FAQ sobre alimentação RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

quarta mar 04, 2009 9:13 pm

Eu depois de muito pesquisar, e seguir aqui os topicos sobre alimentação crua, decidi futuramente alimentar assim a sushi, experiementei dar-lhe uma asinha de frango para experientar, o meu problema é que ela é muito gulosa a comer, la tentou roer a asa como não consegui as primeiras tentativas... engoliu a asa, claro que depois a vomitou toda... talvez tenha de experimentar outra parte de uma carcaça... :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 04, 2009 10:08 pm

Débora, leia mais...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Rufos
Membro
Mensagens: 189
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

quinta mar 05, 2009 10:31 am

Debora20 Escreveu:Eu depois de muito pesquisar, e seguir aqui os topicos sobre alimentação crua, decidi futuramente alimentar assim a sushi, experiementei dar-lhe uma asinha de frango para experientar, o meu problema é que ela é muito gulosa a comer, la tentou roer a asa como não consegui as primeiras tentativas... engoliu a asa, claro que depois a vomitou toda... talvez tenha de experimentar outra parte de uma carcaça... :wink:
Bom dia!

A recomendação que a veterinária me deu, mexclui da alimentação do Rufos as asas e as patas dos frangos, dadas as características dos ossos presentes nas mesmas.

Assim, só lhe dou o frango sem pernas e asas (vai só o tronco). Até agora... tudo fixe!
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

quinta mar 05, 2009 2:20 pm

Boas!
Eu depois de muito pesquisar, e seguir aqui os topicos sobre alimentação crua, decidi futuramente alimentar assim a sushi, experiementei dar-lhe uma asinha de frango para experientar, o meu problema é que ela é muito gulosa a comer, la tentou roer a asa como não consegui as primeiras tentativas... engoliu a asa, claro que depois a vomitou toda... talvez tenha de experimentar outra parte de uma carcaça...
Este é a meu ver um dos principais problemas da alimentação Barf ou Raw. As pessoas começarem a dar carne crua e a inventar sem perceberem nada do assunto.
Eu há anos que procuro informação sobre este tipo de alimentação e apesar de achar que já sei qualquer coisinha ainda não me abalancei a deixar a ração :wink: .
O meu conselho para a Débora é que não faça experiências com a sua cadelinha.
É que dar Barf a um cachorro é ainda mais complicado que dar Barf a um cão adulto e então numa raça como o dogue alemão onde a alimentação na fase de crescimento tem de ser muito equilibrada e de excepcional qualidade para que se torne num adulto saudável.
Se quiser fazer as coisas direitinhas leia primeiro muito sobre o assunto, fale com pessoas que estejam a dar esse tipo de alimentação, fale com o seu vet e acima de tudo experimente apenas quando a Sushi fôr adulta.

Cumprimentos e neste caso acho que o melhor mesmo é desejar boa sorte à Suchi que me parece estar bem precisada....

Margarida
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

quinta mar 05, 2009 4:11 pm

alterego Escreveu:Boas!
Eu depois de muito pesquisar, e seguir aqui os topicos sobre alimentação crua, decidi futuramente alimentar assim a sushi, experiementei dar-lhe uma asinha de frango para experientar, o meu problema é que ela é muito gulosa a comer, la tentou roer a asa como não consegui as primeiras tentativas... engoliu a asa, claro que depois a vomitou toda... talvez tenha de experimentar outra parte de uma carcaça...
Este é a meu ver um dos principais problemas da alimentação Barf ou Raw. As pessoas começarem a dar carne crua e a inventar sem perceberem nada do assunto.
Eu há anos que procuro informação sobre este tipo de alimentação e apesar de achar que já sei qualquer coisinha ainda não me abalancei a deixar a ração :wink: .
O meu conselho para a Débora é que não faça experiências com a sua cadelinha.
É que dar Barf a um cachorro é ainda mais complicado que dar Barf a um cão adulto e então numa raça como o dogue alemão onde a alimentação na fase de crescimento tem de ser muito equilibrada e de excepcional qualidade para que se torne num adulto saudável.
Se quiser fazer as coisas direitinhas leia primeiro muito sobre o assunto, fale com pessoas que estejam a dar esse tipo de alimentação, fale com o seu vet e acima de tudo experimente apenas quando a Sushi fôr adulta.

