LOP - O que é e a sua importância

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 05, 2008 3:48 pm

O LOP

Uma pequena introdução histórica:
LOP são as iniciais de Livro de Origens Português e trata-se de um registo genealógico fundado pelo Clube Português de Canicultura em 1936. Note-se que outros países europeus já detinham livros de origens há muito mais tempo, desde o Século XIX, nomeadamente a Alemanha, país onde se fundaram alguns dos clubes de raças caninas mais antigos.

Nos finais do século XIX existiam muitos países com sociedades caninas e clubes de raça, onde cada um tinha um sistema de classificação de raças diferente. Para racionalizar estas diferenças e uniformizar o conceito das várias raças em todos os países formaram a FCI, Federação Cinológica Internacional, que é neste momento a autoridade máxima no reconhecimento de raças novas, revisão dos standards, etc.
Os cães registados no nosso LOP são reconhecidos pela FCI.

O que é?

O termo LOP poderá não ser familiar a muitas pessoas, mas quem nunca ouviu falar em "pedigree"? Exacto, o registo no LOP é o equivalente português ao termo pedigree.
O registo no LOP é um documento que certifica que o cão que o detém pertence a uma determinada raça. Nesse documento podemos ver a ascendência do cão até aos seus bisavós, e que todos os cães da sua família são pertencentes a essa raça.
Na impossibilidade de se garantir inequívocamente a raça de um animal somente pela sua aparência e não havendo nenhum tipo de teste ou certificação genética para certificar a pureza de raça de um cão, o registo no LOP é a única forma de provar que o animal é de raça.

Logo e teoricamente, pode dizer-se que um cão sem LOP é de raça indefinida, embora na prática as coisas não sejam tão lineares... Vejamos, um casal de cães com LOP da mesma raça que produzem uma ninhada: os cachorros não foram registados do LOP. São puros? São. Pode provar-se? Não. Isto daria tema para outro tópico, mas reparem que não faz sentido reproduzir cães de raça pura e não registá-los no LOP...

Como se obtém o LOP?

Para que um cachorro tenha registo no LOP a condição essencial é ser filho de pais com LOP.
Existe a possibilidade de um cão sem LOP ser apresentado a juízes dessa raça para que o avaliem. Se a avaliação for positiva e se esse exemplar se enquadrar no padrão da raça, o CPC poderá atribuir a esse cão um RI ou seja, Registo Inicial (Regulamento: http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lo_n ... rmacao.pdf )
Esse cão vai ser o fundador da sua linhagem, ou seja, não terá quaisquer ascendentes registado no Livro de Origens, mas a terceira geração dos cachorros resultantes do seu cruzamento com outros cães registados da mesma raça poderão ter LOP, desde que tenham toda a sua ascendência traçada em RI e obtido Excelente numa exposição canina.

O criador é que pede a inscrição da sua ninhada no LOP, ou seja, não cabe aos donos fazerem o registo no LOP. Quando se adquire um cachorro de raça ele obrigatóriamente já estará inscrito no LOP. Ao novo proprietário é entregue um registo provisório que obriga a que o novo dono se cadastre como novo proprietário do animal (e lhe coloque o micro-chip) junto do CPC, recebendo depois o registo definitivo, onde consta:
:arrow: O número do registo;
:arrow: O nome do animal (escolhido pelo criador, o novo dono pode pedir ao CPC a mudança de nome mediante o pagamento de uma taxa);
:arrow: Os seus títulos em exposições caninas;
:arrow: A sua raça e o nº do standard dessa raça na FCI;
:arrow: A sua cor e / ou variedade;
:arrow: A sua data de nascimento;
:arrow: O seu sexo;
:arrow: O nº do micro-chip;
:arrow: O nome e morada do criador;
:arrow: o nome e morada do proprietário;
:arrow: O resultado do despiste da displasia da anca (caso tenha feito e o dono tenha solicitado a sua inclusão no registo)
:arrow: A árvore genealógica do cão até aos bisavós, com nomes dos animais, títulos em expo e nº de registo.

O registo no LOP garante a qualidade / saúde de um cão?

Não. O registo no LOP certifica única e exclusivamente que o cão é de raça pura.
Cabe ao criador ético dar garantias de saúde e de temperamento (submetendo os seus reprodutores a exames de despiste às doenças genéticas a que a raça é propensa, seleccionando para reprodução apenas os animais de bom temperamento) bem como de conformação, ou seja, cruzando apenas animais que estejam dentro do standard da raça.
O facto de um cão ter LOP não certifica que é UM BOM EXEMPLAR, só certifica que EFECTIVAMENTE é um exemplar de determinada raça.

Um cão sem LOP pode participar numa exposição canina?

Não. Como o registo no LOP é a ÚNICA prova de que esse cão pertence a uma raça, sem o registo ele não pode concorrer.

