Criação
Enviado: terça mai 17, 2005 7:03 pm
Olá Arcanjo!
Desculpa mas como o fórum está fechado e como interrogas-te acerca de algumas posições que tomo aqui vai algumas das explicações de forma a que possas compreender.
Pois não posso concordar com situações só porque fica bem ou é cómodo concordar com elas. O meu mundo e a visão que eu tenho da vida “animal” é bastante diferente do teu. Não digo que seja melhor, possivelmente pelo contrário! Na volta deveria ser como tu, mas não sou.
Acredito que serão pessoas como tu que são capazes de mudar muita coisa em questões sensíveis do mundo animal.
Eu tenho uma opinião muito própria sobre os Dogues ou sobre quaisquer animais denominados “domésticos” que de certeza não é tão nobre, ou talvez seja mesmo insensível comparado com a tua corrente (política) animal.
Possivelmente, devido a ter o curso de Engenharia Zootécnica, (talvez por lidarmos e abordarmos, e convivermos com a exploração animal, claro tendo sempre atenção e sensibilização para toda e qualquer preocupação relacionadas com o bem estar animal.
Claro que existem variadas situações de opinião que de certeza a ti te chocariam o meu ponto de vista, e outras situações em que seria eu, a ficar chocado e a não concordar com os teus pontos de vista.
O que é normal, pois a experiência de vida que tenho e a experiência animal que tenho independentemente de ser maior ou menor que a tua é isso sim de certeza totalmente diferente da tua, como tal traz pontos de vistas diferentes.
Eu não acho nem vejo a exploração animal como algo negativo, pelo contrário.
Mesmo Independente da exploração animal em causa.
Estejamos a falar de caninos ovinos caprinos bovinos suínos ou outro tipo de qualquer de espécie animal.
Pois desde que o bem-estar animal esteja assegurado é o que mais importa.
Um exemplo extremo:
É difícil aceitar mesmo para mim, mas tenho que respeitar que haja explorações caninas que o seu destino seja o consumo humano (China), por muito que me custe também. Deve ser o mesmo ponto de vista que um Indiano deve ter se me vir a explorar uma Barrosã ou uma Maronesa e dizer que uma posta dessas vacas autóctones Portuguesas são deliciosas. Um outro exemplo típico é nos gostarmos de Rojões e sabermos que é comum em algumas zonas, nos EUA, serem adoptados como animais de companhia, pior ainda é saber que geneticamente além de ser muito parecido com o ser humano são por vezes mais inteligentes que os canídeos.
Isto só para dizer e afirmar que seja qual for a religião a politica a cultura, há e haverá sempre opiniões divergentes e até opostos, mas é sem dúvida o que é importante é respeitar as opiniões dos outros independentemente se vai ao encontro das nossas ou não.
Acho Graça ao Desconforto Social, em relação de ser desprestigiante e talvez mesmo ser considerado por alguns, “menos digno” a Actividade de Exploração Canina ou Criação Canina como uma forma de negócio.
Arcanjo, se falássemos,
De um Agricultor e da sua exploração animal em regime extensivo, diriam muitas pessoas que isso é que é saúde, dizíamos era de uma actividade que temos que preservar, com risco de desaparecer ou seja uma actividade prestigiante, salutar e admirável.
Mas se analisares verificarás que é uma actividade paralela á canicultura.
A diferença é que os animais que o Agricultor cria ou explora são para abate e posterior consumo Humano, enquanto a criação ou Exploração de Cães tem o destino hoje em dia a venda para ser inserido numa família, como animal de companhia.
Não vejo porque é que quando se trata da Exploração de Cães, torna-se numa actividade menos Nobre.
Claro que tudo depende da perspectiva
Se vires que um criador Canino explora nem que seja esporadicamente os seus coes com a criação é um facto.
Mas também se pode dizer que uma clínica Veterinária também só sobrevive com o que de pior acontece aos animais, ou seja com o mal destes.
