Dúvidas sobre o meu Artur

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
saosampaio
Membro Júnior
Registado: terça dez 18, 2007 12:05 pm

terça dez 18, 2007 12:16 pm

Olá a todos,

Sou júnior aqui no fórum...e também na raça Dogue Alemão.
Sempre fui apaixonada por estes meninos (as) e agora, finalmente, tenho o Artur, que eu sinto que vai ser um grande companheiro! :D

Como não tenho experiência com a raça, tenho seguido atentamente o vosso fórum e venho pedir-vos ajuda...

O Artur tem dois meses e meio e pesa 14kg...acham que está no peso normal?

No que diz respeito ao comportamento ele é muito brincalhão e traquinas...o que eu acho ser saudável, mas anda sempre a morder tudo e todos e o que se passa é que aqueles dentinhos agulha já aleijam. Eu ralho com ele quando ele nos quer morder as mãos, a roupa etc...mas não sei bem qual a melhor atitude a tomar.

Peço-vos que me dêem algumas dicas, por favor! :P
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

terça dez 18, 2007 2:05 pm

Olá saosampaio.

O desenvolvimento dos dogues alemães em termos de peso e altura é muito variável. Uns crescem mais rápido, outros mais lentamente. Mas para ter uma ideia do peso que deveria/poderia ter, pode consultar o seguinte site:

http://www.gdcc.ca/puppy.html (necessita de converter o peso para kilogramas e a altura para centímetros)

Tenha em atenção que esse site apenas deverá servir para uma mínima indicação, até porque os dogues a que se refere são de uma linhagem americana. Para saber com certeza se o seu cão está realmente bem em termos de desenvolvimento, deverá visitar um vet com experiência na raça.

Por fim, quanto à mania do seu amigo de morder, sugiro que quando ele fizer isso, ralhe e páre de brincar com ele por um bocado. Seja consistente (se não quer que ele morda, não o deixe morder nunca a ninguém) e segura com ele, para que ele saiba quem manda. Não desista que quando ele entender que você não gosta dessa atitude dele, ele vai deixar de o fazer.
Em sentido contrário pode e deve premiar (nem que seja com um mimo/incentivo) as atitudes dele que quer que ele desenvolva normalmente.

Espero que tenha ajudado qualquer coisita. ;)
saosampaio
Membro Júnior

terça dez 18, 2007 5:21 pm

Olá Hakuma :D

Já estive a ver o site que me deu e sim parece-me bastante útil.
Acho que o meu Artur está dentro da média...mas não sei bem qual a diferença entre os nossos e a linhagem americana.

Obrigada pelas dicas...educar os "filhos" não é nada fácil... :P
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

terça dez 18, 2007 5:30 pm

Pode ver a opinião do pessoal do forum sobre as diferentes linhagens do dogue alemão aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49977

A meu ver os da linhagem americana são menos corpulentos, mas mais musculados que os que vemos por cá. Têm também a cabeça e orelhas mais pequenas... eu gosto de todos.

;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 19, 2007 12:30 pm

Olá saosampaio e benvinda ao fórum!

Quanto ao comportamento do Artur, há que desencorajar essas dentadinhas agora, não se esqueça que o seu dogue daqui a 3 meses já será um cão de peso e aí vai ser muito mais difícil controlá-lo. O "ralhar" só às vezes não basta, uma palmada às vezes faz maravilhas ou uma mão no cachaço para lhe dar um abanão...

Esta é também a altura ideal para sociabilizá-lo MUITO com outros cães, animais e pessoas, proibí-lo de dormir nos sofás e nas camas, não deixar que ele salte para cima das pessoas, e porque não, começar na escolinha o treino de obediência básica. É excelente principalmente para nós donos, nós é que aprendemos mais no processo.

Eu ainda hoje viro o meu Anubis (com um ano e 7 meses e 70 kgs) de patas para o ar quando ele se entusiasma demasiado durante as brincadeiras e me abocanha o braço... mas este meu cão não é o típico dogue pacífico a que estava habituada...

Cumprimentos e ficamos à espera de mais posts sobre o Artur.
saosampaio
Membro Júnior

quarta dez 19, 2007 5:53 pm

Antes de mais, obrigada pelas vossas dicas! :D É muito útil poder trocar informações, ideias e tirar dúvidas sobre os nossos amados amigos.

Ele é muito activo e brincalhão e por vezes torna-se difícil e até esgotante ralhar com ele ufa :roll: porque ele está sempre a tentar morder tudo e todos, para brincar claro, e se me apanha distraida lá vai ele a correr para o sofá...
Eu às tantas fico chateada de estar sempre a ralhar com ele, mas enfim tem mesmo de ser. Acho que ele é uma "criança" difícil...teimosa...mas eu não desisto :D

Já agora queria que me dessem mais uma opinião...eu antes de comprar o Artur andei à procura de toda a informação que consegui, assim como os criadores e confesso que fiquei um pouco confusa para me decidir...seja como fôr apaixonei-me pelo Artur e já está.

Mas, de qualquer forma, queria saber a vossa opinião sobre o criador "Terras do Balio" que foi onde fui buscar o Artur...

Ah...por estes dias vou tirar-lhe umas fotos e pô-las aqui para vocês o verem :P Sou uma mãe babada é verdade...mas acho que todos somos :P
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 19, 2007 6:29 pm

Olá,

Há que ter paciência e ser firme.

Quanto aos criador mencionado, não cabe a este fórum discutir as suas virtudes ou defeitos como decerto compreende.

Cá ficamos a aguardar as fotos do Artur!

Cumprimentos.
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

sexta dez 28, 2007 3:55 pm

Olá Saosampaio!

Muitos parabéns pelo Artur, não poderia ter escolhido melhor criador para ir buscar um cão :wink: Se procurar bem, andam por aqui muitos "primos" do Artur :wink:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
saosampaio
Membro Júnior

sábado dez 29, 2007 7:49 pm

Olá Susana!

Muito obrigada pela sua resposta...fiquei mesmo satisfeita de saber que escolhi bem. :D

Eu não tenho experiência com esta raça, é o meu primeiro Dog, e na altura tinha tanta informação que ja nem sabia por onde escolher...e é sempre bom saber as opiniões de quem já tem mais experiência :D

Ele está óptimo e é um amor...sou completamente apaixonada por ele! Tenho mesmo que tirar umas fotos para vocês verem :D

Beijinhos,
Conceição
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”