gastropexia preventiva

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Sutra
Membro Veterano
Mensagens: 2189
Registado: domingo mai 03, 2009 6:56 pm

segunda mar 22, 2010 9:32 pm

Olá a todos
No final do mês a minha doguita suryah de 8 meses vai fazer ovh e gastropexia preventiva.
Mas pelo que tenho lido por aqui, a gastropexia não impede que haja uma dilatação!!!! e tb não evita a torção do baço!
Vale a pena sujeitá-la a esta intervenção e com um pós-operatório complicado?
:roll: :roll:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 23, 2010 12:00 pm

Yes. Se vai fazer a OVH... o risco é sempre a anestesia.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Rufos
Membro
Mensagens: 189
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

terça mar 23, 2010 12:47 pm

Boa tarde,

Penso que as unicas pessoas que poderão aconselhá-la se vale ou não a pena são os vets que acompanham os seus animais.
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça mar 23, 2010 1:46 pm

eu estou a juntar dinheiro para esse fim tambem, esterelizar a Yasha e de caminho fazer a gastropexia preventiva.

quanto ao facto de a gastropexia preventiva não prevenir que o estomago dilate (e alguem me corrija se estiver enganada), não são os gases que se acumulam no estomago aquando da torção que provocam a dilatação do mesmo?
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

terça mar 23, 2010 2:47 pm

Boas!

A minha humilde opinião de mera dona que pouco percebe de assuntos veterinários é que o melhor a fazer nesse caso é informar-se junto do seu veterinário de todos os prós e contras de fazer as 2 intervenções na mesma altura. Inclusivamente, para ficar mais descansada,podia mesmo pedir uma segunda opinião noutro vet :wink: .
Pelo pouco que sei são ambas intervenções de baixo risco mas envolvem sempre uma anestesia geral. Por outro lado há que pesar os riscos versus os benefícios que irão trazer para qualidade e esperança de vida da cadela. Convêm também verificar se os oito meses será a idade ideal para realizar as 2 intervenções e ninguém melhor que o vet para o saber.

Boa sorte! :D
Margarida
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça mar 23, 2010 4:19 pm

Hospital animal do Sul Escreveu:A torção gástrica é uma patologia grave que afecta principalmente os cães de raças grandes. Por razões desconhecidas, mas associadas a refeições muito abundantes e ricas em elementos fermentáveis (encontrados nas rações comerciais de baixo custo), o estômago dos cães dilata-se bruscamente e roda sobre o seu eixo longitudinal. Com esta torção, dobram-se também os vasos sanguíneos que irrigam não só o próprio estômago, como também grande parte do abdómen e o animal entra rapidamente em estado de choque. Os alimentos no interior do estômago começam a fermentar e, devido à torção gástrica existente, o conteúdo alimentar não sai nem para o exterior através do vómito, nem passa para os intestinos. A acumulação de gases que assim se vai formando no interior do estômago vai dilatando-o, provocando um aumento anormal do abdómen e compressão da caixa torácica, ocasionando mal-estar, dor abdominal e dificuldades respiratórias. O baço é deslocado da sua posição anatómica natural, para uma zona mais ventral (inferior) da cavidade abdominal no decurso deste episódio, provocando a torção dos seus próprios vasos sanguíneos e, consequentemente, o seu aumento desmesurado de dimensão e peso, mas também a compressão da veia cava, o que ocasiona transtornos circulatórios graves. Se nada for feito rapidamente, o animal morre.
há pouco não tive tempo de pesquisar, mas aqui está uma explicação mais técnica!
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça mar 23, 2010 4:22 pm

Hospital animal do Sul Escreveu:A torção gástrica é uma patologia grave que afecta principalmente os cães de raças grandes. Por razões desconhecidas, mas associadas a refeições muito abundantes e ricas em elementos fermentáveis (encontrados nas rações comerciais de baixo custo), o estômago dos cães dilata-se bruscamente e roda sobre o seu eixo longitudinal. Com esta torção, dobram-se também os vasos sanguíneos que irrigam não só o próprio estômago, como também grande parte do abdómen e o animal entra rapidamente em estado de choque. Os alimentos no interior do estômago começam a fermentar e, devido à torção gástrica existente, o conteúdo alimentar não sai nem para o exterior através do vómito, nem passa para os intestinos. A acumulação de gases que assim se vai formando no interior do estômago vai dilatando-o, provocando um aumento anormal do abdómen e compressão da caixa torácica, ocasionando mal-estar, dor abdominal e dificuldades respiratórias. O baço é deslocado da sua posição anatómica natural, para uma zona mais ventral (inferior) da cavidade abdominal no decurso deste episódio, provocando a torção dos seus próprios vasos sanguíneos e, consequentemente, o seu aumento desmesurado de dimensão e peso, mas também a compressão da veia cava, o que ocasiona transtornos circulatórios graves. Se nada for feito rapidamente, o animal morre.
há pouco não tive tempo de pesquisar, mas aqui está uma explicação mais técnica!
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 23, 2010 4:27 pm

A gastropexia não permite que o estômago sofra torção porque consiste em prendê-lo à parede abdominal. No entanto pode haver bloat (dilatação) na mesma. Só que a causa maior de morte é a torção e consequente necrose dos tecidos...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

terça mar 23, 2010 4:50 pm

Boas!

