FAQ sobre alimentação RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

sexta mar 06, 2009 2:58 pm

Boas!
Para enriquecer este post, cá vai o que tenho feito com o Rufos:
- 1400kg de carne (frango, sem asas e sem pernas (alguns miudos, pescoços));
- 300 gr de legumes triturados(bróculos, cenouras, courgetes, alface, couve,...);
- óleo de linho;
- fruta em vez de biscoitos (maça, pera,...)
- de vez em quando ovo inteiro com casca triturado;
Bárbara qual é o peso do Rufus ? :)

Na Raw / Barf pelo que tenho lido e para cães do porte dos DA's a regra é dar cerca de 2% do peso do animal em carne. Isto para um cão adulto, saudável e com actividade fisica normal.
Mas ja me deixou a pensar... onde vou arranjar espaço para colocar a carne para as minhas duas cadelas para uma semana?! Mais vale analisar melhor o assunto.
Pois é Hakuma a logistica necessária para dar Raw a um Dogue alemão implica em primeiro lugar ter um congelador grande :twisted: !!!!! É que as quantidades são grandes e não se esqueçam que a carne que lhes damos por ser crua pode estar contaminada por uma série de bactérias e que a única forma de as tentar eliminar é a congelação -18ºC e por um periodo de pelo menos 3 dias.
estou apenas espantado de a DDR em carne pura ser perto do dobro da DDR diária de ração que dou à minha cadela! E eu, leigamente, diria que a DDR em peso seria inferior, dada a quantidade de proteína...
É que a ração tem cerca de 10% de humidade enquanto que a carne fresca tem cerca de 60 a 70% dependendo do tipo de carne né!

Aqui estão mais umas das razões pela qual temos que lêr muito sobre o assunto antes de começarmos a inventar e a brincar com a saúde dos nossos amigos :wink: .

Cumprimentos
Margarida
Hakuma
Membro Veterano
Mensagens: 520
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am
Localização: DA, APBT, GC, TH

sexta mar 06, 2009 3:58 pm

alterego Escreveu:Na Raw / Barf pelo que tenho lido e para cães do porte dos DA's a regra é dar cerca de 2% do peso do animal em carne. Isto para um cão adulto, saudável e com actividade fisica normal.
Ah bom... por aí vai bater em entre 900gr e 1kg para a minha DA... apenas mais 100gr ou 200gr do q dou em ração
alterego Escreveu:Pois é Hakuma a logistica necessária para dar Raw a um Dogue alemão implica em primeiro lugar ter um congelador grande :twisted: !!!!! É que as quantidades são grandes e não se esqueçam que a carne que lhes damos por ser crua pode estar contaminada por uma série de bactérias e que a única forma de as tentar eliminar é a congelação -18ºC e por um periodo de pelo menos 3 dias.
É verdade, mesmo a 1kg por dia para a DA, mais 500gr para a APBT é 1,5kg * 7 dias da semana dá 10,5kg de carne na arca congeladora... é preciso reorganizar a coisa...

Mesmo assim ainda estranho aumentar a proteína em 200% de animo leve em animais que sempre comeram ração... vou continuar a analisar o assunto, mas com vontade de aderir.
<p></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 07, 2009 1:57 pm

Bom dia.

Já venho tarde para responder ao Hakuma e a Margarida já respondeu a algumas questões.

De qualquer modo, o Anubis está com cerca de quilo e meio de carne, ossos e vísceras por dia, principalmente frangos, miúdos, fígado e bofe.

Bem abordada a história do armazenamento da carne que realmente para cães como os nossos implica ou ter uma arca ou idas frequentes ao talho...

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 07, 2009 5:40 pm

Pediram-me que traduzisse uma info postada pela JClarinos no outro tópico sobre o assunto no fórum Cães, reproduzo aqui a minha tradução para info complementar:
Recomendações para iniciar a alimentação em cru:


1 – Deve começar com 2 a 3% do peso estimado do seu cão em adulto. Dê mais carne se o animal estiver magro, um pouco menos se começar a ficar “anafadinho” no espaço de poucas semanas desde que iniciou a nova dieta.
Comece por pesar o cão e as refeições, á medida que se vai adaptando e ganhando hábito deixará de o fazer. Os cães de pequeno porte, cadelas grávidas, cachorros e cães de muita actividade podem exigir percentagens maiores (4 a 5% do peso) enquanto que a manutenção de cães de porte grande e gigante, com excesso de peso ou de pouca actividade pode exigir apenas 2% ou menos.

