Deve a cor merle ter LOP ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Deve a cor merle ter LOP?

sim
82
81%
não
19
19%
 
Total de votos: 101
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jul 01, 2004 7:58 pm

Bem, sugiro um açaime de cabedal que envolva o focinho mas que permita ele abir um pouco a boca ( dentro do dito).

Nunca um açaime daqueles de contenção temporária em forma de funl de pano que é usado erradamente por muita gente a titulo permanentemente nem aqueles fios que se passam à volta do fccnho.

Mas se o cão for manso, eu prefiro usa uma estranuladora ( caso inda não esteja bem treinado) e nada de açaime.

Um forista deu ontem o nome de um livro com toda a legislação animal, pedi paa ele o colocar no forum generalista dos cães, acho que será útil pois nunca soube de nenhuma colectânea de nimais de companhia.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jrk
Mensagens: 5
Registado: sexta jul 30, 2004 11:18 am

sexta jul 30, 2004 4:25 pm

Devo confessar que não tenho um Dog Alemão, mas adoraria ter.
Em relação ao ançaime, eu pergunto uma coisa: o dog alemão é um cão perigoso?
Se não é, e no seu caso parece que não, faz-me um pouco de confusão, a não ser que o cão se sinta bem assim!!
Mas eu penso que não o faria, porque a partir do momento que eu sei que o meu cão não é perigoso, não vou sujeitá-lo a uma situação dessas.
Mas de qualquer maneira, aguardo resposta, pois posso estar enganada. Todos os cães que tive e tenho são pequenos.
IvoBenedito
Membro
Mensagens: 107
Registado: terça fev 15, 2005 10:21 am
Localização: Dogue Alemão,SDR

sexta abr 01, 2005 3:36 pm

Olá a todos!!

Voltando ao tema dos Merle.........concordo e felicito o que se tem discutido e fundamentado de ambas as partes! Eu como um mero possuidor de um bonito exemplar desta raca e de cor Merle gostaria que se torna-se legal e que consequentemente iriam ser livres as cruzas,ate porque as cadelas convem que tenham ou façam uma criaçao(de modo algum eu kero criar para vender) e se a cor e cruza n for aconselhavel como recorrer nestes casos?? Como fazer para a cadela ter plo menos uma ninhada???
Agradecia que alguem me esclarecesse ate porque smp fui curioso em relaçao a isso!

abraços
Amina
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Localização: Um Dogue Alemão:Argus,Um SRD:Bad e um Gato: Mimi

sexta abr 01, 2005 6:28 pm

Oi gente, eu sou suspeita pra falar pois tenho um lindo Merle em casa.Pode parecer disparate,mas acho o Merle mais belo que o Arlequim.
Antes de adquirir o meu cão, pesquisei muito sobra a raça, e em todos os textos eles mencionavam sobre o merle.Eu tenho muitas dúvidas, se puderem me corrigir, agradeço. Pelo que li, não é o fato de o cão ser Merle para que surja problemas como surdez,mas sim que não se pode cruzar arlequim com arlequim. Aí que não entendo! Se eu posso cruzar um arlequim e um preto, e mesmo assim pode nascer merle, porque o merle é proíbido? Sei que já falara,mas ainda não entendo! Não sei qual seria o resultado se cruzasse um marron com um merle! Mas não poderia ser admitido o merle de cruzas autorizadas?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta abr 01, 2005 7:09 pm

Boas

Parte de um pressuposto errado Ivo, não há qualquer vantagem em as cadelas terem ninhadas.

E quanto a cruzas idealmente as cruzas deveriam ser para melhorar a raça, porque senão acabamos em vez de dogues por ter um grupo de animais que não são carne nem peixe, completamente fora do estalão: Se até às vezes as cruzas bem planeadas dão surpresas..imagine-se as de ocasião ;) :
Mas pode cruzar à vontade, ninguém o impede, note. No entanto pense que se gosta da raça, concerteza que quererá ter um contributo positivo para a mesma, certo ? E não "apenas mais uma ninhada" :)

Fique bem


IvoBenedito Escreveu: Olá a todos!!

