FAQ sobre alimentação RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

quinta mar 12, 2009 2:25 pm

Boas!

Em relação às rações e em jeito de resposta à Ana das Terras de Atomun eu acredito que as maravihosas rações que compramos embaladas em sacos bem apelativos a dizer maravilhas são bem diferentes daquilo que o marketing nos tenta impingir mas também acredito que sempre deve haver alguma diferença entre uma ração que custa 10€ cada 15 Kg e uma outra que custa 70€ cada 15kg.
A lei creio, obriga a designar quais os produtos utilizados, que tipo de carnes, que tipo de cereais, que conservantes, que aditivos, a sua ordem de grandeza na composição do produto, etc,etc, e se formos comparar a lista de ingredientes e composição analítica as diferenças são muitas e acabam por reflectir a qualidade da ração. Ora isso permite-nos fazer escolhas e ter um minimo de confiança no que estamos a comprar.

Agora que tb deve haver muita falcatrua......tb não tenho dúvidas.... :|

Cumprimentos
Margarida
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

sexta mar 13, 2009 3:33 pm

Boas!

Encontrei um excelente texto sobre os mitos da BARF :

http://www.dogpeople.org/BARF%20Myth.htm

Está muito bem estruturado e aborda a maior parte das dúvidas que eu sempre tive e mais uma série de questões que nem me tinha ocorrido. :|
Se não fosse tão grande até era um bom texto para a Dino traduzir héhéhé! :P

Cumprimentos
Margarida
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 13, 2009 7:08 pm

Olá.

Traduzo com o mesmo gosto textos a favor como contra embora a esta hora seja um bocadinho moroso porque é bastante extenso.
Contudo, vou traduzir a conclusão do texto, mas permitam-me deixar também a minha opinião entre parênteses:

Conclusão:

Concluimos que comparar a dieta de canídeos selvagens com a de cães domésticos é uma falácia.
(evidentemente penso que ninguém compara chacais e raposas com cães domésticos, não pertencem à mesma espécie sequer. Já o cão é uma sub-espécie do lobo taxonomicamente falando.)

Concluimos também que a esperança de vida dos canídeos selvagens não é nada que queiramos para os nossos cães.
(Obviamente. A esperança de vida do cão doméstico é cada vez maior principalmente devido a melhores cuidados veterinários, à vacinação e à nutrição e não é comparável com canídeos selvagens sem acesso a estes cuidados...)

Descobrimos também que a alimentação de ossos crus sem ser acompanhada pelo couro e pêlo de uma presa é muito perigosa.
(Acho esta afirmação exageradamente alarmista, to say the least. Vários sites informativos sobre BARF e RAW alertam para o potencial perigo de certos ossos e para a vantagem de dar peças inteiras ou de tamanho adequado para que o cão as possa mastigar e não engolir. Penso também que em todo o texto não foi dada nenhuma relevância à potência dos sucos gástricos dos cães)

Descobrimos também que canídeos selvagens alimentados com BARF não são mais imunes a doenças e parasitas que os cães domésticos.
(hmmm... pois. Nunca escrevi ou defendi que este tipo de alimentação promovesse imunidade a doenças ou parasitas. Isso só com a vacinação e desparasitação se consegue, coisa a que os canídeos selvagens não têm acesso, a não ser que vivam em zoos.)

Determinamos que os cães domésticos vivem mais hoje em dia que há 50 anos atrás. (E...? )

Descobrimos que há micro-nutrientes encontrados na comida crua que também estão presentes na comida cozinhada.
(Embora digam mais acima que "While there is no question that some nutrients are degraded by the cooking process there are also a number of nutrients that are unavailable to the animal unless the given ingredient is cooked. Sometimes there is a trade off. For example, vitamin C is easily destroyed by heat whereas carotenoids are made more available by the softening effects of cooking."... Sim, já sabemos que os cães não digerem as cenouras cruas, pelo que se lhas vamos dar é melhor cozinhá-las. O mesmo se aplicará a outros legumes. )

Descobrimos que os cães domésticos separaram-se evolucionariamente do lobo há cerca de 100 000 anos.
(Basicamente diz-nos que os cães evoluiram comendo toda a espécie de desperdícios alimentares encontrados no "lixo" dos homens, divergindo assim do lobo que nunca foi exposto a essa dieta... correcto e afirmativo! Faltou mencionar a necrofagia. Se os cães sobreviveram enquanto espécie como párias e necrófagos durante cem mil anos será agora que um animal alimentado a carne, ossos e vísceras sofrerá de má nutrição ou de carências vitamínicas?).

