O "depois"da torçao.....ajudem me!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
Minganitos
Membro Júnior
Registado: segunda jan 05, 2009 9:23 pm

sábado mar 07, 2009 9:22 pm

:) Olá a todos os foristas e "dogueiros".Nos ultimos tres dias tenho andado,nem sei como,nem sei descrever...Mas vou ser o mais directa possivel:gostaria muito de perguntar á Ana Cenoura,e parece me que também á Susana Lapa,como foi o pós operatório depois da "tempestade" passar.
Pelo que me apercebi num dos tópicos,voçes as duas tiveram sorte,a operaçao correu bem,e ficou tudo bem,presumo....!
Uma das minhs dogues fez torçao na quinta,detectei a tempo,e foi loguinho levada para o hospital,e foi logo operada.Correu muitissimo bem,tudo normal.está muito estabilizada até agora.Em prncipio amanha já pode ter alta,e vir pra casa.Só que estou com muito medo....a partir do momento em que ela estiver em casa,vou andar em constante estado de pavor,vou ter medo dela pular,dela comer,de tudo,até do coraçao nao aguentar e a qualquer hora......
É claro que a vet já me falou por alto nisto,amanha irá me esclarecer mais,mas é sempre bom ouvir as experiencias de pessoas que passaram pelo mesmo.Fiquem bem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 07, 2009 10:17 pm

Ela fez a gastropexia preventiva?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Minganitos
Membro Júnior

domingo mar 08, 2009 10:48 am

Olá Dinodane,fez sim,e pareçe que estou a sonhar,correu tudo muito bem.Mas ainda nao estou "em paz",a qualquer momento pode haver uma infeccao,ela pode nao se aguentar,o coracaozinho dela.....sei lá :(
É a minha Jadinha,igual ao seu Anubis!Ela é tao nova e meiga,mas tem uma doidice.....!Tem 1 ano e meio,á volta disso.
Mas também o meu saudoso Boss,só tinha 10 meses(á cerca de 3 anos)quando.....passou por o mesmo,nem sequer tinha tocado no comer nesse dia...!E em relaçao á Jade,a vet mostrou me o que ela tinha no estomago:pouquissimo comer,umas ervas"parvas",lá dos canteiros e :o ...bocados de cobertores!!Vai roendo os dela ,os do Daweo,e os da Susycas....mas nunca pensei que comesse algum bocado!!!!!!
Mas tenho de estar confiante(houve aqui um tópico ou outro que me animou um pouco,é muito reconfortante saber que´há sempre animais que se salvam desta "tragédia")
Já falei com a vet...e agora esperando isto acalmar,vou ter que me concentrar muito na minha bebé agora,segue se o rufia do Daweo(a ir á faca).
Se nada correr mal,mais logo,já trago a minha menina.
dinodane
Membro Veterano

domingo mar 08, 2009 1:30 pm

Se a Jadinha não chegou a torcionar, se só fez "bloat", o prognóstico tende a ser bom. O primeiro estágio da torção gástrica é a distensão do estômago (bloat) e depois ocorre a torção do mesmo e por vezes do baço também. Mas muitos cães operados a tempo conseguem safar-se e a fixação do estômago é essencial para que, mesmo que haja um novo episódio de distensão, o estômago não se torça sobre si mesmo.

Espero que corra tudo bem e que a Jadinha fique boa, vá dando novidades. :wink:

Sofyy
Membro
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

domingo mar 08, 2009 2:16 pm

As melhoras rapidas para a Jadinha, vai tudo correr bem!

Ja agora aproveito para tirar uma duvida.

Depois do 1º cio (foi o que me aconselharam) vou castrar a minha Safa.

E varios vets ja me aconselharam a fazer a gastropexia preventiva nessa altura.

Mas outros dizem que nao deveria fazer a gastropexia porque é uma coisa que nao sabemos se irá ter ou não.

Confesso que fico meia baralhada no meio disto tudo. Confio nestes vets mas a opiniao deles neste aspecto divergem.

Na vossa opinião o que aconselham?!

