Mudança
Moderador: dinodane
olá boa tarde.
tenho uma grand danois de 4 anos, preta e branca chamada Pantera (Tera para os amigos).
até à poucos meses eu morava com os meus pais na vivenda deles, onde a Tera, se fartava de correr e tinha companhia durante quase todo o dia.
O problema é que eu agora casei, e estou na duvida se a leve comigo para o meu apartamento.
será que ela se vai adaptar a um apartamento? mesmo indo à rua mais de 3 vezes por dia?
alguem já passou pela mm situação?
cumps
tenho uma grand danois de 4 anos, preta e branca chamada Pantera (Tera para os amigos).
até à poucos meses eu morava com os meus pais na vivenda deles, onde a Tera, se fartava de correr e tinha companhia durante quase todo o dia.
O problema é que eu agora casei, e estou na duvida se a leve comigo para o meu apartamento.
será que ela se vai adaptar a um apartamento? mesmo indo à rua mais de 3 vezes por dia?
cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm
OláTrecka Escreveu:olá boa tarde.
cumps
Eu tenho uma com 2 anos e vive lindamente num apartamento .... so que ela sempre viveu em apartamento e está habituada a ficar pelo menos ate 6 h sozinha em casa !
Creio que se a levar o que ela mais vai estranhar não será a falta de espaço mas sim a falta de ter companhia o dia inteiro. Acho que ela irá estranhar especialmente se tiver que ficar longos periodos ( 6-8h) sozinha em casa. Não digo que não se habitue, mas o periodo de adaptação pode ser de tendência algo "destrutiva" por parte dela pois os animais tendem a descarregar as frustações com os dentes

Porque não experimenta fazer uma adaptação gradual em vez de radical ... leva-a para o apartamento num fim de semana, depois leva por mais uns dias e vai crescendo no numero de dias que ela lá fica. O mesmo para os periodos em que a deixa sozinha no apartamento (1h primeiro, depois mais um bocadinho ... etc). Assim ela tera oportunidade de se ir adaptando em vez de ter que se adaptar de uma vez só.
Outra coisa importante fazer assim que ela chegar ao apartamento é impor-lhe regras e não ter pena por ela estar em adaptação ... se nao for logo de inicio depois vai ser bem mais dificil!!!
Mas olhe que estes conselhos são meramente baseados em "senso comum" pois não sou nenhuma treinadora, expert ou algo que se pareça

Talvez nao fosse má ideia consultar um treinador e saber a opinião !
Abraços
Rosário
olá bom dia
agradeço o seu comentario!
eu bem que queria fazer gradual.. mas infelizmente, abandonaram uma gatinha em casa dos meus pais e a gata além de fazer frente à pantera já se atirou por duas vezes ao focinho dela.. e eu tenho medo que aconteça uma desgraça...
quando os meus pais estao de ferias, e ela fica apenas comigo, aguenta-se bem 6 horas sozinha em casa.... só de vez em quando é que se lembra de fazer disparates.. (tipo comer um queijo da serra inteiro que está em cima do microondas... etc)
hoje a noite, em principio, vai-se dar a mudança... vamos a ver.. depois vou relatando...
cumps
agradeço o seu comentario!
eu bem que queria fazer gradual.. mas infelizmente, abandonaram uma gatinha em casa dos meus pais e a gata além de fazer frente à pantera já se atirou por duas vezes ao focinho dela.. e eu tenho medo que aconteça uma desgraça...
quando os meus pais estao de ferias, e ela fica apenas comigo, aguenta-se bem 6 horas sozinha em casa.... só de vez em quando é que se lembra de fazer disparates.. (tipo comer um queijo da serra inteiro que está em cima do microondas... etc)
hoje a noite, em principio, vai-se dar a mudança... vamos a ver.. depois vou relatando...
cumps
-
- Membro Veterano
... bem não podemos sensurarTrecka Escreveu:.... só de vez em quando é que se lembra de fazer disparates.. (tipo comer um queijo da serra inteiro que está em cima do microondas... etc)
cumps

Boa sorte para a mudança e que tudo corra bem.
Abraços
Rosário
eu sei lá as coisas que esta cadela ja fez... =)
ora comia paredes.. ora oculos de sol.. ora nesquick pela casa toda...
ja foram tantas asneiras.. e com tantos castigos acho que finalmente aprendeu a controlar-se mais um pouco...
mas é tao electrica... os pais dela eram calmissimos.. ela nao.
salta.. corre, parece estar sempre ligada à ficha...
a voces acontece o mm?
ja foram tantas asneiras.. e com tantos castigos acho que finalmente aprendeu a controlar-se mais um pouco...
a voces acontece o mm?
-
- Membro Veterano
Pois para a Blackie o melhor desporto é dormir !Trecka Escreveu:eu sei lá as coisas que esta cadela ja fez... =)
a voces acontece o mm?

