Corte das Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Afinal, devem de ir a Ring os Dogues de Orelhas Cortadas ou não?

Votação encerrada em terça mar 07, 2006 9:08 am

Nao
10
71%
Sim
4
29%
 
Total de votos: 14
trombone_louco
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda dez 12, 2005 1:35 pm

sexta jan 06, 2006 9:08 am

Ajudem-me lá a dissipar esta duvida.
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta jan 06, 2006 9:19 am

Boas!!

Como não está no estalão..obviamente que não deveriam ser aceites

Arcanjo
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta jan 06, 2006 11:50 am

Claro que devem ir a ringue... a eliminação do corte de orelhas foi meramente por razões políticas, não se prendendo nem com a história ou funcionalidade da raça... e não é por ter as orelhas inteiras ou cortadas que um cão vai ganhar... é mesmo por ter uma boa cabeça...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta jan 06, 2006 12:19 pm

Boas!!

Lamento...mas quase todas as decisoes hoje em dia são politicas, algumas são de interesses..e poucas de benificiação..mas a maior parte politicas.

Na verdade um cão com boa cabeça ganha, tenha ele orelhas inteiras ou cortadas, mas garanto-te (ja te provei isso com o photoshop) que a mesma cabeça de um cão tem uma leitura completamente diferente com orelhas cortadas. Alias se fosse por uma questão funcional as orelhas cortadas tinham todo o meu apoio pois esse é realmente o seu objectivo, ora acontece que a maior parte dos Criadores estão a criar Animais de Companhia...sendo assim um contrancenso cortar, pois os motivos são meramente esteticos e nada se prendem à historia recente da raça, pois simplesmente estão-se cag***do para isso, se fosse uma questão apenas de Lei do País tal como disse o Lier no outro post, essa mesma lei deveria aplicar-se ao Dobermann la na Alemanha, não o é simplesmente porque está discrito no estalão o corte das mesma...no Dogue não está...já esteve.

A meu ver actualmente existem 3 motivos pro corte das orelhas,

1º Evidenciar uma boa cabeça, tornando-a melhor
2º Disfarçar defeitos nas orelhas naturais
3º Por motivos claramente estéticos..cortam porque gostam

Quanto aos motivos de saúde, ainda hoje ninguem me provou que o corte evita otites e outros problemas...à ate quem diga que uma orelha inteira está mais protegida

Arcanjo
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta jan 06, 2006 12:33 pm

Mas não és tu o tal que tenciona recuperar o Dogue funcional? não vamos à Russia este ano buscar duas cadelas para ti de linhas de caça grossa? e o corte nos cães de agarre é funcional, mais do que a questão de saude, é uma protecção, pois as orelhas são um alvo fácil e frágil se forem de abano... já agora, nunca tive uma otite nos AmStaffs (todos de orelhas cortadas), tive algumas nos Filas (por cortar, corte proibido no estalão, praticado no cão de trabalho com o gado, na minha opinião devia-se cortar), curiosamente nunca tive nos setters nem no cão de gado... e nos Dobemanns tive algumas otites naqueles que tiveram orelhas por cortar...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta jan 06, 2006 12:39 pm

Boas!!

Exactamente Casadiscaes...esse é mesmo o Objectivo criar cães funcionais... :)

Mas este assunto nada tem a ver com isso hehehehe...até porque por motivos esteticos sou Claramente contra e nem me teria insurgido se não fosse esse o caso...como sabes...hehehe o que tu queres sei eu bem...

Arcanjo
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

sexta jan 06, 2006 12:40 pm

Deixando as questões "filosóficas" para os outros...

Na minha opinião, pela interpretação que faço do estalão, o corte não está previsto.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

sexta jan 06, 2006 1:55 pm

Eu penso que se o estalão previsse o corte, teria que fazer uma descrição das orelhas cortadas.

Se se interpretar que o estalão admite o corte, por omissão, não o descrevendo, então, se eu aparecer numa expo, com um dogue, com um corte de orelhas à Fila de S.Miguel, isso não deverá ter qualquer influência no julgamento final.
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

sexta jan 06, 2006 5:55 pm

Bullie Escreveu: Deixando as questões "filosóficas" para os outros...