Cumprimentos e neste caso acho que o melhor mesmo é desejar boa sorte à Suchi que me parece estar bem precisada....

Margarida
Não percebo onde foi buscar esta ideia, acha que a sushi precisa de sorte em que??? :o

Pelo que me informei pode-se dar raw ou barf alimentação aos cachorros... o unico senão é que pode atrasar o crescimento rapido como estamos habituados a ver, mas o tamanho ideal acaba por ser atingido...
Não percebo o porque deste ataque apenas lhe dei por curiosidade para saber a reação dela á carne crua, se tivesse lido bem, eu disse futuramente penso alimentar a sushi assim, não agora!!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta mar 05, 2009 5:39 pm

Debora20 Escreveu:
Não percebo onde foi buscar esta ideia, acha que a sushi precisa de sorte em que??? :o

Pelo que me informei pode-se dar raw ou barf alimentação aos cachorros... o unico senão é que pode atrasar o crescimento rapido como estamos habituados a ver, mas o tamanho ideal acaba por ser atingido...
Não percebo o porque deste ataque apenas lhe dei por curiosidade para saber a reação dela á carne crua, se tivesse lido bem, eu disse futuramente penso alimentar a sushi assim, não agora!!
isso não é bem assim Débora! eeventualmente o tamanho ideal acaba por ser atingido, mas se não se tiver uma alimentação equilibrada toda a estrutura óssea e proprio sistema imunitário da cachorra ficará afectado!!

como ex: na fac onde estou a tirar o meu curso trouxeram há poucos dias novos ossos de um cão. em conversa com o meu professor de anatomia, descobri que os ossos eram de um S. Bernardo (Por sinal, da um familiar dele) e que não tinha o esqueleto completo porque o resto se tinha partido ao minimo toque!! quando perguntei porquê ele respondeu me que era a consequencia de uma vida inteira a comer ração do LIDL...
:roll:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 05, 2009 6:51 pm

Eu concordo com o que a Margarida escreveu, Débora, por isso escrevi "leia mais".

Não quero que pense que eu a tomei de ponta, não é nada disso e páre por favor de se sentir atacada cada vez que alguém a chama a atenção para alguma coisa, mas parece-me que a Débora alinha muito nas coisas por impulso e não é assim. Já deu um passo mal dado que foi adquirir a cadela numa sucateira, a Sushi pode ser linda que é, mas chegou a sua casa antes do tempo, mal nutrida, com as patas tortas, com pouco peso e não se sabe que carga genética maluca traz com ela.
Portanto não invente alimentações alternativas sem ter muitas luzes sobre o assunto nem o faça com a Sushi durante o período crucial do seu crescimento que, SIM deve ser um crescimento harmonioso e não demasiado rápido. Dê-lhe uma boa ração e depois, mais tarde, mais informada, introduza a RAW, quando o crescimento estiver completo e o esqueleto bem formado, por volta dos 18, 24 meses.

Eu estou a começar agora apesar de já ter feito "testes" de média duração mas não o faria num cachorro, especialmente num cachorro de raça gigante. O que a Omega disse é bem verdade, todas os erros na nutrição durante o crescimento vão se manifestar mais tarde na idade adulta e sénior do cão, portanto...

Pelo que me informei pode-se dar raw ou barf alimentação aos cachorros... o unico senão é que pode atrasar o crescimento rapido como estamos habituados a ver, mas o tamanho ideal acaba por ser atingido...
Certo pode dar-se RAW aos cachorros mas com bastante conhecimento e experiência prévia. Quanto ao "atraso no crescimento" queria por favor passar a noção que o crescimento rápido NÃO É uma coisa desejável nos danes porque o corpo cesce muito rápido, o peso aumenta em proporção e os ossos que suportam o corpo ainda não estão bem consolidados e calcificados, por isso é que muito boa gente sabedora do mundo dos danes acha que é de evitar rações de cachorro com alta percentagem em proteína, que o ideal ronda os 26%...

