FAQ sobre alimentação RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 04, 2011 3:12 pm

Imagem

Imagem

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

sexta mar 04, 2011 8:06 pm

Olá
Alimento os meus cães exclusivamente com ração por várias razões:
1) Criou-se a regra de os cães só comem ração, por isso não lhe damos ou extras(regra extremamente importante para que o meu pai não ande a dar-lhes porcarias às escondidas)
2) É mais prática

Apesar do que disse em 1, aquilo é verdade para o meu pai (que lhes daria coisas bem prejudiciais) mas para mim, para a minha mãe e para o meu irmão é permitido dar (com o conhecimento geral(dos 3) para prevenir excessos) cenoura cozida, arroz branco sem aditivos(sal e manteiga) e exclusivamente por mim maçã e frango. Isto apenas em quantidades muito reduzidas e espaçadas no tempo.

No entanto gostava de lhes dar ossos para limparem os dentes e de de vez em quando (tem de ser só de vez em quando por causa do meu pai) substituir parte da ração por carne (uma vez por semana+/-)

O que acham??? :oops:
1) deixo-me tar quietinha sem fazer asneira :lol:
2)dou-lhes ossos para limparem os dentes
3) dou-lhes de vez em quando uma porção de carne com osso

UMA GRANDE DIFICULDADE: É que são 2 Pinschers com 3,5 e 4,5 Kg respectivamente!

PS: Nunca experimentei dar-lhes ossos ou carne crua, mas se pudesse após uma pesquisa mais aprofundada gostaria de os alimentar com Barf ou Raw

Obrigada :oops:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda mar 07, 2011 2:32 pm

Hakuma Escreveu: A resposta dele foi mais ou menos esta: "Se o seu interesse for ter um cão com pêlo bonito, que faça poucas fezes, mas tê-lo por poucos anos, utilize esse tipo de alimentação. Antes de vir para Aveiro tive vários anos um cliente que era criador de dogues alemães azuis campeões nacionais que os alimentava à base de osso com carne. Eram cães lindíssimos, mas a partir dos 4 ou 5 anos todos eles apresentavam problemas renais sérios. O mal desse tipo de alimentação é que raramente se consegue uma alimentação tão equilibrada qt as rações topo de gama. E mesmo quando se consegue em alguma altura, há a tendencia a desbalanceá-la com o tempo por razões financeiras, de gostos do animal ou de conveniência.

A minha opinião em termos clínicos é que esse tipo de alimentação não é recomendável."

Assim sendo, e porque ainda confio neste veterinário relativamente a cães, vou continuar a alimentar as minhas cadelas com ração.
Foi essa a resposta que obtive da minha vet, com o exemplo desses DA azuis e tudo! É daquelas coisas que me deixam mesmo assustada!
Estava satisfeita com a ração, mas já há algum tempo que não estou, penso que pode ter havido uma ligeira alteração na fórmula, não sei, mas já não consigo obter os mesmos resultados. Bem, ando a reler novamente os artigos, porque tinha decidido começar a dar RAW. Mas quanto mais leio, mais confusa fico. Por enquanto continuo nos estudos, agora mais decidida a mudar. Dar carne crua não me faz impressão, mas continuo com medo dos ossos e de não lhe dar tudo o que precisa.
poika
Membro
Mensagens: 60
Registado: segunda fev 12, 2007 9:00 pm

segunda mar 14, 2011 2:26 am

Estive a digerir este tópico do início até aqui, adorei ler e ver todas as opiniões e experiências.
Comei há cerca de 1 mês a dar frango à minha DA, por influência da Ana (TA), e estou muito satisfeita com os resultados.

A minha cadela tinha sempre umas fezes cheirosas e normalmente moles, embora comesse só ração, já tinha experimentado várias marcas mas o resultado era o mesmo. Tinha também a dose acrescida de a cadela ter pouco apetite, raros eram os dias em que comia bem, levava imenso tempo para comer, mastigava grão a grão e deixava a comida à menor distracção...

Ora experimentei dar um pedaço de frango, bem picado, com ossinhos à mistura, e desde logo a reacção da cadela à comida foi completamente diferente!
Estou a comprar carcaças de frango, por vezes frango inteiro, corto aos pedaços e misturo tudo, a cadela baba-se e não me larga enquanto preparo as doses diárias... As fezes desde logo secaram, diminuíram imenso, o cheirinho foi-se, o pêlo está algo espectacular e o cheiro a cão desapareceu muito mais. Finalmente a cadela come com vontade, e mais lhe desse!
Tinha algum receio por causa dos ossos, aquele medo de que um deles ficasse atravessado ou perfurasse alguma coisa e picava tudo miudinho, mas percebi que realmente a cadela mastiga muito bem a sua comida, e começo a lhe dar pedaços grandes com segurança.

