Corte das Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Afinal, devem de ir a Ring os Dogues de Orelhas Cortadas ou não?

Votação encerrada em terça mar 07, 2006 9:08 am

Nao
10
71%
Sim
4
29%
 
Total de votos: 14
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quinta jan 26, 2006 10:21 am

Imagem
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta jan 26, 2006 12:57 pm

Boas!!

Como eu disse em cima...não era bem esse o tema da discusão, seja como for, sim a lei não permite o corte seja em que estalão for, alias nos proprios estalões não existe obrigatoriedade no corte (nos estaloes onde é permitido) logo nunca estarão contra o estalão e consequentemente contra a lei.


Arcanjo
Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta jan 26, 2006 2:40 pm

teste...parece bruxedo..sorry mas esta mensagem está aqui porque se eu a tirar fora..so aparece até à pagina 4...

Arcanjo
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo jan 29, 2006 1:24 am

Não tem sentido existirem criadores de dogues alemães a anunciarem em revistas ninhadas de animais cou ou sem orelhas cortadas à vontade do freguês. Lei é lei. Efectivamente poucos a cumprem e quem a cumpre acaba por ser prejudicado em julgamentos. Eu gosto mais de cães com orelhas cortadas mas isso não implica que ache correcto ir contra a lei... a lei pode ser dura, pode parecer injusta,mas é a lei.

Por ordem de ideias aqui dita, a lei seira o que queremos e não é assim.
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

domingo jan 29, 2006 3:44 pm

VascoV Escreveu: Eu gosto mais de cães com orelhas cortadas mas isso não implica que ache correcto ir contra a lei... a lei pode ser dura, pode parecer injusta,mas é a lei.
Eu também penso da mesma forma. Concordo que eles ficam magnificos de orelhas cortadas, muito mais que de orelha inteira, mas a lei e o estalão são para ser cumpridos...é para isso que eles existem e não para ser adaptados ao bel-prazer das pessoas.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

terça fev 07, 2006 4:28 am

Primeiro que tudo trombone_louco esqueceu-se de se identificar intencionalmente ou não.

Agora vamos aos disparates e ofensas insinuações maldosas da parte do senhor.
trombone_louco Escreveu: Em relação a questão em si, eu não estou a ver quando é que esto vai ser mesmo cumprido, pois eu não sei como é que um Juiz, vai dexar de julgar um cão porque este se encontra com as orelhas Mutiladas, quando é ele próprio que o faz, alem de tirar partido dos rendimentos monetários, ainda consegue embelezar os seus cães e disfarçar pequenos defeitos...
Quer dizer você acusa que a lei não é cumprida porque determinado criador, juiz corta orelhas e acha isso normal?!? E ainda acusa que outro motivo é este ganhar dinheiro à conta disso??? Você pensa que cortar orelhas é tipo aborto em vão de escadas mas está muito enganado. A sua ignorância chega para não perceber os custos em medicamentos e afins tal como o trabalho que dá.

Em relação ao que você diz que eu fiquei aborrecido por ter falado no meu cão eu nem sequer lhe ligo. Mas quando quiser relatar a exposição da batalha não se esqueça que a exposição não acaba na raça! E o meu cão concorreu e com muitos outros cachorros! Deixe-se de aldrabices e vigarices.

Mais um lembrete, identifique-se, não se faça de esquecido! Deixe de se esconder atrás desse embuce para dizer as barbaridades constantes.
JFani
Mensagens: 6
Registado: terça nov 04, 2008 1:26 pm

sexta mar 13, 2009 7:51 pm

Realmente este tópico é pertinente...se a lei existe por algum motivo é, agora será que está a ser cumprida à risca? Não me parece...
Quando trouxe o Igor para casa, sinceramente o corte das orelhas era quase uma obrigatoriedade, pois a ideia que tinha do Dogue Alemão e da sua imponência passava muito pelas orelhas "amputadas", mas estava errada. Felizmente optei por não o fazer, uma vez que me apercebi da despesa, do trabalho e do próprio sofrimento que causa ao animal, digam o que disserem...muitas vezes o que parece simples acaba por dar uma carga de trabalhos, podem os pontos saltar ou infectar, e nao há qualquer garantia de que o resultado final seja o esperado! Parece-me que as unicas pessoas que lucram no meio disto tudo sao mesmo os veterinários que o fazem! Não acho que tenhamos o direito de mutilar os animais em prol da nossa vaidade! E o meu menino continua lindo de orelhas caídas..! :wink:
<p>"N&atilde;o era um c&atilde;o como os outros. Era um c&atilde;o rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de n&oacute;s, o nosso c&atilde;o, ou mais que o nosso c&atilde;o, um c&atilde;o que n&atilde;o queria ser c&atilde;o e era c&atilde;o como n&oacute;s."
</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado mar 14, 2009 9:16 am