Chegamos à conclusão que as dietas BARF não são suportadas pela ciência e sim apenas por opiniões e emoções, por media desesperados por captar a vossa atenção e por vendedores de livros, vídeos, produtos e websites, cada um com finalidades lucrativas. Vimos 200 animais todos os anos que acabam em desastres médicos na clínica vet em consequência directa desta alimentação.
(Pois é. Não sei que sites andaram a ver sobre isto nem que loucura existe lá em SINGAPURA sobre o assunto. É verdade que é polémico e que não há consenso entre nutricionistas e veterinários sobre o assunto. é uma grande verdade também que não é de todo do interesse dos grandes conglomerados produtores das maiores marcas de ração do mundo que haja muita gente a defender as virtudes desta dieta.
Cabe a cada um de nós julgar benefícios e prejuízos e de preferência com base em info isenta e não sensacionalista ou alarmista, e isso tanto vale para os sites pró-BARF como para os anti-BARF, como este)

Descobrimos que a grande maioria de veterinários se opõem a esta dieta e que nem um único board de nutricionistas veterinários patrocinam a mesma.
(Mas que os há... há.)

Os riscos comprovados superam largamente os benefícios propostos.
(Queria mencionar o assunto dos problemas renais. Lê-se no site que e cito "Renal failure is the 3rd most common cause of disease death in dogs and the 2nd most common in cats". E eu pergunto: se nenhum profissional de saúde canina advoga a BARF, conclui-se que no universo de milhões de pet em todo o mundo apenas uma pequena % é alimentada com RAW. De onde vem então a causa das doenças renais que, como dizem, É A 3ª CAUSA DE MORTE EM CÃES?
Depois mencionam um estudo que provou que " Mean BUN (blood urea nitrogen) was indeed significantly higher in dogs eating the BARF diet. ". Dando uma no cravo e outra na ferradura concluem a observação com "é incorrecto afirmar que níveis altos de BUN são causa de falência renal, embora seja uma situação a monitorizar em cães geriátricos com insuficiência renal indetectada". Concluiram alguma coisa disto? Eu não.
Já li vários estudos modernos que comprovaram não haver relação causa-efeito entre dietas baseadas em carne e insuficiência renal, como é largamente propalado devido a estudos feitos há décadas em animal de laboratório cuja alimentação é herbívora... Acho que são de fonte fidedigna e isenta.)


Escolha bem e faça a sua escolha com base em factos reais. Recuse-se a aceitar fantasias "internetianas" e que a última moda governe as suas emoções e tenha um efeito devastador na saúde do seu pet, criança ou em si próprio.
(Pois claro que sim, defendo o mesmo. Podiam ser um pouquinho menos alarmistas e exagerados, ou não? Não desprestigiando as fontes usadas, achei o texto extremamente alarmista e muito negativista em relação ao assunto, classifica todos os defensores da dieta como fanáticos ou pessoas com conhecimentos superficiais que aderem a isto por moda e word of mouth.)

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda abr 20, 2009 3:05 pm

Estive a ler este tópico com atenção e muita paciência, desde o início até a esta parte.

Nunca pesquisei muito sobre este tipo de alimentação, e acredito que seja deveras mais adequada aos cães do que as rações inventadas pelo Homem. No entanto, o post do Hakuma relativamente à opinião do veterinário, deixou-me a pensar se nós vamos ou não, ao dar RAW ou BARF aos nossos cães, conseguir tirar as conclusões mais correctas, se assim se pode dizer, quanto à esperança média de vida e à saúde dos rins dos nossos cães...
Não será um pouco brincar na corda bamba sem rede de protecção? Quero eu dizer que não estaremos nós a fazer experiências com os nossos cães, e ver se os rins não falham ou quantos anos duram? Se o meu cão chegar aos 6 anos e morrer, como vou eu saber se foi devido à alimentação ou não?
O meu Moon, o Dobermann, já vai nos 12 anos, a esse nem ponho a hipótese de mudar seja o que for, mas a Iva (são bernardo) e a Catarina (dobermann), têm ambas 4 anos e meio, se eu mudar agora, será que lhes estou a encurtar a esperança de vida?
Isto interessa-me, mas deixa-me muitas dúvidas por esclarecer... :|
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
mimi1708
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado set 08, 2007 4:24 pm

