Página 1 de 1

Internacional do porto

Enviado: segunda jan 31, 2005 3:20 pm
por p31
Boas, não sou dono ou criador de dogues, mas sigo a raça com especial atenção há mais de 4 anos. Tenho também seguido com atenção o fórum, e preocupa-me que muito pouco se fale dos eventos caninos da raça. gostava de saber como é que apreciaram (quem lá esteve cláro) os resultados dos "nossos" dogues?
Estaremos, assim tão longe de "nuestros hermanos"?
Facto é que eles muitas vezes se apresentam cá , com dogues de grande qualidade! Mas quando é que nós nos iremos apresentar lá em força?

Enviado: segunda jan 31, 2005 10:40 pm
por casalc
p31,

Os nossos dogues têm ido lá fora concorrer e o balanço até ao inicio de 2004 era muito favorável aos Portugueses.

Se assistiu à especial do porto na exponor, verificou que o BIS foi sacado por uma cadela Espanhola. Pois bem, vou tentar explicar-lhe uma coisa que julgo que vai entender facilmente.

Quando os Espanhois ou Franceses vêm a Portugal às exposições trazem os seus melhores cães. Nessas exposições, nós Portugueses vamos com o que temos, bons e mais ou menos. Do geral saem cães estrangeiros melhor classificados que os nossos. É natural porque os que vieram eram mesmo os melhores.
A confirmar isto tem os resultados da ultima monográfica da raça, em que o nível de cães colocou a fasquia muito alta: vencedor da monográfica Francesa, vencedor da monográfica Espanhola, campeão do Mundo em Itália 2000, etc.

Quando vamos lá fora, levamos o melhor que temos para conseguir bons resultados. Aí já não interessa fazer numero porque o ambiente de festa não é para nós que temos muitos Km pela frente e só queremos que aquilo acabe depressa.
Foi o que aconteceu em 2003: cadela portuguesa BIS jovem na monográfica Francesa.

Eu por exemplo vou a Valladolid em Fevereiro e vou levar apenas um cão. Aquele que acho que tem hipoteses de trazer um CACIB.
Já para a Monográficas levo sempre mais que um. Afinal é uma festa do dogue alemão e se é certo que gostamos sempre de ganhar, também há o ambiente de festa que só é conseguido com elevado numero de cães. Este é o meu espirito das exposições da raça.

Um abraço,

Enviado: segunda jan 31, 2005 11:06 pm
por p31
sem dúvida, que por o grande interesse é a festa do dogue alemão. Mas, ao que me refiro, é à necessidade de nos deixarmos de pensar como pequenos e aprendermos mais qualquer coisa com os nossos amigos estrangeiros. Fala-me que nos enviam os melhores para as nossas exposições! Chs de Itália, França, Espanha, Ch Internacional,..., pois não será necessário irmos também lá fora com os nossos dogues para os fazermos Chs Internacionais?
Mesmo ao nível interno, vejo muito dogue escondido em casa! Porque não saltarem do fórum para as exposições? Sei que não é o seu caso!! Mas é seguramente o caso de muitos dos elementos do fórum! Como lhe digo não sou nem criador, nem dono de nenhum dogue, mas sigo atentamente os nossos dogues.
Mais, porque não debater a qualidade real e não factual dos nossos cães?
Onde melhoramos, onde pioramos, mas acima de tudo onde já esgotamos as nossas linhas?
Gostava como lhe digo de ver debatido este assunto, bem como as nossas exposições.
Abraço, P31