Referi isto à minha veterinária e tive uma reacção completamente inesperada: alertou-me que era um perigo por causa das bactérias, nunca dar os ossos, cozer a carne, os dentes vão ficar mais sujos, e que a cadela poderia ganhar mais agressividade (????) - ora nesta parte apetecia-me rir, eu gosto muito da minha vet, mas a última parte foi comentário que a minha avó faria...

Eu sou a favor das rações (Super Premium, claro), é equilibrado, prático, completo, mas no meu caso pretendo continuar com esta dieta, vou começar a introduzir o peixe e ovos, assim como carne de outros animais, mas ainda não consegui arranjar acordo aqui com o talho para poder complementar mais a dieta.
<p>poika</p>
RYKY69
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta fev 05, 2010 11:21 pm
Localização: Luana que é minha Lua, Pateta

quarta mar 23, 2011 8:19 pm

Olá a todos.
Não tive tempo de ler o tópico todo mas como sou adepto da Alimentação natural, principalmente o "RMB" Raw Meat Bones desenvolvido por Tom Lonsdale, Venho só aqui deixar a minha experiência com (AN).
quando adoptei a minha Luana também eu dava Ração seca,houve uma altura que ela chegou a estar com uma gastoentrite, por isso cheguei a lhe dar ração especial alem da Super Premium, pois ela sempre apresentou alguns problemas gastrointestinais, como não me deixava lavar os dentes tinha que lhe comprar "Dentastik" para não ter mau halito e para remover algum do tártaro. Também sempre teve um lacrimejar constante de um dos olhos desde que veio para mim, Como até já tinha lido alguma coisa sobre alimentação natural informei-me melhor e comecei a lhe introduzir aos poucos, atualmente é o que come á já uns bons meses e as melhorias são enormes em todos os aspectos, para começar nunca mais lacrimejou daquele olho, a não ser quando acorda, o pelo está mais brilhante que nunca, toda a gente "gaba" o pelo dela, as fezes são diminutas, consistentes e sem cheiro, até se podem agarrar com a mão, embora não o faça, os dentes não apresentam tártaro e não tem mau hálito da boca, para não falar que não cheira a cão, sendo os banhos mesmo só em ultimo caso, e é porque ela tem pelo branco e começa a ficar cor de leite, senão chegava a escovagem que lhe dou diariamente, e porque acho que faz bem. A unica coisa contra, foi que aumentou um bocadito o peso mas nada de preocupante, está um bocadito mais roliça, mas é uma questão de acertar com a dose, até porque não quero uma menina goda. Em relação aos veterinarios e até algumas pessoas, como a indústria istruio as pessoas que a ração é que é o mais equilibrado, por isso é a regra que eles seguem, mas a ração só começou a aparecer depois da segunda guerra, então o que que se dava antes disso??
Quanto a mim são só vantagens, mas se alguem me mostrar provas em contrario, ai terei que reformular melhor.
Deixo aqui um link de uma tradução para português de um livro de "Tom lonsdale" que para quem quer começar é essencial ler, mas se pesquisarem existe muita coisa sobre AN pela net, em portugal é que parece que ainda é "tabu" para muita gente.

http://www.rawmeatybones.com/translatio ... intro.html

Cumps a todos e bem haja a todos os amigos dos animais
N&oacute;s Humanos temos actos mai irracionais, do que aqueles que apelidamos de irracionais. Quanto&nbsp; melhor conhe&ccedil;o as pessoas, mais gosto dos animais. Ryky.
BlueBear
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda jul 12, 2010 10:14 am

segunda mai 30, 2011 12:45 pm

Boas,
sou adepto deste tipo de alimentaç&#227;o, que para mim é a melhor que se pode usar... por todos os benefícios que já se sabe.

gostaria que questionar a vossa localidade e onde conseguem fazer as vossas compras ao melhor preço; (partilharei a minha e local/locais de compra ... óbvio). Com isto, 2 ou 3 pessoas a comprar no mesmo sitio, poderemos obter descontos/serviços ainda melhores.

Poderam enviar PM para n&#227;o divulgarmos informaç&#227;o sensível.

Cumprimentos a todos os entusiastas e seguidores desta maravilhosa forma de alimentar os nossos amigos de 4 patas!! :-)
passado18
Membro
Mensagens: 81
Registado: domingo fev 13, 2011 12:46 pm

terça jun 14, 2011 2:11 am

Bem la vim eu ler este topico mais uma vez, e como gosto de ver a minha Ayn comer com alegria, coisa que com ração nao acontece muito (todos os dias) gostaria de lhe dar por exemplo uma vez por semana assim um frango, mas em tempos fui comprar peitos de frango para lhe dar e lembrome que fazendo contas a RC sai quase ao mesmo preço, agora pergunto, que devo eu procurar para dar um petisco uma vez por semana a Ayn?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 14, 2011 10:13 am