JFani Escreveu: Parece-me que as unicas pessoas que lucram no meio disto tudo sao mesmo os veterinários que o fazem! :
Comentários destes além de injustos são deveras infelizes.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
JFani
Mensagens: 6
Registado: terça nov 04, 2008 1:26 pm

sábado mar 14, 2009 11:36 am

TheGreatDane Escreveu:
JFani Escreveu: Parece-me que as unicas pessoas que lucram no meio disto tudo sao mesmo os veterinários que o fazem! :
Comentários destes além de injustos são deveras infelizes.
Não vejo injustiça nenhuma no comentário que fiz...é um facto que para o animal as vantagens não são muitas, antes pelo contrário, mas se fui ofensiva peço desculpa :wink:
<p>"N&atilde;o era um c&atilde;o como os outros. Era um c&atilde;o rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de n&oacute;s, o nosso c&atilde;o, ou mais que o nosso c&atilde;o, um c&atilde;o que n&atilde;o queria ser c&atilde;o e era c&atilde;o como n&oacute;s."
</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo mar 15, 2009 6:43 pm

É infeliz pois dá a ideia de que os veterinários magoam animais para lucro. Antes de mais a lei proíbe o corte de orelhas há já alguns anos, quem o faz fá-lo de forma ilegal e muitas vezes não são médicos mas sim os próprios pseudo-criadores.

Mas antes disso tudo o corte de orelhas estando no estalão e não sendo ilegal era normal e até desejável. Negá-lo seria negar a evolução da raça pois o Dogue Alemão não foi criado para estar no sofá e isso vale
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 15, 2009 9:53 pm

JFani, o GD já disse tudo. Inicialmente as orelhas dos DA eram cortadas não por motivos estéticos e sim porque a raça era usada em caça grossa e os javalis encurralados despedaçavam as orelhas dos animais. Ao longo do tempo passou a ser feito por costume e por estética, hoje em dia é uma prática banida do nosso país, embora continue a ser feita não por veterinários mas sim por curiosos, criadores da treta e pelos próprios donos.
Nunca viu um pitbull com as orelhas cortadas á faca? Eu já, por isso é que acho que a prática devia ser feita única e exclusivamente por veterinários com assepsia, anestesia e cuidados.
No entanto, não o faria a nenhum dos meus cães, gosto da orelha natural e também acho que é um procedimento desnecessário.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

segunda mar 16, 2009 2:16 am

Boa noite.
Um tópico antigo e uma questão controversa. Existe como é óbvio várias pessoas ainda a efectuar esta cirurgia, agora depende do dono procurar quem o faça nas devidas condições médicas com a preocupação na saúde e bem-estar do cachorro.
Esta cirurgia tem uma recuperação rápida, no entanto o que leva muito tempo são os pensos para que as orelhas fiquem de pé, estes deverão ser feitos apenas na altura em que a orelha está totalmente cicatrizada sendo estes apenas o suporte para que a orelha fique levantada e não por qualquer motivo de saúde ou recuperação do corte.
É importante saber opiniões e tentarmos defender o nosso ponto de vista, não sendo esse o motivo porque aqui escrevo o que tento, é advertir para quem decidir cortar orelhas. Este procedimento apenas é possível em tenra idade, é um risco para a saúde do cachorro visto que para esta cirurgia ser feita em condições dignas é necessário anestesia o que implica directamente algum risco. Os pensos para que as orelhas fiquem de pé demoram alguns meses, poderão em alguns casos demorar 9 10 e mais meses de pensos que deverão ser feitos com uma regularidade quase diária e um acompanhamento constante. Por diversas vezes estes procedimentos acabam por não resultar ficando as orelhas sem conseguir levantar, então fica o nosso cão com orelhas cortadas e semi-pendulares ou seja, esteticamente muito pior do que tivéssemos optado por não cortar. O corte pode não ficar bem feito, pode o nosso cão ficar com as orelhas curtas demais ou compridas, pode ficar com uma orelha maior que a outra etc.
Finalizando para quem ponderar cortar, pense que antes de mais há a questão de saúde do próprio cachorro, a questão monetária da cirurgia e despesas com os pensos, há a questão do corte não ficar bem feito, a questão de tempo e trabalho para acompanhar todo este processo nos meses que leva, a questão da tendência que é sempre para deixar de haver exemplares de orelhas cortadas.
Cumprimentos, Tiago Filipe Fernandes.
JFani
Mensagens: 6
Registado: terça nov 04, 2008 1:26 pm

