Safa: a minha Grand danois - ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

segunda nov 10, 2008 12:22 am

Faz 2 meses amanha a minha pequenina linda.

Desde que a tenho comigo, tenho aprendido muito. Alias antes de a ter já me tinha informado sobre o maximo que pude.

Contudo ainda persistem umas duvidas....e conto com a vossa ajuda...com a vossa opiniao...


A pessoa que me arranjou a Safa disse me para:

- até aos 6 meses dar BabyDog

- Dos 6 aos 15 meses dar Junior

- e daí em diante dar para Adulto


Acontece que tive a pesquisar e dizem muito:

- até aos 8 meses dar PUPPY

- dos 8 aos 24 meses JUNIOR

- apartir dos 24 meses ADULTO


Ja falei tambem a com a minha vet que nao valorizou muito estas diferenças.

Contudo...alguma diferença deve fazer nao é?

O que é que voces acham? Como é que voces fizeram?

Quero que ela tenha a melhor alimentação possível e fazer as coisas da forma mais correcta.

Mesmo que desvalorizem esta diferença...podem pf dizer me como fizeram com a vossa?

Obrigada a todos.

Neste momento estou a dar lhe BabyDog da Royal Canin.

Queria tambem dizer que agora que tenho uma menina Grand Danois...só posso dizer que ando fascinada...ENCANTADA ..:):)
Última edição por Sofyy em quarta nov 12, 2008 10:17 pm, editado 1 vez no total.
TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

segunda nov 10, 2008 12:03 pm

A pestinha só faz 2 meses amanha?????? Bolas! A esta altura ainda devia estar com a mãe e com os manos... por este motivo, muita atenção à sua sociabilizaçao... o comportamento em matilha (logo, em família) que ela deveria estar a aprender com a mãe e irmãos está a falhar e por isso mesmo essa tarefa vai recair sobre os seus ombros! Atenção!

Relativamente à ração, cada cão é um cão e, cada ração é uma raçao...

Pessoas há que lhe dirão algo diferente mas, pela parte que me toca, eu faço assim com os meus cães:

* 1º mês - leite materno
* do 1 aos 3 meses - leite materno + leite de substituição + ração (baby dog da RC)
* dos 3 aos 4 meses - leite de substituição + ração (baby dog da RC)
* dos 4 aos 6 meses - ração (baby dog da RC)
* dos 6 aos 8 meses - ração (puppy da RC)
* dos 8 aos 24 meses - ração (júnior da RC)
* dos 2 aos 7 anos - ração (Great Dane da RC)
* depois dos 7 anos - ração (mobility special da RC)

Espero ter ajudado qualquer coisinha mas, de qualquer das formas, sugiro que peça esclarecimentos extra ao seu vendedor de ração do porque destas alterações nestas idades... afinal de contas vender uma ração não é só entregá-la e receber o dinheiro! Há que informar o cliente e, se o vendedor da RC tem uma formação excepcional (que tem!) sobre o produto que esta a vender, a pessoa da loja também tem obrigação de a saber!!! Pergunte-lhe e "exija" que lhe dêm esta informação! :wink:

E agora, que tal umas fotozitas? :lol:
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

segunda nov 10, 2008 12:53 pm

TerrasAtomun, muito muito obrigada por este esclarecimento tão bom. MUITO OBRIGADA:)
Conseguiu ajudar me sim:)

Em relação ao problema de que fala...da sociabilização.....por ja nao estar com a mãe e os irmãos corre o risco de se dar mal com outros animais? È isso?

Neste momento ela convive (alem de pessoas) com mais animais meus.
Ha alguma coisa que deve ter em atenção nesta fase?

Muito muito obrigada uma vez mais.


Vou tentar publicar uma foto para a conhecerem:)
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

segunda nov 10, 2008 1:20 pm

Aqui ficam umas fotos da menina :)

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 10, 2008 2:28 pm

Linda, linda! :D

Olá Sofyy, deve expor a sua doguezita ao máximo de situações (com algum cuidado pois a imunização total da cadelita ainda não está completa) envolvendo pessoas e outros cães para que de futuro não tenha um animal excessivamente tímido, receoso ou possivelmente agressivo para outros cães. Habitue-a a andar de carro, a estar em locais barulhentos e com muita gente, apresente-a ao máximo de cães que puder e não a mime em demasia.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

segunda nov 10, 2008 8:52 pm

Dinodane obrigada pelas dicas tão uteis:)

Ja a tenho relacionado muito com pessoas e outros animais. Ainda tenho de a apresentar a gatos.

Tem andado de carro tambem.


Uma coisa que ainda nao tinha feito era estar com ela em locais muito barulhentos. Vou começar a leva-la (agora ainda só ao colinho claro). Mas por exemplo um passeio ao colo numa tarde de domingo num sitio com muita gente a passear...será suficiente?

