito daquilo que o seu cão faz...ou seja se gasta energias se é ou nao um cão activo etc etc só assim poderá mais ou menos saber o quanto de ração poderá dar, existem realmente calculos e conselhos nas embalagens das rações mas...enfim se eu desse o que dizem que se deve dar ao meu cão hoje pareceria uma galgo..entende? Com tempo e experiencia você saberá concerteza nao só a quantidade de ração que lhe deve dar mas tambem qual a ração com que ele se dá bem.
Existem muitos Dogues que se dão bem ate com ração de supermercado logo também não existem certezas neste aspecto no entanto aconselho sempre uma premium ou superpremium para raças gigantes..
Espero que para a proxima vez que lhe respondam tente preceber que aqui não se podem dar conselho medico veterinarios e o peso desde que ache o cão equilibrado e siga as instruções (costelas) que escrevi tudo ira correr bem.
No entanto visite a pagina do Golias poderá haver alguma informação importante, nomeadamente a torções de estomago e a aerofagias...em
http://www.golias.com.sapo.pt
Arcanjo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Pois...como não conheço a cadela, a sua estrutura, nem as razões que a levaram ao estado de subnutrição em que se encontrava não vou opinar sobe o peso ideal dela...mas até o médico-veterinário que a viu deu uma indciação do peso a atingirDe facto, e após consultar alguma literatura de revistas sobre cães, vi numa que referia que o peso ideal para um cão desta raça se situa entre os 50 e os 70 kgs, dependendo do sexo (m/f), altura e actividade desenvolvida.
O melhor mesmo é seguir as indicações de quem a viu, medicou e sugeriu alimentação e até lhe deu uma indicação do peso aproximado.E pelo que você escreveu esse veterinário até tem experiência com a raça...