segunda mar 16, 2009 11:40 am

Olá!
Dinodane sim eu sei que antigamente o corte tinha um motivo para ser feito, mas hoje em dia os Dogues já não são utilizados para esse fim, portanto acho dispensável que se continue a fazer o corte das orelhas por razões meramente estéticas...e atenção, eu adoro ve-los com elas cortadas, simplesmente como referi antes e como o Tiago confirmou, acarreta uma série de inconvenientes e sofrimento para o próprio animal...quase todas as pessoas que conheço que amputaram as orelhas aos seus cachorros, na altura devida, nas condições adequadas e por pessoas experientes, tiveram sempre algum tipo de complicação, já para não falar da despesa e do incómodo que causa ao cães.
Infelizmente também sei que continuam a haver por aí muitos carniceiros, já tive um pitbull, que preferi uma vez mais deixar de orelha inteira, mas tenho conhecimento dessa triste realidade.
TheGreatDane, a ser feito, realmente é preferível que seja por alguem qualificado, conheço pessoas que vao a Espanha a veterinários, daí o meu comentário acerca do lucro dos mesmos...não quis atacar ninguem, muito menos os próprios vets, até porque estou a estudar para auxiliar de clinica veterinária (hehe), simplesmente não vejo grandes vantagens para os nossos meninos, só isso.
Espero que não me tenham interpretado mal!
:)
<p>"N&atilde;o era um c&atilde;o como os outros. Era um c&atilde;o rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de n&oacute;s, o nosso c&atilde;o, ou mais que o nosso c&atilde;o, um c&atilde;o que n&atilde;o queria ser c&atilde;o e era c&atilde;o como n&oacute;s."
</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta mar 19, 2009 12:53 am

JFani Escreveu: até porque estou a estudar para auxiliar de clinica veterinária (hehe), !
:)
Se está a pagar para essse estudo, desista. Não a vai ajudar a ser melhor paga nem a ser colocada mais rapidamente.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
JFani
Mensagens: 6
Registado: terça nov 04, 2008 1:26 pm

terça mar 24, 2009 11:51 am

TheGreatDane Escreveu:
JFani Escreveu: até porque estou a estudar para auxiliar de clinica veterinária (hehe), !
:)
Se está a pagar para essse estudo, desista. Não a vai ajudar a ser melhor paga nem a ser colocada mais rapidamente.
Como...? Mas que raio de conselho é esse? Desista? (editado pela moderação)
1º Se estou a pagar ou não, é um assunto que só a mim diz respeito, 2º é bom ter incentivos deste género, 3º nunca na vida ia desistir de alguma coisa que quero fazer pelo simples facto de ser melhor ou pior paga, não são meia duzia de patacas que vão fazer grande diferença, quando o que quero mesmo é trabalhar na área que gosto...4º (editado pela moderação).

Venho aqui dar a minha opinião acerca deste tópico (acho que é para isso que o forum serve), justifico o meu comentário para que nao seja mal interpretado e para que não seja visto como um ataque...e já estou a levar com bocas acerca do curso que estou a tirar? Ainda por cima desencorajadoras...Enfim...Desisto e fico-me por aqui!
Até um dia...
<p>"N&atilde;o era um c&atilde;o como os outros. Era um c&atilde;o rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de n&oacute;s, o nosso c&atilde;o, ou mais que o nosso c&atilde;o, um c&atilde;o que n&atilde;o queria ser c&atilde;o e era c&atilde;o como n&oacute;s."
</p>
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”