Página 1 de 2

Estalão da raça DOGUE ALEMÃO

Enviado: quinta set 27, 2007 12:22 pm
por dinodane
Boas.

Porque não o encontrei neste fórum, aqui deixo para v. consulta e / ou informação o STANDARD / PADRÃO da nossa raça preferida, o DOGUE ALEMÃO:



Tradução do Estalão nº 235 da F.C.I - Federation Cynologique International

Versão de 10.04.2002

DEUTSCH DOGGEN

(Dogue Alemão)

ORIGEM : Alemanha.

UTILIZAÇÃO : Cão de Guarda e Protecção, Cão de companhia.

CLASSIFICAÇÃO FCI : Grupo 2 Cães tipo Pinscher Schnauzer - Molossoides - Cães tipo montanha, Boieiros Suiços e outras raças.

Secção 2.1 Molossoides do tipo Dogue.

Sem prova de trabalho.

BREVE RESUMO HISTÓRICO

Consideram-se como antepassados do actual Grand Danois o antigo "Bullenbeisser" assim como os "Hatz und Saurüden (cães de caça ao javali) que se situavam entre os poderosos mastim inglês e um lebrel ágil e rápido. O termo "Dogue" foi-lhes aplicado por serem cães grandes e fortes que não pertenciam necessariamente a una raça em particular. Mais tarde, foram utilizados nomes especiais tais como "Ulmer dogue", "Dogue Inglês", "Cão Danês" "Hatzrüde", "Saupacker" e "Gran Cão", definindo diferentes tipos de cão de acordo com a côr e tamanho. No ano de 1878 foi criada em Berlim uma comissão composta por sete membros, que eram criadores activos e juízes sob a presidência do Dr. Bodinus, que tomou a decisão de reunir todas as variedades mencionadas no conceito "Deutsche Doggen" (Dogue Alemão).

De esta forma se gerou uma base para criar uma raça alemã independente. No ano de 1880, durante uma exposição decorrida em Berlim, foi estabelecido o primeiro estalão para o Dogue Alemão. Este foi controlado pelo "Deutscher Doggen-Club 1888 e.V" e alterado algumas ao longo dos anos. A versão actual define o modelo da FCI.

APARÊNCIA GERAL : O Grand Danois possui na sua aparência aristocrática uma estrutura grande e bem dotada, orgulho, força e elegância. A sua harmonia a sua aparência, as suas linhas bem proporcionadas como também a sua cabeça notavelmente expressiva impressiona o observador como uma estátua nobre. É o Apolo dentro das raças caninas.

PROPORÇÕES IMPORTANTES : A sua estrutura é quase quadrada, particularmente nos machos. É comprido de corpo.

(desde a ponta do esterno até ao final da retaguarda) deve ser igual a à altura a da cruz; não excedendo 5 % nos machos e 10 % nas fêmeas.

TEMPERAMENTO / COMPORTAMENTO : É amável, carinhoso e devoto para com os seus donos, especialmente com crianças. É reservado com estranhos. Pretende-se que seja seguro de si mesmo, não temeroso, fácil de guiar, um companheiro dócil e de família. Deve possuir uma grande resistência a qualquer provocação e não deve ser agressivo.

CABEÇA
REGIÃO CRANIANA
Crânio: Em perfeita harmonia com a sua aparência geral. É longo, estreito, bem marcado, muito expressivo e suavemente cinzelado (especialmente a zona por debaixo dos olhos). Sobrolhos desenvolvidos mas sem relevo significativo. A distância desde a ponta do nariz ao stop e desde o stop até à saliência occipital levemente definida deverá ser a mesma na medida do possível. A linha superior da cana nasal deve ser paralela com a linha superior do crânio. Vista de frente a cabeça deve parecer larga e a cana nasal larga sem excesso na definição dos músculos nasais. Depressão naso-frontal (Stop) : Bem definida.

REGIÃO FACIAL

Trufa : Bem desenvolvida, mais larga que redonda com orifícios nasais bem abertos. Deve ser de cor negra, com excepção da variedade Arlequim (manchas brancas e negras). Nestes últimos é desejável um nariz negro, no entanto toleram-se pigmentações em mariposa (parcialmente pigmentado) ou de cor carne. Na variedade Azul, a trufa é de cor antracite (preto diluído).

Focinho: Profundo e se possível rectangular. Bordo dos lábios bem definidos. Lábios com pigmentação escura. Na variedade Arlequim são tolerados lábios com pigmentação parcial ou de cor carne.