Voltando ao tema dos Merle.........concordo e felicito o que se tem discutido e fundamentado de ambas as partes! Eu como um mero possuidor de um bonito exemplar desta raca e de cor Merle gostaria que se torna-se legal e que consequentemente iriam ser livres as cruzas,ate porque as cadelas convem que tenham ou façam uma criaçao(de modo algum eu kero criar para vender) e se a cor e cruza n for aconselhavel como recorrer nestes casos?? Como fazer para a cadela ter plo menos uma ninhada???
Agradecia que alguem me esclarecesse ate porque smp fui curioso em relaçao a isso!

abraços
Última edição por CasadeAnaval em sexta abr 01, 2005 7:59 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

sexta abr 01, 2005 7:53 pm

Optei por não escrever ou manter-me à parte de guerrinhas que nada ajudam.
Mas como este tópico foi iniciado por mim faço questão de escrever aqui.
A minha opinião em relação a este assunto é que os merle devem ser reconhecidos oficialmente como Dogues Alemães. A questão de poderem ser utilizados na criação e em exposição é uma longa historia mas a Tariqa d'Iskandar fala por si (mas lembre-se que você não é Iskandar e a Tariqa de certo que é uma cadela muito, muito especial)!
Se quer fazer criação e ajudar a raça, porque não adquire uma cadela preta ou arlequim que criará os merle que tanto gosta e também negros e arlequins que podem ter LOP?
Mais tarde conforme o evoluir desta questão passe ou não a utilizar o merle se aprovados oficialmente para reprodução.
Cumprimentos, Tiago Fernandes.
IvoBenedito
Membro
Mensagens: 107
Registado: terça fev 15, 2005 10:21 am
Localização: Dogue Alemão,SDR

segunda abr 04, 2005 3:19 pm

Olá a todos


Começo a agradecer por me terem esclarecido para o facto d as cadelas (independentemente da raça) n terem quase obrigatoriamente uma ninhada para evitar problemas mais tarde!!
Em relaçao as cruzas concordo plenamente que se devem cruzar apenas exemplares dentro do estalao e como e obvio so espero k kem o faça seja apenas para o melhoramento d raça, e tambem,gostaria d contribuir um dia para esse melhoramento........mas de momento so tenho uma merle e continuo a questionar-me c que cor a poderei cruzar e se trarei maleficios a qualquer uma das partes!!


Abraços
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

segunda abr 04, 2005 6:30 pm

Boa Tarde.
Se você independentemente das razões que o possam levar a não cruzar optar por fazer uma ninhada com a sua cadela acho que só deverá optar por duas cores ou o preto ou o arlequim. Cruzando com dourado, tigrado ou azul há a possibilidade de criar cães com cores que você possivelmente nem sonha existirem e obviamente não estão dentro do estalão (não ajuda a raça). Se quiser conhecer estas cores pode procurar na web que encontra de certo ou então envie-me um e-mail para [email protected] que lhe enviarei algumas fotos.
Se cruzar com o arlequim provavelmente irá ter 25% de cada, Pretos, Arlequins, Merle e Albinos. Se cruzar com preto depende do preto se for A(S)A(S)-EE-DD-mm-hh terá provavelmente 50% / 50% de pretos e merle, como é o exemplo da ninhada da cadela do rars. Se o preto for A(S)A(S)-EE-DD-mm-Hh provavelmente terá 25% Arlequins, 25% Merles, 50% de negros em que 25% têm um alelo H dominande (mm-Hh) e os outros 25% têm o alelo h recessivo (mm-hh). Este ultimo caso seria o ideal em que você teria as diferentes variedades das cores de arlequins e pretos de arlequim evitando os brancos e as mortes embrionárias, mas o problema é que você não consegue saber com que tipo de preto está a cruzar de apenas olhar para ele pois eles são rigorosamente iguais a única maneira de saber é através da experiência de outras ninhadas, pergunte ao proprietário se já tem ninhadas de determinado macho que está interessado veja os resultados faça as contas e veja se é o macho que lhe interessa.
Cumprimentos, Tiago Fernandes.
rars
Membro
Mensagens: 58
Registado: quarta mar 09, 2005 11:13 am
Localização: Atena (dogue alemã), Jimmy (boxer)

terça abr 05, 2005 8:54 am

olá a todos. muitos parabens pelo topico e por as boas respostas.

não tenho tanta experiência ou conhecimento para contribuir activamente como fizeram alguns dos foristas.
mas quero aqui deixar alguns numeros que poderam até servir para alguma coisa.

a minha cadela ( com pais registados em lop ) é preta com mancha branca no peito, e o pai dos cachorros é merl (também com pais registados).
bom, o resultado do parto foi:

28% nados mortos, 21% pretos e 51% merl ( 4 NM, 3 P, 7 M)
eu penso que a quantidade de nados mortos deveu-se principalmente à quantidade elevada de embriões, é esta também a opinião da veterinária da Atena.

neste momento os cachorros, 10, estão aparentemente de boa saúde, não têm gelras:
acabamos em vez de dogues por ter um grupo de animais que não são carne nem peixe
:lol: ;)
e reagem bem a estimulos visuais, auditivos e olfactivos.

