Dogue alemão em Portugal, como está a qualidade dos nossos Dogues.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

terça jul 13, 2004 5:45 am

Começo por explicitar o que estamos a qualificar e em que padrão se sustenta a qualidade que refiro.
A qualidade a que me refiro e que já referi no tópico da expo de Lisboa é em função de qualidade como exemplares da raça e para percebermos isto melhor temos que diferenciar estalão de Standard (questão também controversa porque existem diferentes interpretações tanto por causa da língua como de outros factores, mas dou-lhes a minha interpretação que penso que em Português deve ser a mais correcta). Estalão é as características mínimas que um cão tem que ter para ser considerado da raça independentemente de ser ou não um bom exemplar. Muito longe a diferença entre estalão e standard, standard digamos que será o cão perfeito, uma utopia já que não existem, até ver, cães perfeitos, ou seja quanto mais se aproximar do standard melhor exemplar será. O standard da raça esta descrito em clubes da mesma e existem precisamente para a raça evoluir e conseguir-se melhores exemplares, podem ter aceso a eles através de alguns livros sobre a raça. Importante também referir que tanto o standard como estalão têm sofrido alterações com o tempo e devemos procurar seguir por um standard o mais recente possível.
Antes ainda de começar a dar a minha opinião sobre a qualidade dos nossos dogues devo dizer que nós temos que ser os nossos maiores críticos e se à partida não soubermos reconhecer os dogues que temos, não conseguiremos melhorar. Eu por exemplo, considero a minha cadela a cadela mais bonita de todas e isso não há discussão, ao afeiçoarmo-nos aos animais por vezes somos tendenciosos mas temos que reconhecer como eu reconheço que a minha cadela está longe de ser um excepcional exemplar da raça. Para percebermos este tópico e não cairmos em descrédito temos que avaliar os nossos dogues como exemplares da raça e não como o lindo que é o meu melhor amigo.
Avaliando agora os Dogues Portugueses, na minha opinião estão numa média muito baixa em relação aos países que nos rodeiam. Existem de facto bons, muito bons e excelentes exemplares em Portugal mas a maioria são fracos. Os melhores exemplares são de alguns criadores que se preocupam e esforçam-se por melhorar, isto implica escolher cuidadosamente, dentro dos possíveis obviamente, os melhores exemplares para melhorar as suas criações eliminando ao máximo os defeitos, e o melhor exemplar nem sempre é o cão que pensamos que é muito bonito que ganhou a exposição, certamente não deve ser o cão do seu vizinho nem do homem que conheceu ontem e que o mimou muito gabando também os seus próprios cães de serem isto e aquilo.
Temos maus cães e de certo que vamos continuar a ter mas se queremos melhorar e ter bons exemplares cabe a todos nós. Se gostamos da raça e queremos ajudar a melhorar a qualidade dos nossos dogues começa logo quando vamos adquirir o exemplar, se os pais são maus exemplares os filhos bons não serão (existem excepções, mas a excepção não foge à regra e se vamos contar com a sorte nunca iremos a lado nenhum).
Se quer um dogue de companhia, não quer levá-lo a exposições não quer ajudar na criação se é só para mostrar ao vizinho que tem um cão maior que o dele opte por um exemplar de menor qualidade, agora se é um amante da raça e tem gosto em levar às exposições, ajudar na criação e evolução da raça, aí escolha um bom exemplar e desfrute do melhor que os dogues podem oferecer.
Tento acompanhar ao máximo os Dogues que existem mas comparando directamente com Espanha que tive contacto directo, se muitos dos cães deles aparecessem nas nossas exposições talvez contávamos pelos dedos os Dogues que ganhavam criados em Portugal, isto para dizer que temos que melhorar e se não formos todos a ajudar vamos continuar a contar pelos dedos os bons Dogues Portugueses.