2 – Descarte a ração seca e a de lata, não há qualquer vantagem em misturar ambas as dietas. O seu cão colherá mais depressa os benefícios da dieta em cru se descartar de imediato a ração preparada. A alimentação natural da espécie que pressupõe o consumo de presas inteiras não inclui granulado, vegetais, cereais, lacticínios, frutas ou suplementos.

3 – Comece por dar 2 refeições por dia (3 para cachorros co menos de 6 meses ou cães de porte mini). Alimentar uma vez por dia até pode ser um bom plano para um cão, mas não é recomendável de início para que a introdução da nova dieta não cause distúrbios digestivos. Sirva a peça inteira, não parta em pedaços pequenos. Os cães tendem a rasgar a carne e a esmagar os ossos com as peças inteiras, coisa que não farão se partir em pedaços pequenos. É bom que o cão mastigue, é bom para o seu bem estar mental, físico e para a saúde dos dentes.
Se não mastigarem a comida, a digestão começa no estômago e não nas suas bocas. Engolir grandes bocados de carne ou osso pode não causar problemas. Se não “assentar” bem no estômago, o cão vai regurgitar os pedaços e tornar a consumi-los. Não tem problema, é assim que os cães funcionam.

4 – Inicialmente, forneça quantidades menores. A alimentação nova pode trazer distúrbios digestivos, especialmente quando se introduz subitamente uma grande quantidade da mesma. No entanto, muitos cães regulam-se a si mesmos ou aprendem a fazê-lo. Isso quer dizer que comerão o necessário, independentemente da quantidade que lhes forneça. Outros, pelo contrário comerão tudo o que lhes ponha à frente, portanto “conheça o seu cão” é um ditado que se aplica aqui. À medida que se vão adaptando pode ir servindo porções mais carnudas, porco, língua, coração de vaca, etc.

5 – Mantenha-se num tipo de carne durante uma semana ou duas. É necessário ver se o cão se está a ajustar bem antes de introduzir outras variedades de carne.

6 – Mude de carne gradualmente tal como o faria com a mudança de ração.

7 – A carne sem osso tende a produzir fezes mais soltas. É necessário haver uma certa quantidade de osso ou cartilagem para “firmar” as coisas. Contudo, verificará que a quantidade de fezes diminui muito: a alimentação raw é muito mais digerível portanto há muito menos desperdício. A frequência também diminuirá pelas mesmas razões. Demasiado osso faz com que as fezes saiam secas e se esfarelem.

8 – Recomenda-se galinha ou frango para começar por várias razões: é barato, fácil de arranjar, fácil de cortar em pedaços adaptados a cada tamanho de cão, é fácil retirar pelo e excesso de gordura, todos os cães pegarão e é bastante tenro. O melhor é começar com peças inteiras.

9 – Alguns cães poderão vomitar ou defecar pedaços de osso. Trata-se do período de adaptação portanto dará osso mas demasiado osso pode não ser digerido. Pode ser o modo do cão “dizer” que está a dar demasiado osso.

10 – Alguns cães poderão vomitar bílis quando introduzidos à nova dieta. Isso deve-se ao facto dos hábitos alimentarem terem sido muito alterados. Quando um cão se ajusta à raw, os seus sucos gástricos tornam-se mais ácidos para digerir melhor a carne e os ossos. Quando está à espera da sua porção, os sucos começam a ser segregados em antecipação à refeição. Se não lhe der nada, o cão poderá vomitar uma espuma amarelada. Também o podem fazer porque a digestão da carne crua é mais rápida que a digestão da ração, o estômago está vazio e pede uma nova refeição. Não há problema para o animal, é normal.

11. Muitos cães deixarão de beber a quantidade de água que costumavam consumir. É normal, a carne tem um teor de água muito maior que a ração seca. Com o granulado os cães são forçados a beber mais água.

12 – A diarreia verdadeira não são fezes soltas ou moles, são “explosões” de fezes líquidas incontroláveis. A diarreia verdadeira é causada por parasitas, doenças ou comida estragada ou mesmo por coisas ingeridas que não comida.
As fezes moles ocasionais vêm de se dar demasiada carne sem osso ou devido a introduzir novos tipo de carne ou vísceras e não é diarreia.