É sem dúvida perverso afirmar isso, como o é dizer, que criar e vender cães é indigno.
Pois ambos vivem ou fazem negócio á custa dos animais. E qual é o problema!!!
Atenção eu estou a ter a coragem de focar este assunto também porque estou à vontade para falar, pois não vivo á custa dos cães, pois trabalho numa empresa doa 9:00 Am ás 6:30 Pm, e não tem nada a ver com a actividade canícula e nas minhas horas vagas dedico-me á criação, pena é que não tenha mais tempo para poder levar ainda mais a sério, e se fosse viável em termos económicos posso-te dizer que me dedicava de corpo e alma á criação dos Dogues.
O que estamos de acordo de certeza é que nem tudo na vida tem um preço,
Como tal, não só se deve, mas como também, tem de se ser sério.
Quem vende tem obrigações e deveres e claro não pode fugir das suas responsabilidades.
Não entendo por isso qual o problema de publicitar um vídeo que quer queiramos quer não para alem de ser uma excelente ferramenta de marketing á comercialização da ninhada em questão posta da “Arca”, para alem disso é de facto comovente para quem vê (podendo aprender algo com isso), mesmo até despertar ao gosto pela criação.
Mas tu achas isso condenável??, mas sabes tão bem como eu que publicitas por exemplo o teu site as tuas ideias crenças, ideias até mesmo camisolas (da oficina) e fóruns num quando estás no outro também é um processo de venda ou publicidade.
Atenção que não te digo isso em tom de critica ou em cinismo. – Não! digo-te isso porque é normal por onde passamos deixamos ficar uma imagem (vendemos nem que seja a nossa imagem). Por Exemplo há pessoas, que muito respeito e mais concordo totalmente que o façam e encorajo para que continuem, a aconselhar, a opinar e falarem de profilaxias, doenças etc. e outros assuntos de veterinária, por muito que não seja a sua intenção acaba por publicitar o sua profissão ou mesmo o seu Hospital Veterinário, é inevitável que tal aconteça, mesmo que seja “um mal menor” para o bem que fez Mas isto só para dizer que é normal, isso acontecer o que não é normal é criticar alguém que faz publicidade de uma forma até “didáctica”.
Claro que tu como moderador do fórum tens o direito, exprimir, condenar e até retirar ou alterar o tema ou o fórum em si.
Criticas alguns sites de só ter conteúdo de VENDA, bem eu não vejo porque deveria de ter mais que isso!
Eu como Criador não tenho obrigações de ensinar o maneio de criação a quem quer que seja.
A não ser a quem eu quiser, ou então a quem me adquirir um cachorro.
A qualidade e a saúde do animal não é a única coisa que um comprador de um cachorro adquire quando opta por comprar num canil.
Pois deve em principio ter um acompanhamento contínuo, ao longo do tempo e da experiência (muita ou pouca do seu criador) posta á sua disposição para que possa educar e servir da melhor forma o seu animal.
Não digo que eu é que tenho razão, mas como criador e atenção falo como criador, não acho que tenho mais obrigações que essas.
Repito mais uma vez! Talvez esteja errado na minha abordagem, mas não devo ser só eu a pensar assim (ex: Terres de La Rairie, La Benjamine, Garaba, Iskandar, Castello delle Rocche) só para salientar alguns dos muitos sites, dos mais prestigiados criadores da actualidade, em que o conteúdo é promover, e só, claro, os seu canídeos.
Mas Talvez devesse ser diferente, não digo que não, mas continuo a dizer como criador só ensino o pouco que sei a quem quero, talvez porque sou egotista, egocêntrico, elitista, talvez seja mesmo. Admito que sim.
Admito que podia ensinar muito do que sei por exemplo da genética das cores dos Dogues Alemães, Defeitos de Linhagens nos Dogues e como corrigir alguns desses defeitos, como melhorar a qualidade genética, etc. Admito que podia fazer mais até porque, sou Zootécnico poderia ter mais responsabilidade em o fazer, mas atenção não tenho a obrigação.
