Novo amigo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Mihos
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

quarta abr 21, 2010 11:12 pm

Olá a todos!

tenho ponderado ultimamente a hipotese de adquirir um Dogue.

no entanto, como não entendo muito da raça gostaria de esclarecer alguns pontos.

existe a opinião mais ou menos generalizada que o dogue é um cão pachorrento e não muito inteligente. Confirma-se pela vossa experiencia ou é mito?

acham que seria adequado para viver num apartamento ou não?

e problemas de saude quais os mais frequentes na raça?

obrigada pelas vossas respostas
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 21, 2010 11:20 pm

Os ajaxes só não jogam xadrez, pá...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mihos
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

quarta abr 21, 2010 11:28 pm

então é mesmo um mito parvo.


donde é que vêm estas ideias?
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 21, 2010 11:32 pm

Mihos Escreveu:então é mesmo um mito parvo.


donde é que vêm estas ideias?
Do filme Scooby Doo.

Mihos, que escolha tão acertada que tu fizeste, mulher! :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Mihos
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

quarta abr 21, 2010 11:41 pm

só espero que a maggie também pense assim :lol:
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

quinta abr 22, 2010 12:33 am

« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quinta abr 22, 2010 9:36 am

Mihos Escreveu: e problemas de saude quais os mais frequentes na raça?
Acho que o mais frequente é a porcaria da torção de estômago...
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

quinta abr 22, 2010 9:55 am

Boas!

Mihos já sabe que aqui neste sub-forúm só se pode falar bem dos dogues né! :D
Pois eu acho que é uma escolha que revela bom gosto e vai ver que depois de ter um nunca mais vai passar sem ter um destes gigantes junto de si.
Agora respondendo à suas dúvidas :

Burrice - Em relação à suposta "burrice dos dogues" isso é mais um mito! Claro que não têm a vontade de aprender de um Border mas têm boas capacidades de treino desde que devidamente estimulados e pela minha experiência reagem muito melhor ao treino positivo.
Agora são de facto teimosos e casmurros 8) .

Pachorrentos - São em geral calmos dentro de casa e acomodam-se bem em espaços pequenos pois parecem ter bem a noção do espaço que ocupam. No entanto necessitam alguma actividade diária no exterior, principalmente de darem uma boa corrida o que dificulta um bocado a vida a quem tenha um cão destes num meio urbano onde os locais seguros e suficientemente espaçosos para eles correrem escasseiam.
Atenção que enquanto cachorros são muito brincalhões e por vezes torna-se complicada esta fase pois são enormes e saltam para cima de tudo, e em caso de asneira esta é sempre proporcional ao tamanho. Há imensos relatos de dogues que não se limitaram a roer a perna e em vez disso comeram a cadeira ou destruiram o sofá, ou abriram verdadeiras crateras nas paredes. É o chamado "demolition factor" héhéhé!
Normalmente estas situações acontecem mais aos donos que deixam os cachorros muitas horas sozinhos em casa pois é uma raça que stressa muito se ficar muito tempo sem a companhia do dono.

Vivem bem em apartamentos- Actualmente tenho quintal mas já tive um dogue em apartamento e não tive problemas de maior. Desde que seja um apartamento espaçoso e tenha idas frequentes à rua não há qualquer problema. Depois de adulto o dogue é quase um cão de sofá héhéhé!
Há o problema da baba (litros de baba) nas paredes e nos móveis, há o problema do pêlo que é curto mas como são grandes perdem muito espeta-se em tudo, tapetes, roupas, sofás. E depois há que pensar que é um cão cuja cabeça está acima do nível da mesa de refeições, e acima da bancada da cozinha, chega perfeitamente à torneira da bacia do WC para beber àgua, etc.,etc.

Saúde - Este é para mim o principal problema que os donos enfrentam :? . Estes cães têm uma esperança de vida muito curta e pregam-nos grandes sustos a nível de saúde pois são uma raça relativamente frágil. São os cuidados acrescidos na fase de crescimento para evitar problemas ósseos, são os riscos de torção de estômago, são as artrites na velhice. E depois são os custos dos tratamentos veterinários que são proprocionais ao tamanho do cão né!

Treino - A Mihos não pôs esta questão mas eu penso que é um ponto muito importante a ter em conta para quem está a pensar ter um dogue alemão. Não é fácil passear um cão de 70 ou 80 kg e garantir que este ande bem à trela e se comporte bem perante outros cães e pessoas. Há por isso que garantir uma boa socialização do cão e um treino que deve começar o mais cedo possível. Não é por isso uma raça adequada para quem tenha pouca experiência com cães.