segunda mai 04, 2009 6:36 pm

Boas!
Estou interessada em adquirir o meu primeiro cachorro mas como nunca tive nenhum tenho feito pesquisa de várias raças e confesso que os cães de pequeno porte me fascinam. Reconheço as vantagens da alimentação RAW, no entanto, não sendo uma tratadora minimamente experiente, sinto-me ainda meio relutante em usar esse tipo de alimentação em raças de apartamento como pugs ou yorkshires pois faz-me confusão eles devorarem carcaças com um focinho tão pequeno (os lobos só têm aquele tamanho quando são crias e por essa altura a progenitora regurgita o alimento já triturado).
Qual será o melhor tipo de alimentação RAW para este tipo de raças para além dos ovos e das miudezas de carne?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 05, 2009 11:34 am

Olá.

Para Yorkies e outros de pequeno porte não vejo problemas em dar-lhes partes da carcaça do frango ou coelho ou codornizes, por exemplo. Temos cá uma user que costuma dar à sua yorkie quartos de frango.
Já os cães braquicefálicos como pugs e bulldogues apresentam outros problemas, pois a boca tem um formato diferente e a inclusão dos dentes não permite uma mastigação tão "eficiente". Pelo que tenho lido em várias fontes, essas raças não são boas candidatas a esta dieta. Mas por favor procure informar-se melhor e discuta o assunto com o vet assistente.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mimi1708
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado set 08, 2007 4:24 pm

terça mai 05, 2009 4:40 pm

obrigada pela informação ;) de qualquer forma tou estudando a fundo o site http://cachorroverde.com.br que tem óptimos videos elucidativos e tudo muito bem explicado
JonhyRico
Membro
Mensagens: 117
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

sábado out 17, 2009 10:08 pm

WOW.

Há mais raw feeders em Portugal além de mim. Espectáculo!!! Estava a ver que isto nunca mais chegava a Portugal... Só lamento não ter encontrado este tópico logo que foi criado.

Bem, aqui vai a minha experiência. Á cerca de um ano e meio tropecei nestas informações quando comecei a devorar tudo e mais alguma coisa que conseguia encontrar sobre treino canino. Comecei a ver que muita gente (sobretudo nos EUA) recomendava este tipo de dieta. Procurei e li imenso sobre este tipo de dieta. O que li pareceu-me fazer sentido. Decidi implementa-la no cão dos meus avós. Ele é um rafeiro e tinha na altura 11 anos. Já vai em 12 ou 14 meses neste tipo de alimentação.

O cão da minha namorada tem quase 5 meses e desde o 1º dia cá em casa que come RAW-BARF. Tivemos sorte em encontrar um criador que conhecia e aplicava este tipo de alimentação.

Baseio bastante aquilo que faço nos seguintes livros:

Raw Dog Food: Making It Work for You and Your Dog by Carina Beth MacDonald

Natural Nutrition for Dogs and Cats: The Ultimate Diet by Kymythy Schulze

Pets need wholesome food also by Jesse Dallas (este está disponível no Google books)


Em relação a pormenores ligeiramente diferentes da dieta que eu aplico e que gostaria da vossa opinião sobre eles, aqui vai:
Utilizo vegetais (por vezes apenas triturados, outras vezes triturados e ligeiramente cozidos);
Utilizo fruta;
Utilizo iogurte natural;
Além de ovos inteiros, muitas vezes (em quase todas as refeições) dou pó de casca de ovo para corrigir o rácio fosforo-cálcio em benefício do cálcio;
Dou óleo de salmão e vitamina E (o primeiro para corrigir o rácio omega 3-omega 6 em benefício do Ómega 3; a vitamina E dou pois é um poderoso anti-oxidante e porque ajuda a degradar e a digerir correctamente o óleo de salmão).

Agora algumas dúvidas que me surgiram depois de ler estas páginas todas deste tópico:

Toda a carne que damos em BARF deve ser congelada? Eu não faço isso. Refrigerada sim. Congelada apenas se me der jeito ou se tiver a mais...