Alem do mais sou muitas vezes crítico ao excesso de informação escrita, disponível sem ser filtrada e explicada sem ser administrada e acompanhada por quem sabe, pois interpretar não é fácil e muitas vezes é prejudicial.
Nunca vi ninguém a dizer que não é preciso Professores pois os livros já têm a matéria e basta só ler.
Sei em contrapartida que 90% das pessoas lê o standard ou o estalão de raça (o do Dogue em quase todos os sítios estão desactualizados, a ultima actualização, é a de 2002 e não a de 1995, como muitas vezes vejo e claro tem de ser o da FCI) já acha que sabe tanto ou mais que qualquer Juiz de Raça.
Também gostava de afirmar, que se critica de mais e faz-se de menos.
Existem algumas iniciativas interessantes como foi o fórum da Madame Labrousse, em que interpretou e explicou o Standard de Raça, mas por minha surpresa as muitas pessoas que vi a participarem sem duvidas eram os criadores com provas mais que dadas na criação desde os Franceses, Espanhóis e alguns poucos Portugueses.
Talvez porque os Portugueses sejam Autodidactas e não precisem de aprender nada com essa senhora, nem tem dúvidas, mas se fosse um fórum em vez para aprender fosse para ensinar, não tenho duvida que a sala estaria repleta de mestres Portugueses.
Atenção, não tenhas dúvidas que essa palestra foi um sucesso e com muita gente, mas não como eu gostaria, pois há muita gente que pensa que sabe muito, mas passava realmente a saber em vez de só pensar que sabia.
Em relação á Melhoria da Raça e esclarecimento de tudo que tenha a ver com ela, promover actividades e eventos para dinamizar a raça é obrigação e da responsabilidade do clube de Raça e dos seus sócios, neste caso do DACP e em algumas questões o CPC.
Mas não confundas as essas Obrigações Institucionais com obrigações privadas dos seus membros.
Desculpa mas como o fórum está fechado e como interrogas-te acerca de algumas posições que tomo aqui vai algumas das explicações de forma a que possas compreender.
Pois não posso concordar com situações só porque fica bem ou é cómodo concordar com elas. O meu mundo e a visão que eu tenho da vida “animal” é bastante diferente do teu. Não digo que seja melhor, possivelmente pelo contrário! Na volta deveria ser como tu, mas não sou.
Acredito que serão pessoas como tu que são capazes de mudar muita coisa em questões sensíveis do mundo animal.
Eu tenho uma opinião muito própria sobre os Dogues ou sobre quaisquer animais denominados “domésticos” que de certeza não é tão nobre, ou talvez seja mesmo insensível comparado com a tua corrente (política) animal.
Possivelmente, devido a ter o curso de Engenharia Zootécnica, (talvez por lidarmos e abordarmos, e convivermos com a exploração animal, claro tendo sempre atenção e sensibilização para toda e qualquer preocupação relacionadas com o bem estar animal.
Claro que existem variadas situações de opinião que de certeza a ti te chocariam o meu ponto de vista, e outras situações em que seria eu, a ficar chocado e a não concordar com os teus pontos de vista.
O que é normal, pois a experiência de vida que tenho e a experiência animal que tenho independentemente de ser maior ou menor que a tua é isso sim de certeza totalmente diferente da tua, como tal traz pontos de vistas diferentes.
Eu não acho nem vejo a exploração animal como algo negativo, pelo contrário.
Mesmo Independente da exploração animal em causa.
Estejamos a falar de caninos ovinos caprinos bovinos suínos ou outro tipo de qualquer de espécie animal.
Pois desde que o bem-estar animal esteja assegurado é o que mais importa.