Quando era cachorra fazia muita asneira, e das grandes (so no corredor foram 18 buracos na parede) mas apartir de 1 ano e pouco foi ficando cada vez mais calma e agora tá uma pachorrenta de primeira !!! fui-lhe notando as diferenças de comportamento especialmente após os cios.
Hoje em dia felizmente, posso mesmo deixar um queijo da serra em cima do microondas que ela não vai la comer !!!

ahhhhhh
se calhar pode ser por causa dos cios...
a pantera foi esterelizada logo apos o 3º cio... fazia sp gravidez falsa.. tinha leite e tudo tadinha... e cada fez que isto acontecia, era mais um quisto que lhe aparecia...
entao a unica opção que tive foi opera-la...
tive mta pena ... porque gostava mto que ela tivesse crias.. mas tb quero que a cadela tenha bons e largos anos de vida... foi uma decisao dificil...
se calhar pode ser por causa dos cios...
a pantera foi esterelizada logo apos o 3º cio... fazia sp gravidez falsa.. tinha leite e tudo tadinha... e cada fez que isto acontecia, era mais um quisto que lhe aparecia...
entao a unica opção que tive foi opera-la...
tive mta pena ... porque gostava mto que ela tivesse crias.. mas tb quero que a cadela tenha bons e largos anos de vida... foi uma decisao dificil...
bom dia
ontem quando fui buscar a pantera a casa dos meus pais, eles n me a deixaram trazer.. dizem para ela lá ficar por causa do espaço para correr etc etc etc....
o meu receio é a gata que lá abandonaram à duas semanas...
ontem quando fui buscar a pantera a casa dos meus pais, eles n me a deixaram trazer.. dizem para ela lá ficar por causa do espaço para correr etc etc etc....
-
- Membro Veterano
Olá Bom DiaTrecka Escreveu:bom dia
... e que tal se recolher a gata que está em casa dos pais e tentar arranjar um dono para ela ? resolvia duas questões duma vez só

Abraços
Rosário
é o que ando a fazer.. a tentar arranjar dono para a gatinha. ja meti anuncios em varios sitios.. vamos a ver.
a gata ja se atirou por duas vezes ao focinho da pantera... e tenho receio que haja probs de mais graves no futuro.. se souberem de alguem que queira uma gatinha com 6 meses preta e branca (ja levou a primeira vacina) digam pleasseeeeee
a gata ja se atirou por duas vezes ao focinho da pantera... e tenho receio que haja probs de mais graves no futuro.. se souberem de alguem que queira uma gatinha com 6 meses preta e branca (ja levou a primeira vacina) digam pleasseeeeee
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm
Estive a ler atentamente todos os posts... a sua menina é bem boazinha.... aturar disparates dum gatito... heheheTrecka Escreveu:é o que ando a fazer.. a tentar arranjar dono para a gatinha. ja meti anuncios em varios sitios.. vamos a ver.

