segunda abr 12, 2004 1:54 pm
cá vai:
"Osteocondrite dissecante
Osteocondrose significa degeneração ou necrose óssea - cartilaginosa seguida por regeneração ou recalcificação. Se essa condição resulta num "flap" (fragmento articular) dissecante de cartilagem articular, com algumas alterações articulares inflamatorias, poderá ser denominada osteocondritis dissecans (OCD).
Como causas, podem-se apontar combinações genéticas, dieta e factores ambientais, tais como traumatismos. É mais vulgar em cães grandes tais como Grand Danois, Retriver do Labrador, Terra Nova e Rottweiller, mas também pode ocorrer em raças mais pequenas.
A OCD, provoca dores e claudicação (coxeira).A maioria dos animais exibem sinais clínicos entre os 4 e os 8 meses, mas alguns pacientes poderão apresentar o defeito muito mais tarde aos 2 a 3 anos. Frequentemente a claudicação é notada no inicio, após exercicios severos, mas pode surgir de forma insidiosa.
Tratamento:
Em estádios precoces de osteocondrose radiográficamente diagnosticada, sem evidência clinica de dor ou claudicação num cão jovem (5 a 7 meses de idade), está indicado o repouso, anti-inflamatórios para controlar a dor e correcção de qualquer desiquilibrio na dieta (está indicada uma dieta com níveis de cálcio e energia controladas).
O tratamento cirúgico está recomendado se:
- Claudicação persiste há mais de 6 semanas
- O animal tem mais de 8 meses de idade
- O flap de cartilagem ou fragmento ósseo está radiográficamente confirmado, independentemente das suas dimensões.
O tratamento cirúgico permite resultados muito mais satisfatórios, não apenas o resultado final será mais previsivel como a eficiência será atingida dentro de um a dois meses."
Estranho o vet. não garantir a total recuperação, que idade tem a kiara??