Como é que vocês arranjam bons negócios de carne e ossos crus em Portugal? Eu limito-me a ir ao talho e comprar fresco aquilo que preciso, mas aposto que há montes de formas de comprar mais barato e em maiores quantidades... Venham sugestões.

Até breve e ainda bem que encontrei gente a alimentar desta forma. :)
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 18, 2009 1:33 am

Bem vindo ao sub-fórum do DA. :)

Eu tenho um acordo com o talho aqui ao pé de casa... e poupo imenso na alimentação do Anubis com a qual cheguei a gastar perto de 130 euros por mês quando lhe dava exclusivamente ração.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo out 18, 2009 10:04 pm

Eu , compro no talho aqui perto, as miudezas de frango ou perú e borrego. Carcaças de frango, perú , coelho ( para o César, curiosamente o Simão não gosta de coelho ).
No Intermarché, tambem aqui ao pé, compro restos: pontas que sobram aquando do corte de algumas peças, pedaços que os clientes não querem, carne que por ter estado em exposição já não volta a ser exposta para venda , etc. Custa 0,30 € o quilo.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 18, 2009 10:34 pm

Também já comprei essa cuvetes no intermarché, só é pena não ter nenhum mais próximo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Luiza92
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

domingo out 18, 2009 11:45 pm

Eu, por experiencia propria, nao recomendo este tipo de alimentaçao para caes de pequeno porte.
Ha uns 10 anos, perdi uma rafeirita de porte pequeno (parecida a um yorshire) porque se engasgou com carne crua. Nos tinhamos o cuidado de separar os ossos. Nunca imaginamos que ela se engasgaria com a carne... :cry:

O Boxy nao é muito fã de raçao, apesar de a comer bem.
Mas de vez enquando dou-lhe arroz e frutas. E por vezes frango cozido.
Mas mesmo que digam que é melhor assim, nao darei carne crua.
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

segunda out 19, 2009 8:14 am

Olá JonhyRico

Bem vindo ao forúm do Dogue Alemão. :D

Também eu gosto muito de ler sobre Raw / Barf mas como não estou totalmente convencida este tipo de alimentação seja a melhor opção prefiro continuar a dar uma boa ração à minha cadela Dogue Alemão :wink: .
Agora em relação às questões que pôs e baseada no que tenho lido e ouvido sobre o assunto aqui vai o meu contributo :
Toda a carne que damos em BARF deve ser congelada? Eu não faço isso. Refrigerada sim. Congelada apenas se me der jeito ou se tiver a mais...
Deve-se congelar previamente da carne porque o congelamento a temperaturas muito baixas mata uma boa parte das bactérias e afins que se encontram com frequência na carne crua principalmente se esta fôr de segunda qualidade.
Ora como na Raw a carne é dada crua esta será uma boa forma de higienizar a dita cuja! :)
Atenção que esta congelação deve ser a temperatura muito baixa e por 24 horas ou idealmente por 48 horas utilizando para isso um congelador de 4 ou 5 estrelas pois só estes atingem uma temperatura suficientemente baixa.
Como é que vocês arranjam bons negócios de carne e ossos crus em Portugal? Eu limito-me a ir ao talho e comprar fresco aquilo que preciso, mas aposto que há montes de formas de comprar mais barato e em maiores quantidades... Venham sugestões.
Para além das sugestões dadas pela Dinodane e pela Nicasxi sei que tb pode arranjar a muito bom preço carcaças de frango moídas e congeladas em paletes de vários quilos na Kilom.

Cumprimentos
Margarida
JonhyRico
Membro
Mensagens: 117
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

segunda out 19, 2009 6:07 pm

Olá e muito obrigado pelas vossas respostas.

Óptimas sugestões para poder poupar um pouco e encontrar boas oportunidades. Uma das coisas eu já fazia, que é ter um "acordo" com o talho para aproveitar algumas partes que as pessoas não consomem.