Mandíbulas/Dentes: Maxilares largos e bem desenvolvidos. Mordida em tesoura forte. Dentição sã e completa (42 dentes de acordo a formação dental habitual.)

Olhos: Medianamente grandes, com uma expressão viva amável e inteligente, preferencialmente escuros, em forma de amêndoa, com pálpebras bem aderentes. Na variedade Azul permite-se uma coloração mais clara dos olhos. Na variedade Arlequim toleram-se olhos claros ou mesmo de cor distinta entre eles (anisocromía).

Orelhas: De inserção alta, caídas por natureza, de tamanho médio. Os bordos frontais pendem junto às maxilas.

PESCOÇO : Longo, seco, musculoso. Inserção bem formada afunilando levemente até à cabeça com uma linha arqueada. Porte erguido com uma leve inclinação para diante.

CORPO
Cruz: É o ponto mais alto do corpo. É formada pela parte mais alta das espáduas e estende-se para além das saliências vertebrais

Dorso: Corta e firme numa linha quase recta com um imperceptível final atrás.

Lombo: Ligeiramente arqueado, largo, com boa musculatura.

Garupa: Larga, com forte musculatura, ligeiramente caída desde o sacro até à inserção da cauda com a qual se funde imperceptivelmente.

Peito: Segue até à articulação dos cotovelos. As costelas bem arqueadas estendem-se bem para trás. O tórax de boa amplitude com ante-peito bem definido.

Linha inferior : Ventre retraído até à parte posterior, formando uma linha curva moderada com a porção inferior do tórax.

CAUDA : Deve chegar à articulação tíbio tarsiana. De inserção alta e larga afunilando uniformemente até à ponta. Em repouso aponta para baixo formando uma curva natural. Quando o cão está excitado ou em movimento, eleva-se ligeiramente em forma de sabre mas sem ultrapassar a linha dorsal. Não é desejável a presença de pelo grosso por baixo da cauda.

EXTREMIDADES
MEMBROS ANTERIORES

Ombros: Possuem uma forte musculatura. A espádua larga e inclinada forma um ângulo de aproximadamente 100º a 110º com o braço.

Braço: Forte e musculoso, junto ao corpo, deveria ser um pouco mais largo que a espádua.

Cotovelos: Sem desvios, nem para dentro nem para fora.

Antebraço: Forte, musculoso. Visto de frente e de costado totalmente recto.

Articulação do radiocarpiano: Forte, estável, distingue-se muito pouco da estrutura do antebraço.

Metacarpo: Visto de frente, forte e recto. De perfil, mostra uma inclinação muito leve para diante.

Pés anteriores: Redondos, bem arqueados com dedos bem juntos (pé de gato). Unhas curtas, fortes, o mais escuras possíveis.

MEMBROS POSTERIORES : O esqueleto completo está coberto por músculos fortes que tenham um aspecto largo e redondo. As extremidades posteriores estão bem anguladas e fortes. Vistas de trás são paralelas às extremidades anteriores.

Coxas : Largas, muito musculadas.

Tarsos: Fortes, colocadas em forma quase vertical por baixo da articulação da perna.

Pernas : Largas, aproximadamente da mesma largura que as coxas. Com musculatura desenvolvida.

Articulação tibio-tarsiana (Corvejão) : Forte, estável, sem desvios nem para fora nem para dentro.

Metatarso: Curto, forte, quase perpendicular ao chão.

Pés posteriores: Redondos, bem arqueados com dedos bem juntos (pé de gato). Unhas curtas, fortes, o mais escuras possível.

MOVIMENTO : Harmonioso, ágil, cobrindo muito terreno, levemente elástico. As extremidades observadas tanto de frente como por detrás devem mover-se em forma paralela.

PELE : Justa, bem pigmentada em cães com cores sólidas. Na variedade Arlequim a distribuição do pigmento geralmente corresponde às manchas brancas.

PELAGEM

PELO : Muito curto, liso, apanhado e de aparência brilhante.

COR : O Dogue Alemão cria-se em 5 variedades independentes: Dourado, Tigrado Arlequim Azul e Preto.

Dourado: Dourado pálido até Dourado intenso. É desejável uma máscara negra. Não são desejáveis pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.

Tigrado: Cor base dourado pálido até dourado intenso com riscas negros regulares e claramente visíveis na direcção das costelas. É desejável uma máscara negra Não são desejáveis pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.

Arlequim (Manchas brancas e pretas também chamados "Tigerdoggen"): Cor base branco puro se possível uniforme. Manchas pretas irregulares, bem distribuídas por todo o corpo. Não são desejáveis manchas cinzentas ou pardas.