É caro registar um animal no LOP?

Não. A declaração de registo de ninhada custa 18.50 Euros e o registo de cada cachorro 17.50 Euros. Logo, um criador que diga que vende "mais barato" sem LOP e que anuncie "com ou sem LOP, à escolha do freguês" não passa de mais um mercador de cães desonesto.

Porque é que há cães filhos de pais com LOP que são puros e não podem ter o registo?

Dois exemplos. os boxers brancos e os dogues alemães porcelana. São animais que nascem em cruzas "legais" ou dentro dos regulamentos por motivos genéticos a que o criador é alheio ou pelo menos se esforça por não perpetuar. Acontece que o standard de cada raça estipula determinadas cores de pelagem e pelo facto das cores dos cães que dei como exemplo estarem associados a perturbações genéticas que é de todo o interesse erradicar da criação (surdez, albinismo, problemas de pele, etc) eles serão puros mas não terão LOP para que não possam ser usados na criação.
Infelizmente há muito mercador de cães desonesto a vender estes animais como "raros" e ainda mais pessoas pouco instruídas e irresponsáveis a reproduzi-los...
NOTA: Estes casos já podem ter registo condicionado no LOP (ver aqui: http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lo_normas.pdf ) . Existem vários tipos de condicionamento.


Deve usar-se um cão sem LOP ou RI para reprodução?

Definitivamente, NÃO.
O objectivo da criação de cães deveria idealmente ser a preservação e melhoramento das raças caninas. Não existe nenhuma "boa" razão para que um cão puro não tenha registo.

Devo comprar um cão sem LOP?

Nunca. Se pretende adquirir um cão de raça o mínimo que deve fazer é assegurar-se que efectivamente ele é puro e o registo no LOP é a sua única garantia.
De resto, a espécie canina nunca estará em perigo de extinção enquanto existir um cão ou uma cadela fértil no mundo (ao contrário de certas raças que efectivamente estão a desaparecer), portanto mais vale adoptar um dos milhões de cães sem dono do que entregar o seu dinheiro a um criador desonesto na compra de um pseudo-cão de raça.
Última edição por dinodane em quarta jun 19, 2013 5:19 pm, editado 2 vezes no total.
joanamacedo
Mensagens: 7
Registado: quinta nov 19, 2009 1:27 am
Localização: london

quinta nov 19, 2009 11:38 pm

fantástica a informação que nos disponibiliza!!!

parabéns e obrigada , já está nos meus favoritos!!! :)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 12, 2010 4:39 pm


"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Kika4dido
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 23, 2008 6:42 pm

quinta jun 03, 2010 9:57 pm

excelente informação!
Ando à procura de uma lulu da pomerania e já me cruzei com 3 criadeiros!!! Alguns nota-se logo pelo anuncio e nm vale apena telefonar, mas outros disfarçam melhor e so na 1a visita é que mostram aquilo que realmentr são! Vou continuar a procurar...
Obrigada pelas dicas!
CMSDias
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 05, 2010 10:48 pm
Localização: 1 Cão e 2 Tartarugas

sexta ago 06, 2010 2:11 am

Boa noite,
Gostaria que me esclarecessem uma coisa.. Quando se recebe o registo provisório do criador, temos que pagar algo para depois o tornar definitivo? Quanto +/-? Tou a espera para receber o registo provisório para depois colocar o microchip no vet e isso e enviar para o CPC e tinha essa duvida..

Cumps,
Carlos Dias
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 06, 2010 11:39 am

Sim, o último que fiz enviei um cheque de 18 euros juntamente com a documentação. Agora não sei quanto custa, é questão de ligar para o CPC.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CMSDias
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 05, 2010 10:48 pm
Localização: 1 Cão e 2 Tartarugas

sábado ago 07, 2010 5:26 am

dinodane Escreveu:Sim, o último que fiz enviei um cheque de 18 euros juntamente com a documentação. Agora não sei quanto custa, é questão de ligar para o CPC.
Obrigado :P era só mesmo para ter uma noção da quantia.. mas tem que ser obrigatoriamente em cheque? ou poder-se-á efectuar o pagamento por multibanco por exemplo? Isso vem tudo explicado juntamente com o registo provisório? Como proceder ao envio e os montantes? Ou terei mesmo que ligar para o CPC?