Frango inteiro ou carcaça, os peitos são muito caros, mais de 4 euros o kg.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jun 15, 2011 12:01 am

Cabeça de salmão, no Continente está a 1,49 o quilo.
É ir olhando para as promoções, nos supermercados. Às vezes as asas e os pescoços de perú tambem estão em conta.Assim como os miúdos de frango e a galinha.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
mar72
Membro Veterano
Mensagens: 1439
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

quarta jun 15, 2011 8:13 pm

nao sei de onde é mas ha a hipotese de procurar as grandes representantes de aves tipo kilom, avibom e sem tiver algum relativamente perto consegue comprar carcaça de frango fresco a 40 centimos o kilo e se for a carcaça triturada congelada a 70 centimos o kilo.. compensa mto.. para quem tem varios caes e utiliza quantidades maiores compensa a avibom pq mesmo nao sendo perto eles fazem entrega gratuita em casa... eu por exemplo gasto neste momento 26 kg de carcaça por semana ...mas vou semanalmente buscar ao armazem pq nao tenho arca...
alem disto alem gasto mais 20 kg de triturada congelada q uso para os caes de mais pequeno porte... ao fds dou um bocado de ração misturada so para ter a certeza q complemento a carne com o q possa faltar... qd nao dou ração cozo esparguete 1 x semana e dou... tb dou por x ovo e atum... eles adoram... comem todos mto melhor, pêlo optimo, fezes fantasticas....
mar72
Membro Veterano
Mensagens: 1439
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

quarta jun 15, 2011 8:13 pm

so para completar... é q mesmo parecendo mta quantidade gasto mto menos do que quando comprava só ração....
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda jun 27, 2011 5:46 pm

Por cá não tenho tido muita sorte. Tenho que comprar tudo no talho ao preço normal, não compro as aparas de frango porque as que vi não me agradaram, são apenas aquelas gorduras que retiram ao cortar. De vitela até enconttrei bons pedaços, mas não é sempre.

Alguém sabe quais as quantidades mínimas para se comprar num desses armazéns se formos lá fazer a recolha do produto? Também vendem na zona do Porto?
JonhyRico
Membro
Mensagens: 117
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

sábado ago 06, 2011 4:57 pm

poika Escreveu:Referi isto à minha veterinária e tive uma reacção completamente inesperada: alertou-me que era um perigo por causa das bactérias, nunca dar os ossos, cozer a carne, os dentes vão ficar mais sujos, e que a cadela poderia ganhar mais agressividade (????) - ora nesta parte apetecia-me rir, eu gosto muito da minha vet, mas a última parte foi comentário que a minha avó faria...
A explicação é muito simples. A vet nunca se informou seriamente sobre BARF, e infelizmente é essa a ideia com que fico quando abordo este tipo de assunto com a maioria dos veterinários.

Sei que muitos vets são abertos ao ponto de acabarem por aceitar este tipo de alimentação e até lhe reconhecerem alguns créditos. Esta parte é boa. A parte má e que me deixa confuso é o porquê de as Universidades não darem esta "ferramenta" aos vets. Não quero com isto dizer que as Universidades deveriam fomentar BARF e desprezar rações ou a situação inversa. Mas pelo menos deviam fornecer informações sobre as duas opções.

Na minha opinião, quem trabalha com ciência não pode parar de ler. Não pode parar de procurar informação nova.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 17, 2011 4:51 pm

Acena Escreveu:
Alguém sabe quais as quantidades mínimas para se comprar num desses armazéns se formos lá fazer a recolha do produto?
Só para entrega em casa é que exigem quantidades mínimas, indo lá buscar podemos trazer quantas caixas quisermos (caixas de 10kg).
Acena Escreveu:
Também vendem na zona do Porto?
Vendem, e em Barcelos também :D

Fica a informação para quem não sabe.
canetaz
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 28, 2005 1:00 pm

terça ago 28, 2012 2:24 pm

Olá,

Por vezes tenho dado ao Bono que tem 8 meses carcaças de frango da Kilom intercalado com ração mas tenho algumas dúvidas que agradecia opiniões...

Em primeiro lugar estou bastante contente com as ditas carcaças porque pelo menos as da Kilom ainda vêm muito bem recheadas... agora não sei a quantidade que devo dar, ele neste momento ainda come 3 vezes por dia cerca de 250g de ração cada vez...

Outra questão são os ossos... faz-me um pouco confusão ve-lo engolir os pedaços cortados sem sequer mastigar uma única vez, será que poderei estar a proceder mal ao dar-lhe ossos sem que ele os mastigue?

Mais uma... na kilom também têm a triturada congelada... será que é melhor? Para quem já comprou ou costuma comprar como partem aquilo para guardar no congelador e dividir por doses?

Agradeço a todos a ajuda, aqui ficam umas fotos do Bono.

Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”