Em relação a mima-la....de facto estava a cair nesse erro....sempre que faz uma ansneira tentamos reprimi-la com a palavra NAO e ja se notam resultados....mas fora as ansneiras...mimamo-la mesmo muito....completamente errado nao é? :oops:
Este nosso comportamento em que é que a poderia transformar de futuro?


E ja agora aproveito para tirar outra duvida: em que idade aconselham a castração desta raça?
Uns veterinarios ja me disseram antes do 1º cio....outros disseram me quanto mais tarde melhor (principalmente enquanto nao crescer tudo)....
Ja agora ia ouvindo a vossa opinião sobre isto.


Obrigada mais uma vez pela vossa ajuda ..... estou a ver que além de nós (familia) vai haver uma familia (voces) que tambem está a colaborar com o bem estar e evolução desta menina :) Obrigada :)
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

segunda nov 10, 2008 10:36 pm

Linda :D

Quanto à castração, eu não castrava antes do 1º cio :wink:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 10, 2008 10:48 pm

Não há nada mais fofo que um doguito mas daqui a 4 meses vocês vão ser a canzarrona que têm, é bom começar desde cedo a educá-la a ser cão e a conhecer o lugar dela na hierarquia da família. Mimem-na qb que ela ainda é tão pequenina e isso passa num instante, já estou a ver essas lindas caminhas e esse lindo cobertor tudo traçadinho e é já para o mês que vem... :D
Arranjem-lhe brinquedos só dela e comecem a repreender sempre que ela jogar o dente a qualquer outra coisa, façam com que as visitas interajam com ela para que nunca tenha medo das pessoas, infelizmente um traço comum em muitos dogues tugas é a timidez excessiva.
Quando a levarem a sítios barulhentos se ela se encolher com medo não a confortem, estarão a reforçar esse comportamento. Faça-o várias vezes até se tornar hábito.
Se um de vós a repreender que o outro não a conforte, senão ela não percebe o que fez mal. Nunca repreender "em diferido", sempre no acto para que ela relacione a má acção com o "castigo".

Quanto à esterilização ainda é cedo para pensar nisso mas está na altura de desenvolver uma relação de confiança com um vet (se ainda não têm um) e de se aconselharem com ele.

Vá postando fotos do crescimento dela. :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça nov 11, 2008 12:35 am

fora a cabeça é muito parecida com a minha Yasha em cachorra (a Yasha tem mais branco!)... agora fiquei com uma saudade da minha cachorrona quando era cachorrinha :P

sofy, penso que as perguntas mais pertinentes já foram respondidas pelas nossas experts (terras de atomun, dinodane e susanalapa), a yasha tb é a minha primeira dogue alemã, e acredita que me rendi completamente à raça!!!

e prontes, escrevi aqui so para dizer que a tua cachorrinha (brevemente terror de muitos kg a correr tresloucadamente pela casa) é lindona e para desejar muita sorte :D
TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

terça nov 11, 2008 12:34 pm

Tudo 5 estrelas... Este pessoal é fã!!!! :wink: :wink:

Eu faço apenas uma reçalva: com dois meses, a pestinha ainda não tem capacidade imunológica para passar por determinadas situações (como passeios fora de casa) e quando me refiro a ter em atenção o facto de ela já não estar com a mãe e irmãos para aprender a vida em família, é tentar substituir o comportamento que a mãe dela teria.

O facto dela estar a viver com outros animais (nomeadamente cães) é meio caminho andado pois aprenderá com eles a vida da matilha (e é menos trabalho a cair nos seus ombros) :D .

Tudo o resto (barulho, outros animais, etc....) não tem que ser feito já (aliás... não me parece que nesta altura "dê frutos"); pode começar mais afincadamente após a vacinação (quase)completa - cerca dos 3 a 3,5 meses, certo?

Acredite que vai amar a sua menina até as últimas!!!! :lol:

E obrigada pelas fotos... elaé uma cachorra muito fofa e não acredito que lhe va dar qualquer problema.

Por falar em problemas... falemos de castrações e cios. Eu, podendo optar, optaria sempre por uma castração antes do 1º cio mas isso tem uma razão de ser, ne??? Com o cio, há uma elevada produção hormonal direccionada para o desenvolvimento de tudo quanto é gestação (mamas, útero, ovários, etc...). Essas alterações que vão acontecer a nível de todo o aparelho reprodutor vão alterar a sua constituição podendo mais facilmente acontecerem neoplasias (tumores). O facto de castrar antes do 1º cio, é apenas para minorar a probabilidade do aparecimento destas "bodeguices".

