Info sobre cores e cruzamentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda out 08, 2007 9:06 am

Mas que espécie de criador regista porcelanas como arlequins? Não é nada contra os porcelanas, quem me conhece sabe que até são a minha cor preferida e já tive dois, faz-me é muita confusão como é que o CPC aceita registos sem verificar as ninhadas... Já para não falar da desonestidade desses criadores da treta...
Se o scoob fosse participar numa expo o juíz, para além de o desclassificar, poderia reter-lhe o LOP...

Quanto ao facto dos porcelanas (merle) não deverem ter LOP ou cruzar há razões genéticas para isso que estão ligadas à transmissão de certas situações indesejáveis através do gene que determina esse padrão de pelagem (por exemplo a surdez).

Como esse assunto já foi amplamente debatido aqui, deixo o link para um tópico interessante:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Cumprimentos a todos.
Scoobs
Membro
Registado: segunda set 12, 2005 12:59 pm

segunda out 08, 2007 11:50 am

Ok, já não me interessa saber, para qué? não vou passar a gostar menos dele.
No entanto fica aqui uma resposta que obtive do Arcanjo, há um tempo atrás.

"Boas!!

Se o fundo do seu cão é branco...então ele é Arlequim...se o fundo fosse cinza com manchas mais escuras e pretas isso sim era um Arlequim de Porcelana...

O que aconteceu com o seu cão foi que algumas das manchas pretas ficaram mais claras...existem montes de arlequins assim..alias é raro ver um em que as manchas sejam só pretas...pode é acontecer que o seu cão tenha mais manchas acinzentads...

Faça uma visita ao site do meu DOgue...tem tudo sobre Dogues Alemães...espero que goste.. em http://www.golias.com.sapo.pt

Arcanjo"

Obrigada desde já por tudo
<p><strong>Um abra&ccedil;o e um passopata do Scooby e do Doo.</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

segunda out 08, 2007 10:00 pm

dinodane Escreveu:Mas que espécie de criador regista porcelanas como arlequins? Não é nada contra os porcelanas, quem me conhece sabe que até são a minha cor preferida e já tive dois, faz-me é muita confusão como é que o CPC aceita registos sem verificar as ninhadas... Já para não falar da desonestidade desses criadores da treta...
Se o scoob fosse participar numa expo o juíz, para além de o desclassificar, poderia reter-lhe o LOP...

Quanto ao facto dos porcelanas (merle) não deverem ter LOP ou cruzar há razões genéticas para isso que estão ligadas à transmissão de certas situações indesejáveis através do gene que determina esse padrão de pelagem (por exemplo a surdez).

Como esse assunto já foi amplamente debatido aqui, deixo o link para um tópico interessante:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Cumprimentos a todos.
Nem mais!!!!! Mas graças a Deus que o meu menino veio parar a mim!!!!! Não pela cor!!!! Só porque o amo muito!!!!!!!!!!!!!!!!
Ana Madrugo
Mondrian
Membro Júnior
Registado: domingo jun 17, 2007 2:25 pm

terça out 09, 2007 7:03 pm

linda essa foto, quem me dera ter espaço (tanto em casa como na carteira pq no coraçao tenho) para ter tantos dogues!
AnaCenoura
Membro Veterano

quarta out 10, 2007 1:28 pm

Mondrian Escreveu:linda essa foto, quem me dera ter espaço (tanto em casa como na carteira pq no coraçao tenho) para ter tantos dogues!
Mas é que é mesmo isso!!!!!

Eu tb so tenho 3 DA (e a minha rafeirita) porque não tenho mais dinheiro pois se não......... ui...... nem é bom pensar!!!!!!!!!!!

hehehehehehehehehehhe
Ana Madrugo
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

quarta out 10, 2007 7:36 pm

...pois eu acho que o mal está mesmo em ter o primeiro !!!!!!!!! depois disso so se quer mais e mais e mais ... eheheheehhehe
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
AnaCenoura
Membro Veterano

quarta out 10, 2007 8:13 pm

Eu diria mais!!!!

...e mais, e mais e mais e mais e.....

.... e+e+e+e+e+e+e+e+e+e+e+e+e+e+e+e+e+e++e+e+e+e+e+e.... :lol: :lol: :lol:
Ana Madrugo
mariachi
Registado: terça nov 06, 2007 9:10 pm

terça nov 06, 2007 9:48 pm

Afinal, pegando em tudo o que foi dito aqui, permitam-me colocar esta questão (novamente).
Um Azul so deverá cruzar com azul ou preto?
E se cruzar com arlequim ou outra cor qualquer?
Quais os riscos?

Tenho uma femea azul, e dois pretendentes, um arlequim e um procelana (cinza malhado - corrijam-me se tiver errado).

Deverei procurar outro namorado para a minha menina?

Saudações
dinodane
Membro Veterano

terça nov 06, 2007 11:15 pm

Olá Mariachi.

Você não leu bem. Um dogue azul só deve cruzar com outro azul. Existe uma variedade chamada preto de azul que é usada UNICAMENTE nos cruzamentos de azul por CRIADORES REPUTADOS para apurar o pool genético da variedade.

Mariachi, não leve a mal, mas porque quer cruzar a sua cadela e ainda por cima desinformadamente? Não pode cruzar com arlequim. Muito menos com porcelana. Os porcelanas estão fora do estalão, não têm LOP, porque NÃO DEVEM SER USADOS NA REPRODUÇÃO. Os filhos de uma cruza arlequim / azul também não terão LOP, porque é uma cruza não autorizada. Podem nascer dogues de cores que não são nem "carne nem peixe".