Pode ser (atenção!!!! PODE SER!!!) que eu consiga dono para a gatinha! Pode arranjar-me umas fotozinhas dela, por favor? Obrigada!
Ana Madrugo
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm
E parabéns pelo casamento!!!
Boa sorte para esta nova vida (dos donos e da meninorra!)!
Boa sorte para esta nova vida (dos donos e da meninorra!)!
Ana Madrugo
-
- Membro
- Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm
Olá Trecka,
O dilema com que está neste momento com a gata também estive há uns meses porque também apareceu cá em casa no jardim uma gata (também ela preta e branca com 7 meses aprox. segundo a vet). Também tenho um DA e um SRD que foram sofrendo alguns arranhões com os "encontros". Tentei encontrar donos para a gata sem êxito. Nunca tinha tido gatos sequer desejei algum dia ter. Como nos dias que se seguiram à instalação do felino no jardim por ele escolhido não arredou pata quase as 24h/dia o remédio foi mesmo a desparasitação/vacinação/esterilização para evitar a multiplicação do problema... e por acréscimo uns aposentos e cá ficou... O jardim tem um gradeamento para evitar a entrada dos cães que acaba por manter cães e gata separados mas muitas vezes sentindo-se ameaçada atirava-se aos cães na mesma porque estes enquanto a curiosidade e a inconsequência durou não perdiam uma oportunidade de ir ver a novidade. Com o tempo foram perdendo o interesse, a gata foi percebendo os espaços comuns onde não deve entrar (embora tenha vindo intencionalmente a descuidar-se) e quando surgem os encontros já não há feridos. Agora quando ela resolve ir para o passeio e eles vão à rua já não lhe ligam porque já perceberam que ela ou foge ou se não puder fugir quem acaba com arranhões são eles. Curiosamente a gata tolera mais o DA apesar do tamanho talvez por seu mais calmo nas aproximações, até já permitiu que lhe tocasse com a pata através do gradeamento sem reagir o que era impensável há uns meses atrás. Também pensei de início ser missão impossível manter a gata mas ao que parece, desde que os cães não mostrem agressividade, vão-se adaptando gradualmente. Até eu acabei por começar a gostar de gatos...
Espero ter contribuido, pelo menos, para diminuir a sua preocupação
O dilema com que está neste momento com a gata também estive há uns meses porque também apareceu cá em casa no jardim uma gata (também ela preta e branca com 7 meses aprox. segundo a vet). Também tenho um DA e um SRD que foram sofrendo alguns arranhões com os "encontros". Tentei encontrar donos para a gata sem êxito. Nunca tinha tido gatos sequer desejei algum dia ter. Como nos dias que se seguiram à instalação do felino no jardim por ele escolhido não arredou pata quase as 24h/dia o remédio foi mesmo a desparasitação/vacinação/esterilização para evitar a multiplicação do problema... e por acréscimo uns aposentos e cá ficou... O jardim tem um gradeamento para evitar a entrada dos cães que acaba por manter cães e gata separados mas muitas vezes sentindo-se ameaçada atirava-se aos cães na mesma porque estes enquanto a curiosidade e a inconsequência durou não perdiam uma oportunidade de ir ver a novidade. Com o tempo foram perdendo o interesse, a gata foi percebendo os espaços comuns onde não deve entrar (embora tenha vindo intencionalmente a descuidar-se) e quando surgem os encontros já não há feridos. Agora quando ela resolve ir para o passeio e eles vão à rua já não lhe ligam porque já perceberam que ela ou foge ou se não puder fugir quem acaba com arranhões são eles. Curiosamente a gata tolera mais o DA apesar do tamanho talvez por seu mais calmo nas aproximações, até já permitiu que lhe tocasse com a pata através do gradeamento sem reagir o que era impensável há uns meses atrás. Também pensei de início ser missão impossível manter a gata mas ao que parece, desde que os cães não mostrem agressividade, vão-se adaptando gradualmente. Até eu acabei por começar a gostar de gatos...
Espero ter contribuido, pelo menos, para diminuir a sua preocupação

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
<p>Susana Martins</p>
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48622
as fotos da gatinha estao aqui
as fotos da gatinha estao aqui
A questão é que a gata n anda apenas no quintal.. entra pelas janelas... e vai para a sala... os meus pais deixam a porta da varanda aberta porque a Pantera gosta muito de ir para lá controlar a rua.
Ontem tava a ver que ia haver salganhada.. fui jantar aos meus pais e a pantera, tipicamente cumprimentou-nos com "saltinhos" e mto electrica.. a gata passou-se.. assanhou-se como nunca tinha visto antes.. e "voou" janela fora.
A Pantera nem lhe liga... a gata é que vai sempre ter com ela provocando "encontros imediatos".
Ontem tava a ver que ia haver salganhada.. fui jantar aos meus pais e a pantera, tipicamente cumprimentou-nos com "saltinhos" e mto electrica.. a gata passou-se.. assanhou-se como nunca tinha visto antes.. e "voou" janela fora.
A Pantera nem lhe liga... a gata é que vai sempre ter com ela provocando "encontros imediatos".