Manual (ultra simplificado) do Dogue Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Bloqueado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 16, 2010 12:16 am

Este é um pequeno resumo compilado por mim, um mini manual do Dogue Alemão com algumas noções essenciais importantes a quem pondera ter um destes animais. Não pretende ser uma coisa exaustiva ou completa, nem o pode ser, compilar tudo o que há a dizer sobre o Apolo dos cães dava um texto enorme e eu não tenho todo esse conhecimento. :wink:

Portanto, cá vai o básico dos básicos que um dono ou potencial dono de DA deve conhecer:


Origem: Alemanha

Classificação FCI : Grupo 2 Cães tipo Pinscher Schnauzer - Molossoides - Cães tipo montanha, Boieiros Suiços e outras raças.

O standard da raça: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48666

Altura: fêmeas mínimo 72 cm., machos mínimo 80 cm.

Peso médio: fêmeas 45-59kg., machos 54-90kg.

Esperança de vida: 7 / 10 anos...

:arrow: Exercício: O Dogue Alemão é um cão relativamente inactivo dentro de casa mas no exterior adora correr.
Precisa de caminhadas diárias que geralmente são suficientes para satisfazer a sua moderada necessidade de exercício.
Os juvenis não devem ser expostos a exercício excessivo para prevenir problemas ósseos e das articulações em adultos.
Nunca deixe o seu cão correr ou até brincar pelo menos meia hora antes e depois das refeições.
Podem ter treinados para participarem em actividades mais atléticas como o agility por exemplo, ao contrário do que muita gente pensa.


:arrow: Necessidades alimentares: os cachorros até aos seis meses exigem uma dieta especialmente formulada com proporções específicas de proteína, cálcio e gordura. O excesso de proteína nesta fase da vida do cachorro provoca um crescimento demasiado rápido resultando em problemas ortópédicos, ósseos e articulares, numa altura posterior da vida.
As fórmulas comerciais para cachorro são de evitar pois contêm uma percentagem muito alta de proteína. Os suplementos também são prejudiciais, particularmente os de cálcio e outros minerais que podem contribuir para o aparecimento de doenças tais como a síndrome de Wobbler e de outras condições relacionadas com desiquilibrios nutricionais e a correcta formação do esqueleto e cartilagem, particularmente das articulações. Excepção feita às vitaminas A e E que podem ser benéficas para a condição da pele e do manto bem como aos suplementos de glucosamina e condroitina (vulgo omnicondro) benéfiicos para a manutenção do bom estado das articulações, muito especialmente na idade adulta e essencial nos séniores.
Há muitos estudos que comprovam que cachorros criados com dietas com baixo nível de proteína cresceram até ao seu potencial máximo com menos problemas de saúde. Procure o conselho de um veterinário experiente em raças gigantes e não dê ração puppy a não ser que seja formulada especificamente para a raça.
A dieta dos adultos também deve ser equilibrada e a quantidade diária de alimento doseada em pelo menos duas refeições ou até mais para prevenir a dilatação e torção gástrica.
O Dogue adulto também pode comer uma dieta natural. Leia aqui sobre a dieta RAW:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186


:arrow: Doenças e emergências veterinárias comuns: O Dogue Alemão é a raça em maior risco de desenvolver dilatação e possível torção gástrica. Esta condição é provocada quando o estômago se enche de gás e se torce sobre si mesmo cortando a circulação sanguínea a orgãos vitais. É uma EMERGÊNCIA pois o animal morrerá senão receber assistência imediata.
O risco é tão grande que muitos donos optam por uma cirurgia preventiva que consiste, grosso modo, em prender o estômago à parede abdominal para que, caso haja uma dilatação, o estômago não sofra torção. Esta condição é uma grande preocupação para todos os donos de DA e pode ocorrer a qualquer altura e em qualquer idade a partir da idade adulta, mais info sobre a torção gástrica e sinais a estar atento aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=12104

Os Dogues também têm uma incidência grande de problemas articulares e ósseos como a displasia da anca (mais info aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50822), síndrome de Wobbler, osteotrofia hipertrófica, osteocondrite, panosteíte (mais conhecida por dores de crescimento, sendo esta condição menos grave que anteriores e geralmente reversível) entre outros.
Sofrem também de hipotiroidismo que é uma desordem autoimune de origem hereditária na qual a tiróide não produz as hormonas necessárias à manutenção do metabolismo.
Problemas oculares como cataratas e entrópio.
Cardiomiopatias, osteosarcomas (cancro dos ossos), outros tumores e linfomas são também doenças que podem levar os nossos companheiros prematuramente.

