Cirurgia em Dogues Alemães - advertência e guidelines

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Bloqueado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 14, 2008 10:12 pm

No decurso de várias pesquisas sobre informação diversa, encontrei este site (www.doglogic.com) que tem um texto importante (entre outros) sobre cuidados a ter com o nosso animal aquando de cirurgias.

Se é verdade que um bom vet deve ter estas guidelines presentes, também é verdade que poucos vets são especialistas em raças gigantes, pelo que adoptam um procedimento standard para todos os animais, nomeadamente em esterilizações e outras cirurgias electivas.

Cá vai:

Existem DUAS questões que deve discutir com o seu vet antes da cirurgia do seu cão de raça gigante.

:arrow: Manter o animal aquecido durante o recobro;
:arrow: Suportar o pescoço e cabeça do animal durante a cirurgia e recobro.

É crucial falar de ambos os pontos antes da operação com o seu vet e com o pessoal da clínica que se encarregará de vigiar o animal durante o recobro.

Numa sondagem efectuada entre 385 donos / criadores de Dogue Alemão nos E.U.A, verificou-se que 30% haviam perdido um animal numa cirurgia de rotina tal como a esterilização / castração. Existem precauções a tomar antes da esterilização, sendo uma nunca operar durante o cio da cadela e nunca operar o cão numa altura em que haja muitas cadelas perto dele em cio. Espere até o cio da cadela terminar ou até que o cão esteja mais calmo.

Uma das causas de morte pós-cirurgia é uma baixa na temperatura corporal causando hemorragia interna súbita. Isto acontece porque num cão muito grande, a “massa” do animal é maior que a sua superfície corporal, causando dificuldade na regulação da temperatura interna.

Se após a cirurgia transportarem o cão e o depositarem numa superfície fria tal como um chão de cimento podem provocar-lhe a morte. É preciso colocar o animal numa superfície aquecida e tapá-lo com um cobertor durante o recobro, sendo que as primeiras 24 horas são cruciais. Faça-os compreender que o exige e que fornece a cama e o cobertor se preciso for. É o seu cão, você paga a conta, seja o advogado do seu animal.

A outra questão crítica é avisar verbalmente o vet e o pessoal para que não permitam nunca que o pescoço e a cabeça do animal pendam sem apoio enquanto ele está na marquesa. Certifique-se de que compreendem que é preciso que a cabeça do animal seja suportada mesmo durante o transporte da marquesa para o local de recobro, enquanto está sob o efeito da anestesia.

Existem numerosos casos em que os animais acabam com desvios das vértebras ou diagnosticados com síndrome de Wobbler logo após uma cirurgia. Os animais ficam completamente letárgicos sob a anestesia e se não forem suportados devidamente podem sofrer desalinhamento da coluna vertebral. Ambos estes problemas, os desvios vertebrais e a Wobbler... geralmente são sinónimo de eutanásia, não podem ser reparados, portanto discuta o assunto com o seu vet, seja a voz do seu animal.

Para quem quiser, esta info mais extensa e técnica para dar ao vet (em inglês, poderei traduzir e postar aqui posteriormente se solicitado):
http://www.greatdanelady.com/articles/s ... es_htm.htm


Esta informação foi coligida pelo comité de Saúde e Bem-Estar do Clube Americano do Dogue Alemão GDCA.
O texto é da autoria de Linda Arndt a partir do seu site www.doglogic.com .
marcmiranda
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: sexta nov 21, 2008 7:41 pm

sábado dez 13, 2008 1:08 am

Ora aqui está uma informação importante para qualquer dono, é sempre bom vir a saber destes cuidados particulares a ter com os nossos animais. Obrigado Dinodane
Alea Jacta Est
Bloqueado

Voltar para “Dogue Alemão”