Complementar a alimentação...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sexta jul 31, 2009 8:22 pm

Bem tenho uma pequena duvida...
Aqui na exposição nacional e internacional de sintra um criador actual de são bernados e ex. de dogues alemães, disse que a Sushi, era linda, estava muito bem para a idade, bem alta e em forma... só disse que achava que ela tinha as perninhas magrinhas, e que os joelhos traseiros inclinavam para dentro, e ate deu um nome tecnico para isso, mas não me lembro, tava de olho na omega la no ringue com o anoretico dela...
Assim sendo ele disse-me para complementar a alimentação dela com calcio... já pesquisei aqui no forum dos dogues, e dos cães, fala-se muito disso, que tanto a falta como o excesso fazem mal aos cães...
eu dou ração super premium holandesa, com percentagem de calcio de 1,05%...
Sera que complemento mesmo com calcio?
Estive de olho num que alem de calcio tem vitamina D para absorver melhor, e algumas outras vitaminas... fará mal dar por exemplo semana sim, semana não, ou mesmo mês sim mês não?
Dão alguma coisinha extra aos vossos? ou deram em cachorros!? :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 31, 2009 8:54 pm

Débora, a Sushi tem as patas tortas desde que foi para sua casa. Não dê nada sem discutir o assunto com o veterinário assistente.

Só dei suplementos de cálcio 2 x na vida: quando adoptei o Urano vinha com car~encias muito grandes e quando o Ajax fracturou a escápula.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sexta jul 31, 2009 9:25 pm

Pois ai é que esta, ja falei e ele é daqueles que não percebe muito da raça em especifico...
Ele disse que em principio a ração é o suficiente, mas se quiser que posso dar suplementos que não faz mal... sei bem que é como tudo e que ate é mais dificil tratar calcio a mais que a menos!

Amanha dou um salto la noutro veterinario perto do meu trabalho que é mais "informado" a ver a opinião dele...

Na exposição falei com a texuga, a kitten, e ambas me disseram que achavam que não havia mal em complementar, que o excesso a sushi expelia depois...
Dependendo da resposta deste vet, que sinceramente me parece muito bom, vejo o que faço e como!

É que estava la um senhor com uma dogue preta com 10 meses, que devia ter menos um palmo de altura que a sushi agora com 8 meses, mas as patas mais grossas, e estavamos os tres a falar, (eu, o outro senhor da dogue, e o criador), e esses senhores complementaram a alimentação da dogue deles precisamente por ela ter as patas finas e as traseiras tambem inclinadas para dentro e resultou, eles disseram que em cerca de 4 meses melhorou a olhos vistos!
Só não sei é a regularidade da toma do calcio, semana sim semana não, mês sim, mês não, semanas ou meses seguidos... e era isso que quero saber, e falando com este vet tenho certeza que me vai esclarecer!

Perguntei aqui porque sei que há muito bom criador que de vez em quando cá dá um salto e podiam ter opinião formada sobre este assunto e os seus beneficios ou não!
:D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 31, 2009 11:06 pm

Na minha opinião o vet tem sempre de ver a cadela e só ele ajuizará se o bicho tem falta de cálcio ou outro problema qualquer nas patas e qual a posologia. Tudo o resto é bitates.

Quanto ao excesso de cálcio ser expelido ou eliminado pelo organismo, lamento mas discordo com a Kitten e com a Texuga, amigas, os cães não são répteis... e não expelem cálcio nenhum.

Quando há excesso de cálcio no organismo produz-se uma hormona chamada calcitonina que para regular a elevação do cálcio no sangue faz diminuir a saída do cálcio dos ossos. Com o tempo aumenta a densidade dos ossos o que causa anomalias no crescimento e no desenvolvimento normal dos ossos. O que é muito mais difícil de corrigir... e muito mais frequente nas raças gigantes do que nas pequenas.
O excesso de Ca, principalmente quando aliado a obesidade, pode provocar grande variedade de patologias. As mais conhecidas são o retardo no crescimento e alterações do desenvolvimento esquelético, alterações articulares como a osteocondrose, além da osteodistrofia hipertrófica, Síndrome de Wobbler, Síndrome do Rádio Curvo, etc.
Quando isto ocorre? Quando uma ração balanceada é suplementada com mais cálcio, desbalanceando a dieta do cão, ou quando as rações apresentam nível exagerado de cálcio em sua composição.
De http://www.bichoonline.com.br/artigos/aa0031.htm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

omega3876
Membro
Mensagens: 170
Registado: quarta mai 27, 2009 9:15 am

sábado ago 01, 2009 12:04 am

Débora, uma boa ração com uma percentagem de cálcio deveria ser suficiente, e esse aporte de cálcio devia ter sido proporcionado à Sushi desde cachorra. na idade que ela tem os tecidos ósseos começam a solidificar, pelo que um consumo excessivo de cálcio poderá levar a problemas ósseos. mas a melhor pessoa para te aconselhar será um veterinário :wink:

quanto ao facto de ela ter as patas tortas, isso deve se à má alimentação que ela deve ter tido em cachorra, aliado à falta de exercicio e exposição insuficiente a raios uvb. isso faz com que o organismo não produza a vitamina d3, que é a responsável pela assimilação do cálcio no organismo.

