Eu tenho para mim que educar um DA não é especialmente complicado ou moroso... Realmente eles são extremamente inteligentes, o que os faz demorar mais tempo a cumprir uma ordem; não porque não a tenham compreendido, mas sim porque sabem (esperteza

) que se não a cumprirem imediatamente, ninguéms os "matará". Isso sim pode "demorar" a aprendizagem... O meu macho velhote começou aos 10 meses (quando veio para mim) e hoje, ao fim de 8 anos, continua a saber mt bem o que significam as palavras de ordem (embora já se arme em velhote... hehehe).
Fundamental (e comum a todas as raças), para mim, é:
* nunca nos esquecermos que são animais e não pessoas, e que devem ser ensiados como se de uma matilha se tratasse e nós fossemos os seu macho/fêmea alfa (dominante);
* Escolher "meia dúzia" de palavras, fáceis de pronunciar, de ouvir (abertas) e fáceis de decorar e utilizar sempre as mesmas palavras por forma a não baralhar o animal;
* Ainda com a mesma ideia (de não baralhar), devemos treinar um exercício de cada vez para que um "DEITA" nunca seja baralhado com um "SENTA" ou um "FICA". As palavras são diferentes mas nada nos garante que o animal não as baralhará;
* As aulas devem ter a duração o mais curto possível (15/20 mins) e serem repetidas o maior número de vezes possível (todos os dias da semana ou dia sim, dia não - duas vexes por dia);
* Só se deve passar para o exercício seguinte, depois de nos apercebermos que o animal percebeu o anterior;
* Nunca devemos acabar uma aula com um execício mal feito. Devemos fazer mais uma vez e outra até que este tenha sido executado como pretendemos e então acabar a aula;
* Premiar todo e qualquer "bom" comportamento com muita brincadeira **;
* Tentar pensar como um cão e não tentar fazer o cão pensar como nós...
E ficaria aqu a tarde toda a contar o que eu vou fazendo com os meus....
Outra coisa que dificulta a educação de um DA é o seu tamanho; todos os cachorros se comportam mal de x em kd mas este é mais difícil de segurar pelo seu peso! Mas nada que não se resolva!
Machos com machos.... eu entendo que se os nossos cães tiverem bem presente que todos os membros da família estão acima deles na hierarquia da matilha, tudo se torna bem mais fácl pois, mesmo antes de eles se "engalfinharem" com quem quer que seja, nós já lhe demos uma ordem, bem específica, e que eles têm que acatar pois o macho/fêmea alfa assim mandou!
Também como aconteceria em matilha, ao longo da sua vida o animal vai tentar por diversas vezes subir na hierarquia da matilha; temos que estar atentos para, com muito carinho, o mantermos na posição dele. A alguns olhos estas tentativas de subida podem ser consideradas "teimosias" ou "birras" ou até "vinganças" por parte do animal.
E pronto!!! Já disse de minha justiça e parece-me que já tagarelei de mais... hehehe
** Só queria fazer a reçalva que perfiro premiar uma ordem bem executada com festas porque assim o animal nunca vai associar alimento a bom comportamento ou a prémio; alimentação é alimentação (mesmo os "mimos") e prémio é dado quando se faz algo bem (seja o que for!!!). E, acreditem, eles fazem tudo por uma brincadeira e por uma festinha e por um "MUITO BEM" todo babado do seu dono!!!!