Olá
Antes de mais, ainda não tinha dito, mas a tua Sushi... qualquer dia vem parar à Madeira para fazer companhia à minha

é mesmo linda linda linda!
Em relação ao crescimento, o dogue cresce rápido, mas durante muito tempo, só depois de 1 ano é que começam a alargar, a cabeça só alarga perto dos 18 meses e o crescimento não está completo antes dos 2 anos.
Não te posso dizer se será o mais aconselhado esterilizar agora ou deixar mais uns meses, pois não sei te dizer o quanto irá condicionar o desenvolvimento dela, mas tenho as minhas dúvidas.
Aconselhava a tentares falar com criadores, para tentares ter uma opinião mais correcta.
Admiro imenso também a tua decisão de castrá-la, pois além de contribuíres para que viva mais tempo, zelas pela sua saúde e preservação da raça. A cadela é lindíssima, mas fico feliz por reconheceres que uma reprodução com ela não contribui para a manutenção da raça (pois infelizmente há muita gente que não pensa assim...)
A atitude dela durante o cio, penso que é normal, noto que as minhas cadelas também ficam um pouco mais "moles", normalmente notamos mais actividade por parte dos machos que ficam todos malucos e passam fome.
Pela minha experiência, o chamar a atenção da cadela é mais mesmo pelo cheiro, e depois claro, todas melosas com os machos, mas em geral, pelo que vejo, ficam mesmo mais paradas.
As cadelas aqui gostam muito de ficar de papo para o ar para as outras irem lá cheirar e lamber.
Mas se entretanto conseguires mais alguma informação sobre o assunto avisa
Um grande abraço e boa sorte
Carlota