uma exposição moderada a raios uvb (muito muito cuidado por causa da falta de pigmentação dela), boa alimentação e exercicio fazem maravilhas!

ah, e a Sushi é um doce daqueles que a gente gosta! :D
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

sábado ago 01, 2009 1:46 pm

E fotos da Sushi nao há? :D
Gypsfulvus
Membro Veterano
Mensagens: 1336
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado ago 01, 2009 2:12 pm

Que idade tem a cadelita ?
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sábado ago 01, 2009 6:16 pm

A "piquena" tem 8 meses acabados de fazer...
Quanto a fotos, aqui estão as que a texuga tirou e me mandou...
Pode ser que tenha alguma boa para verem o pernão dela e dizerem se acham fininhas ou não!

Falei la com o vet e ele é da opinião de não dar calcio...
Ela desde as 9 semanas que come Arden Grange, o vet disse que conhece a ração e crê que não é preciso complementar com nada alimenticio...
Para aumentar o musculo nas pernocas ele aconselha mais exercicio, sem exagero e exposição ao sol...!
:D

ela ficou tão linda nas fotos que não resisti a por tantas...:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


[/img]
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
WhiteSpot
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça jul 28, 2009 4:06 am

sábado ago 01, 2009 7:57 pm

A Sushi está / é mesmo muito bonita.
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

sábado ago 01, 2009 8:04 pm

E não resistas a pôr muitas que a gente cá gosta muito de as ver...:)

Ela está mesmo muito bonita. È lindissima:)

E parece muito bem comportada... sentadinha e sempre de pose para a foto....quem dera poder fazer isso com a Safa ... :oops:
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

sábado ago 01, 2009 8:08 pm

Sim, ela é uma patolas muito pacholi... adora passear, no principio puxa a trela da emoção de sair, mas depois passa-lhe e basta parar 2 minutos num sitio que se deita logo por iniciativa propria... :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

sábado ago 01, 2009 10:01 pm

aii que inveja 8) a minha está sempre com essa emoção :roll:
poika
Membro
Mensagens: 60
Registado: segunda fev 12, 2007 9:00 pm

quarta out 14, 2009 9:03 pm

Olá

Em minha opinião, a tua cadela está linda e bem constituída.
É claro que um dogue mais novinho tem as patas mais grossas, mas por uma questão de ilusão de óptica, devido a ser mais pequeno mas as patas já terem crescido. De certeza que a tua na mesma altura também seria uma patuda.
Em relação a suplementos, sou da opinião que só deverão ser dados se o cão realmente necessitar por ter falta destes na ração ou algum problema pontual. Em geral, uma boa ração faz todo o trabalho (é aqui que justificam o seu preço). A Arden Grange é uma excelente ração, alguns criadores de dogues usam e com muito bons resultados, não creio que a tua menina irá precisar de mais.
Em relação às patas, não podes esquecer também o factor genético, pois os joelhos inclinados para dentro é algo que se vê muito nos dogues, inclusive nos grandes criadores (mas é algo que tentam esconder). Só será problemático se for algo muito acentuado.
Pelas fotos, o que ela tem é muito ligeiro, e pode realmente ser genético, pois ela está bem desenvolvida e tens a preocupação de dar uma boa ração.

Será que vale a pena te preocupares?
<p>poika</p>
poika
Membro
Mensagens: 60
Registado: segunda fev 12, 2007 9:00 pm

quarta out 14, 2009 9:08 pm

desculpa, tinha percebido que a outra cadela com que compararam era mais nova... por isso as patas grossas

Mas não esqueças o factor genético, diferentes linhagens, diferentes constituições... Há dogues mais elegantes e outros mais corpulentos... cada um é único.

O cálcio como complemento a um dogue em crescimento, não ajuda nada (se a ração proporcionar a dose certa), pois irá ajudar a calcificar muito depressa, o que não é bom.

O único complemento que dei à minha foram os condoprotectores (em comprimidos) para ajudar a reforçar as articulações

Bj
<p>poika</p>
mastercook60
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: quinta jul 30, 2009 6:48 pm

quinta nov 19, 2009 12:22 am

E dei calcidelice durante um por dia até acabar a caixa.. Apenas para ficar descansado, o veterinário aconselhou...

Este é o Oscar com 3 meses (actualmente com 4.5)

Imagem

Já agora com que idade o posso levar a exposições para competir?
Quais existem?

Cumprimentos
Quando nasci n&atilde;o sabia andar...mas fui aprendendo. by o Poeta;)
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”