Devo cruzar a minha Dogue Alemã?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Bloqueado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 20, 2007 9:40 pm

DEVO CRUZAR OU NÃO A MINHA DA?

ESTAS NÃO SÃO BOAS RAZÕES PARA FAZER CRIAÇÃO DE CÃES:

1. Para que os miúdos possam testemunhar o milagre da vida.

Bahhhh. Existem vídeos e livros para as criancinhas aprenderem, não? Isto não pode ser justificação para trazer ao mundo uma ninhada de, pelo menos 10 cachorros. Dê uma voltinha ao canil municipal e veja com os seus próprios olhos o resultado triste de muitas ninhadas nascidas por esta mesma razão...

2. A minha cadela tem que ser mãe pelo menos uma vez na vida para não ter problemas de saúde.

Duplo bahhhh!! ERRADO! Não há absolutamente nenhuma razão, médica, física ou emocional para que um cão tenha de se reproduzir. Trata-se de apenas mais um mito.

3. Quero recuperar o investimento que fiz na compra da cadela.

HA! O seu investimento! HAHA! Este motivo em particular dá vontade de rir, especialmente no caso dos Dogues Alemães. Duvido que haja raça mais dispendiosa de criar que o DA. Um criador consciencioso submeterá a sua cadela a uma bateria de testes antes de a cruzar. Todas as cadelas deveriam, pelo menos, fazer o teste da displasia da anca, já para não falar de outras desordens genéticas, e esses exames são dispendiosos. Se for necessária uma cesariana, bem, prepare-se para largar uma nota preta. Se a cadela morrer no parto... bem, é melhor nem falar nisso...Partindo do principio que foi um parto normal, ver-se á presenteado com uns 10, 12 cachorros (ou mais!)… Pela idade de 6/7 semanas já deverá estar a gastar uns bons 30 kgs de boa ração por semana. Some a isso as primeiras vacinas e desparasitação. Deve também preparar-se caso não consiga arranjar compradores em perspectiva para sustentar alguns destes cachorros! Já começa a ver o filme?

4. Ela é tão querida e fofuxa de tal maneira que todos os meus amigos gostariam de ter um como ela!

Bom, normalmente estes amigos têm uma maneira estranha de voltar com a palavra atrás quando chega a altura de comprarem o cachorro. E não há garantias de que nasça um único cachorro remotamente parecido com a sua cadela ou cão. Assim sendo, acha que vale a pena toda a trabalheira e despesa que vai ter para correr esse risco? Sai muito mais barato procurar um bom criador e comprar outro cão! Não conseguiu vender, vai oferecer os cães? Bem, muita gente arregala os olhos com a perspectiva de ter um cão de raça à BORLA! O pior é quando o cachorro amoroso de 2 meses se transforma em muito pouco tempo num canzarrão com 70 kgs de peso que come que se farta, já destruiu o sofá, a mesa da cozinha e as ombreiras das portas… Ou ainda quando tem algum problema de saúde que obrigue o dono a desembolsar uma pequena fortuna para o operar… Ou quando se quer ir de férias… Ou quando chega um bébé…ou…ou…pode garantir que as pessoas a quem ofereceu os cachorros os vão estimar, tratar e nunca os vão abandonar?

6. Ela é campeã! Merece ser mãe!

Parabéns! É verdade que ser campeã é provavelmente uma boa indicação de que ela é um bom exemplar da raça, apta para reproduzir. Contudo, há muitos campeões que NUNCA deveriam cruzar devido a problemas de saúde ou de temperamento, ou da existência destes nos seus ascendentes. Portanto, ao ponderar a cruza deve levar em consideração a cadela, o seu pedigree e o resultado dos testes às doenças genéticas.

BOAS RAZÕES PARA CRUZAR A SUA DA

1. Ela tem um bom pedigree com muitos cães premiados que também são exemplares equilibrados, de corpo e mente saudável e com boa longevidade. Os testes que ela fez aos problemas genéticos comuns à raça foram negativos. Ela tem uma boa conformação e não apresenta falhas maiores ou desqualificativas e fez pelo menos um Excelente nas expos.

2. Deseja melhorar a raça portanto escolhe um macho que a complementa e que não tenha as mesmas falhas menores que a sua cadela.

3. Tem boas hipóteses de colocar cada cachorro num bom lar, com donos responsáveis e que gostem da raça.

4. Tem dinheiro que lhe permita tratar e criar a ninhada e lidar com qualquer emergência que possa surgir. .

5. Tem as instalações e os fundos necessarios para instalar confortavelmente e providenciar cuidados à cadela e a uma ninhada grande mesmo se os cachorros ainda estiverem consigo aos 6 meses de idade.

6. Possui o conhecimento e a integridade para avaliar a ninhada e garantir cada venda que faz no que diz respeito à saúde e temperamento dos cachorros.

7. Não só você quer como insiste em fazer um contrato que diz que, se por alguma razão o comprador não puder conservar o cachorro, em qualquer altura da sua vida, você aceita-o de volta ou assiste na procura de uma nova casa.

Se pode honestamente dizer que tudo isto é verdade, FORÇA NISSO! A raça que todos amamos precisa de criadores assim.

(traduzido e adaptado livremente por mim do original de Jill Swedlow.)
RosaNegra
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm
Localização: Dogue Alemão

sábado dez 22, 2007 6:02 pm

Amiga ... Fabuloso ! :wink:

Rosário
 
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
andrya
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quarta abr 09, 2008 9:31 pm
Localização: Skin : Boxer

sexta abr 11, 2008 10:58 pm

Bom tópico :wink: , um bom meio de os que pensam que cachorrinhos são únicos no mundo ( e como os adoram devem acasalar os cães para ficarem com os bebés , quando tiverem mais de 7 meses , mandam-nos ou para os canis , ou para associações ou então directamente para as ruas , deixam-nos á sorte que lhes foi destinada ... ) devem acasalá-los . Tristeza !!! :evil:
<p><strong><u>Boxer Forever!!</u></strong></p>
Twiguy
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Localização: Twiguy (gata)
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça mai 27, 2008 1:31 am

Parabéns dinodane.