Um exemplo extremo:
É difícil aceitar mesmo para mim, mas tenho que respeitar que haja explorações caninas que o seu destino seja o consumo humano (China), por muito que me custe também. Deve ser o mesmo ponto de vista que um Indiano deve ter se me vir a explorar uma Barrosã ou uma Maronesa e dizer que uma posta dessas vacas autóctones Portuguesas são deliciosas. Um outro exemplo típico é nos gostarmos de Rojões e sabermos que é comum em algumas zonas, nos EUA, serem adoptados como animais de companhia, pior ainda é saber que geneticamente além de ser muito parecido com o ser humano são por vezes mais inteligentes que os canídeos.
Isto só para dizer e afirmar que seja qual for a religião a politica a cultura, há e haverá sempre opiniões divergentes e até opostos, mas é sem dúvida o que é importante é respeitar as opiniões dos outros independentemente se vai ao encontro das nossas ou não.
Acho Graça ao Desconforto Social, em relação de ser desprestigiante e talvez mesmo ser considerado por alguns, “menos digno” a Actividade de Exploração Canina ou Criação Canina como uma forma de negócio.
Arcanjo, se falássemos,
De um Agricultor e da sua exploração animal em regime extensivo, diriam muitas pessoas que isso é que é saúde, dizíamos era de uma actividade que temos que preservar, com risco de desaparecer ou seja uma actividade prestigiante, salutar e admirável.
Mas se analisares verificarás que é uma actividade paralela á canicultura.
A diferença é que os animais que o Agricultor cria ou explora são para abate e posterior consumo Humano, enquanto a criação ou Exploração de Cães tem o destino hoje em dia a venda para ser inserido numa família, como animal de companhia.
Não vejo porque é que quando se trata da Exploração de Cães, torna-se numa actividade menos Nobre.
Claro que tudo depende da perspectiva
Se vires que um criador Canino explora nem que seja esporadicamente os seus coes com a criação é um facto.
Mas também se pode dizer que uma clínica Veterinária também só sobrevive com o que de pior acontece aos animais, ou seja com o mal destes.
É sem dúvida perverso afirmar isso, como o é dizer, que criar e vender cães é indigno.
Pois ambos vivem ou fazem negócio á custa dos animais. E qual é o problema!!!
Atenção eu estou a ter a coragem de focar este assunto também porque estou à vontade para falar, pois não vivo á custa dos cães, pois trabalho numa empresa doa 9:00 Am ás 6:30 Pm, e não tem nada a ver com a actividade canícula e nas minhas horas vagas dedico-me á criação, pena é que não tenha mais tempo para poder levar ainda mais a sério, e se fosse viável em termos económicos posso-te dizer que me dedicava de corpo e alma á criação dos Dogues.
O que estamos de acordo de certeza é que nem tudo na vida tem um preço,
Como tal, não só se deve, mas como também, tem de se ser sério.
Quem vende tem obrigações e deveres e claro não pode fugir das suas responsabilidades.
Não entendo por isso qual o problema de publicitar um vídeo que quer queiramos quer não para alem de ser uma excelente ferramenta de marketing á comercialização da ninhada em questão posta da “Arca”, para alem disso é de facto comovente para quem vê (podendo aprender algo com isso), mesmo até despertar ao gosto pela criação.
Mas tu achas isso condenável??, mas sabes tão bem como eu que publicitas por exemplo o teu site as tuas ideias crenças, ideias até mesmo camisolas (da oficina) e fóruns num quando estás no outro também é um processo de venda ou publicidade.
Atenção que não te digo isso em tom de critica ou em cinismo. – Não! digo-te isso porque é normal por onde passamos deixamos ficar uma imagem (vendemos nem que seja a nossa imagem). Por Exemplo há pessoas, que muito respeito e mais concordo totalmente que o façam e encorajo para que continuem, a aconselhar, a opinar e falarem de profilaxias, doenças etc. e outros assuntos de veterinária, por muito que não seja a sua intenção acaba por publicitar o sua profissão ou mesmo o seu Hospital Veterinário, é inevitável que tal aconteça, mesmo que seja “um mal menor” para o bem que fez Mas isto só para dizer que é normal, isso acontecer o que não é normal é criticar alguém que faz publicidade de uma forma até “didáctica”.