Pretos: Azeviche, permitem-se marcas brancas. Inclui-se aqui o Mantle em que a cor preta cobre o corpo em forma de manto mas o focinho, o peito, ventre, as pernas e a ponta da cauda podem ser brancas, como também os exemplares de cor base branco e grandes manchas pretas.

Azul : Cor azul aço escuro, permitindo-se marcas brancas no peito e nos pés.



TAMANHO

Altura à Cruz : Machos : pelo menos 80 cm.

Fêmeas : pelo menos 72 cm.

FALTAS : Qualquer desvio dos critérios atrás mencionados se considera como falta e a gravidade desta depende do grau de desvio do estalão.

Aparência Geral: Características sexuais não definidas, falta de harmonia. Demasiado leve ou demasiado tosco.

Carácter: Falta de segurança em si mesmo, nervoso, provoca-se facilmente.

Cabeça; Falta de paralelismo entre as linhas superiores da cana nasal e do crânio; cabeça de "maça" ou cabeça em forma de cunha. Stop pouco desenvolvido; músculos das narinas fortemente desenvolvidos.

Focinho: Pontiagudo, falta de lábios ou lábios que caem demasiado. Cana nasal côncava, convexa (romana, caída) ou aquilina.

Mandíbulas/Dentes: Qualquer desvio de uma dentição completa (só a ausência dos PM1 no maxilar inferior pode ser tolerada); a posição irregular de incisivos individuais na posição de mordida bem cerrada. Dentes demasiado pequenos.

Olhos: Pálpebras caídos, conjuntivas muito vermelhas. Olhos claros, penetrantes ou de cor âmbar. Olhos de cor azul agua ou dois olhos cor diferente (anisocromía). Olhos demasiado separados ou rasgados, protuberantes ou fundidos.

Orelhas: Com inserção muito alta ou muito baixa. Separadas em forma oblíqua ou descansando planas sobre as maxilas.

Peito: Curto, grosso, pele demasiado solta ou justa.

Dorso: Dorso fundida, arqueada ou demasiado larga. Linha dorsal ascendente até trás.

Garupa: Fortemente caída ou completamente horizontal.

Cauda: Demasiado grossa, demasiado curta ou demasiado larga. Inserção muito baixa ou muito alta sobre a linha dorsal. Forma de gancho ou cauda enroscada, assim como cauda desviada para os lados. Cauda engrossada na ponta ou que tenha sido cortada.

Peito : Costelas planas ou em forma de barril. Falta de largura ou profundidade de peito. Esterno demasiado pronunciado.

Linha inferior : Linha de ventre não suficientemente elevada. Mamas que não se tenham retraído o suficiente.

Membros anteriores: Angulação insuficiente. Ossos leves, músculos débeis. Postura não vertical.

Ombros: Soltos, sobrecarregados. Colocação demasiado vertical das escápulas.

Joelhos: Soltos, desviados para fora ou para dentro.

Antebraço: Torcido, enganchado por cima do carpo.

Articulação radio-carpiana: Engrossada, demasiado flexível, nodosa.

Metacarpo: Em posição muito inclinada ou muito vertical.

Membros posteriores: Angulações muito abertas ou muito fechadas. jarretes de vaca. Postura demasiado estreita ou extremidades arqueadas.

Curvilhão: Enganchado, instável.

Pés: Planos, de forma alargada, dedos separados. Presunhos.

Movimento: Abarca muito pouco terreno, acção restrita. Passo de ambladura frequente ou constante. Falta de coordenação entre a acção dianteira e traseira.

Pelo: Dupla pelagem Stockhaar, pelagem mate.

Cor : Dourado : Dourado grisalho, Dourado azulado, creme, ou Dourado sujo.

Tigrado : Cor base azul prateado ou creme. Manchas tigradas descoloridas.

Arlequim: Cor básico azul grisalho. Manchas grandes em grande parte de cor dourado-grisalho ou azul-grisalho.

Negro: Cor dourado-negro, pardo-negro ou azul-negro.

Azul: Cor azul amarelado ou azul-negro.

FALTAS GRAVES

Carácter : Timidez.

Mandíbulas/Dentes : Dentição em pinça.

Olhos : Entropio, ectropio.

Cauda : Dobrada.



FALTAS ELIMINATÓRIAS

Carácter : Agressividade ou morder por temor.

Trufa: Cor vermelha ou nariz partido.

