Olá fmanson, obrigado pelo elogio.
queria salientar que não tenho nada contra criadores, desde que sejam responsáveis, que dêem todas as condições necessárias e carinho aos seus cães. posso é ter alguma opinião contra algumas pessoas pelas suas ideias e/ou acções (não quero com isto dizer que seja alguem do forum).
a ver se me consigo explicar e se me conseguem perceber.
a etica, é discutivel. (ex.diz a ética que a clonagem é errada... será errado clonar orgãos para curar doenças???)
bom senso, não é discutivel. (ex. eu nunca seria capaz de cruzar a minha cadela D com o amigo e companheiro de todos os dias, um boxer.)
agora, segundo o que sei, pela leitura de artigos ou livros sobre a raça, as cores do dogue tinham uma função quando estes eram utilizados para a caça ou guarda antigamente. é natural e eu compreendo/aceito que queiram manter a tradição das cores da raça, mas não se foram ao longo dos tempos alterando os habitos e habitat dos dogues e consequentemente alterando certas caracteristicas da raça? pk acha que se trava o desenvolvimento dela cruzando 2 cores que não são aceites por uma instituição? é que eu nunca lí nada (e saliento que ja pesquisei muita coisa sobre dogues, se alguem me souber explicar eu agradeço) sobre maleficios para a raça cruzando um D preto com um azul/merle/etc.
a diferença entre esses cães são os genes, e não será a mesma coisa que cruzar genes diferentes nas pessoas? olhos verdes com castanhos, cabelos pretos com loiros?
é esta a opinião que formei, espero que me tenha feito entender e repito não estou contra os criadores nem sequer contra a ética de reprodução de animais, somos todos livres de ter opinião. Viva o 25 de abril
já agora uma pergunta, uma cadela merle será obrigada a não ter filhos e consequentemente estar mais propicia a ter cancro no sistema reprodutor? estará isso certo?
um abraço
ricardo
"é a discutir que se aprende"