Um abraço para todos os amantes desta raça, Tiago Fernandes.
Pedro_Homem
Membro
Mensagens: 63
Registado: quarta mar 10, 2004 11:44 pm
Localização: 1 Dogue Alemão, 1 Golden, um Gato siamês, um coelho anão
Contacto:

terça jul 13, 2004 8:24 am

Não sou a pessoa mais indicada para dar uma opiniao sobre este assunto porque ainda sou um principiante nestas andanças.... (dia 24 vou passar a kya pela primeira vez, só ai é que posso ter uma ideia da qualidade da minha cadela)... pois como pai babádo ela é sem duvida a melhor do mundo.
Mas como grande amante da raça não posso deixar de dar os parabens pela opniao construtiva e as luzes que o Tiago nos dá... o meu obrigado.

Abraços a todos
Pedro Homem
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

quinta jul 15, 2004 12:45 pm

Muito obrigado Pedro. Pelos vistos foi a única pessoa até agora a responder ao meu típico, pensei que tivesse mais aderência mas pelos vistos sem ser você ninguém interveio, nem quem concorda nem quem discorda. Não devo tirar mais nenhumas elações sobre este assunto, é pena.
Que corra tudo bem com a sua Kya e que goste sempre muito dela independentemente de ela ser uma campeã ou não.

Mais uma vez muito obrigado, Tiago Fernandes.
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta jul 15, 2004 5:59 pm

Boas!!

Epa!! Tiago calma rapaz...estou a ir... he he he hehe he he

Em relação ao que disseste...concordo com quase tudo...alias a única coisa que nao concordo foi de teres dito que só apenas os criadores é que têm bons exemplares ai ai ai ai ai...entao e o Golias (quem feio é bonito lhe parece he he he he he)...agora a sério...é normal que seja mesmo os criadores aqueles com melhores exemplares...mau era se nao o fosse..pois só poderia dizer que de Criadores não tinham nada...de Reprodutores teriam muito (leia-se cães apenas para vender) Também não pinto o ceu de tão cinzento como tu...acredito sim é que existem muitas pessoas além de Criadores mas também Criadores com bons exemplares e nem sabem ou já se deixaram disso...pois muitos vêm estas Exposições como feiras de vaidade onde todos dizem que temos cães bonitos mas provavelmente o que estão a pensar é simplesmente o contrário..

Mas tudo isto das expos é muito subjectivo...pois o que conta aqui é o Juiz pois é ele que decide..podendo muito bem termos um exelente exemplar mas não levarmos nada...este sim é o mal...repara..

Se tivessemos sempre juizes especialistas em cada raça...acredita que as coisas melhoravam...não so para a Criação de Dogues Alemães como das outras raças...temos assistido num espaço de semanas a julgamentos completamente diferentes...como pode isso ser possivel?(tirando o Golias..leva sempre o mesmo he he he he he)...esta coisa de tocar os 7 instrumentos so pode dizer que apenas tocam pouco de cada um deles...isso dos Juizes all round etc etc...nunca será um julgamento valido.

Para mais...existem bastantes "guerras" camufladas...entre criadores...que em vez de falarem entre si... trocarem informações nada... enfim...

Eu meti-me nisto das expos por causa de uma forista de nome JoanaGonçalves...mas fiquei com o bixinho...agora tou feito...he he he he he, vão ter que levar comigo até fazer dele um campeão...mas eu não sou criador por isso mesmo sentirei mais orgulho se isso acontecer...
Também agradeço à Siioux...ao Vasco Valente...ao Abilio...ao Pedro Homem e a tí ;)

Relativamente aos Cães que temos...os azuis talvez para mim são aqueles que estão em melhor qualidade...tirando e continuo a bater nesta tecla...as orelhas cortadas...AS MESMAS JÁ NÃO ESTÃO NO ESTALÃO!!! mas isso nao quer dizer que nao sejam muito bons...sendo para mim um dos melhores cães que vi até hoje um Arlequim o Oscaar...sei que neste momento a sua condição não é das melhores...mas isso depressa passa, aqueles donos farão tudo por ele de certeza, pois sei bem o que sentem por ele.