Estou apenas a recolher opiniões para solidificar bem uma ideia.
dinodane
Membro Veterano

domingo mar 08, 2009 4:16 pm

Sofyy,

Muito sinceramente, acho que é um bom conselho e que é uma boa oportunidade, aproveitar a anestesia para fazer o procedimento, mata dois coelhos com uma cajadada só. É verdade que não sabemos se alguma vez vai acontecer mas só aqui neste fórum conheço várias pessoas que perderam dogues e outras raças com torções de estômago, algumas ocorridas em jejum... é uma situação que acontece e a cirurgia é uma prevenção eficaz ao contrário de todos os outros conselhos que mesmo seguidos à risca não evitam a 100% o acontecimento. Não percebo o ponto do vista dos vets que o desaconselharam, afinal não vai fazer uma cirurgia única e exclusivamente para o efeito, a cadela vai sempre ser submetida a uma operação de barriga aberta para a esterilização e o risco maior está sempre na anestesia.

Nenhum cão meu foi submetido a esse procedimento. Já o ponderei fazer várias vezes. No entanto, já fizemos uma cirurgia 2 em 1, operação a um higroma no cotovelo e castração.

Cumprimentos.

susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

domingo mar 08, 2009 10:59 pm

Minganitos Escreveu::) Olá a todos os foristas e "dogueiros".Nos ultimos tres dias tenho andado,nem sei como,nem sei descrever...Mas vou ser o mais directa possivel:gostaria muito de perguntar á Ana Cenoura,e parece me que também á Susana Lapa,como foi o pós operatório depois da "tempestade" passar.
Pelo que me apercebi num dos tópicos,voçes as duas tiveram sorte,a operaçao correu bem,e ficou tudo bem,presumo....!
Uma das minhs dogues fez torçao na quinta,detectei a tempo,e foi loguinho levada para o hospital,e foi logo operada.Correu muitissimo bem,tudo normal.está muito estabilizada até agora.Em prncipio amanha já pode ter alta,e vir pra casa.Só que estou com muito medo....a partir do momento em que ela estiver em casa,vou andar em constante estado de pavor,vou ter medo dela pular,dela comer,de tudo,até do coraçao nao aguentar e a qualquer hora......
É claro que a vet já me falou por alto nisto,amanha irá me esclarecer mais,mas é sempre bom ouvir as experiencias de pessoas que passaram pelo mesmo.Fiquem bem
Boa sorte para ela :) A minha cadela é e sempre foi uma cadela extremamente calma, logo, não precisei de me preocupar com pulos e correrias. Fiz-lhe uma caminha na sala, e era onde ela ficava durante o dia e onde ambas dormíamos à noite durante umas duas semanas. Apartir daí, começou aos pouquinhos a fazer a vidinha dela normal. Ela teve alta com indicações muito precisas do veterinário sobre a alimentação e medicação e foi só segui-las. E ter muito cuidado com a costura e nunca facilitar e tirar o funil. No fundo, é usar o nosso bom senso, acho que quando estamos perante as situações sabemos sempre como agir :wink:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Minganitos
Membro Júnior

segunda mar 09, 2009 2:52 pm

:D Olá todos,e obrigado.As coisas estao indo bem.Ela está a recuperar bem. :)
TerrasAtomun
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

segunda mar 09, 2009 3:09 pm

Boa tarde!

Eu sei que venho tarde mas, ja agora, fica o testemunho. :lol:

O meu cão, já é muito velhote e já o era na altura da torçao do baço. A mobilidade dele esta muito reduzida e ele já quer é "sopas e descanço"! :wink: Tirando de imediato a questão dos pulos, restou-me seguir à risca a medicação e a orientação alimentar que o veterinário indicou para ele e tudo correu maravilhosamente bem!

Não stresse demasiado pois quando as coisas têm que acontecer, elas acontecem e pronto! Por isso acho que, depois de passar esta fase de maior rigor e controlo alimentar, tudo poderá voltar à brincadeira de antes! :wink: Até que agora já temos um estômago preso!!!!!! :D

Boa sorte!!!
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado mar 14, 2009 9:18 am

Eu a certa altura passei a fazer gastropexia preventiva, no meu entender é o melhor.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”