Operação - Torção de estomago - dúvida

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

shidoki
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda fev 05, 2007 3:53 pm

segunda ago 04, 2008 9:42 am

Boas.

Pois é, desta vez foi a Kika que teve uma torção de estomago. Felizmente, foi detectada a tempo e teve que ser operada de urgencia no Hospital Veterinário de Faro esta madrugada. Correu tudo bem e já está no recobro, recuperando bem.

No entanto, a dúvida que me assola tem a ver com o custo da cirurgia e internamento. A estimativa foi de € 1.121,00 com um internamento previsto de 2 dias. Quem já teve este tipo de urgencia, quanto é que pagou +-? é que, devido à urgencia e dia (domingo) e à hora em que foi detectado, não havia muitas soluções... Esta dúvida é apenas para ver até que ponto há variações nos preços, nada mais. Não pretendo por em dúvida qualquer questão com o H.V.Faro, mas pareceu-me cara a intervenção...

Cumprimentos

Mário
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda ago 04, 2008 10:38 am

Cada qual fala do que sabe, o valor não me parece excessivo, visto que foi uma intervenção de urgência em horário de urgência, consome material, e per si tem custos elevados. Nem conheço nem é da minha conta ou ninguém os custos fixos que essa clinica tem.

Cada qual tem a sua tabela e não pode comparar somente em preços mas em procedimentos, material usado, condições de assepsia, experiência e número da equipa, condições de recobro, and so on. Foi só torção do estômago ou do baço também ?
A Torção gástrica envolve abrir, retirar o ar, os alimentos do estômago, avaliando a existência ou extensão de tecidos necrosados (em termos leigos) fixar às costelas o estômago para minimizar o risco, limpar tudo, colocar o baço em ordem, fechar tudo e depois aguardar a evolução.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 04, 2008 10:43 am

Sinceramente também não me parece excessivo tal como o GD disse.

Ainda bem que detectaram a situação a tempo e que a Kika foi prontamente socorrida, espero que recupere bem e rápido. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

shidoki
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda fev 05, 2007 3:53 pm

segunda ago 04, 2008 1:45 pm

Boas de novo.

É óbvio que não servirá para comparar preços, apenas (e esta é a sensação que tenho, já da outra vez que tive que recorrer a este hospital fiquei com a mesma sensaçõ) ver se a média estará muito díspare. Para terem a noção, a operação foi efectuada apenas por uma médica e um enfermeiro...E foi a torção de estomago e remoção do baço.

Quanto à recuperação, a mesma está a ser normal, não tendo surgido qualquer complicação até ao momento. Mais logo vou ve-la e falar pessoalmente com o médico que lá estiver.

Obrigado pelas respostas.

Mário
AnaCenoura
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

segunda ago 04, 2008 1:45 pm

Também não me parece excessivo dadas as condições.... Eu passei por uma recentemente e não fiquei lá muito longe...
Ana Madrugo
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda ago 04, 2008 2:28 pm

Vou ser advogado do diabo, e desde já informo que não tenho nada a ver com o Hospital do Algarve, nem conheço o mesmo e suas condições. Mas francamente, se uma unidade hospital humana cobra 5600 euros por uma cirurgia de tecidos moles simples a uma familiar de 60 anos marcada com grande antecedência e o material tem de ser autoclavável, etc, etc tudo que já referi e por um animal que pesa o mesmo que um adulto médio , o vet cobra 1000 euros...sendo que os custos de med veterinária não têm apoio do Estado, ou seja, o veterinário paga tudo na totalidade... até parece barato.

A última vez que estive nos Estados Unidos, uma cirurgia como a sua custava 3000 dolares e as condições eram as mesmas que as dos locais em Portugal que eu conheço.

Nós portugueses, estamos tão habituados a ser suportados pelo estado que não sabemos os preços reais.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
shidoki
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda fev 05, 2007 3:53 pm

segunda ago 04, 2008 2:46 pm

Boas.

Thegreatdane, não quero por em causa o que me disse, mas é por não ter a certeza que coloquei adúvida. Poder-lhe-ia argumentar muitos motivos para a disparidade dos preços EUA vs Portugal, mas acho que todos sabemos que as realidades são diferentes. E sim, o Hospital Veterinário de Faro tem boas condições (aparentemente pelo que vi), apenas queria ter a certeza que não estaria a ser excessivamente cara a intervenção.

Pelas opiniões que já vi por aqui, penso que o preço esteja dentro da média...

Cumprimentos

Mário
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda ago 04, 2008 6:04 pm

Eu gostava de poder sugerir a gastropexia preventiva...mas a maioria das pessoas refere...que é um custo desnecessário e um risco de algo que pode não acontecer.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
AnaCenoura
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

segunda ago 04, 2008 10:26 pm

TheGreatDane Escreveu:Eu gostava de poder sugerir a gastropexia preventiva...mas a maioria das pessoas refere...que é um custo desnecessário e um risco de algo que pode não acontecer.
Poderia evitar muitos dissabores, agonias e despesas extra... :?
Ana Madrugo
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

terça ago 05, 2008 9:49 pm

Eu paguei há 3 anos e meio, perto de 900 euros devido a uma torção de estômago, com 24 horas de internamento. Há certa de 10 meses, paguei 1000 e uns trocos, por uma torção de baço, a meio da noite e com 48 horas de internamento. Isto no Hospital Veterinário Montenegro. Portanto, não acho nada caro 8)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

terça ago 05, 2008 9:51 pm

TheGreatDane Escreveu:Eu gostava de poder sugerir a gastropexia preventiva...mas a maioria das pessoas refere...que é um custo desnecessário e um risco de algo que pode não acontecer.
100% de acordo! O único senão que eu coloco é que se livramos o cão de uma possível torção, o mesmo não o podemos dizer de uma dilatação :wink: E ambos sabemos que estes dois andam quase sempre juntos.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
shidoki
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda fev 05, 2007 3:53 pm

quarta ago 06, 2008 9:42 am

Pois é, cumpre-me a dolorosa tarefa de informar que, apesar de a operação ter corrido bem, a Kika não resistiu aos problemas cardiacos que a assolaram no dia de ontem... Faleceu perto das 19h, fruto de complicações geradas pela pressão do estomago contra as veias do coração e de uma infecção abdominal que a atacou de tarde.

Ela entregou os "pontos" quando nos sentiu lá de novo, junto dela, tendo resistido o tempo suficiente para nos saber lá na sua hora final.

Agradeço a todos a contribuição neste tópico, uma vez que ajudará quem possa estar, num futuro, numa situação identica.

Quero também agradecer ao staff do Hospital Veterinário do Algarve, ao Dr. Mário Mansinho e ao meu tio Dr Carlos Manso, pela consultoria externa e empenho no processo da Kika.

Cumprimentos

Mário
Rufos
Membro
Mensagens: 189
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

quarta ago 06, 2008 10:28 am

Lamento muito
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta ago 06, 2008 10:50 am

La,ento muito, muito mesmo... R.I.P Kika... :(

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

quarta ago 06, 2008 11:14 am

Lamento muito... :(
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”