Novo por cá e a recolher informações.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 30, 2009 1:22 pm

Eu percebo essas situações todas que referiste dinodane, mas pronto, pode ser só pancada minha ao achar que o homem está a influenciar a evolução natural de uma espécie hehe.
O WhiteSpot parte de um pressuposto errado: nenhuma raça de cão é natural, todas foram criadas pelo homem, através da selecção artificial, assim como outras raças de animais domésticos como cavalos, vacas, ovelhas, gatos, etc. :wink:

Se o homem não tivesse alterado a selecção natural da sub-espécie do lobo chamada cão, Canis lupus familiaris, hoje em dia não existia qualquer raça tipificada, só cães e não estaríamos agora aqui a discutir as qualidades que tanto apreciamos no Dogue Alemão.
A maioria dos cães teria características físicas muito parecidas como o lobo tais como orelhas erectas, não existiriam cães de porte gigante nem cães anormalmente pequenos como o chihuahua, nos climas frios teriam pelagens longas, nos climas quentes mantos curtos, não existiriam raças braquicefálicas como o bulldogue e o pug, nem de orelhas anormalmente pendentes como o bloodhound, ou com a pele enrugada como o Shar-pei ou em grandes pregas como o Mastim Napolitano, etc, etc, etc.

Grande parte das características seleccionadas pelo homem no apuramento de uma raça não teriam lugar no mundo natural... e apareceram como mutações observadas num animal, que por sua vez foi cruzado com a sua mãe, tendo aparecido na ninhada mais um ou dois com essa mesma característica, sendo esses dois animais cruzados entre si e assim sucessivamente ao longo de gerações até essa característica se tornar comum a esse grupo de animais...

:wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

WhiteSpot
Membro Júnior
Registado: terça jul 28, 2009 4:06 am

quinta jul 30, 2009 1:40 pm

Pronto, é isso mesmo que disse hehe, o homem é que criou as espécies evitando a sua natural evolução.
Não digo que sou contra nem nada que se pareça, apenas comentei que me faz um bocado de confusão :wink:.
dinodane
Membro Veterano

quinta jul 30, 2009 3:04 pm

Ok, WhiteSpot, mesmo não pensando em adquirir um canito nos próximos tempos, continue a frequentar o fórum!

TerrasAtomun
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

quinta jul 30, 2009 4:08 pm

Ora bolas... já venho no fim! :lol: :lol: :lol:

Li com grande atenção todo o tópico e devo referir que me estou a conter muito para não escrever aqui um belo de um testamento!!! :wink: :lol: :D

Devo dizer que, ao longo dos posts, a minha opiniao foi-se, como é natural, alterando mas uma coisa foi, para mim, constante (e peço para que não me levem a mal a honestidade): a ideia de que o WhiteSpot não deveria adquirir nenhum cão para as condições que tem neste momento.

Talvez eu diga isto por ser casada com um GNR e saber bem o que é a vida de turnos e gratificados...

Ao ler o primeiro post, eu fiquei com ideia de que o WhiteSpot iria acabar por arranjar um animal com o qual poucas ou nenhumas horas do dia passaria... peço desculpa se me enganei mas realmente, trabalhando por turnos, tendo em conta que temos que dormir de dia e trabalhar de noite, que temos compras a fazer e lida da casa, pouco sobraria para um animal... e já nem falo de um dogue alemão! :lol: :lol: :lol:

De qualquer das formas, toda e qualquer pessoa é livre de fazer o que muito bem entender e se, depois de tão responsável pequisa o WhiteSpot optasse por adquirir um DA, pois que assim fosse; só nos teria a todos à perna para que nos fosse mandando fotos do pequeno!!!! 8) 8) 8)

Seja como for, coloco-me ao dispor (enquanto zootecnica, amante de dogues e criadora desta tão nobre raça) para ajudar a tirar todas e quaisquer dúvidas que possam existir, quer aqui no fórum, quer pessoalmente, e a minha casa tem as portas abertas para todos os que queiram privar com os meus cães de perto e conhecer um pouco mais do trabalho dum criador. Os porquês, os como, etc...

Apesar de morar perto do DACP, penso que se refere apenas à sede do clube. Se quer conhecer dogues alemães de perto, aproveite também os varios criadores que existem por esses lados (e são muitos mesmo!); certamente que será tão bem recebido quanto seria cá em casa!

Dê um pulinho às exposições também e converse com quem lá anda (nesta e noutras raças!). Faça o seu juizo do que lhe é dito.
Tire elações, faça apreciações. Avalie. Veja os animais. Conheça e aprenda um pouquinho mais sobre o que é, neste momento, o DA em Portugal.