É assim Tiago...dos que estão em competição temos Bons cães do Abilio o Boris do Casal da Carreira, o Rolex do horacio, temos Bons cães do Vasco nomeadamente a Camila da Casa do Torrão, bons cães da Casa de Anaval ou cruzamentos derivados dessa mesma casa (O Golias he he he he)e outros.. a meu ver...não estamos assim tão mal...alias comparando com os espanhois..viu-se em Elvas que aquela cadela espanhola campeã em Espanha que ganhou...em nada era superior a qualquer dos nossos..até ectotropia tinha e grave...será mafia?? he he he he he he he
Mas continuo a dizer...deixem o Oscaar estár em forma e só vai ter um concorrente à altura nas cores Preto e Arlequim... o Golias LOLOLOLOOL

Agora deixo aqui uma pergunta...não só a ti mas a todos os foristas... o que acham das expos?? será que é tudo horizontal sem jogos de bastiadores?? será que já não ha vencedores e vencidos logo à partida...e esta coisa das idades...não deveria um Juiz julgar o cão pelo momento e não comparando idades entre os mesmos???


Abraços,

Arcanjo
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

quinta jul 15, 2004 8:06 pm

Canjas.

Não sabia que reconhecias o Horácio. :D

Antes de mais das minhas desculpas, o Arcanjo teve um problema de Backup que interferiu na minha rede e estava a identificar-me pessoalmente o TiagoFernandes pelo nome de uma pessoa da arca que eu não fazia questão de conhecer, pelo que no pimeiro minuto fiquei a olhar a perceber quem realmente era.E os meus neurónios andam


Cá em Portugal existem óptimos exemplares. Alguns deles não entram em ringue e sinceramente alguns que não prestam, fazem-no. A única vantagem que têm os espanhóis não passa de serem um país muito maior que o nosso e nós termos a mania de complexos de inferioridade. Os espanhois têm um ou dois animais excepclonais e começamos logo todos com o fatalismo a dizer que os gajos são bons, ainda nos falta muito ;) .

Presentemente o Dogue Alemão está a sofrer uma onda de popularidade, para o bem e para o mal. Existe muita gente a criar DA, alguns a fazer um bom trabalho, outros a fazer um trabalho razoàvel e um número a fazer...lixo...

E a escolher o que é melhor temos a "bestinha alemã", o "equilibrado britânico" ou o... "abôrto americano" . Não fugndo ao estalão, cada um tem preferências...i

Pelo que me lembro, do que falo e que me foi dito, o DA em Portugal passou por uma crise no final dos anos 80 quando os criadores começaram a retirar-se. Então, o Sr Vitor Simões era no meu ver quem mais conhecimentos tinha sobre a raça.

No meio dos anos 90 as coisas começam a compôr-se, mas como em tudo que é a Canicultura e no nosso Portugal, com questiúnculas idiotas, rivalidades fúteis, intrigas, etc ( não me hei de esquecer quando uma vez a passear com o Pai do Oscaar, já falecido, uma pessoa veio a correr perguntar se ele iria participar, ficando com um ar de alívio quando lhe disse que não.)..

Mas estas lutas existem em todas as raças, infelizmente. O problema é que no DA servem somente para retardar a evolução.

Abraços

Vasco
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta jul 15, 2004 9:08 pm

Boas!!

He he he he he...Ó Vasco...eu sou um expert reconheço tudo e tods...até já sei quem são os juizes que me convên LOLOLOLOL...as vezes não sou muito bom nos nomes...he he he he...desculpem a minha confusao de ter trocado o Nome ao Tiago aquando da apresentação ao Vasco Valente...sorry...eu as vezes até ja nem digo que sou o Claudio...mas sim o Arcanjo...he he he he he he he.

Abraços

Claudio (Arcanjo ;) )
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

sexta jul 16, 2004 3:50 am

Estava a ver que não. Via-te a responder a outros tópicos e ao meu nada, já estava com inveja :P.