Mandíbulas / Dentes : Prognatismo, enognatismo e torção do maxilar.

Cor: Dogue alemão de cor dourado ou tigrado com marca branca na frente (lista), anel em forma de colar ao redor do peito, pés brancos ou "calcetas" e a ponta da cauda branca.

Dogue alemão azul com marca branca no focinho, anel em forma de colar branco no peito, pés brancos ou "calcetas" e ponta da cauda branca.

Dogue alemão arlequim de cor branca sem negro (albino), assim como cães surdos. Os chamados tigres da China (Porzellantiger) mostram predominantemente manchas de cor azul grisalho, dourado ou tigrado; os chamados "tigres grises" (Grautiger) têm uma cor básica cinzento com manchas negras (merle).

Altura: Abaixo da altura mínima.


N.B : Os machos devem ter dois testículos de aparência normal completamente descidos no escroto.

(Retirado da página do Dogue Alemão Clube de Portugal www.dacp.pt)

Re: Estalão da raça DOGUE ALEMÃO

Enviado: quarta set 10, 2008 11:46 am
por BigBrother
Ultimamente tenho-me divertido a ver os estalões que andam por aí (mal) traduzidos (e há cada uma ... :lol: ). Já vi piores, mas, de qualquer forma, o que está assinalado a negrito não corresponde ao que vem no estalão ...

dinodane Escreveu: PROPORÇÕES IMPORTANTES : A sua estrutura é quase quadrada, particularmente nos machos. É comprido de corpo.

(desde a ponta do esterno até ao final da retaguarda)
deve ser igual a à altura a da cruz; não excedendo 5 % nos machos e 10 % nas fêmeas.

CABEÇA
REGIÃO CRANIANA
Crânio: Em perfeita harmonia com a sua aparência geral. É longo, estreito, bem marcado, muito expressivo e suavemente cinzelado (especialmente a zona por debaixo dos olhos). Sobrolhos desenvolvidos mas sem relevo significativo. A distância desde a ponta do nariz ao stop e desde o stop até à saliência occipital levemente definida deverá ser a mesma na medida do possível. A linha superior da cana nasal deve ser paralela com a linha superior do crânio. Vista de frente a cabeça deve parecer larga e a cana nasal larga sem excesso na definição dos músculos nasais. Depressão naso-frontal (Stop) : Bem definida.

REGIÃO FACIAL

Focinho: Profundo e se possível rectangular. Bordo dos lábios bem definidos. Lábios com pigmentação escura. Na variedade Arlequim são tolerados lábios com pigmentação parcial ou de cor carne.

Mandíbulas/Dentes: Maxilares largos e bem desenvolvidos. Mordida em tesoura forte. Dentição sã e completa (42 dentes de acordo a formação dental habitual.)

Olhos: Medianamente grandes, com uma expressão viva amável e inteligente, preferencialmente escuros, em forma de amêndoa, com pálpebras bem aderentes. Na variedade Azul permite-se uma coloração mais clara dos olhos. Na variedade Arlequim toleram-se olhos claros ou mesmo de cor distinta entre eles (anisocromía).

Orelhas: De inserção alta, caídas por natureza, de tamanho médio. Os bordos frontais pendem junto às maxilas.

CORPO
Cruz: É o ponto mais alto do corpo. É formada pela parte mais alta das espáduas e estende-se para além das saliências vertebrais

Dorso: Corta e firme numa linha quase recta com um imperceptível final atrás.

Peito: Segue até à articulação dos cotovelos. As costelas bem arqueadas estendem-se bem para trás. O tórax de boa amplitude com ante-peito bem definido.

CAUDA : Deve chegar à articulação tíbio tarsiana. De inserção alta e larga afunilando uniformemente até à ponta. Em repouso aponta para baixo formando uma curva natural. Quando o cão está excitado ou em movimento, eleva-se ligeiramente em forma de sabre mas sem ultrapassar a linha dorsal. Não é desejável a presença de pelo grosso por baixo da cauda.

EXTREMIDADES
MEMBROS ANTERIORES

Ombros: Possuem uma forte musculatura. A espádua larga e inclinada forma um ângulo de aproximadamente 100º a 110º com o braço.

Braço: Forte e musculoso, junto ao corpo, deveria ser um pouco mais largo que a espádua.

MEMBROS POSTERIORES : O esqueleto completo está coberto por músculos fortes que tenham um aspecto largo e redondo. As extremidades posteriores estão bem anguladas e fortes. Vistas de trás são paralelas às extremidades anteriores.

Coxas : Largas, muito musculadas.