13 – A regra geral é: 80% de carne (músculo, gordura, pele), 10% de osso ou cartilagem consumível (nem todo o osso que é servido é consumido) e 10% de orgãos (5% fígado, restante a maior variedade que possa arranjar). Isto não é imutável, ajuste ao longo das semanas.
Se fornecer uma peça inteira, um animal inteiro (galinha, coelho, codorniz, pato...) o rácio entre osso e carne / orgãos será o perfeito para o cão. Todas as partes que ele possa comer serão apropriadas.
Na vida selvagem, os lobos levam dias a consumir uma presa inteira e cada lobo come partes diferentes da mesma. Se viverem tempos difíceis, toda a carcaça será consumida, incluindo pele, pêlo e até os ossos longos serão partidos para comerem o tutano e caçarão presas mais pequenas como coelhos, ratos e aves que consumirão inteiras. Se houverem muitas presas escolhem as partes melhores e deixam o resto.
Devido à variação de tamanho, idade, temperamento, experiência de vida e habilidade dental dos nossos cães um cão em particular será capaz de consumir, ou não, tudo, parte ou apenas uma parte do osso de um animal em particular. O interesse é oferecer peças que possam simular a experiência de comer uma presa inteira.

14 – Orgãos e vísceras: Não introduza muita variedade de início. Junte as moelas e o coração do frango, um pouco em cada refeição. O coração e a moela são orgãos mas devem ser considerados como carne limpa. O fígado pode ser partido em pedaços pequenos e dado em pequenas quantidades para não provocar fezes soltas.
Pode dar: fígado, coração, carne das bochechas e cabeça de vaca ou porco, patas, rabo, baço, lingual, rins, traqueia, pulmões, orgãos reprodutivos, esófago, tripas, timo e pancreas, orelha, cérebro, moelas, pescoços e patas de galinha, cabeças inteiras.

15 – Pode dar qualquer animal que esteja disponível e que não o leve à falência, galinha, peru, borrego, cabra, vaca, coelho, peixe, porco, etc. Noutras partes do mundo outras carnes haverão, caça, avestruz, codornizes, búfalo, enfim, a lista não tem fim.

16 – Se acha que deve dar suplementos dê óleo de peixe, em cápsulas ou líquido. Certifique-se que não contém óleo de soja ou de outras plantas. Siga a recomendação e posologia do fabricante.
No caso de certas doenças poderão ser necessários outros suplementos receitados pelo vet, mas isto é a excepção, a grande maioria dos cães passarão bem sem suplementos e vitaminas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

RosaNegra
Membro Veterano
Mensagens: 608
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm
Localização: Dogue Alemão

domingo mar 08, 2009 8:48 pm

Boas

O meu Buga desde os seus 6/7 meses que come carne crua e tá como já puderam ver numa foto que postei há um tempo atraz ... não lhe dou ainda exclusivamente carne mas estou agora tentada a deixar de vez a ração especialmente por ver o quanto ele se dá bem com a carne.
Neste momento ele faz 2 das 4 refeições diárias so de carne e conto agora introduzir legumes crus tambem.

Até a Blackie, com quem tive aquela interminável saga de problemas com alergias, com alguns de vós sabem, come carnucha de vez em quando e, além de ter perdido peso, mesmo depois de esterilizada que é quando elas mais tendem a engordar (outra das minhas sagas com ela!!), tem o pelo como nunca lho vi farto e bonito.

Mas no meu caso nao larguei a ração .. se bem que tenho consciencia de que não devria misturar as coisas so que lá está, como já disseram aqui, a logistica de dar alimentação natural é complicada e admito que me é mais fácil gerir as coisas assim.

O que costumo comprar é uma coisa chamada CDM (carne da desmancha) a qual compro directamente numa fabrica de carnes de aves e é composto pelos restos da desmancha das aves (carnes, gorduras, ossos, etc..) os quais são triturados, prensados e congelados.
Cada caixa tem entre 11 e 13 Kg de CDM, custa 4 centimos por kilo e já vem congelada. A unica desvantagem que tenho em relação ao CDM é que tenho de o ir buscar á fabrica uma vez que eles so entregam em grandes quantidades ( + de 100 kg). Se alguem quiser informações sobre onde e como comprar mande pm.