De resto, garanto-lhe que o seu "colega" da GNR o tratará com simpatia!!!! :wink: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Vou tentar escrever agora algo sobre algumas características do DA. Farei isso num próximo post.

Muita sorte!!!!!!!
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
WhiteSpot
Membro Júnior

quinta jul 30, 2009 4:45 pm

TerrasAtomun Escreveu:...
Devo dizer que, ao longo dos posts, a minha opiniao foi-se, como é natural, alterando mas uma coisa foi, para mim, constante (e peço para que não me levem a mal a honestidade): a ideia de que o WhiteSpot não deveria adquirir nenhum cão para as condições que tem neste momento.

Talvez eu diga isto por ser casada com um GNR e saber bem o que é a vida de turnos e gratificados...

Ao ler o primeiro post, eu fiquei com ideia de que o WhiteSpot iria acabar por arranjar um animal com o qual poucas ou nenhumas horas do dia passaria... peço desculpa se me enganei mas realmente, trabalhando por turnos, tendo em conta que temos que dormir de dia e trabalhar de noite, que temos compras a fazer e lida da casa, pouco sobraria para um animal... e já nem falo de um dogue alemão! :lol: :lol: :lol:
...
Pois é isso mesmo TerrasAtomun, como conhece alguém de perto (marido) que tem uma vida similar à minha, melhor que ninguém para opinar sobre como seriam as coisas. Não levo a mal, muito pelo contrário agradeço a franqueza. O factor solidão foi um dos pontos que foquei inicialmente por saber que por norma só passo 6 horas fora de casa, mas tenho alturas em que são às 14 horas (e mais), intercaladas com dormidas pelo meio. Ou seja, comer dormir e ir trabalhar, ou dormir comer e ir trabalhar :evil:.

De qualquer das formas, toda e qualquer pessoa é livre de fazer o que muito bem entender e se, depois de tão responsável pequisa o WhiteSpot optasse por adquirir um DA, pois que assim fosse; só nos teria a todos à perna para que nos fosse mandando fotos do pequeno!!!! 8) 8) 8)
...
Como tento não ser irresponsável (hehe) é que tenho vindo a adiar a adopção de um canito destes (ou até de outro), mas se por ventura o fizesse não tenham dúvidas que seria muito bem tratado. Podia ter alguns períodos de solidão mas depois era recompensado se não fizesse muitas asneiras :lol:, estou na brinca, seria sempre muito mimado.
Seja como for, coloco-me ao dispor (enquanto zootecnica, amante de dogues e criadora desta tão nobre raça) para ajudar a tirar todas e quaisquer dúvidas que possam existir, quer aqui no fórum, quer pessoalmente, e a minha casa tem as portas abertas para todos os que queiram privar com os meus cães de perto e conhecer um pouco mais do trabalho dum criador. Os porquês, os como, etc...

Apesar de morar perto do DACP, penso que se refere apenas à sede do clube. Se quer conhecer dogues alemães de perto, aproveite também os varios criadores que existem por esses lados (e são muitos mesmo!); certamente que será tão bem recebido quanto seria cá em casa!

Dê um pulinho às exposições também e converse com quem lá anda (nesta e noutras raças!). Faça o seu juizo do que lhe é dito.
Tire elações, faça apreciações. Avalie. Veja os animais. Conheça e aprenda um pouquinho mais sobre o que é, neste momento, o DA em Portugal.

De resto, garanto-lhe que o seu "colega" da GNR o tratará com simpatia!!!! :wink: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Vou tentar escrever agora algo sobre algumas características do DA. Farei isso num próximo post.

Muita sorte!!!!!!!
Agradeço o convite e sim penso que aqui seja só a sede da DACP, mas como disse, apenas sei onde é e nunca fui lá bater à porta, coisa que farei assim que me dispuser a tal. Pode ser que por aí consiga ir visitar alguns criadores que também sei existirem por estas bandas.

Numa coisa destas o desejo nunca pode superar a razão, por muito que me custe tenho de admitir que devido aos meus horários, ao espaço dentro de casa talvez não ser o mais indicado, ao facto de a minha mulher passar o dia fora a trabalhar, etc. a melhor decisão é adiar a coisa por mais algum tempo :cry:.
TerrasAtomun
Membro

quinta jul 30, 2009 4:46 pm

O WhiteSpot disse, "... homem é que criou as espécies evitando a sua natural evolução..." mas devo discordar aqui num pontinho ou dois...

