olá amina,
Outro ponto que dificulta, é que onde moro não tem nenhum local calmo, em que possa ensiná-lo.Não há praças nem parques. E em cada casa tem pelo menos três cães! É uma barulheira quando passamos e o Argus fica louco!
não digo que seja a causa, porque cada cão tem sua maneira de ser, mas possivelmente será essa a principal razão por ele nunca se ter habituado a comportar-se tão bem na rua como em casa.
eu ensinei a Atena indo para a mata onde comecei a ensina-la com trela e posteriormente sem trela, ao lado, e realmente não havia distracções sem ser o cantar dos passaros, mas eu noto grande diferença de comportamento em ambientes muito movimentados ou ruidosos, sorte a minha que ela é obediente.
para dar um exemplo (não me interprete mal, não me quero gabar, só para vc perceber o porquê de eu dar a sugestão) numa altura em que ela ja andava bem ao lado sem trela levei-a duas ou tres vezes a passear numa rua movimentada por carros e pessoas sem trela ( ja vou levar nas orelhas :p ) e ela apesar de se distrair com as coisas caminhava sempre a meu lado.
portanto se tiver a possibilidade de o levar, mesmo que tenha que o transportar de carro para algum local, para algum sitio onde ele não tenha distracções e possa passar 2 ou 3 horas a ensinar e brincar com ele, vai ver que vale a pena, nem que seja pelos momentos de brincadeira bem passados
um abraço,
ricardo