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

quinta mar 05, 2009 8:02 pm

Obrigada pelas luzes... :D
realmente ando a informar-me melhor sobre a alimentação raw, não para já com a sushi, como disse dei-lhe a experiementar para ver a reacção dela, mas sim como tinha dito á dinodane para iniciar a alimentação raw com o setter irlandes do meu namorado, e a veterinaria apoia totalmente porque ele é muito sensivel, tem alergias e a alimentação raw é o mais natural e saudavel dito pela veterinaria dele!
O caso dele esta em estudo pela veterinaria que anda a elaborar uma tabela de quantidades e qualidade do alimento para o marley!

Dinodane, não percebi bem quando começou com o seu dogue a alimentar-se de raw, mas foi agora recentemente certo?
Nota muitas diferenças positivas?
Ele grande e lindo ja é...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 05, 2009 8:39 pm

Comecei a dar cru ao Ajax em finais de 2006 quando ele adoeceu, primeiro com problemas de reumático, artrite, porque com a ração cada vez perdia mais massa muscular e peso. A carne para ele sempre foi muito mais apetecível e como já devo ter referido aqui mais do que uma vez, ele era um cão muito sensível a alterações na dieta, mudar a ração era dramático (não, não é exagero, quem já teve um cão a jorrar litros de diarreia sabe o que digo), e sempre que comeu carne ou peixe crus isso não acontecia.
Na altura o Anubis era cachorro e comia ração.

O Ajax recuperou massa e mobilidade com a dieta e com a medicação diária. Em 2008 adoeceu novamente com um cancro na garganta e rapidamente voltamos à carne por causa da anemia que tinha. O Anubis começou a comer nessa altura e ambos comeram carne crua durante cerca de 6 meses, eu ia todos os dias ao talho, comprava fígado e carne picada principalmente, embora o Anubis também comesse carçacas e frangos inteiros. O Anubis sempre teve um bom porte e um pêlo excepcional mas com carne é puro veludo.

Quando o Ajax morreu voltei à ração por diversas razões, principalmente por conveniência e para cortar nas despesas, a idade sénior e doenças do velhote (e também os cotovelos do Bixas) custaram muito dinheiro, nem vos direi quanto para não chocar sensibilidades. Se fosse agora não sei se poderia suportar o esforço financeiro.

Agora que arranjei este esquema com o talhante gasto menos do que com a ração, na altura que comprava para dois saía-me mesmo muito caro, nunca menos de 6 euros por dia, e o Anubis está óptimo.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

sexta mar 06, 2009 9:52 am

Boas!
Não percebo onde foi buscar esta ideia, acha que a sushi precisa de sorte em que???

Pelo que me informei pode-se dar raw ou barf alimentação aos cachorros... o unico senão é que pode atrasar o crescimento rapido como estamos habituados a ver, mas o tamanho ideal acaba por ser atingido...
Não percebo o porque deste ataque apenas lhe dei por curiosidade para saber a reação dela á carne crua, se tivesse lido bem, eu disse futuramente penso alimentar a sushi assim, não agora!!
Débora não foi minha intenção atacar ninguém mas sim alertar e às vezes para alertar é necessário sermos um pouco mais bruscos :wink:
E mais não digo pois iria repetir tudo o que a Dinodane já respondeu em cima :wink:
Mais uma vez reafirmo, boa sorte para a Suschi que embora não seja nenhum exemplar extraordinário como a Débora bem sabe tem no entanto todo o direito a crescer e viver feliz e saudável.

Cumprimentos
Margarida
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta mar 06, 2009 12:59 pm

Boas!

Isto da BARF e da RAW é mesmo é complexo. Não podemos pura e simplesmente pensar que deitamos carne aos cães e pronto...

Eu há quase 2 anos que tento aprender o máximo possivel, leio tudo o que apanho, mas sinceramente falta-me um veterinário entendido o suficiente neste tipo de alimentação para acompanhar as minhas cadelas e assim fazer com que eu finalmente começe o periodo experimental...