Estas "placas" de carne tem uma vantagem que é o armazenar eu numa arca congeladora horizontal consigo arrumar cerca de 10 caixas o que me dura algum tempo.

Posso vos dizer que estou cada vez mais adepta e apologista deste tipo de alimentação e espero vir a conseguir da-la a ambos os meus DA's se bem que tem o seu lado trabalhoso. No caso da Blackie tenho ainda algumas reservas em mudar totalmente por causa do problema que ela tem com alergias mas aos poucos vou introduzindo novos alimentos e vendo a reação dela.

Abraços
Rosário
&nbsp;
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">&nbsp;</p>
Rufos
Membro
Mensagens: 189
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

segunda mar 09, 2009 11:17 am

alterego Escreveu:Boas!


Bárbara qual é o peso do Rufus ? :)

Na Raw / Barf pelo que tenho lido e para cães do porte dos DA's a regra é dar cerca de 2% do peso do animal em carne. Isto para um cão adulto, saudável e com actividade fisica normal.

Cumprimentos
Margarida
Margarida,

O Rufos está com 70kg, ou seja 2% de 70kg =1,4kg!

Atenção que estes 1,4kg de carne não é só carne, já que tem a carcaça do frango (muitos ossinhos para roer).

Bárbara
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

segunda mar 09, 2009 2:59 pm

Boas!

Obrigado Bárbara. Eu tinha feito a pergunta por mera curiosidade em saber se a vet homeopata do Rufus tinha a mesma opinião dos 2% do peso do animal em carne.
Em relação à quantidade de carne e ossos, pelo que tenho lido a carne deve ter sempre uma percentagem de ossos para evitar feses moles e também porque estes complementam a carne em termos de nutrientes.
Por exemplo o rácio correcto de cálcio/fósforo só é mantido se se der a carne com ossos.

Em relação à preocupação do Hakuma com o excesso de proteina volto a sublinhar que quando se dá 1,4 kg de carne (por ex.no caso do Rufus) temos que retirar primeiro a percentagem de àgua e só depois fazer os calculos para ter uma ideia da quantidade de proteína.

Não sei se repararam que no texto que a Dinodane traduziu acima apenas dão carne, nada de cereais, vegetais ou frutas.
Há quem dê apenas carne, há quem dê carne e vegetais, e há quem dê carne vegetais e cereais. Enfim há muitas teorias sobre o assunto...por isso mais uma razão para lerem bastante antes de começarem a brincar com a alimentação dos nossos amigos.
É que a ração já vem com os níveis de proteina/calorias e cálcio/fósforo adequados para eles e já trás os suplementos todos por isso antes de mudarmos convêm termos a certeza do que estamos a fazer.
É como já vos disse acima, há anos que leio sobre o assunto mas ainda não me decidi a mudar :wink: .~

Cumprimentos
Margarida
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 09, 2009 7:04 pm

Essas questões não se colocam para aqueles que dão Bribon e Lidl, pois não? :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

terça mar 10, 2009 8:22 am

Boas!

Quase me atrevo a dizer que qualquer coisa é melhor que ração do Lidl :twisted: !!!!!!!!
Dinodane tens toda a razão :) !
Agora fora de brincadeiras claro que uma coisa é trocar uma ração cheia de cereais e sub-produtos por Barf/Raw e outra coisa é trocar uma ração super premium por Barf/Raw. Se eu estivesse no primeiro caso há muito que já teria trocado a ração por carne e vegetais mas como no meu caso só tenho um dogue e felizmente posso dar-lhe uma boa ração continuo hesitante em fazer a troca.
Agora não sei se quem só pode dar ração do Lidl poderá suportar os custos de dar Barf/Raw....

Cumprimentos
Margarida
TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

terça mar 10, 2009 9:01 am

Se ja acham a logistica de casa complicada, então imaginem a de uma exposição! E quando falamos em expos fora do país..... é lindo! :lol: :lol: :lol:
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 10, 2009 3:24 pm

Muito francamente:

Quem me conhece sabe que eu prezo muito os meus cães e restantes animais que tenho, tive e que alguma na vez na vida terei.
Mas, cães são cães e eles estão belíssimamente adaptados pela Natureza a esta alimentação. O que não é natural é alimentarmos os cães com rações produzidas industrialmente por muito premium e super premium que sejam. Acho que há muita preocupação excessiva e alguma mitologia que leva as pessoas a recearem a mudança. Os nossos pais e avós nunca alimentaram os cães com rações industriais. N cães em todo o mundo vivem da caça e da necrofagia e vivem sem problemas nutricionais. Outros, muitos mais, comem o que apanham. Os cães não passam de lobos domesticados, e os lobos não comem nem cereais, nem legumes, os vegetais que lhes passam pela barriga já foram préviamente digeridos por outros animais.