Tarsos: Fortes, colocadas em forma quase vertical por baixo da articulação da perna.

Pernas : Largas, aproximadamente da mesma largura que as coxas. Com musculatura desenvolvida.

FALTAS :

Cabeça; Falta de paralelismo entre as linhas superiores da cana nasal e do crânio; cabeça de "maça" ou cabeça em forma de cunha. Stop pouco desenvolvido; músculos das narinas fortemente desenvolvidos.

Mandíbulas/Dentes: Qualquer desvio de uma dentição completa (só a ausência dos PM1 no maxilar inferior pode ser tolerada); a posição irregular de incisivos individuais na posição de mordida bem cerrada. Dentes demasiado pequenos.

Olhos: Pálpebras caídos, conjuntivas muito vermelhas. Olhos claros, penetrantes ou de cor âmbar. Olhos de cor azul agua ou dois olhos cor diferente (anisocromía). Olhos demasiado separados ou rasgados, protuberantes ou fundidos.

Orelhas: Com inserção muito alta ou muito baixa. Separadas em forma oblíqua ou descansando planas sobre as maxilas.


Peito:
Curto, grosso, pele demasiado solta ou justa.
Dorso: Dorso fundida, arqueada ou demasiado larga. Linha dorsal ascendente até trás.

Cauda: Demasiado grossa, demasiado curta ou demasiado larga. Inserção muito baixa ou muito alta sobre a linha dorsal. Forma de gancho ou cauda enroscada, assim como cauda desviada para os lados. Cauda engrossada na ponta ou que tenha sido cortada.


Joelhos:
Soltos, desviados para fora ou para dentro.

Membros posteriores: Angulações muito abertas ou muito fechadas. jarretes de vaca. Postura demasiado estreita ou extremidades arqueadas.


FALTAS ELIMINATÓRIAS

Trufa: Cor vermelha ou nariz partido.
Boas correcções :D

Enviado: quarta set 10, 2008 3:08 pm
por dinodane
http://www.dacp.pt/estalãodaraça.htm

Julgo que esta versão (ilustrada) terá algumas correcções, outras gaffes permanecem... A BB tem razão, um dia dedico-me a traduzir o standard correctamente. :) Por exemplo, na última linha do que citou deveria ler-se fígado e não vermelho...

Entretanto, deixo cá o original da FCI em Inglês:

http://www.fci.be/uploaded_files/235gb2002_en.doc

Enviado: quarta set 10, 2008 3:19 pm
por dinodane
Realmente... lendo bem o texto (e comparando-o com o original) está bastante mal escrito e traduzido. :|

Obrigada BB , hei-de fazê-lo um dia destes, depois venha ler.

Re: Estalão da raça DOGUE ALEMÃO

Enviado: quarta set 10, 2008 8:05 pm
por BigBrother
Isto afinal deu mais trabalho do que parecia à partida, mas aqui vai:



APARÊNCIA GERAL : O Dogue Alemão, pela sua aparência geral, une orgulho, força e elegância com um corpo grande, poderoso e bem construido. Pela sua substância junto com a sua nobreza, aparência harmoniosa, contornos bem proporcionados assim como uma cabeça especialmente expressiva, o Dogue Alemão dá a quem o observa a impressão de uma nobre estátua. É o Apolo dos cães.

PROPORÇÕES IMPORTANTES : Construção quase quadrada, sobretudo nos machos. O comprimento do corpo (desde a ponta do esterno até à ponta das nádegas) não deve exceder a altura ao garrote em mais de 5% nos machos, e 10% nas fêmeas.

TEMPERAMENTO / COMPORTAMENTO : É amável, carinhoso e dedicado aos seus donos, especialmente às crianças. É reservado para com estranhos. Pretende-se que seja seguro de si mesmo, não temeroso, fácil de lidar, um companheiro dócil e cão de família. Deve possuir um limiar de reacção elevado e não deve ser agressivo.

CABEÇA
REGIÃO CRANIANA
Crânio: Em perfeita harmonia com o conjunto. É longo, estreito, bem marcado, muito expressivo, delicadamente cinzelado (especialmente por debaixo dos olhos). Arcadas supra-ciliares bem desenvolvidas mas sem serem salientes. As distâncias desde a ponta da trufa ao stop e desde o stop até à protuberância occipital, que é pouco marcada, devem ser tanto quanto possível iguais. Linhas crânio-faciais paralelas. Vista de frente, a cabeça deve parecer estreita, com a cana nasal tão larga quanto possível. Músculos faciais apenas levemente definidos e nunca salientes.
Depressão naso-frontal (Stop) : Bem definida.

