WOW.
Há mais raw feeders em Portugal além de mim. Espectáculo!!! Estava a ver que isto nunca mais chegava a Portugal... Só lamento não ter encontrado este tópico logo que foi criado.
Bem, aqui vai a minha experiência. Á cerca de um ano e meio tropecei nestas informações quando comecei a devorar tudo e mais alguma coisa que conseguia encontrar sobre treino canino. Comecei a ver que muita gente (sobretudo nos EUA) recomendava este tipo de dieta. Procurei e li imenso sobre este tipo de dieta. O que li pareceu-me fazer sentido. Decidi implementa-la no cão dos meus avós. Ele é um rafeiro e tinha na altura 11 anos. Já vai em 12 ou 14 meses neste tipo de alimentação.
O cão da minha namorada tem quase 5 meses e desde o 1º dia cá em casa que come RAW-BARF. Tivemos sorte em encontrar um criador que conhecia e aplicava este tipo de alimentação.
Baseio bastante aquilo que faço nos seguintes livros:
Raw Dog Food: Making It Work for You and Your Dog by Carina Beth MacDonald
Natural Nutrition for Dogs and Cats: The Ultimate Diet by Kymythy Schulze
Pets need wholesome food also by Jesse Dallas (este está disponível no Google books)
Em relação a pormenores ligeiramente diferentes da dieta que eu aplico e que gostaria da vossa opinião sobre eles, aqui vai:
Utilizo vegetais (por vezes apenas triturados, outras vezes triturados e ligeiramente cozidos);
Utilizo fruta;
Utilizo iogurte natural;
Além de ovos inteiros, muitas vezes (em quase todas as refeições) dou pó de casca de ovo para corrigir o rácio fosforo-cálcio em benefício do cálcio;
Dou óleo de salmão e vitamina E (o primeiro para corrigir o rácio omega 3-omega 6 em benefício do Ómega 3; a vitamina E dou pois é um poderoso anti-oxidante e porque ajuda a degradar e a digerir correctamente o óleo de salmão).
Agora algumas dúvidas que me surgiram depois de ler estas páginas todas deste tópico:
Toda a carne que damos em BARF deve ser congelada? Eu não faço isso. Refrigerada sim. Congelada apenas se me der jeito ou se tiver a mais...
Como é que vocês arranjam bons negócios de carne e ossos crus em Portugal? Eu limito-me a ir ao talho e comprar fresco aquilo que preciso, mas aposto que há montes de formas de comprar mais barato e em maiores quantidades... Venham sugestões.
Até breve e ainda bem que encontrei gente a alimentar desta forma.