(Desculpe tanta pergunta seguida :roll: )
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Carlos Dias</p>
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado ago 07, 2010 12:41 pm

Pode ir à Delegação do Norte do CPC, fica no Porto e paga lá, não precisa de ser com cheque. Acho que se ligar para a Delegação do Norte e combinar também pode pagar por transferência bancária. Eu quando fui lá disseram-me que dava.
JulianaCunha
Mensagens: 1
Registado: terça jan 31, 2012 12:43 pm

terça jan 31, 2012 12:50 pm

Ola

tenho uma cadela dalmata conheço os progenitores e sei que é pura mas nem ela nem os pais têm LOP . . .
será que me pode dar algumas dicas em como conseguir o registo inicial conforme refere anteriormente? . . e se fica muito dispendioso
NicaJunior
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

terça jan 31, 2012 11:58 pm

JulianaCunha Escreveu:Ola

tenho uma cadela dalmata conheço os progenitores e sei que é pura mas nem ela nem os pais têm LOP . . .
será que me pode dar algumas dicas em como conseguir o registo inicial conforme refere anteriormente? . . e se fica muito dispendioso
Primeiro deve contactar o Clube Português de Canicultura( Rua Frei Carlos, 7
1600-095 LISBOA

Tel: 217 994 790) e perguntar em que exposições está previsto haver avaliações para confirmação de raça ( R.I ).
Seguidamente terá de fazer uma inscrição para essa " sessão de confirmação de raça " ( 60 € ).
No dia da sessão ( que, como já disse, será durante a exposição indicada pelo CPC ) um juiz avaliará a sua cadela e confirmará ( ou não ) a raça. Se confirmar ( aprovar ) terá de pagar mais 20 €.
Aqui vem tudo explicado http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-confirmacao,pt
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado jan 26, 2013 1:06 am

Deve usar-se um cão sem LOP para reprodução?

Definitivamente, NÃO.
O objectivo da criação de cães deve ser a preservação e melhoramento das raças caninas não motivos egoístas tal como "ser avô" ou o mero lucro.
dinodane, permita me que lhe faça uma pergunta a este respeito.
Se eu for proprietário de dois fantásticos SRDs, que adoro, super saudáveis e equilibrados, não devo usá-los para reprodução? mesmo que eu não tenha qualquer interesse em fazer qualquer tipo de negócio com os cachoros, mas se quiser ter uns filhotes de dois cães que admiro, não tenho o direito de o fazer? Podem haver complicações? Ou por exemplo há a possibilidade de os filhotes terem uma personalidade completamente diferente dos progenitores? Quando diz que "O objectivo da criação de cães deve ser a preservação e melhoramento das raças caninas" exclui por completo que possa haver quem procure na criação apenas a extensão de um animal de quem se gosta? Há, na reprodução entre SRDs, alguma certeza quanto ao resultado de um eventual cachorro?

Não quero com isto tecer qualquer juízo de valor.. Eu próprio ja tive SRDs e cães com LOP.. Tenho só algumas dúvidas em relação a este assunto, e muito poucas certezas, e gostava que me ajudassem a esclarece-las.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 29, 2013 8:37 pm

Considerando que os canis estão cheios de animais frutos dessas cruzas... se o fizer de forma responsável, com o devido acompanhamento veterinário, garantindo que se responsabiliza por todos até ao fim das suas vidas mesmo em caso de devolução ... nada a dizer, como é óbvio.

Se há a possibilidade dos animais terem temperamento diferente dos pais? Claro, não é só a hereditariedade que molda o temperamento dos bichos. Não é só o temperamento que não se pode prever, é principalmente a aparência.
O fruto do cruzamento e dois animais de ascendência desconhecida é imprevisível, ao contrário dos cães de raça.

O assunto do pedigree tem a ver com a reprodução de raças puras. A reprodução de cães de raça aleatória para mim é incompreensível atendendo à hecatombe de animais eutanasiados nos canis deste país por não haver donos capazes para todos. Uma cruza não produz um cachorro que é a fotocópia dos pais, produz vários, potencialmente todos diferentes, que são dados de qualquer maneira e o resto já se sabe.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

DiAngela
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 17, 2013 8:13 pm

segunda jun 17, 2013 8:17 pm

Boas eu gostaria de saber como posso pedir um RI para a minha cadela rottweiller visto que ela me foi dada e como nao sabia nao pedi o LOP dos pais grata pela atençao e cumprimentos para todos
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 23, 2013 2:32 pm

Lamento mas não se faz RI para raças constantes da lei dos PP.

http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-confirmacao,pt

No entanto constato que a DiAngela ou não leu ou não percebeu o tópico, pois não basta pedir o LOP dos pais como diz para o cachorro ter LOP, tem de ser o CRIADOR a fazer o registo dos cachorros e não o dono.
O dono só tem a hipótese de pedir o RI mas não é de todo a mesma coisa que o pedigree, pode não ser atribuído e no caso dos Rotts e das outras raças consideradas PP em Portugal está-lhes vedado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

toze123
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 30, 2013 2:36 am

domingo jun 30, 2013 5:15 am

então pedigree é o mesmo que lop? desculpa a minha ignorância mas não entendi
Bloqueado

Voltar para “Dogue Alemão”