Como disse o Eng. Abílio tenho um gosto um bocado exigente, e é verdade, isto porque vejo os cães que temos e comparo com cães extraordinários e muito poucos dos que conheço (obviamente que será uma pequena percentagem da população existente) se assemelham.
Quando digo que os criadores têm normalmente melhores exemplares temos que por as coisas neste ponto, por exemplo o Boris do Casal da Carreira, eu digo que é do Eng. Abílio porque é da sua criação, mas o cão é de quem o comprou.
Em relação ao que falas de nas exposições as pessoas falarem que tem um cão muito bonito e pensarem outra coisa eu na minha maior honestidade posso dizer-te que por exemplo o teu Golias é um cão bonito mas não faz o meu tipo de cão. Da próxima vez que estivermos os três (eu tu e o Golias :P) posso dizer-te o que gosto e o que não gosto no teu grandioso Golias.
A comparação com Espanha resumo com uma pergunta. Quantos cães temos criados em Portugal que sejam campeões da Europa, Internacionais, Mundo? Se fores contar os espanhóis… Depois lá voltamos à questão da credibilidade das exposições mas na minha opinião um excelente cão acaba sempre por ficar campeão, com mais ou menos entrave mas fica. Não há só maus juízes! E nas exposições para campeão Europeu, Mundo e monográficas são juízes especialistas da raça.
Ao Vasco Valente queria agradecer este resumo da historia do DA :P (achei piada ao DA) desde os anos em que a minha mãe ainda ia bailar.
For last but not least, responder à pergunta do Arcanjo que em parte já respondi, acho que em muitas situações há julgamentos tendenciosos e também os há completamente absurdos como os que vimos na expo de Elvas, mas um excelente cão mais entrave ou menos entrave fica campeão. Concluindo temos que gramar com os juízes manhosos coisa que não devia acontecer já que em cada exposição que vamos pagamos, logo temos o direito de ter os nossos exemplares examinados com justiça, algo que só possível para quem percebe da raça o que nem sempre acontece mas para começar a resolver isso tempos o DACP que promove as especiais da raça o que nos dá à partida um juiz capaz.

Um Abraço, Tiago Fernandes.
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta jul 16, 2004 10:30 am

Boas!!

Ó Tiago...épa...estás com graves problemas de vista! LOLOLOLOLOL
Da tua honestidade nunca duvidei!!


Abraços.

Arcanjo[/b]
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

sexta jul 16, 2004 10:18 pm

Tiago:
Acho que não é tanto assim...
Temos dogues que fazem bons resultados no estrangeiro.
A Camila foi campeã jovem numa monográfica francesa. Haverá competição superior a esta? Só se for a monográica alemã...(?) mas de lá chegam sempre comentários de grande foleirice.

Temos cães que fizeram recentemente bons resultados em Marrocos e Gibraltar.

Dentro em breve o DACP vai abrir um espaço aos resultados dos nossos dogues no estrageiro. Infelizmente não estão ainda reunidas as condições para a sua emissão, mas o assunto já está em estudo.

Uma coisa teremos que ter sempre presente - a nossa dimensão:
500 dogues com LOP, 28 concorrentes a QC, monográfica com 100 cães inscritos e um clube com cento e poucos sócios num pais de 10 milhões de habitantes.

Se compararmos com os 34 milhões de Espanhois e restantes dados, verás que estamos a anos luz de nuestros hermanos.
Por outro lado o clube Espanhol já tem mais de 10 anos de actividade. Aqui em Portugal, na minha opinião, estamos apenas a começar. Afinal já está provado que o Dogue Alemão é uma raça com sucesso nos países mediterranicos. Porque não em Portugal?

Um abraço,
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

sexta jul 16, 2004 10:29 pm

Só um reparo à minha anterior intervenção...
Quando digo que estamos a anos luz dos espanhois, quro dizer NA FRENTE!
A minha teoria baseia-se em numeros. Quem tiver numeros que provem que eu estou errado em relação aos espanhois, que o diga.

