O exercício do Dogue Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
pez
Registado: segunda set 20, 2004 6:40 pm

terça jan 04, 2005 5:59 pm

Viva,

O meu doguito está agora com quatro meses e, parece-me a mim e à veterinária, está de perfeita saúde.
Contudo, estou sempre com medo do "papão" da displasia da anca :?. Já sei que durante o primeiro ano estes cães estão proibidos de fazer demasiado exercício físico. Mas o que se entende por "demasiado exercício físico"??
Sempre que subo para o meu andar tenho o cuidado de o levar ao colo (uff!), mas não o posso proibir de correr quando o solto ou quando está na brincadeira com outro cão qualquer! Será isto suficiente para que ele possa vir a ter problemas no futuro?
Sei que esta pode parecer uma questão um bocado ridícula :oops: , mas estou sempre a ouvir informações contraditórias e fico assustado com os inúmeros relatos de dogues que padecem deste problema :o .

Obrigado desde já pela vossa ajuda ;)
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

segunda jan 10, 2005 1:40 am

Boas!!

Pois...muito tem se falado da displasia..uma como geneticamente passada pelos pais etc etc e outra a chamada displasia adquirida...a meu ver acredito que não existe a chamada displasia adquirida..ou seja cão que não têm displasia mas que com exercicio..modo de vida esforço ou seja la o que for a adquirem...acredito sim que se pode evitar o surgimento dela cedo..mas que ela está la esta!! ...vejo isso por exemplo nos Dobermanns onde os cães passam mais de metade da vida dentro das caixas...seja como for nos Dogues Alemães esse mal é muito comum...

A meu ver o que se chamam de exercicios prejudiciais...são aqueles que são forçados pelos donos...(nao sei se preceberam)...o que pode acontecer são os chamados acidentes, muitas vezes ate confundido um bom veterinario nao sabendo se se trata de displasia ou se um trauma qualquer gerado por qualquer coisa...

Existem cuidados a reter no entanto...o subir e descer escada...esse pra mim será um dos piores males para o surgimento da displasia..e o peso em exesso..um Dogue Alemão não se quer gordo...terá que se sentir as costelas ao toque leve dos dedos...o peso talvez seja o maior amigo da displasia...cuidado com o peso...

Eu fiz dos exames à displasia do meu cão aos 18 meses em Lx e no Porto..ambos com resultado A (livre de displasia) seja como for nada me garante que ao fazer este teste com 3 ou mais anos se a mesma já não está la...mas isso nao quer dizer que foi adquirida...quer dizer provavelmente que se "apresentou" mais tarde....

Ter em atenção o exercicio...nomeadamente saltos, depois das refeições...a torção de estomago está sempre à espreita!!!

Abraços

Arcanjo
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”