Muitos des problemas e saúde são de origem HEREDITÁRIA, podendo ser evitados havendo cuidado na escolha do criador e escolhendo apenas cachorros cujos ascendentes fizeram o despiste a alguns destes problemas.

:arrow: Cuidados diversos:
Ponderar a esterilização apenas após os 12 meses para não prejudicar o crescimento do animal.
O pêlo é fácil de tratar, devendo ser escovado frequentemente para minimizar a queda e maximizar o brilho da pelagem. Pode dar banho sempre que necessário, secando bem e não o expondo a correntes de ar depois.
Como todos os cães, exigem cuidado com a limpeza das orelhas, dentes e precisam de aparar as unhas regularmente.
Mantenha as vacinas e desparasitações em dia.
Mantenha uma relação de proximidade e confiança com o vet assistente, tenha um número sempre à mão em caso de emergência.

:arrow: Temperamento: Apesar do seu tamanho e força, o Dogue Alemão não é um cão agressivo, é um animal de disposição gentil.
Mostram um apego excepcional á sua famíla desde tenra idade e precisam de estar no coração da vida familiar. Acima de tudo é um cão de pessoas que precisa de espaço para esticar as suas longas patas e acomodar o seu grande corpo e passar tempo junto do seu dono, ressonando e dando a sua ocasional ventosidade. :lol:
Não gostam de estar sózinhos durante muito tempo, não são adequados a viver num canil e não suportam o tempo frio, não podem ser deixados no exterior no Inverno, o seu pêlo curto não está preparado para tal. Tornam-se stressados e agitados se afastados do afecto e presença do dono. É um excelente cão para viver dentro de casa, os cachorros podem ser e são trapalhões e desajeitados mas os adultos são cuidadosos e têm "muita arrumação".
Gostam de crianças mas podem ser um desafio demasiado grande para crianças pequnas que podem ser derrubadas pelas brincadeiras do animal.

O Dogue tem de respeitar e confiar no seu dono portanto há que começar o treino básico desde pequeno. O dono deve impor a sua autoridade de forma gentil e firme. Um Dogue pode chegar aos 90 kgs portanto a única maneira de controlar um animal destes é através de treino e liderança consistnte. Nunca permitir que dominem o dono nem em brincadeira. Nunca permitir em cachorro aquilo que não será tolerado em adulto. Não permitir que morda ou que salte para cima das pessoas. Ensinar desde cedo os comandos SENTA, DEITA, AQUI, NÃO, JUNTO, STOP.

Como já disse, o Dogue adora miúdos e viverá em paz com outros animais desde que as apresentações sejam feitas com cuidado e sensibilidade, a sociabilização com os outros cães e animais deve começar o mais cedo. possível.
Podem ser excelentes guardas especialmente se sentirem a sua família e território ameaçados e só o seu tamanho impõe respeito.
Algumas linhas apresentam cães tímidos e desconfiados com estranhos, sociabilize o seu cachorro desde cedo com todo o tipo de pessoas, animais e situações, para que ele cresça confiante, um bom cidadão canino.


Finalmente, o Dogue Alemão não é um cão fácil de manter devido às exigências alimentares e de saúde e ao seu grande tamanho. Precisa de uma família com uma casa grande ou jardim e um saldo bancário capaz de garantir todos os cuidados que ele exige. Ele é muito grande, tem uma tigela grande, uma coleira grande, enfim, tudo é maior e quanto maior, mais caro.
Em troca, terão o mais maravilhoso dos cães de companhia e de família que vos retornará em dez vezes todo o amor que lhe dispensarem. :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Cats3Dogs
Membro Veterano
Mensagens: 579
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Localização: Ui...Imensos...
Todos Super Amados!!

segunda jan 18, 2010 7:01 pm

Belissimo tópico!! Os meus Parabens!
:wink:
Vamos esperar que façam bom uso dele e pensem antes de adquirirem um dogue
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
WhiteSpot
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça jul 28, 2009 4:06 am

terça jan 26, 2010 1:23 am

Excelente tópico dinodane. Estás de parabéns.
Sutra
Membro Veterano
Mensagens: 2189
Registado: domingo mai 03, 2009 6:56 pm

terça jan 26, 2010 7:49 pm

Está muito bom mesmo e fazia aqui falta. :lol: :lol: :lol:
Obrigada e parabéns :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta mar 04, 2011 10:24 pm

Li de uma ponta à outra e a parte da alimentação ainda me convenceu mais que devo optar já por rações de prevenção!
Bloqueado

Voltar para “Dogue Alemão”