Sobre a torção de estômago já temos um inamovível no sub-forúm dos DA's com muita informação :D :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

A gastropexia preventiva tanto quanto sei não previne a 100% a torção de estômago e não impede nem a dilatação do estômago nem a torção do baço mas mesmo com estas limitações é uma grande mais valia e uma opção a considerar no caso de raças como os DA's onde o risco de torção é elevadissímo.

Este link tem muita informação sobre o assunto e parece-me de ser de uma fonte credível. Para quem se entende com o inglês aqui vai :wink: :

http://www.veterinarypartner.com/Content.plx?P=A&A=672

Gostei especialmente de lêr a parte dos factores que aumentam e/ou diminuem o risco de torção.

Cumprimentos
Margarida
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

terça mar 23, 2010 6:03 pm

Pois, quando receber o subsidio de ferias, ai as minhas ferinhas, a sushi tambem vai á faca... vai ser esterelizada.
E o que me mete mais medo é a operação em si, e o pós operatorio... eu confio no meu vet, mas no geral quando há coisas mais "complicadas" com ela especialmente, ele manda-me para o hospital vet da faculdade de lisboa.
Quando lhe falei na esterelização, ele nem pestanejou, mas quero ver a reação dele sobre a gastropexia preventiva...


cá no fundo tenho um receiozinho... :roll:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Sutra
Membro Veterano
Mensagens: 2189
Registado: domingo mai 03, 2009 6:56 pm

terça mar 23, 2010 10:33 pm

alterego Escreveu:Boas!

Sobre a torção de estômago já temos um inamovível no sub-forúm dos DA's com muita informação :D :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

A gastropexia preventiva tanto quanto sei não previne a 100% a torção de estômago e não impede nem a dilatação do estômago nem a torção do baço mas mesmo com estas limitações é uma grande mais valia e uma opção a considerar no caso de raças como os DA's onde o risco de torção é elevadissímo.

Este link tem muita informação sobre o assunto e parece-me de ser de uma fonte credível. Para quem se entende com o inglês aqui vai :wink: :

[url]http://www.veterinarypartner.com/Content.plx?P=A&A=672[/url]

Gostei especialmente de lêr a parte dos factores que aumentam e/ou diminuem o risco de torção.

Cumprimentos
Margarida
Vou ver, obrigada.
Já consultei 2 vets, um perto de casa, na charneca da caparica que me aconselhou que quando fizesse a ovh fizesse também a gastropexia preventiva. Mas tb sei que eles são loucos por €.
E falei com um amigo meu que é vet e professor na faculdade de veterinaria, que também me disse que se eu realmente estava interessada, ele fazia, mas que eram duas operações com uma só anestesia, mais prolongada, que o corte ia ser maior, quase até ás costelas, e que o pós-operatorio era doloroso.
Mas se assim lhe salvar a vida, em frente :lol: :lol:
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

terça mar 23, 2010 11:14 pm

Finalmente já nao tenho esse "peso" em cima...porque a minha menina ja foi esterilizada e foi feita tambem a gastropexia preventiva.

Inicialmente tambem estava cheia de duvidas e receios. Pedi várias opiniões e pensei bastante.

A opiniao que mais ouvia era: já que ia esterilizar fazia todo o sentido fazer a gastropexia. Só diziam que secalhar nao se "justificava" anestesiar SÒ fazer a gastropexia. Mas ja que iria esterilizar , fazia a gastropexia.

A Safa foi operada 3 meses depois do 1º cio (porque tambem me disseram que seria melhor por causa das vaginites ou lá o que é).

Confesso que estava cheia de medos e receios. Mas a verdade é que não podia ter corrido melhor.

Nao teve um pós operatório NADA complicado. No 1º dia que teve alta queria dormir mais , estava mais molita, mas nada mais. Tomou a medicação e em poucos dias estava fina.

5 estrelas :):) Nem pensei que corresse tão bem. :)

E já agora :oops: aqui deixo duas fotos da menina no 1º dia em casa depois da operação:



Imagem

Imagem



Boa Sorte para a sua menina Sutra ;)
Sutra
Membro Veterano
Mensagens: 2189
Registado: domingo mai 03, 2009 6:56 pm

terça mar 23, 2010 11:54 pm

Obrigada Sofyy
A sua menina é linda! Muito parecida com a minha.
Cada merle é unico. Enquanto que os outros são todos iguais.
Fico contente por tudo ter corrido bem, e sim vou avançar com tudo.
Onde conseguiu arranjar esse casaquinho?
Sofyy
Membro
Mensagens: 193
Registado: segunda set 17, 2007 12:57 am

quarta mar 24, 2010 2:31 pm

O casaquinho é de homem :) com fecho. Serviu.lhe na perfeição. Tamanho M
:lol: :lol:


Boa sorte com a operação da menina e depois vem dar noticias (e FOTOOOS)
:D
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

quinta mar 25, 2010 3:41 pm

Hoje falei com outro vet, que me tranquilizou um pouco, explicou-me o processo, este costuma fazer com mais frequencia e em dogues as duas em conjunto, e fiquei mais convencida do que faze-la com o meu vet tradicional das vacinas, a esterelização e gastropexia preventiva ficam á volta de 500euros, ela vai para a clinica em jejum, fazem uns exames a ver se esta tudo ok, a nivel do orgão vitais e tal, se sim, faz a operação logo, e no proprio dia se ela acordar bem vem para casa...

Não deixo de ficar nervosa... :roll:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”