REGIÃO FACIAL
Trufa : Bem desenvolvida, mais larga que redonda com narinas grandes. Deve ser de cor negra, com excepção da variedade Arlequim (manchas brancas e negras). Nestes últimos é desejável um nariz negro, no entanto toleram-se pigmentações em mariposa (parcialmente pigmentado) ou de cor carne. Na variedade Azul, a trufa é de cor antracite (preto diluído).

Focinho: Profundo e tão rectangular quanto possível. Comissuras labiais bem definidas. Lábios com pigmentação escura. Na variedade Arlequim são tolerados lábios com pigmentação parcial ou de cor carne.

Mandíbulas/Dentes: Maxilares largos e bem desenvolvidos. Mordida forte em tesoura. Dentição sã e completa (42 dentes de acordo a fórmula dentária habitual.)

Olhos: de tamanho médio, com uma expressão viva, amável e inteligente. Tão escuros quanto possível, em forma de amêndoa, com pálpebras bem aderentes. Na variedade Azul permite-se uma coloração mais clara dos olhos. Na variedade Arlequim toleram-se olhos claros ou de cor distinta entre eles (anisocromía).

Orelhas: De inserção alta, naturalmente pendentes, de tamanho médio. Os bordos anteriores pendem junto às faces.

PESCOÇO : Longo, seco, musculoso. Bem desenvolvido na ligação ao tronco, afunila levemente até à cabeça. Linha dorsal do pescoço arqueada. Porte elevado com uma leve inclinação para diante.

CORPO
Cruz: É o ponto mais alto do corpo. É formada pelas pontas das espáduas que ultrapassam as apófises espinhosas das vértebras torácicas.

Dorso: Curto e firme, quase rectilíneo, muito ligeiramente oblíquo em direcção à traseira.

Lombo: Ligeiramente arqueado, largo, com boa musculatura.

Garupa: Larga, com forte musculatura, ligeiramente descaída desde o sacro até à inserção da cauda com a qual se funde imperceptivelmente.

Peito: Atinge o nível dos cotovelos. As costelas, de inserção oblíqua, vão até bem atrás. Tórax de boa largura com ante-peito bem definido.

Linha inferior : Ventre retraído até à parte posterior, formando uma linha curva no prolongamento da linha inferior do tórax.

CAUDA : Deve chegar até ao curvilhão. De inserção alta, é larga, afunilando uniformemente até à ponta. Em repouso é pendente com uma curvatura natural. Quando o cão está excitado ou em movimento, é transportada ligeiramente em forma de sabre mas sem ultrapassar marcadamente a linha dorsal. Não é desejável a presença de pelo grosso.

EXTREMIDADES
MEMBROS ANTERIORES

Ombros: Possuem uma forte musculatura. A espádua comprida e inclinada forma um ângulo de aproximadamente 100º a 110º com o braço.

Braço: Forte e musculoso, bem ajustado ao tronco, deve ser um pouco mais comprido que a espádua.

Cotovelos: Sem desvios, nem para dentro nem para fora.

Antebraço: Forte, musculoso. Visto de frente e de lado perfeitamente recto.

Carpo: Forte, estável, distingue-se muito pouco da estrutura do antebraço.

Metacarpo: Forte, recto quando visto de frente. De perfil, mostra uma inclinação muito leve para diante.

Mãos: Redondas, bem arqueados com dedos bem juntos (pé de gato). Unhas curtas, fortes, o mais escuras possíveis.

MEMBROS POSTERIORES : Todo o esqueleto está coberto por músculos fortes que fazem com que a garupa, as ancas e as coxas tenham um aspecto largo e arredondado. Os membros posteriores são bem angulados e fortes. Vistos por trás, os membros posteriores são paralelos aos membros anteriores.

Coxa: Comprida, larga, muito musculada.

Joelho: Forte, colocado praticamente na vertical da articulação coxo-femoral.

Perna: Comprida, de comprimento sensivelmente igual ao da coxa, bem musculada.

Curvilhão: Forte, estável, sem desvios nem para fora nem para dentro.

Metatarso: Curto, forte, praticamente perpendicular ao chão.

Pés: Redondos, bem arqueados com dedos bem juntos (pé de gato). Unhas curtas, fortes, o mais escuras possível.

MOVIMENTO : Harmonioso, ligeiro, cobrindo muito terreno, levemente elástico. Quando observados tanto de frente como por detrás, os membros devem mover-se de forma paralela.