O Homem não criou espécies de animais... todos os cães pertencem à mesma espécie; o Homem tratou de arranjar raças distintas que melhor se adaptaram a determinadas funções. Só mais tarde o começou a fazer por questões de beleza e, actualmente, por pouco mais se faz (felizmente não é exclusivamente!!!!).

O Homem também não evitou a evolução natural da base deste trabalho; ainda hoje temos o lobo e existem inúmeras variedades deles. Claro que se formos ver o trabalhinho que o Sr. Homem foi fazendo ao longo dos séculos, quase poderíamos dizer que, realmente, queria evitar a sua natural evolução... 8) 8) Mas felizmente a coisa está a melhorar a olhos vistos.

Dentro das variadas raças, a função do Homem foi aperfeiçoar o animal à sua função. O Dogue Alemão foi, nos primórdios, um cão de caça. Foram sendo trabalhadas determinadas características que o faziam infalível na caça ao urso e ao javali. Tratava-se de animais potentes, muito grandes (não gigantes, como hoje!) e de colorações que lhes permitia uma perfeita camuflagem no meio ambiente onde caçavam.

Pode dizer-se que daqui sairam colorações castanhas ou acastanhadas que, muito provavelmente, deram origem às colorações camurça e tigrado de hoje.

Dos trabalhos de selecção que se iam fazendo, saiam, naturalmente, cães mais escuros e outros mais claros, uns mais adaptados a determinadas situações, e outros a outras... os mais escuros sempre meteram mais medo ao Homem que os mais claros; este foi um dos motivos para que se começasse a utilizar animais mais escuros em batalhas. Assim, começou-se a trabalhar dois objectivos diferentes numa mesma raça e este é o maior motivo para que hoje haja tão grande diferença estrutural e morfológica entre cães dourados e cães negros.

Assim, os animais castanhos foram levados para a caça, e os pretos para as batalhas onde eram aproveitados para amedrontar o adeversário e para deitar abaixo a montada (2 a 3 cães deitavam um cavalo ao chão com a maior facilidade!).

Nesta altura a sua selecção levou-o a morfologias mais altivas e isto, bem como os seus feitos em caça e em guerra, fez dele também um animal de companhia daqueles que tinham dinheiro para os hostentar. Há tapecarias em que se vêm dogues alemães a envergar coleiras em ouro; foram cães da realeza.

Os séculos foram-se passando e o Homem foi continuando o seu trabalho, passando da selecção do prático, para o estético. E durante muito tempo as duas variantes de selecção foram coesistindo até ao ponto que, como actualmente, se deixou de trabalhar a questão "prática" no dogue alemão. Actualmente o forte é a selecção para beleza.

Assim tem sendo ao longo dos anos e tem-se vindo a criar 3 tipos de Dogue Alemão no Mundo: o dogue tipo escandinavo/americano, o tipo europeu e o hipertipo. Todos eles são dogues alemães mas a diferença entre eles é tão grande que chega a haver 2 estalões (aquilo que define as carecterísticas que uma raça deve ter) diferentes: um rege o tipo escandinavo/americano, o outro rege os restantes e, todos os criadores em Portugal se orientam pelo seu gosto pessoal e pelo Estalão Alemão.

Quando comparamos 2 animais, como o WhiteSpot fez, devemos ter inúmeras coisas em conta: idade, colorações, tipos, etc.... O que disse acima ajudará o WhiteSpot a compreender melhor o porquê dos dois animais que referiu serem tão diferentes. As vezes, basta que um seja francês (como é o caso do primeiro - o arlequim), e o outro alemão ou espanhol.

Há tremendas diferenças entre cães de canis distintos de um mesmo país, agora imagine-se entre cães de canis de países diferentes... :lol:

Agora sim, estou-me a esticar com a "palestra"!!!! hehehehe :wink: :wink:

Estas são apenas pouquinhas das coisas que apaixonam uma pessoa pela raça... mais uma vez me ponho ao dispor para falar sobre umas quantas outras! :wink:

Mais uma vez, boa sorte!!!!!
Última edição por TerrasAtomun em quinta jul 30, 2009 4:57 pm, editado 3 vezes no total.
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
TerrasAtomun
Membro

quinta jul 30, 2009 4:48 pm

:o Aiiii.... Peço desculpa mas estava a escrever o "testamento" quando colocou o seu ultimo post.... sorry...
=)=)=)=) :lol: :lol: :lol:
<p>Albert Einstein</p>
WhiteSpot
Membro Júnior

quinta jul 30, 2009 5:04 pm

TerrasAtomun bem :o ... muito obrigado pela aula de história. Já sabia assim por alto a história do Dogue Alemão, mas foi bom ficar a saber mais alguns pormenores.