Já experimentei n rações, das mais caras ás mais correntes, das mais conhecidas às mais obscuras e nada me convence, mas nada mesmo, que um bom naco de carne com osso não seja infinitamente melhor para qualquer cão que qualquer granulado por muito bem balanceados que sejam os níveis de fósforo, cálcio, etc. E nenhuma ração me dá os resultados que se vêem com a alimentação em cru.

O que me tem prendido tem sido sempre a questão $ e a questão logística, porque, de resto, não tenho as preocupações que a Margarida evidencia. :wink:

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TerrasAtomun
Membro
Mensagens: 168
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

terça mar 10, 2009 3:33 pm

dinodane Escreveu:(...) E nenhuma ração me dá os resultados que se vêem com a alimentação em cru. (...)
Eu não sou ninguém... mas os resultados que se vêm não são os resultados fisiológicos! Tal como disse a Margarida algures... por alguma razão a esperança média de vida dos nossos cães tem aumentado desde que estes começaram a ser alimentados com arraçoamentos bem calculados...

Mas isto sou só eu a falar e a não dizer nada! 8)
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

terça mar 10, 2009 4:01 pm

Boas!
Se ja acham a logistica de casa complicada, então imaginem a de uma exposição! E quando falamos em expos fora do país..... é lindo!
Já estou a imaginar o tamanho da arca frigorífica héhéhé!

E para nós, meros donos, se os levarmos connosco de férias, lá está mais uma complicação adicional..... :wink:

Eu gostava muito era de lêr por aqui a opinião dos experts em nutrição aqui da arca como é o caso da Sealords mas parece-me que não vamos ter essa sorte :|

Cumprimentos
Margarida
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

terça mar 10, 2009 5:18 pm

TerrasAtomun Escreveu:Se ja acham a logistica de casa complicada, então imaginem a de uma exposição! E quando falamos em expos fora do país..... é lindo! :lol: :lol: :lol:
Se tivesses uma cadela como a minha, que não come nos fds das expos, esse problema não se punha 8) :lol: :lol: :lol: Cheguei a levar o frango congelado, já dividido em doses, mas ela fora de casa nem o cheira :roll:

E já agora, a minha achega. Eu dou as carcaças moídas, com ossos, e adicionalmente acrescento legumes ou então uma ração que eu compro, que só tem vegetais. A mim faz-me um bocado de confusão aqueles ossos inteiros, principlamente porque a Anyha é um aspirador e marcha tudo sem mastigar :roll:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 10, 2009 6:47 pm

Olá,

Na minha opinião a expectativa de vida de muitos cães aumentou não exclusivamente por causa das novas rações mas principalmente por uma mudança de mentalidades que transformou a relação das pessoas com os cães.
O cão deixou de ser um animal de trabalho, de guarda, de pastorícia, de defesa, para passar a ser um animal de companhia, de estimação, e principalmente nos centros urbanos.
Isso levou as pessoas a facultar aos cães muito mais cuidados, principalmente de saúde, salientando-se aqui a vacinação.
No tempo dos nossos avós, os cães comiam o que havia e raras eram as pessoas que procuravam um veterinário. Se estavam doentes ou recuperavam por si mesmos ou morriam, os tempos eram complicados, se nem saúde em condições para as pessoas havia quanto mais cuidados de saúde para os animais. Vet era para casos bicudos de gado na província e só porque esses animais eram ganha-pão...

No entanto, longe de mim afirmar que uma boa ração não é adequada aos cães e gatos. Não sou nenhum expert em nada nem pouco mais ou menos, mas tenho esta opinião definida sobre isto.

E, Margarida, também eu tenho imensa pena da Sealords não participar nesta e noutras discussões. Infelizmente, desde o último ban temporário da moderação (dado apenas por a SL chamar os bois pelos nomes) ela nunca mais cá postou... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Dogue Alemão”