Outro abraço,
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

domingo jul 18, 2004 11:45 pm

A primeira vez que li esta intervenção comecei por elaborar uma resposta para vermos os números que refere mas ao ler e reler o que tinha escrito não me pareceu estar a responder correctamente. Sempre o tive e tenho como uma pessoa conhecedora e sabia (muito mais que eu) a nível de dogues e ao ver a sua intervenção e a minha resposta e o que já tinha escrito pergunto-me em que é que a sua resposta contradiz o que disse?
Refere que em Portugal temos dogues de muito boa qualidade a concorrer no estrangeiro como o caso da Camila. Coisa que nunca neguei.
TiagoFernandes Escreveu: Avaliando agora os Dogues Portugueses, na minha opinião estão numa média muito baixa em relação aos países que nos rodeiam. Existem de facto bons, muito bons e excelentes exemplares em Portugal mas a maioria são fracos. Os melhores exemplares são de alguns criadores que se preocupam e esforçam-se por melhorar
Depois a parte da comparação com Espanha não percebo em que se baseia a sua teoria? Fala do número de dogues, da população e do campeonato nacional mas “Em terra de cegos quem tem olho é rei” ou seja entre nós, ganha o melhor que temos, em termos da qualidade dos cães expostos não temos nenhum termo de comparação com Espanha.

Cumprimentos e um grande abraço, Tiago Fernandes.
SarahKay
Membro Veterano
Mensagens: 991
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda jul 19, 2004 9:34 am

Eu sou muito leiga neste assunto, por issi vou só tecer um pequenino comentário a algo que não concordei:
TiagoFernandes Escreveu: Se quer um dogue de companhia, não quer levá-lo a exposições não quer ajudar na criação se é só para mostrar ao vizinho que tem um cão maior que o dele opte por um exemplar de menor qualidade, agora se é um amante da raça e tem gosto em levar às exposições, ajudar na criação e evolução da raça, aí escolha um bom exemplar e desfrute do melhor que os dogues podem oferecer.
Sou da opinião que se deve optar SEMPRE por um bom exemplar. Só desta forma se tenta acabar com certas "aberrações" às quais as pessoas chamam de "o meu dogue alemão"...


Ah e sou fã do Oscaar, mesmo que ele possa estar um bocadinho em baixo de forma (não sei porque não vi) ele continua a ser o meu dogue alemão preferido (ou um dos...). ;)

beijocas
casalc
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Localização: 5 dogues e 3 pinscher
Contacto:

segunda jul 19, 2004 10:59 am

TiagoFernandes Escreveu: comparando directamente com Espanha que tive contacto directo, se muitos dos cães deles aparecessem nas nossas exposições talvez contávamos pelos dedos os Dogues que ganhavam criados em Portugal,
Certamente que se refere aos melhores de lá que vêm disputar o campeonato de cá. Mas continuo a não concordar com essa afirmação.
Na ultima monográfica em Espanha, tivemos cães Portugueses que foram lá ganhar.
Na ultima monográfica Portuguesa as vitórias foram assim distribuidas:
5 cães Espanhois,
4 cães Portugueses,
1 cão Francês,
Eles têm 4,5vezes mais cães que nós. Seria de esperar uma vantagem esmagadora, e não é assim.
No entanto em país neutro como França, Gibraltar, Marrocos ou França, Os cães espanhois não têm expressão, ficando por vezes atrás dos Portugueses em numero de CACIB e QC.
É aqui que me baseio: Temos 4,5 vezes menos dogues e superamos frequentemente os Espanhois nas Exposições em país neutro. Quando ganham, não reflectem a sua dimensão em relação a nós.
TiagoFernandes Escreveu:
Depois a parte da comparação com Espanha não percebo em que se baseia a sua teoria? Fala do número de dogues, da população e do campeonato nacional mas “Em terra de cegos quem tem olho é rei” ou seja entre nós, ganha o melhor que temos, em termos da qualidade dos cães expostos não temos nenhum termo de comparação com Espanha.
É nos numeros expostos que baseio a minha teoria.

Um abraço,
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

segunda jul 19, 2004 6:56 pm

Tive que falar com um amigo comum para perceber ao certo o que defende. E assim tenho que lhe dar razão porque a quantidade de cães espanhóis é muito maior. Posso apenas dizer que tirei as minhas conclusões dos cães que vi nas exposições em ambos os países.

Um abraço, Tiago Fernandes.
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”