Quando frisei a parte do homem alterar a evolução natural, tinha mais a ver com o que referiu agora, ou seja, o homem inicialmente moldou o animal para um uso específico e mesmo podendo ser questionável a atitude do homem, fê-lo com um fim prático e útil.
Hoje em dia é quase tudo uma questão de estética e cosmética hehe, daí que me faz um bocado mais de confusão a mão do homem na evolução do animal. Compreenderia se fosse só para que o mesmo fosse o mais perfeito possível a nível de saúde / morfologia, mas quando, tal como disse, nota-se que o interesse é o estético acho um bocadinho mal. Não há benefício para o homem nesta alteração, isto se excluir-mos o factor monetário hehe.

Mas tal como já disse, posso ter uma visão muito errada da coisa e nem todos andarem nestas andanças apenas para a bela da foto num concurso.

Vi uma vez um documentário (apanhei só partes) sobre criadores e os resultados que os condicionamentos provocados pelo homem tinham causado a algumas espécies de cães. Por não ter apanhado tudo e provavelmente só ter apanhado a parte menos boa lol, fiquei com a noção que certos problemas crónicos em algumas espécies se deviam ao homem. Ao cruzar pais com filhos e por aí fora, foram de certa forma transmitindo "defeitos / problemas" genéticos a toda a raça. É certo que não devem ter sido só coisas más, mas as coisas más que provavelmente poderiam ser eliminadas pela lei da natureza acabou por não o ser devido ao homem e acabou-se por se tornar um padrão numa raça.

Podem ser pormenores ou até meias verdades, mas deixam-me sempre a pensar um pouco. Tal como disse, não sou contra, mas deixa sempre um "se" no fim hehe.
TerrasAtomun
Membro

quinta jul 30, 2009 5:09 pm

E tem toda a logica o seu raciocínio!!!!! Toda a lógica!

Evidente que ha mais coisas aí pelo meio, ne? Mas isso dá pano para mangas....

A única selecção natural que nos sobra são as "não raças"!!!! O belo do "Street Dog" (que também cruza mãe com filho e tia com avô etc... :lol: :lol: :lol: ) é um excelente companheiro e, perdoem-me todos os criadores do Mundo, nenhum cão se adapta melhor, a que situação for, que um cão rafeiro puro!!!! :wink: :wink:
<p>Albert Einstein</p>
WhiteSpot
Membro Júnior

quinta jul 30, 2009 5:17 pm

Pois o belo do rafeiro que por norma é tão desprezado e no fim se calhar tem menos propensões a determinados problemas :wink:.
Nunca tive nenhum cão / cadela de raça pura, com pedigrees, lops ou o que quer seja e todos eles à sua maneira foram e são especiais.

Nunca quis um Dogue Alemão provindo de um criador xpto para não ter de pagar balúrdios, mas aos poucos fui-me apercebendo que um criador xpto era a "melhor" (não única) opção para adquirir um Dogue Alemão que devido à sua linhagem esteja menos propenso aos problemas habituais dos mesmos.

No fundo os criadores não são todos malvados hehe. Estou a brincar e tal como disse isto daria pano para mangas e no final não dava em nada.
dinodane
Membro Veterano

quinta jul 30, 2009 5:32 pm

Pois o belo do rafeiro que por norma é tão desprezado e no fim se calhar tem menos propensões a determinados problemas
Não é se calhar, é um facto comprovado.
Todas as raças tiveram no seu início (e algumas na sua recuperação, durante as guerras mundiais imensas raças estiveram á beira da extinção e algumas tão populares hoje em dia como o Pastor Alemão) imenso inbreeding (consanguinidade), de tal maneira que em algumas raças todos os exemplares tiveram a mesma ascendência. Isso acarreta uma maior incidência de certas enfermidades transmitidas de forma hereditária.

Os cruzamentos que originam os street dogs são de tal forma aleatórios que os maus genes, alguns são recessivos, não se manifestam na descendência, porque não são herdados de ambos os progenitores.

CARRY ON, este tópico está muito bom! :D

WhiteSpot
Membro Júnior

quinta jul 30, 2009 5:44 pm

Falando em defeitos / problemas, o que costuma acontecer aos canitos quando os mesmos nascem menos "perfeitos" num criador.

É uma pergunta meia parva mas tenho certa curiosidade em saber já que por norma só se vê exemplares "perfeitos".
dinodane
Membro Veterano

quinta jul 30, 2009 7:04 pm

Depende da enfermidade e depende também se estamos a falar de problemas de saúde ou de desvios ao padrão da raça. Depende também da forma de se encarar a criação...