PELE : Justa. Bem pigmentada em cães com cores sólidas. Na variedade Arlequim a distribuição do pigmento corresponde praticamente à das malhas pretas.

PELAGEM

PELO : Muito curto, denso, suave e bem deitado, de aparência brilhante.

COR : O Dogue Alemão cria-se em 3 variedades de cor independentes: Dourado e Tigrado, Arlequim e Preto, e Azul.

Dourado: De dourado pálido até Dourado intenso. É desejável uma máscara negra. Não são desejáveis pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.

Tigrado: Cor de base dourado pálido até dourado intenso com riscas negras tão regulares e claramente distintas quanto possível, paralelas às costelas. É desejável uma máscara negra Não são desejáveis pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.

Arlequim (branco com manchas pretas, também chamados "Tigerdoggen"): Cor de base branco puro, de preferência sem mosqueado. Malhas pretas puras, bem distribuídas por todo o corpo, de contorno recortado. Não são desejáveis malhas parcialmente cinzentas ou fulvas.

Pretos: Azeviche, sendo permitidas malhas brancas. Incluem-se aqui os cães Mantle, em que a cor preta cobre o corpo em forma de manto, podendo o focinho, a garganta, o peito, o ventre, os membros e a ponta da cauda serem brancos, bem como os exemplares "Plattenhunde", em que a cor de base é branco com grandes malhas pretas.

Azul : Cor azul aço puro, permitindo-se marcas brancas no peito e nos pés.

TAMANHO

Altura à Cruz : Machos : pelo menos 80 cm.
Fêmeas : pelo menos 72 cm.

DEFEITOS: Qualquer desvio aos critérios atrás mencionados deve ser considerado como defeito e a sua gravidade deve ser proporcional ao desvio.

Aparência Geral: Características sexuais não definidas, falta de harmonia. Demasiado leve ou demasiado tosco.

Carácter: Falta de auto-confiança, nervoso, baixo limiar de excitação.

Cabeça: Falta de paralelismo entre as linhas crânio-faciais, cabeça de maçã ou cabeça em forma de cunha. Stop pouco marcado; músculos das faces demasiado proeminentes.

Focinho: Pontiagudo, falta de lábios ou lábios demasiado pendulares. Cana nasal côncava, convexa (nariz romano) ou descaida na parte anterior (nariz aquilino).

Mandíbulas/Dentes: Qualquer desvio de uma dentição completa (só a ausência dos PM1 no maxilar inferior pode ser tolerada); posição irregular dos diferentes incisivos, desde que a mordida permaneça correcta; dentes demasiado pequenos.

Olhos: Pálpebras descaídas, conjuntivas muito vermelhas. Olhos claros, penetrantes ou de cor âmbar. Olhos azuis ou olhos de cor diferente (anisocromía) em todas as cores sólidas. Olhos demasiado separados ou rasgados, protuberantes ou afundados.

Orelhas: Com inserção muito alta ou muito baixa. Demasiado afastadas da cabeça ou caindo perfeitamente planas contra as faces.

Pescoço: Curto, grosso, pescoço de cervo, pele da garganta demasiado laxa, barbela

Dorso: enselado, encarpado, demasiado comprido. Dorso mergulhante.

Garupa: Fortemente descaída ou completamente horizontal.

Cauda: Demasiado grossa, demasiado curta ou demasiado comprida. Inserção muito baixa ou transportada demasiado acima da linha dorsal. Forma de gancho ou cauda enroscada, assim como cauda desviada para os lados. Cauda danificada, engrossada na ponta ou amputada.

Peito : Costelas planas ou em forma de barril. Falta de largura ou profundidade de peito. Esterno demasiado pronunciado.

Linha inferior : Linha de ventre não suficientemente retraida. Mamas não suficientemente retraidas.

Membros anteriores: Angulação insuficiente. Ossatura ligeira, músculos débeis. Posição não vertical.

Ombros: Soltos ou sobrecarregados. Espáduas demasiado verticais.

Cotovelos: Soltos, desviados para fora ou para dentro.

Antebraço: Torcido, alargado perto do carpo.

Carpo: Engrossado, visivelmente fraco ou boletado.

Metacarpo: Em posição muito inclinada ou muito vertical.

Membros posteriores: Angulações muito abertas ou muito fechadas. Jarretes de vaca. Tapado ou aberto de posteriores quando em estação

Curvilhão: Exageradamente grande ou instável.

Pés: Planos, abertos, compridos. Presença de presunhos.

