Deve a cor merle ter LOP ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Deve a cor merle ter LOP?

sim
82
81%
não
19
19%
 
Total de votos: 101
IvoBenedito
Membro
Mensagens: 107
Registado: terça fev 15, 2005 10:21 am
Localização: Dogue Alemão,SDR

quarta abr 06, 2005 8:08 pm

Olá a todos!!


Tiago tive a observar as suas tabelas e parece-me detectar um erro,mas de momento n tenho tempo para analisa-las c muita atençao,portanto ja as imprimi e mais tarde vou estuda-las e refaze-las mais minuciosamente!!
N quero levantar falsas suspeitas,mas como estudo/trabalho nessa area vou averiguar junto de professores e colegas a situaçao!


N leve a mal!!

Abraços
IvoBenedito
Membro
Mensagens: 107
Registado: terça fev 15, 2005 10:21 am
Localização: Dogue Alemão,SDR

quarta abr 06, 2005 8:11 pm

Amina Escreveu: Existe algum tipo de pesquisa(séria) em andamento, sobre aceitar o Merle no Estalão do DAs?
Olá cara forista!!

Pois é em relaçao a esse tema n lhe responder,mas era uma das causas que mais gostava de defender ou que plo menos a estudassem!


Abraços
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

quarta abr 06, 2005 11:12 pm

Amina Escreveu: Existe algum tipo de pesquisa(séria) em andamento, sobre aceitar o Merle no Estalão do DAs?
Há muitos pedidos oficiais. A resposta é sempre a mesma: NÃO
Os Alemães são os donos da raça. Eles é que definem o estalão, eles é que o revêm e eles são contra os merle.

Um abraço,
IvoBenedito
Membro
Mensagens: 107
Registado: terça fev 15, 2005 10:21 am
Localização: Dogue Alemão,SDR

quinta abr 07, 2005 10:16 am

Arcanjo Escreveu: Boas...

Não sei se vou dizer disparates...mas salvo erro Portugal é dos poucos que aínda nao aceita os porcelana...pois na Alemanha e França estes já são aceites...na America...bem...Não me interessa!!!


Abraços,

Arcanjo
Em que é que ficamos?????


Abraços
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

quinta abr 07, 2005 3:21 pm

Boa Tarde.
Não levo a mal fique descansado, tudo o que aqui mostrei e escrevi, aprendi com alguns amigos que me despertaram para estas questões, mas a maior parte foi como autodidacta e claro que como todos os humanos também me engano embora pense que fiz tudo como manda a lei.
Em relação à legalização do merle penso que não há nenhum pais que o aceite em igualdade como as restantes cores, embora tenha ouvido algures que já se registam os merle como sendo Dogues mas que não entram nem em exposição nem para criação excepto raras excepções como é o caso da tariqa. Vão sendo dados alguns passos mas a Alemanha como já referido pelo Eng. não aceita. Em Portugal então é para esquecer! Se formos a ver que em França já há negro de azul desde meados de 1970 e em 2005 com muito esforço e dedicação de alguns membros do DACP (para que seja aceite) a legalização ainda não chegou ao nosso país, (esperemos que seja para breve) o merle então que nem é totalmente aceite em qualquer país imagine no nosso. Acho que o merle deveria ser aceite por todos os motivos que já referi neste tópico, mas pelos vistos vamos ter que adiar por muito tempo ou mesmo esquecer esta questão.
Cumprimentos, Tiago Fernandes.
rars
Membro
Mensagens: 58
Registado: quarta mar 09, 2005 11:13 am
Localização: Atena (dogue alemã), Jimmy (boxer)

quinta abr 07, 2005 5:56 pm

olá, boa tarde.

uma coisa que eu não percebo

casalc diz:
Uma das hipoteses que se fala é mudar o estalão por forma a que os dogues tenham um peito mais subido (justo) - menor espaço no abdomen- à semelhança do que fizeram no são bernardo.
entao, quando uma coisa natural acontece, não pode ser aceite como a cor do merle, agora alterar a genética do cão ja é discutivel, não estaremos aí a mudar as caracteristicas da raça que estão aqui a defender?
tendo uma história milenar, não teria o organismo alterado e adaptado como acontece naturalmente? ou se o problema é a alimentação ser menos natural, ele vir-se a adaptar sem a nossa intervenção?