podem ver algumas imagens no novo post de fotos

um abraço,
ricardo
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

quarta abr 06, 2005 2:49 pm

O conhecimento de que falamos aqui não é nada de especial, é a parte mais fácil da genética. É fácil de aprender e fácil de por em prática, os quadros que fiz acho que são de fácil percepção como se fazem, pelo menos foi esse o meu objectivo.
Você mesmo antes de intervir neste tópico já me tinha posto a fazer contas e já ajudou com as suas fotos da ninhada porque ajuda a elucidar na prática estas questões dos cruzamentos com merle. Pode-se ver à partida sem erros que a sua cadela tem os dois alelos h recessivos daí se justifica não ter arlequins e ter muitos merle.
É importante saber que este tipo de estudo é probabilidade e que não nos podemos fiar que vamos ter determinado número de cachorros de determinada cor porque há muitos factores que influenciam nesse sentido, mas podemos sim utilizá-los para nos orientar para saber se é esse tipo de cruzamento que procuramos. Por exemplo se você da próxima ninhada quiser ter arlequins sabe que não pode cruzar com merle porque a sua cadela não dará arlequins porque não tem nenhum H dominante, para ter arlequins terá que cruzar mesmo com arlequim.
Esta questão das cores para mim é muito controversa. Obviamente que quem tem um cão de pelagem não conforme ao estalão não gosta de ouvir determinadas metáforas em relação a eles, e não concordo também que as usem mas isso não implica que seja a favor de cruzamentos que à partida se sabe que temos cachorros de pelagem incorrecta. Como deve ser fácil de entender a pelagem é uma característica importante da definição de qualquer raça e se trabalhamos para um aperfeiçoamento destes animais que tanto amamos, perder uma das características da raça é um retornar no trabalho de todos aqueles que fizeram a raça que amamos e que hoje temos.
Cumprimentos, Tiago Fernandes.
Última edição por TiagoFernandes em sexta abr 08, 2005 9:21 pm, editado 1 vez no total.
rars
Membro
Mensagens: 58
Registado: quarta mar 09, 2005 11:13 am
Localização: Atena (dogue alemã), Jimmy (boxer)

quarta abr 06, 2005 5:09 pm

Olá boa tarde,

concordo com o que diz por um lado, mas não será tão ou mais importante que a pelagem, a estrutura, a saúde, o caracter, etc. do animal? não será possível obter excelentes exemplares da raça com uma cor diferente? ou será por ter uma cor diferente que nunca o ha-de ser?
embora, como ja disse, aceite a intenção de manter a tradição das cores, não concordo plenamente com ela, ja tive essa opinião e mudei-a.
o elitismo nem sempre é saudavél...

aproveito para deixar uma pergunta a quem me possa responder:
qual a média de crias por ninhada no dogue alemão?
e ja agora para me certificar, com quem tem experiência, de que realmente tudo está a correr bem:
qual a media de crescimento, em peso?

um abraço,
ricardo
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta abr 06, 2005 6:55 pm

Ol]a

A questao da cores deve se a ser necessario um estalao da raca e como tal nao se pode recorrer a uma aceitacao geral de tudo, porque senao teriamos que aceitar caes de todos os tamanhos e feitiods e nao se fixariam as caracteristicas que definem uma raca sendo que as cores e uma das mesmas ( peco desculpa pela falta de acentuacao mas este teclado e turco)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

quarta abr 06, 2005 7:29 pm

Boa tarde.
Claro que a estrutura e o carácter em meu ver são muito mais importantes, mas a cor é uma característica da raça pode ter mais ou menos importância no ponto de vista de cada um, mas define a raça e se queremos ajudar não nos podemos esquecer dela.
Como disse o Vasco se nos formos esquecendo desta característica porque há umas que interessam mais, chegamos a um ponto e perguntamos, o que é um Dogue Alemão?
Uma coisa vos garanto um Dogue Alemão não é só um cão grande com bom feitio!
Cumprimentos, Tiago Fernandes.
IvoBenedito
Membro
Mensagens: 107
Registado: terça fev 15, 2005 10:21 am
Localização: Dogue Alemão,SDR

quarta abr 06, 2005 8:01 pm

Olá a todos!!


Mais uma vez ca estou eu a repetir-me dizendo que concordo a 100% c as opinioes d quem sabe! E ja que tenho uma merle e a seu cruzamento (independentemente da cor) n é a conselhavel n vou cruza-la mas sim resguarda-la e trata-la da melhor forma possivel,ate ao dia em k aconteça um milagre....aceitarem os merles!!

Obrigados a todos pelos concelhos,principalmente CasadeAnaval que me parece ser uma pessoa xeia de principios!!
Amina
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Localização: Um Dogue Alemão:Argus,Um SRD:Bad e um Gato: Mimi

quarta abr 06, 2005 8:07 pm

Existe algum tipo de pesquisa(séria) em andamento, sobre aceitar o Merle no Estalão do DAs?
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”