Dose Diária Recomendada

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

ftiagola
Membro Júnior
Registado: quinta jul 19, 2007 2:53 pm

quarta out 03, 2007 10:00 pm

Boa noite,
o meu Ghandi tem 5 mesinhos feitos a semana passada e a alimentação dele é feita apenas por ração, neste caso da Royal Canin. Ora, no verso do pacote vem sempre a DDR (dose diária recomendada), porém para o peso do meu menino ja nao aparece nada. Ele esta com 5 meses e 40kg 8) por isso ainda lhe dou o que dava, ou seja, +- 600g por dia repartido por 3 refeições. Alguem sabe, para o caso do Ghandi, qual a DDR aconselhada por esta marca de ração?

obrigado,
Tiago
Mondrian
Membro Júnior
Registado: domingo jun 17, 2007 2:25 pm

quarta out 03, 2007 10:07 pm

olha eu ao bacos sempre tenho em atençao em ter sempre alguma comida na tijela dele, assim ele vai comendo quando tem fome, nunca andei ca a pesar o que ele comia, mas... isto sou eu e nao sou nenhuma perita
anag_rebelo
Registado: quarta jan 05, 2005 8:34 pm

quinta out 04, 2007 2:17 am

ftiagola Escreveu:Boa noite,
o meu Ghandi tem 5 mesinhos feitos a semana passada e a alimentação dele é feita apenas por ração, neste caso da Royal Canin. Ora, no verso do pacote vem sempre a DDR (dose diária recomendada), porém para o peso do meu menino ja nao aparece nada. Ele esta com 5 meses e 40kg 8) por isso ainda lhe dou o que dava, ou seja, +- 600g por dia repartido por 3 refeições. Alguem sabe, para o caso do Ghandi, qual a DDR aconselhada por esta marca de ração?

obrigado,
Tiago
Boa noite,

O conselho que lhe dou é de ter sempre a ração disponivel, para o animal comer sempre que lhe apetece e várias vezes ao dia, de forma também a evitar a torção de estômago e sempre ração junior até aos 18 meses.

Para lhe dar um exemplo, eu tenho neste momento uma ninhada de dogues com três meses feitos esta semana e que já pesam quase 40kg cada um.

Cumprimentos
Canjinhas
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2007 4:00 pm

quinta out 04, 2007 8:22 am

Boas!

Para informação dos utilizadores...a torção de estomago acontece até com o estômago vazio...

Arcanjo
Rufos
Membro
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

quinta out 04, 2007 8:54 am

Arcanjo

Quer isso dizer que temos que ter cuidado com as brincadeiras/correrias deles sempre! Pensei que só tinhamos que ter cuidado depois de comer... mas assim fico ainda mais preocupada.

Aproveito para perguntar se algum de vós fez a cirurgia correctiva para este problema?

Obrigada
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

quinta out 04, 2007 9:34 am

Olá ftiagola

Respondendo à pergunta inicial de facto fui cuscar o site português da RoyalCanin e não consta a DDR mas se consultar o site inglês já tem.
Vai ter é que converter o peso de quilos para pounds mas encontra muitos conversores na net. Penso que 40 kg são 88 lbs.
O link é este : http://www.royalcanin.co.uk/
Também poderá pedir ajuda ao vendedor da ração.
em relação ao conselho dado por alguns foristas de ter sempre ração à disposição não me parece grande ideia.
A minha cadela ainda está em fase de crescimento e se lhe colocasse ração sempre à disposição estava uma bola :wink:
Têm-me sempre dito que estes cães por terem um crescimento muito rápido devem comer o suficiente mas procurando evitar que fiquem com excesso de peso para não prejudicar as articulações.
As tabelas DDR que vêem nas sacas são um bom guia mas depois temos que ir vendo como é que o animal evolui e se necessário dar um pouco mais ou menos.
Convém também discutir o assunto com o seu veterinário e com o criador.

Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 04, 2007 10:18 am

Atenção ao excesso de peso, o dogue nesta idade deve estar magro (não ao ponto de se ver as costelas mas elegante) para não comprometer com peso excessivo as articulações...

A minha opinião: dividir a dose diária da ração em duas refeições.

NUNCA DAR À DISCRIÇÃO ou deixar ração na malga depois de eles terem acabo de comer.
A senhora criadora que me desculpe mas o seu conselho está errado e cachorros com 3 meses pesando 40 kgs... bem, ou está a exagerar ou não tem aí cachorros, tem aí umas focas. Não é normal, nem lhes faz bem à saúde. E quanto ao motivo ser a prevenção de torções, como disse o Arcanjo não é por aí.

Cumprimentos.
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quinta out 04, 2007 10:22 am

Canjinhas Escreveu:Boas!

Para informação dos utilizadores...a torção de estomago acontece até com o estômago vazio...

Arcanjo
E eu que o diga :?

Quanto à comida à disposição, acho completamente errado! Dessa maneira eles estão constantemente a fazer digestão e não criam rotinas de alimentação. As minhas em cachorras comiam 4 vezes por dia, depois passei para 3 e neste momento comem duas vezes. às 9 da manhã e às 9 da noite.

No que diz respeito à quantidade, é olhar para o cachorro com olhos de ver e reparar se está gordo ou magro :wink:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Canjinhas
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2007 4:00 pm

quinta out 04, 2007 10:39 am

susanalapa Escreveu:
Canjinhas Escreveu:Boas!

Arcanjo
E eu que o diga :?

Quanto à comida à disposição, acho completamente errado! Dessa maneira eles estão constantemente a fazer digestão e não criam rotinas de alimentação. As minhas em cachorras comiam 4 vezes por dia, depois passei para 3 e neste momento comem duas vezes. às 9 da manhã e às 9 da noite.

No que diz respeito à quantidade, é olhar para o cachorro com olhos de ver e reparar se está gordo ou magro :wink:
Boas!

Pecando no que a susana disse...cada cão é um cão..o que diz nas sacas de rações é apenas um indicativo..não uma ciencia exacta...existem n factores a ter em conta...o ambiente onde o cão se insere...se é ou não um cão activo e "praticante" de algum "desporto"..se é um cão magro ..se é um cão gordo...nisto das rações e dietas o que conta mesmo é a experiencia...por isso vão experimentando.

Arcanjo
Trecka
Membro Júnior
Registado: quinta out 30, 2003 12:34 am

quinta out 04, 2007 4:53 pm

peço desculpa mas cães com 3 meses e com 50kgs é um exagero...
a pantera tem neste momento 65kgs e andamos a fazer dieta com a ração da eukanuba, para evitar a gordura alojada a volta do coração e naõ só.
o vet onde ando (o Dr Pedro Fachada) nunca deixou que a pantera ficasse com mais de 60kgs (alias o peso ideal é para rondar os 50kgs, diz ele). mas isto é o meu caso.. claro..
anag_rebelo
Registado: quarta jan 05, 2005 8:34 pm

quinta out 04, 2007 5:29 pm

dinodane Escreveu:Atenção ao excesso de peso, o dogue nesta idade deve estar magro (não ao ponto de se ver as costelas mas elegante) para não comprometer com peso excessivo as articulações...

A minha opinião: dividir a dose diária da ração em duas refeições.

NUNCA DAR À DISCRIÇÃO ou deixar ração na malga depois de eles terem acabo de comer.
A senhora criadora que me desculpe mas o seu conselho está errado e cachorros com 3 meses pesando 40 kgs... bem, ou está a exagerar ou não tem aí cachorros, tem aí umas focas. Não é normal, nem lhes faz bem à saúde. E quanto ao motivo ser a prevenção de torções, como disse o Arcanjo não é por aí.

Cumprimentos.