Também há aquela: “Gosto tanto do meu cão/ gato, que gostaria de deixar um descendente”. :?
veneta
Membro
Mensagens: 60
Registado: segunda jan 05, 2009 9:42 am

quarta jan 07, 2009 2:20 pm

Eu por acaso gostava MUITO que a minha evita tivesse uma ninhada (para experimentar aquela coisa chamada sexo que até as joaninhas gostam...lol) mas sinceramente não consigo ter uma ninhada sem ter a certeza que todos os filhotes iam tar bem e isso ia ser muito dificil de garantir, por isso deixei-me de ideias.....
pode ser que inventem sex toys para cães..lol
TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

quarta jan 07, 2009 4:16 pm

veneta Escreveu:Eu por acaso gostava MUITO que a minha evita tivesse uma ninhada (para experimentar aquela coisa chamada sexo que até as joaninhas gostam...lol) mas sinceramente não consigo ter uma ninhada sem ter a certeza que todos os filhotes iam tar bem e isso ia ser muito dificil de garantir, por isso deixei-me de ideias.....
pode ser que inventem sex toys para cães..lol
:? :? :? :?

Para quê ter uma inhada de uma merle? Percebi bem? Para a cadela ter sexo? SEXO? 8)

Já que entramos nas comparações com os humanos (que são das poucas espécies animais a fazer sexo por prazer)... Desgraçadas das mulheres se de todas as vezes que lhes apetecesse fazer sexo tivessem filhos! Estavamos bonitos neste nosso Planetazinha Azul superlotado... E se o problema é falta de sexo, então não sugiro uma aprendizagem do estalão do Dogue Alemão (para poder criar em consciência), mas sim umas leituras de manuais de anatomia e fisiologia animais (de preferencia caninas) e umas masturbações à cadela. 8) 8)

Evidente que digo isto com algum sarcasmo mas ao contrário dos humanos, as cadelas não têm necessidade de sexo; assim, esse não é motivo para ter uma (ou mais! porque por esse prisma, depois de experimentar uma vez... :wink: ) ninhadas!

Evidente que se esse fosse mesmo o problema (que NÃO É!!!!), o que se faz aos machos (para recolha de sémen, por exemplo) poder-se-ia perfeitamente fazer às cadelas. :wink:

:P

Eu sei que não é isso que conta fazer... :wink:
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

quarta jan 07, 2009 4:33 pm

A Ana já disse tudo e eu subscrevo na integra 8)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta jan 07, 2009 5:39 pm

Eu também tenho algo a dizer Ana

AHAHAHAHAHAH
foi das respostas mais bem conseguidas (sem ofensa à utilizadora) nos últimos anos da arca.
RosaNegra
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm
Localização: Dogue Alemão

quarta jan 07, 2009 5:46 pm

No e-bay há uns peluches de Dogue Alemão á venda, em tamanho real, :roll: talvez isso resolva o problema da falta de sexo .... :roll:
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
veneta
Membro
Mensagens: 60
Registado: segunda jan 05, 2009 9:42 am

quarta jan 07, 2009 5:58 pm

TERRASAUTOMUN......
era uma piada....... não por a cadela ser merle..... mas porque acho que ja ha demasiados cães abandonados..... a minha IRONIA..... era simplesmente para ir ao encontro das desculpas parvas que o DINODANE exempleficou.......

Acho que no inicio todos pensamos em acasalar... simplesmente porque sim..... uns com um motivo outros com outro....

mas é uma GRANDE IRRESPONSABILIDADE..... e um dos motivos dos canis tarem cheios.....


mas diz la que o argumento sexo não teve a sua piada....

ROSANEGRA.....
dogues no ebay?????? vou comprar um para a minha....
TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

quarta jan 07, 2009 7:32 pm

veneta Escreveu:TERRASAUTOMUN......
era uma piada....... não por a cadela ser merle..... mas porque acho que ja ha demasiados cães abandonados..... a minha IRONIA..... era simplesmente para ir ao encontro das desculpas parvas que o DINODANE exempleficou.......

Acho que no inicio todos pensamos em acasalar... simplesmente porque sim..... uns com um motivo outros com outro....

mas é uma GRANDE IRRESPONSABILIDADE..... e um dos motivos dos canis tarem cheios.....


mas diz la que o argumento sexo não teve a sua piada....

ROSANEGRA.....
dogues no ebay?????? vou comprar um para a minha....
Claro que percebi e tem mais!!!! Eu agradeço ter-se trazido essa questão pois, além de todo o pessoal que posta neste fórum, há muita gente que apenas vem cá lê-lo e que, tal como disseste, quer cruzar a toda a força e qualquer argumento é válido (até o tal do sexo). Pode ser que este tipo de questões/respostas os ajude a clarificar as ideias! Mais uma vez, obrigada! :wink:
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda mar 07, 2011 11:07 pm

Estive a ler isto e fartei-me de rir.

Mas o argumento que mais gosto para cruzar o cão (no caso do meu vizinho, a cadela) é " ó pá eu tenho um amigo que tem um macho da mesma raça, vai ser giro".

Oito Labradores depois, duvido que ele ainda ache giro. E penso que os bebés tenham ficado mais do género da raça muito anunciada no olx: Lavradores. :lol: :lol: :lol: :lol:
Bloqueado

Voltar para “Dogue Alemão”