Movimento: Cobrindo demasiado pouco terreno, falta de liberdade de acção. Passo de ambladura frequente ou constante. Falta de coordenação entre os membros anteriores e posteriores.

Pelo: Dupla pelagem (pêlo rijo e curto), pelagem baça.

Cor : Dourado : dourado grisalho, dourado azulado, creme, ou dourado tisnado.

Tigrado : Cor de base azul prateado ou creme. Riscas deslavadas.

Arlequim: Cor de base com mosqueado azul acinzentado. Grandes manchas fulvo-acinzentado ou azul-acinzentado nas malhas pretas.

Negro: Cor dourada, fulva ou azul.

Azul: Cor fulva ou azul-negro.

DEFEITOS GRAVES

Carácter : Timidez.

Mandíbulas/Dentes : Dentição em pinça.

Olhos : Entropio, ectropio.

Cauda : Dobrada.

DEFEITOS ELIMINATÓRIOS

Carácter : Agressividade, ou morder por temor.

Trufa: Cor fígado ou nariz fendido.

Mandíbulas / Dentes : Prognatismo, enognatismo e torção mandibular.

Cor: Dogue alemão de cor dourado ou tigrado com lista branca na cabeça, colar branco, calçado ou com a ponta da cauda branca.

Dogue alemão azul com lista branca na cabeça, colar branco, calçado ou com a ponta da cauda branca

Dogue alemão arlequim: indivíduos de cor branca sem qualquer traço de negro (albino), surdos. Porcelanas (com malhas azuis, cinzentas, fulvas ou tigradas) e merles (cor de base cinzenta com malhas pretas).

Altura: Abaixo da altura mínima.

Qualquer animal que exiba anomalias físicas ou comportamentais será desqualificado.

N.B : Os machos devem ter dois testículos de aparência normal completamente descidos no escroto.

Enviado: quarta set 10, 2008 8:29 pm
por dinodane
Olha... agora que eu me ia entreter a traduzir aquilo... 8)

:D Fantástico, Sealords, eu não o faria melhor. Obrigada. Mas escreveria "fígado" em vez de castanho. :P

Enviado: quarta set 10, 2008 9:38 pm
por susanalapa
E porque não mandar um mail ao DACP com a versão correcta do estalão? :wink:

Enviado: quarta set 10, 2008 9:44 pm
por TheGreatDane
susanalapa Escreveu:E porque não mandar um mail ao DACP com a versão correcta do estalão? :wink:
Mandar para quê ?

Enviado: quarta set 10, 2008 9:46 pm
por susanalapa
Irra, que mau feitio! Se está mal traduzido eles certamente que agradecem por lhes facultarem uma tradução bem feita :wink:

Enviado: quinta set 11, 2008 8:21 am
por BigBrother
dinodane Escreveu: Mas escreveria "fígado" em vez de castanho. :P
Os seus desejos são ordens :D

Enviado: quinta set 11, 2008 9:20 am
por omega2
só uma duvida: figado não é a cor avermelhada tipica dos setters irlandeses? há dogues alemães com essa cor? :?

Enviado: quinta set 11, 2008 9:39 am
por BigBrother
Fígado é uma tonalidade dentro do castanho, enquanto que os tons do Setter Irlandês são dentro do vermelho. Geneticamente também são diferentes: os cães fígado são "bb", enquanto que a cor dos Setters é devido a serem "ee".

Enviado: sexta ago 21, 2009 5:07 pm
por sara__sfmr
Acho esta raça, simplesmente fantástica. :)
Só que nunca tive o prazer de ter um ao meu lado.

Enviado: sexta nov 20, 2009 10:52 am
por matilde17
Ola, muito bom dia a todos!
Estive a ler atentamente o estalão e denotei que na variedade arlequim as manchas acinzentadas não são desejáveis, acontece que vou ter no inicio de janeiro o garnde sonho da minha vida...Um dogue arlequim do mais fofo que vi!! Acontece que o meu cachorro tem as tais manchas cinza indesejáveis...eu gostaria de saber o porquê de serem indesejáveis e se é uma falha grave.
Obrigado desde já

Enviado: sábado jun 19, 2010 9:31 am
por BrownEye
Tigrado: Cor base dourado pálido até dourado intenso com riscas negros regulares e claramente visíveis na direcção das costelas. É desejável uma máscara negra Não são desejáveis pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.
Bom dia!
Agradecia que me esclarecessem numa pequena dúvida, se possível:
No caso dos DAs tigrados é normal a "descoloração" da máscara negra com o passar dos anos?