Claro que tu como moderador do fórum tens o direito, exprimir, condenar e até retirar ou alterar o tema ou o fórum em si.
Criticas alguns sites de só ter conteúdo de VENDA, bem eu não vejo porque deveria de ter mais que isso!
Eu como Criador não tenho obrigações de ensinar o maneio de criação a quem quer que seja.
A não ser a quem eu quiser, ou então a quem me adquirir um cachorro.
A qualidade e a saúde do animal não é a única coisa que um comprador de um cachorro adquire quando opta por comprar num canil.
Pois deve em principio ter um acompanhamento contínuo, ao longo do tempo e da experiência (muita ou pouca do seu criador) posta á sua disposição para que possa educar e servir da melhor forma o seu animal.
Não digo que eu é que tenho razão, mas como criador e atenção falo como criador, não acho que tenho mais obrigações que essas.
Repito mais uma vez! Talvez esteja errado na minha abordagem, mas não devo ser só eu a pensar assim (ex: Terres de La Rairie, La Benjamine, Garaba, Iskandar, Castello delle Rocche) só para salientar alguns dos muitos sites, dos mais prestigiados criadores da actualidade, em que o conteúdo é promover, e só, claro, os seu canídeos.
Mas Talvez devesse ser diferente, não digo que não, mas continuo a dizer como criador só ensino o pouco que sei a quem quero, talvez porque sou egotista, egocêntrico, elitista, talvez seja mesmo. Admito que sim.
Admito que podia ensinar muito do que sei por exemplo da genética das cores dos Dogues Alemães, Defeitos de Linhagens nos Dogues e como corrigir alguns desses defeitos, como melhorar a qualidade genética, etc. Admito que podia fazer mais até porque, sou Zootécnico poderia ter mais responsabilidade em o fazer, mas atenção não tenho a obrigação.
Alem do mais sou muitas vezes crítico ao excesso de informação escrita, disponível sem ser filtrada e explicada sem ser administrada e acompanhada por quem sabe, pois interpretar não é fácil e muitas vezes é prejudicial.
Nunca vi ninguém a dizer que não é preciso Professores pois os livros já têm a matéria e basta só ler.
Sei em contrapartida que 90% das pessoas lê o standard ou o estalão de raça (o do Dogue em quase todos os sítios estão desactualizados, a ultima actualização, é a de 2002 e não a de 1995, como muitas vezes vejo e claro tem de ser o da FCI) já acha que sabe tanto ou mais que qualquer Juiz de Raça.
Também gostava de afirmar, que se critica de mais e faz-se de menos.
Existem algumas iniciativas interessantes como foi o fórum da Madame Labrousse, em que interpretou e explicou o Standard de Raça, mas por minha surpresa as muitas pessoas que vi a participarem sem duvidas eram os criadores com provas mais que dadas na criação desde os Franceses, Espanhóis e alguns poucos Portugueses.
Talvez porque os Portugueses sejam Autodidactas e não precisem de aprender nada com essa senhora, nem tem dúvidas, mas se fosse um fórum em vez para aprender fosse para ensinar, não tenho duvida que a sala estaria repleta de mestres Portugueses.
Atenção, não tenhas dúvidas que essa palestra foi um sucesso e com muita gente, mas não como eu gostaria, pois há muita gente que pensa que sabe muito, mas passava realmente a saber em vez de só pensar que sabia.
Em relação á Melhoria da Raça e esclarecimento de tudo que tenha a ver com ela, promover actividades e eventos para dinamizar a raça é obrigação e da responsabilidade do clube de Raça e dos seus sócios, neste caso do DACP e em algumas questões o CPC.
Mas não confundas as essas Obrigações Institucionais com obrigações privadas dos seus membros.