BARF e RAW constituem ainda verdadeiros tabus para muitos vets ( atrevo-me até a dizer para a esmagadora maioria), no meu caso, dos vets que seguem actualmente os meus cães (4 vets diferentes), e dos vets com que trabalho (mais 6), nenhum está interessado em discutir comigo o assunto... sendo que a minha principal vet se opõe seriamente a este tipo de alimentação nas minhas cadelas...

Ora, por muito que eu leia, e que me sinta atraida a experimentar, nunca o farei sem supervisão de um veterinário com conhecimentos aprofundados sobre esta matéria, porque a saúde das minhas cadelas vêm primeiro. E elas estão muito bem com as rações comercias que comem, e mesmo que eu esteja convenciada que os resultados com a troca sejam positivos, não arrisco faze-lo sozinha, porque as minhas cadelas não são cobaias...

Isto tudo para frisar o que muitos de vós ja disseram... este tipo de alimentação é muito interessante, mas não deve ser tomada de ânimo leve.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Hakuma
Membro Veterano
Mensagens: 520
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Localização: DA, APBT, GC, TH

sexta mar 06, 2009 1:38 pm

Dinodane, uma questão.

Que DDR dá ao seu DA (em peso)? É uma base, já que me decidi a começar. Depois, adapto consoante o que observar.

Obrigado.
<p></p>
Rufos
Membro
Mensagens: 189
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

sexta mar 06, 2009 1:47 pm

Hakuma Escreveu:Dinodane, uma questão.

Que DDR dá ao seu DA (em peso)? É uma base, já que me decidi a começar. Depois, adapto consoante o que observar.

Obrigado.
Para enriquecer este post, cá vai o que tenho feito com o Rufos:
- 1400kg de carne (frango, sem asas e sem pernas (alguns miudos, pescoços));
- 300 gr de legumes triturados(bróculos, cenouras, courgetes, alface, couve,...);
- óleo de linho;
- fruta em vez de biscoitos (maça, pera,...)
- de vez em quando ovo inteiro com casca triturado;

Esta semana já introduzi borrego!

Espero que ajude.

A dieta que estou a dar, segundo a conversa que tive com a vet irá sofrendo alterações, onde serão introduzidos novos alimentos.

Bárbara
Hakuma
Membro Veterano
Mensagens: 520
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Localização: DA, APBT, GC, TH

sexta mar 06, 2009 1:56 pm

Rufos Escreveu:
Hakuma Escreveu:Dinodane, uma questão.

Que DDR dá ao seu DA (em peso)? É uma base, já que me decidi a começar. Depois, adapto consoante o que observar.

Obrigado.
Para enriquecer este post, cá vai o que tenho feito com o Rufos:
- 1400kg de carne (frango, sem asas e sem pernas (alguns miudos, pescoços));
- 300 gr de legumes triturados(bróculos, cenouras, courgetes, alface, couve,...);
- óleo de linho;
- fruta em vez de biscoitos (maça, pera,...)
- de vez em quando ovo inteiro com casca triturado;

Esta semana já introduzi borrego!

Espero que ajude.

A dieta que estou a dar, segundo a conversa que tive com a vet irá sofrendo alterações, onde serão introduzidos novos alimentos.

Bárbara
1,7 kg de comida por dia, sendo 1,4 kg de carne pura?!?! :o

Baseou-se onde para chegar a esse número? Não estou a dizer que seja bem ou mal... estou apenas espantado de a DDR em carne pura ser perto do dobro da DDR diária de ração que dou à minha cadela! E eu, leigamente, diria que a DDR em peso seria inferior, dada a quantidade de proteína... :roll:
<p></p>
Hakuma
Membro Veterano
Mensagens: 520
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Localização: DA, APBT, GC, TH

sexta mar 06, 2009 1:59 pm

Rufos Escreveu: A dieta que estou a dar, segundo a conversa que tive com a vet irá sofrendo alterações, onde serão introduzidos novos alimentos.
Peço desculpa, reparei apenas agora que se tem baseado em conversa com o vet.

Mas ja me deixou a pensar... onde vou arranjar espaço para colocar a carne para as minhas duas cadelas para uma semana?! Mais vale analisar melhor o assunto.
<p></p>
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”