abraços,
ricardo
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

quinta abr 07, 2005 9:24 pm

rars Escreveu: olá, boa tarde.

uma coisa que eu não percebo

casalc diz:
Uma das hipoteses que se fala é mudar o estalão por forma a que os dogues tenham um peito mais subido (justo) - menor espaço no abdomen- à semelhança do que fizeram no são bernardo.
entao, quando uma coisa natural acontece, não pode ser aceite como a cor do merle, agora alterar a genética do cão ja é discutivel, não estaremos aí a mudar as caracteristicas da raça que estão aqui a defender?
tendo uma história milenar, não teria o organismo alterado e adaptado como acontece naturalmente? ou se o problema é a alimentação ser menos natural, ele vir-se a adaptar sem a nossa intervenção?

abraços,
ricardo
Ricardo... grande confusão hein!...

A questão do peito profundo, é uma questão comum a todas as cores da raça. É uma caracteristica que se desenvolveu nos paises mediterrânicos, que produz cães mais imponentes.

Não se vai alterar a genética dos cães como diz. Se o estalão mudar nesse sentido, os cães não vão á cirurgia tirar peito.

A mudança que refiro, é uma mudança na criação. É uma procura de quem é criador e trabalha em função do estalão. Obviamente que os cães que têm peito profundo não vão ser abatidos. Simplesmente na escolha dos progenitores, esse seria mais um factor a ter em conta por esses criadores.
Claro que os resultados só seriam visiveis depois de algumas gerações. Será melhor referir como uma "tendência". Na criação não há radicalismos. Os cães não se fazem como pudins Alsa. Demora muitos anos o trabalho em busca da perfeição

Quanto á cor merle, só irá entender o porquê da questão quando perceber a mentalidade dos alemães em relação a ele.
Para eles o merle não existe pura e simples. Se nascem de cruzamentos naturais, é porque são cruzamentos incorrectos à vista do estalão.

Queria reforçar aqui uma ideia que me parece estar distorcida para muita gente:

A côr Merle é e sempre foi aceite! Há muitos cães Merle que têm uma qualidade de vida excelente.
Simplesmente nem TODOS os cães têm que respeitar os estalões e não é por isso que não deixam de ser bons animais de companhia.
São aceites pelas pessoas. Não são aceites para criação. Só isso.
rars
Membro
Mensagens: 58
Registado: quarta mar 09, 2005 11:13 am
Localização: Atena (dogue alemã), Jimmy (boxer)

sexta abr 08, 2005 8:23 am

olá bom dia,

casalc, pois eu entendo, entendo que algumas pessoas tenham o poder de decidir o que acham melhor para O Dogue Alemão, e que ao fim ao cabo, acabem por fazer o que dizem que os outros fazem mal, desrespeitar as caracteristicas da raça.

certo, a genética não é alterada na mesa de cirurgia, mas exactamente como vc disse, escolhendo cães com certas caracteristicas genéticas e a partir daí ir "apurando" ou se formos mais radicais, num tubo de ensaio.
trata-se um bocado de quem tem direitos faz.

:lol: então os alemães não produzem só boa cerveja, são eles que decidem o futuro dos dogues :lol:

a questão de ter os dogues merle aceites no estalão, é só por haver pessoas com tanto orgulho nos seus cães (merle) que gostariam com certeza de os poder levar a uma exposição, como é a posição de alguns membros deste forum.
IvoBenedito
Membro
Mensagens: 107
Registado: terça fev 15, 2005 10:21 am
Localização: Dogue Alemão,SDR

sexta abr 08, 2005 9:17 am

Olá a todos!!


Tiago,ja vi e voltei a ver c atençao os seus quadros de Mendel e afinal esta td bem............desculpe a mnh desconfiança :oops: Só fiquei um pco confuso em relaçao aos cruzamentos de Arlequim x Preto, quando mostra dois quadros c genes diferentes (cor Preto) refere-se ao preto e ao Boston????????? ou é o quê??!!



Mais uma vez desculpe!!