Em relação à congelação.
É óbvio que a congelação irá diminuir o número de bactérias. Mas segundo a filosofia BARF, não há grande problema em dar grandes quantidades de bactérias aos cães já que eles têm um tubo digestivo "perfeito" para lidar com elas. Recordemos que os cães lambem a sua zona anal, esfregam-se em excrementos de outros animais, etc.
Ao congelarmos não estamos a estragar algumas das propriedades que procuramos ao dar esta alimentação (á cabeça vêem-me logo as vitaminas, que são extremamente sensíveis à congelação)?
Tive uma cadeira (Tecnologia Alimentar) onde aprendi que os nossos congeladores caseiros não são boas máquinas de congelação. São boas máquinas para manter congelados, o que é muito diferente. Congelar em casa é um processo muito longo que vai originar uma formação de cristais grandes. Estes cristais de grandes dimensões vão prejudicar uma séries de propriedades que idealmente deveriam ser mantidas intactas. A congelação industrial é muito mais eficaz e rápida, formando cristais muito mais pequenos e mantendo praticamente a mesma qualidade de um alimento fresco (à excepção das vitaminas. Essas são prejudicadas mesmo na congelação industrial).

Assim, obter um produto congelado industrialmente e utiliza-lo e como uma parte da dieta, intercalando com carnes frescas, parece-me uma boa opção. Não me parece boa opção congelar em casa... O que vocês acham sobre isto?

Agora, uma palavra sobre rações (território onde não sou grande conhecedor). Quando vocês falam sobre boas rações estão-se a referir a rações secas? É que segundo aquilo que andei a ler as rações secas não são o topo de gama, sobretudo nos EUA. Segundo o que andei a apurar, as melhores rações são rações desidratadas e que foram produzidas de forma alternativa (menos processamento a altas temperaturas e melhor qualidade de ingredientes). Estas rações desidratadas necessitam de adição de água para serem fornecidas aos cães.

Em nem sequer sei se existe alguma coisa deste género em Portugal, mas aqui vai um exemplo de uma destas rações:

http://www.youtube.com/watch?v=ez4zd4_xvIk
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

terça out 20, 2009 8:22 am

Boas!

JonhyRico já vi que é da àrea das biologias e como tal de certeza tem melhores conhecimentos do que eu sobre nutrição que sou uma mera curiosa sobre o assunto :) .
Também tenho a noção que a congelação dos alimentos acaba sempre por destruir algumas propriedades e também sei que a congelação industrial que é feita a temperaturas muito baixas e em menor espaço de tempo é de facto muito melhor que a congelação caseira mas também não podemos dizer que destrua por completo as vitaminas dos alimentos.
Por exemplo é preferível congelar (em casa) uma porção de legumes para depois consumir mais tarde que mantê-los uma semana apenas no frio do frigorífico pois assim perdem ainda mais vitaminas que na congelação caseira.
Por outro lado o JonhyRico afirma que o aparelho digestivo dos cães é capaz de destruir possíveis bactérias e afins que se encontrem na carne e que não é necessário termos muitos cuidados com a higiene da carne que lhes damos. Até poderá ter muita razão e eu não tenho de facto argumentos suficientes para contrapôr mas pelo que tenho lido sobre o assunto existem várias opiniões divergentes sobre o mesmo.
Muita gente argumenta que não é bem assim e principalmente para cães idosos, cachorros ou convalescentes convém congelar ou mesmo cozinhar a carne apesar de esta perder nutrientes.
Não dou Barf/Raw mas se o fizesse optaria por congelar previamente a carne :wink: . Até porque depois de resolvido o problema do espaço no congelador até se torna mais prático já ter as doses de cada refeição separadas e congeladas.
Como o ideal não existe há que encontrar uma solução de compromisso que na minha humilde opinião passará por congelar a carne antes de a dar aos cães

Em relação às rações infelizmente em Portugal não há as chamadas rações de topo :(
O fraco poder de compra da população, agravada pela crise, e aliada a uma cultura que acha que o cão come qualquer coisa e quanto mais barato melhor faz com que estas rações não sejam comercialmente viáveis.
Por isso quando digo que dou uma boa ração é apenas a que considero melhor dentro do que há disponível, mas não é de forma alguma o ideal.

Isto tudo para dizer que o JonhyRico tem as suas razões para ter optado por dar carne crua em vez de ração e que eu não ponho em causa. É a sua opção mediante a informação que dispôe.
Para mim e mediante a informação que disponho prefiro continuar a dar ração :wink: ....Talvez um dia mude de ideias 8)

Cumprimentos
Margarida
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”