Boa tarde,

Em seguimento ao seu comentário informo que não estou a mentir, efectivamente os meus bebes têm esse peso, mas também informo que não tenho focas (apesar de gostar bastante do animal) mas sim Dogues Alemães com uma excelente estrutura ossea e um excelente crescimento, situação que ainda foi confirmada este fim de semana com a visita da veterenária. Por mais estranho que pareça, os meus bebes não estão minimamente gordos, mas para lhe dar um exemplo eu meço 1,65m e eles em pé já me dão pelo peito e volto a repetir que fizeram esta semana 3 meses.

Quanto ao facto da ração sempre à disposição, é um critério meu e não é por isso que eles comem mais, apenas comem mais vezes e não é de todo desregrado, é apenas uma questão de critério, especialmente nos cachorro até aos 18 meses devido ao seu crescimento.

Efectivamente a torção de estômago não acontece apenas com o estômago vazio, mas predominantemente.

O meu "conselho" foi dado de boa vontade e com "algum" conhecimento de causa.

Um animal em crescimento não deve ter a sua alimentação racionada e fundamentalmente apenas ser dada uma vez ao dia.
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quinta out 04, 2007 6:03 pm

anag_rebelo Escreveu:Efectivamente a torção de estômago não acontece apenas com o estômago vazio, mas predominantemente.
É exactamente o contrário! Acontece predominantemente depois de comer, não invalidando que possa acontecer mesmo de estômago vazio, como foi o caso da minha.

Já agora, gostava de ver fotos desses cachorros de 3 meses a pesar 40 kilos...tem a certeza que não se enganou e os registou 2 meses depois da data de nascimento? 8)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
ftiagola
Membro Júnior
Registado: quinta jul 19, 2007 2:53 pm

quinta out 04, 2007 6:44 pm

Desde ja muito obrigado pelas rapidas resposta, em especial ao alterego pois conseguiu esclarecer-me totalmente lembrando-me do site da royal canin. ja sei qual a DDR aconselhada!

em relação a esses cachorrinhos com 3 meses 3 40kg de facto penso ser um pouco exagerado! mas tambem nao os vi... porque nao faz como ja foi sugerido e posta aqui umas fotos? acrerdite que nos ilucidava bastante! boa sorte para os meninos!

cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 04, 2007 6:47 pm

A Anag_Rebelo que me desculpe mas os seus cães estão muito pesados para cachorros de apenas 3 meses e uma das coisas que um criador da DA deve saber é que o peso a mais e o crescimento demasiado rápido são muito prejudiciais para o desenvolvimento harmonioso do esqueleto do cão.
Com 3 meses as articulações e os próprios ossos ainda não têm capacidade para suportar esse peso.

Não concordo que seja uma boa prática alimentar os cachorros à discrição. Para além de poder controlar a quantidade que comem, o facto de dar refeições a horas certas ajuda o cachorro a habituar-se a rotinas e a ligar-se ao dono, já para não falar do factor intestinal, um cachorro que come à discrição também defeca à discrição...

Cumprimentos.
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

quinta out 04, 2007 6:51 pm

Pois esta coisa das DDR é tal como o nome indica uma recomendação e como o Arcanjo disse e muito bem, cada cão é um cão !!!

Eu por exemplo ando há 2 meses a levar raspanetes do meu vet porque a Blackie pesa 70kg e devia ter, pelo menos, 5 kg a menos ( se bem que ela é bastante alta e robusta) !!! :o e no entanto eu estou a dar-lhe diáriamente uma quantidade de ração abaixo da indicada pelo fabricante.
... se bem que depois sempre come um paozinho aqui, um paozinho ali 8) :roll:
E mal seria se lhe deixasse sempre ração á disposição ... por esta altura ela não andava, rebolava !!!!

Por isso as DDR devem ser um guia sim mas devemos tambem nos basear no aspecto do cão e no nosso bom senso.

Quanto aos canitos falados eu ja vi fotos e realmente são grandotes ! :o

Rosário
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”