Abraços e festinhas aos canideos!!
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

sexta abr 08, 2005 2:29 pm

Boa tarde.
A cor preto pode ter códigos genéticos diferentes sendo os cachorros de pelagem completamente iguais. Partindo do principio que temos dois cães pretos de arlequim puros (sem mistura nem de castanho nem de azul, que podem ter pois os genes que dão estas duas cores são recessivos) ignoramos o código genético da cor que não interessa para as nossas contas ficamos com mm-hh ou mm-Hh qualquer um dos dois é preto pois o gene M cria a despigmentação (daí o MM serem brancos ou albinos como lhe queiram chamar) e o gene H por sua vez fixa a cor branca. Se não temos qualquer despigmentação o gene H não influencia e a cor é sempre preta.
Cumprimentos, Tiago Fernandes.
Amina
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Localização: Um Dogue Alemão:Argus,Um SRD:Bad e um Gato: Mimi

sexta abr 08, 2005 8:14 pm

Queria tirar mais uma dúvida. E aqueles "arlequins" com fundo branco e manchas cinzas e pretas, estão dentro do estalão?
IvoBenedito
Membro
Mensagens: 107
Registado: terça fev 15, 2005 10:21 am
Localização: Dogue Alemão,SDR

quarta abr 13, 2005 9:56 am

Olá a todos!!


Voltando aos quadros do Tiago e depois de perceber a razão pela qual a genética do dogue alemao é um pouco diferente.......cheguei a conclusão(nada que n saibam ja) que o melhor cruzamento possivel é o Arlequim com o Preto (mmhh),visto que n ha mortes embrionarias nem albinos! Mas como saber se o Preto é "mmhh"????........so é possivel recolher esse dado se o cao ou cadela em questao, nas suas ninhadas nunca tivessem mortes emb. nem albinos!! E quem utiliza apenas os "mmhh" trabalha sim para o apuramento da raça!

HHHHaaaaaaaa,sempre temos o Cruzamento Preto x Preto que certamente so se obterão ninhadas de caes pretos!!

O nascimento dos Merle deve-se unica e exclusivamente a uma Co-Dominância entre o gene dominante (cor branca) e o gene recessivo (cor preta).................ou seja,ou o criador tem muita sorte e n nasce nenhum(e começar a perceber qual o factor dominante),ou então deviam começar a perceber que é quase impossivel n haver ninhadas onde nasçam Merles e também por em causa a sua legalizaçao ou admissao nos clubes de canicultura!!



Abraços
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

quarta abr 13, 2005 7:27 pm

Boa Tarde.
Amina pode tirar aqui as suas duvidas http://www.dacp.pt/estalãodaraça.htm.

Ivo é mais ou menos isso mas não se esqueça que o gene que dá a coloração preta não é nem o M, nem o H, mas sim o A sendo A(S) o negro e A(Y) o dourado.
O cruzamento ideal depende do que se pretende e das consequências a que se está disposto, sendo primeiro objectivo evitar os brancos pois podem trazer deficiências a nível de sistema auditivo e visual. A procura da cor arlequim é apenas para criadores dispostos a passar por todos estes senãos, valendo apenas se realmente é a sua paixão caso que não é o meu, já optei ter apenas pretos cor que é da minha eleição, deixando para trás todos os problemas associados com o arlequim, independentemente de ter mais problemas de vendas, pois o arlequim é de facto das cores, senão a cor mais procurada tendo normalmente preços mais elevados, coisa que não me chateia, como muitos não ando nisto por dinheiro, honestamente é só vê-lo abalar…

Cumprimentos, Tiago Fernandes.
Amina
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Localização: Um Dogue Alemão:Argus,Um SRD:Bad e um Gato: Mimi

quarta abr 13, 2005 8:21 pm

Obrigado pela dica Tiago! ;)
Eu já vi vários arlequins com manchas pretas e cinzas no fundo branco, serem vendido com registro. Estaria isto certo, sendo que o permitido é fundo branco e manchas pretas?
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

quarta abr 13, 2005 8:26 pm

Pelo que vi até agora não há arlequim nenhum que não tenha manchas cinzas. Têm é que estar associadas com as pretas não devem ter manchas cinzentas sozinhas e quanto menos tiverem melhor.
Cumprimentos, Tiago Fernandes
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”