Há problemas de saúde presentes e detectados à nascença que determinam a eutanásia dos cachorros, pois não sobreviveriam de qualquer forma. Já doenças como a displasia da anca e do cotovelo que só se detectam com muitos meses de idade, geralmente o criador ético indemniza o comprador.

Os desvios ao padrão da raça são outra conversa. Numa ninhada os cachorros não são homogéneos e por muito bons pais que tenham nem todos seriam um "excelente" caso fossem a expo. O criador ético vende os exemplares chamados "de companhia" a preço inferior ou coloca-os em casa de pessoas amigas, por exemplo.
por norma só se vê exemplares "perfeitos".
Onde? Esses são as excepções. Por norma vejo poucos exemplares perfeitos seja de que raça for na rua, por culpa da criação de vão de escada desenfreada que se faz. As raças mais populares então... é muito triste.

WhiteSpot
Membro Júnior

quinta jul 30, 2009 8:30 pm

dinodane Escreveu:...
Os desvios ao padrão da raça são outra conversa. Numa ninhada os cachorros não são homogéneos e por muito bons pais que tenham nem todos seriam um "excelente" caso fossem a expo. O criador ético vende os exemplares chamados "de companhia" a preço inferior ou coloca-os em casa de pessoas amigas, por exemplo.
por norma só se vê exemplares "perfeitos".
Onde? Esses são as excepções. Por norma vejo poucos exemplares perfeitos seja de que raça for na rua, por culpa da criação de vão de escada desenfreada que se faz. As raças mais populares então... é muito triste.
Era esses que referiste como de "companhia" a que eu me estava a referir. É óbvio e perceptível que aqueles que apresentam problemas de saúde que possam vir a provocar sofrimento sejam tratados de uma forma mais "fria".

Quando me referia ao exemplares "perfeitos" era quando se vê sites de criadores.

P.S.

TerrasAtomun fui ver o seu site e gostei bastante do vídeo (imagens) que tem na parte dos contactos. Dá prazer ver os canitos ali todos malucos a correr já com a língua de fora hehe.
TerrasAtomun
Membro

quinta jul 30, 2009 9:01 pm

Obrigada!!! Eu gosto de ver os meus cães como animais felizes e faço o que está ao meu alcance... eles adoram ir para a mata correr!!!! Faz bem a eles e a mim!!! hehehehe :lol: :lol:

Sabes, os sites dos criadores são a sua montra; é nossa obrigação colocar as melhores fotos dos melhores exemplares em destaque nos nossos sites.

Eu sou suspeita para estar a falar porque o meu percurso como criadora é muito recente e, para ajudar, foi reduzido por uma enfermidade na minha "fêmea reprodutora" (tadinha da minha Best... se ela sabe que eu a chamei assim... lambe-me até à morte! hehehe), ou seja: criei uma so vez com a mãe das minhas actuais cadelas de expo e, apesar do resultado ter sido excecional, nao mais voltarei a criar com ela.

De qualquer das formas, tive, realmente, muito sucesso com a ninhada feita e, tendo em conta que quero continuar o trabalho, a ideia é mostrar às pessoas o que eu fiz de bem! Logo, ha que mostrar caes bonitos e em pose.

Mas nem tudo é assim, claro! E numa ninhada de 12 cachorros, se tirares 3 bons cães é muito bom. E desses 3 apenas um é magnífico... ou nao! 8)

Claro que os preços, assim, vão ser um pouco diferentes (eu não concordo porque, feio ou bonito, o potencial genetico está lá todo!) e é por isso que se vêm caes muito bons nos sites e depois os que estão em casa de donos "banais" não são nada do outro mundo.

Outro motivo para isto acontecer é o ´horrivel número de criadeiros que por aí ha a vender cães ao desbarato. Efectivamente vendem cães... só isso! Não vendem cães de raça; porque isso é outra coisa!

Claro que quem quer um animal, a primeira opção (aquela tomada sem reflectir) é a menos dispendiosa! Logo, os cães que mais se vêm por aí, foram os baratinhos e, infelizmente, com menos qualidade e muitos, sem nada terem a ver com a raça de que dizem ser... :?

Mas a nossa obrigação é aprender com tudo o que nos rodeia; fazemo-lo desde que nascemos e até que morremos. Se tivermos a coragem de trabalhar para melhorar um pouco a realidade menos agradável, a nossa existência já valeu a pena!

Eu amo muito os meus cães... todos eles (os 6 dogues alemães e a rafeirinha malandreca)! Espero que todos vós, sempre, sintam o mesmo pelos vossos! :wink:
<p>Albert Einstein</p>
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”