Se me perguntar: mas há uma imensa diferença entre castrar antes do 1º cio e antes do 2º? Eu diria que não. Mas se me perguntar entre castrar antes do 1º ou antes do 4º... pode ja fazer diferença.

Por isso, que quer prevenir cancros de mama, cancros de útero, quistos ováricos (e tudo o que eles provocam...)......... antes do 1º cio! :wink: E estamos a falar por volta dos 9 meses mais ou menos (a dogue alemã tende a atrasar o seu primeiro cio mas pode não acontecer e mais vale prevenir que remediar....). :)

Mais uma vez...... boa sorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee :wink: :D :lol: :lol:
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

terça nov 11, 2008 2:03 pm

SusanaLapa, DinoDane, Omega2 e TerrasAtomun

O meu muito Obrigada pela vossa ajuda e pelas vossas palavras :)

Estou muito mais elucidada e esclarecida:) Muito Obrigada :)

Vou seguir os vossos conselhos á risca e daqui a uns tempos voltarei a dar novidades da menina :)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 11, 2008 2:51 pm

Antes do mais, expert nada, apenas apaixonada pela raça.

TerrasDeAtomum, permite-me discordar somente de uma coisa, eu acho que a exposição aos barulhos e ajuntamentos desde já é benéfica e digo-o por experiência própria.
Tenho um DA extremamente tímido e inseguro em parte porque o escudei demasiado até aos 5 meses desse tipo de interacções, até porque tinha mais animais em casa, incluindo outro DA como sabem, e pensei como tu. Se tivesse a oportunidade de fazer tudo de novo teria começado mais cedo a expôr o Anubis à "confusão".

Infelizmente há muitos DA em Portugal excessivamente tímidos, coisa que eu acho que não faz parte do verdadeiro temperamento da raça, daí a sugestão no sentido de começar desde já a fazer da Saca uma DA confiante e destemida.

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

terça nov 11, 2008 3:01 pm

dinodane Escreveu:(...)TerrasDeAtomum, permite-me discordar somente de uma coisa, eu acho que a exposição aos barulhos e ajuntamentos desde já é benéfica e digo-o por experiência própria.
Tenho um DA extremamente tímido e inseguro em parte porque o escudei demasiado até aos 5 meses desse tipo de interacções, até porque tinha mais animais em casa, incluindo outro DA como sabem, e pensei como tu. Se tivesse a oportunidade de fazer tudo de novo teria começado mais cedo a expôr o Anubis à "confusão".

Infelizmente há muitos DA em Portugal excessivamente tímidos, coisa que eu acho que não faz parte do verdadeiro temperamento da raça, daí a sugestão no sentido de começar desde já a fazer da Saca uma DA confiante e destemida.

Cumprimentos a todos.
Eu concordo perfeitamente! Do mais perigoso que pode haver é um dogue alemão "medricas"!!! É uma bomba relógio pronta a rebentar!!!

Não concordo em esperar-se ate aos 5 meses... aos 4 já se consegue dar a vacina da raiva e esta é a última a ser dada. Mas eu esperei bem até elas terem as vacinas todas e nenhuma delas é excessivamente "envergonhada". A pior ainda continua a ser a Best (mãe desta tropa fandanga toda) que mesmo depois de "tratamento de choque" continua a preferir exposições onde não haja pessoas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Podendo então encontrar-se aqui um meio termo, seria o ideal! É que levar um piolho destes de 3 meses AO COLO para onde quer que seja, já é estar a trabalhar para ganhar o céu (e abastantes músculos!!!). :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas como tudo na vida, cada cão, é um cão.... E os meus são uns pestes do caneco!!!! :wink: E por falar nisso.... Dino: chegaste a ver a "fita" que a Anna fez no pré-ringue da expo do Estoril? É a costale de cabrita que ela herdou da avó Ana!!!! muahahahahahahaha :D :lol: :wink:
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

quarta nov 12, 2008 10:20 pm

Desculpem as minhas imensas duvidas...mas tenho mais uma...caso me possam tambem dar a vossa opiniao.

Contudo na 6ºf vou voltar á vet com ela.

Ela come, bebe e passado um bocado fica com soluços. Muito seguidos e fortes. Isto é normal???

Fico um pouco receosa porque nunca vi tal. Faz isto praticamente todos os dias se nao estou em erro.

Na 6ºf ja falo disto á veterinaria mas se entrentao me puderem dizer se é normal nestas raças....

Obrigada a todos.
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

quinta nov 13, 2008 8:38 am

Sofyy Escreveu: Ela come, bebe e passado um bocado fica com soluços. Muito seguidos e fortes. Isto é normal???
A Anyha era exactamente igual. Com o tempo passou :wink: Nos bebes humanos, é sinal de frio, experimenta tapá-la :lol:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”