Na minha opinião, pela interpretação que faço do estalão, o corte não está previsto.
Eu apesar de os achar lindos de orelhas cortadas, não posso deixar de concordar com isto 8)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
trombone_louco
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda dez 12, 2005 1:35 pm

sábado jan 07, 2006 2:33 pm

Boas tardes...

Ao contrario do que muitas pessoas possam pensar o corte das orelhas infelizmente influencia muito as decisoes dos Juises, da forma como o Arcanjo descreveu, e ainda tem mais, ao efectuarem o corte das orelhas para expor melhor a cabeça do Dogue, eles eliminam a Barbela, ou reduzem-na parcialmente.

Ai sim a cabeça fica muito mais exposta, deixando ver somente as coisas boas... Pois a tal barbela não é qualidade, mas sim defeito...

E se me permitem todos os cães bem tipados, com uma boa Beiça, uma cabeça paralela, sem o tal corte das orelhas, todos eles tem barbela, mesmo que não seja muita mas tem sempre, já os mesmos cães com corte de orelhas, a barbela foi agarrada ao restante das orelhas que lhe foi tirado.

E agora venha alguem me dizer que isto tuda não tem influencia num resultado?


É pena que assim seja, mas temos que lidar com estas excepções...

Obrigado pela vossa colaboração...
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

segunda jan 09, 2006 9:03 am

trombone_louco Escreveu:E se me permitem todos os cães bem tipados, com uma boa Beiça, uma cabeça paralela, sem o tal corte das orelhas, todos eles tem barbela, mesmo que não seja muita mas tem sempre, já os mesmos cães com corte de orelhas, a barbela foi agarrada ao restante das orelhas que lhe foi tirado.
Também vai ter ectropion... e não estou a ver nenhum veterinário a operar isso... :roll:

Já estamos a cair no domínio da ficção ciêntifica, até porque a operação para remoção da barbela é independente da do corte de orelhas... e sim, já conheci alguns cães operados à barbela, e não, nenhum deles m dogue alemão...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
trombone_louco
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda dez 12, 2005 1:35 pm

segunda jan 09, 2006 11:19 am

Bom dia antens de mais.

Sr.º Gonsalo, permita-me discordar, mas olhe que disfarçar a barbela, não é uma coisa assim tão fora do normal nos Dogues.



E as pessoas sabem que é verdade.
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

segunda jan 09, 2006 2:40 pm

repetida
Última edição por susanalapa em segunda jan 09, 2006 3:47 pm, editado 1 vez no total.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

segunda jan 09, 2006 2:41 pm

casadiscaes Escreveu:
trombone_louco Escreveu:E se me permitem todos os cães bem tipados, com uma boa Beiça, uma cabeça paralela, sem o tal corte das orelhas, todos eles tem barbela, mesmo que não seja muita mas tem sempre, já os mesmos cães com corte de orelhas, a barbela foi agarrada ao restante das orelhas que lhe foi tirado.
Também vai ter ectropion... e não estou a ver nenhum veterinário a operar isso... :roll:

Já estamos a cair no domínio da ficção ciêntifica, até porque a operação para remoção da barbela é independente da do corte de orelhas... e sim, já conheci alguns cães operados à barbela, e não, nenhum deles m dogue alemão...
Mas estás-te a referir à operação do ectropion ou da barbela, Gonçalo? :?

E quanto à barbela, com a coleira bem posicionada, é bem fácil disfarçá-la.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
trombone_louco
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda dez 12, 2005 1:35 pm

segunda jan 09, 2006 3:29 pm

Boa tarde Susana,

pois dizes bem disfarçar, mas se for um juiz picuinhas não há nada a fazer...


enquando os outros ja disfarçados pela "Natureza do corte", não tem que disfarçar mais nada, nem o juiz podera dizer seja o que for...


Bem, mas não podemos dizer nada, temos que viver com o que temos...
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”