Porque cruzar só por cruzar? Diga-me por favor:
- A sua cadela é um exemplar bom da raça? Tem LOP?
- Sabe que as ninhadas de DA são MUITO grandes (até 16 cachorros)?
- Sabe que por vezes a coisa pode correr mal e ser necessária uma cesariana?
- Sabe o trabalhão que vai ter quando tiver 10 a 12 cachorros com 20 kgs e a despesa que acarretam até poderem sair por volta dos dois meses?
- Qual o interesse de criar cachorros que não poderão ter um registo que comprove a sua raça?

Eu não entendo como é que se quer lançar na aventura de criar se nem sequer sabe o mais básico sobre a genética das cores. Se quer ser criador, leia o mais possível e adquira uma boa cadela da raça com provas dadas e seleccione o melhor macho que puder encontrar, não o cão do vizinho ou do amigo.

Não leve a mal, mas por favor não seja mais um criadeiro de vão de escada a estragar a nossa raça favorita... :|
mariachi
Registado: terça nov 06, 2007 9:10 pm

terça nov 06, 2007 11:48 pm

Meu caro Dinodane,

Nao se trata de ser mero "criadeiro" de vão de escada, e todas as outras questões que coloca com grande pormenor e acentuado ponto de interrogação, não me parecem de todo aceitaveis para um recem chegado a este forum.
Tenho um dogue alemão femea azul à três anos e meio, e mais do que esse seu preconceito de pureza, dignidade da raça e registo, adquiri simplesmente a minha gigante de 4 patas pela sua meiguice, companheirismo e beleza.
Apenas coloquei uma questão, que julguei sinceramente obter outro tipo de respostas. Se de facto todos os "proprietarios" de DA estivessem perfeitamente elucidados deste factor cor e cruza, então este topico do forum nunca deveria ter existido.
Não uso os meus animais como negocio, apenas tenciono ficar suficientemente informado para poder cruzar a minha cadela de uma forma saudavel. O espaço que tenho parece-me suficiente para esse numero de crias que em nada me é estranho, nem me surpreende, muito menos o trabalho que estes poderão dar, pois fá-lo-ei de muito boa vontade, sem alguma vez os achar indesejados.

É uma pena ter que responder desta forma, mas o conteudo da sua mensagem não me deixa outra alternativa.
dinodane
Membro Veterano

quarta nov 07, 2007 12:27 am

Olá Mariachi, antes do mais sou mulher.

Lamento que tenha interpretado mal e que responda de forma defensiva ao meu post, sentindo-se atacado. Não faço ideia que condições tem ou deixa de ter para uma ninhada de dogues alemães, nem é da minha conta francamente.

Acredito que se não houvesse este "preconceito de pureza, dignidade da raça e registo" não existiriam dogues como o senhor tanto aprecia, e eu também, pela sua "meiguice, companheirismo e beleza". As raças de cães existem porque são apuradas, melhoradas e preservadas pelos criadores e clubes de raça.

Quer reproduzir a sua cadela de uma maneira saudável, para isso não precisa de saber absolutamente nada sobre as cores e estalão da raça. Basta ter uma cadela saudável, acasalá-la com um macho também saudável, vigiar a gravidez e o parto, e "voilá", a Natureza em todo o seu esplendor. Não se esqueça de testar ambos os progenitores a certas doenças genéticas comuns à raça de que certamente já ouviu falar e aí está, uma cruza saudável.
Agora se quer preservar e fazer algo pela raça que tanto gosta, aí já precisa de ter outro tipo de "bagagem".

Peço desculpa se se sentiu ofendido pelo meu post. O meu objectivo não era esse, era pelo contrário, fazê-lo ver que a criação de cães de raça não deve ser feita por curiosos para o bem da mesma. Para mim um criadeiro é isso, é o oposto do criador responsável que quer preservar a raça e as suas características e que acompanha e aconselha os donos de toda a sua criação.

Cumprimentos.

Nota: Eu não sou nem nunca serei criadora...
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

quarta dez 12, 2007 1:46 am

MAriachi a sua cadela tem despiste de displasia da anca?
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta dez 12, 2007 10:33 am

Caros amigos,

Se o homem quer fazer criação, é uma opção dele, e concerteza só o faz porque gosta muito da raça. No entanto ele precisa é de saber o que advirá dessa opção.

Quem sabe até pode vir a ser um grande criador desta raça da qual todos nós tanto gostamos! Duvido que qualquer bom criador actual tenha começado logo com mais que uma fêmea como este nosso amigo quer fazer.

Agora, se ele veio até este fórum é porque quer ouvir opiniões, conselhos e até avisos. Eu acho que é dever de todos os que utilizam este fórum e têm conhecimentos para ajudar este nosso amigo, de o fazerem, para que ele não se torne "um criador de vão de escada". Vamos a ter calma e não responder com "4 pedras na mão"! :wink:

Eu como não tenho esses conhecimentos/experiência sobre este assunto, apenos sugiro uma boa e calma pesquisa Web sobre o tema (se é que já não o fez). E haverá concerteza quem se disponibilize a responder às suas questões. No limite um bom vet com experiencia na raça também poderá dar alguns conselhos.
A dinodane, mesmo que não tenha gostado da maneira como ela colocou as questões, já lhe deu uma boa ajuda, sobre os pontos que deve ter em conta. :)

Se optar por fazer a criação, boa sorte para si e para a sua cadela. :wink:
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

quarta dez 12, 2007 11:10 am

Olá

Pois eu até achei a resposta da Dinodane bastante amigável como resposta a uma pessoa que quer cruzar um DA completamente à toa e demonstrando com as perguntas que faz que nem sequer sabe o mais básico dos básicos sobre a raça que é conhecer o estalão. :|

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”