Eu, pessoalmente, acho que, não tendo experiencia em comportamento animal (em matilha ou não), deve pedir ajuda a alguem que tenha essa formação (escola, veterinário, etc...).
Nós, por aqui, apenas podemos ajudar relatando os nossos casos e mostrando quais as nossas experiências mas nunca por nunca nos podemos habilitar a dar opiniões do que deve fazer pois não só não conhecemos a fundo o caso (ambiente, animal, donos, etc...), como a maioria de nós não tem formação expecífica em comportamento animal.
Por este motivo concordo com a dinodane.
Pessoalmente.... Nunca nos devemos esquecer que temos em mãos cães e não peluches gigantes

e, como tal, reagem como qualquer cão e, sendo macho, o comportamento será sempre bem distinto do das fêmeas e marcado.
Outra coisa de que me apercebi com os meus é que a força de tracção exercida por 60 quilos de músculo não é segura pelas mãos de nenhum homem... São capazes de puxar mais de 300 quilos... Por este motivo, todos os meus dogues são controlados à voz mais que à trela (um como complemento do outro).
Mais uma coisa que aprendi com os meus meninos é que quanto mais eu me integrar na sua matilha, melhor adaptados eles ficam à minha família; tentar trazer um cão para o comportamento humano é um grande erro. Por outro lado, tudo o que conseguirmos aprender sobre comportamento canino e em matilha só nos ajudará a ter um animal mais equilibrado, educado e obediente em casa (e fora!!!

).
Depois, e aqui é que a porca torce o rabo

, cada cão é um cão! Este é o maior motivo pelo qual eu sugiro o apoio de alguem com a devida formação.
E já me fartei de "tagarelar" !!!!
Por favor, vá-nos dando notícias do desenrolar da "coisa"!!!!