Espero ter esclarecido algumas das suas dúvidas. Pelo menos tentei dar uma visão realista do que é ter um dogue e não falar apenas das coisas boas. :wink:

Tem também aqui alguns links com muita informação sobre a raça :

http://golias.com.sapo.pt/ este está em português
http://www.ginnie.com/welfare.htm
http://www.dogue-allemand.ch/forum/index.php forum em françês
http://allaboutgreatdanes.yuku.com/directory forum em inglês
http://bighoneydog.com/ onde se pode verificar que não são nada "burros"

Cumprimentos
Margarida
Mihos
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

quinta abr 22, 2010 11:41 am

obrigada, vou ler tudo atentamente e depois vamos desenvolvendo se puder ser :D

pêlo e baba não passa nada... haja agua e sabão e fica resolvido!!


estou entusiasmada... a minha grande duvida reside também no facto de ser macho ou femea...

gosto de cadelas mas tenho a minha maggie, será que ela reagiria melhor a um macho??

a questão do peso... é mesmo assim banal que cheguem aos 70/ 80 quilos? quer dizer é o peso de uma pessoa... é demais imaginar-me com ele pela trela!!!

se houver por aí umas fotos dos vossos miudos por favor mostrem, só para eu ir babando um bocadinho.

muuuuito obrigada.
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

quinta abr 22, 2010 3:10 pm

Boas!

Se a Maggie estiver esterizada eu aconselhava um macho no entanto estes são bem maiores que as fêmeas.
Em relação a pesos e alturas não há grande homogeneidade na raça e depende um pouco da linhagem de cada dogue. Aconselho-a a ler bastante sobre a raça, ver sites americanos e europeus e comparar as diferenças morfológicas pois embora o estalão seja o mesmo as interpretações são diferentes. Podemos encontrar dogues europeus, principalmente da europa de leste, extremamente robustos com machos a atingirem 90 e mais quilos e no extremo oposto os dogues americanos tendencialmente mais altos mas também mais leves.
Acima de tudo não escolha um dogue só porque são lindos e gigantes ( não estou com isto a dizer que seja o seu caso :wink: ). É que ter um cão gigante traz preocupações e gastos acrescidos que apenas são verdadeiramente compensados se soubermos apreciar a personalidade destes nossos grandes amigos. Para mim o que mais me cativa nesta raça é a sua personalidade :) .

Para conhecer os dogues do pessoal aqui do forúm nada como visitar este tópico :

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=momentos

Cumprimentos
Margarida
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta abr 22, 2010 4:54 pm

Já chorei ...
Mihos , como pudeste ver no link que a Margarida deixou , um dogue é uma grande , literalmente :lol: , fonte de emoções.
Em relação às tuas duvidas , pois a Margarida já respondeu a muitas. Eu só acrescentaria uma coisinha no campo da saude. Alem do enoooorme fantasma que é a torção de estomago ( a gastropexia preventiva ajuda a reduzir um pouco as possibilidades desta ocorrer ) e sobre a qual existem aqui neste subforum alguns tópicos com bastante informação , existe tambem um outro detalhezinho com alguma importãncia: não sei o nome técnico que isso tem mas em cães " bochechudos" é frequente ver-se a parte por baixo dos olhos "descaída" o que origina alguns problemas oculares. Nada como ao ires visitar o criador , reparares nos olhos dos pais, ( se estiver a dizer alarvidades , por favor corrijam :oops:)

Vais ganhar uma nova sombra, um novo look , ( saídas à pressa , de manhã, sem tempo para mudar de roupa e um alegre cumprimento matinal :lol: :lol: ), uma nova decoração ( uma ou outra jarra que vai estar precisamente no sitio onde a " manobra" precisa de ser feita :lol:), um novo elemento à mesa ( sem esforço, só mesmo uma cabeçorra encostada ao perú ou aos hamburgueres acabados de fazer :twisted: ), um adversário à altura para as brincadeiras dos mais pequenos ( literalmente à altura ) e um novo adversário na conquista do melhor lugar perto da fonte de calor , no Inverno e do sitio mais fresco no Verão.
Enfim... vais ganhar um novo graaaande amigo.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Mihos
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

quinta abr 22, 2010 6:21 pm

:D :D
Cats3Dogs
Membro Veterano
Mensagens: 579
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Localização: Ui...Imensos...
Todos Super Amados!!

quinta abr 22, 2010 6:40 pm

Olá Mihos! Só lhe posso dar os parabéns pela escolha! :D
Vai ver que o novo companheiro lhe vai trazer muitos momentos de alegria como já foi descrito ( e muito bem) pela Nicasxi e alterego.
Eles realmente são amigos fantásticos, super doidos e divertidos, com um amor enorme pelo dono e extremamente inteligentes!!
Por isso não se guie por mitos, eles são mesmo extraordinários!
Eu nunca tinha convivido com nenhum assim durante grandes periodos de tempo, tenho o meu á 3 meses e garanto que foi uma das melhores escolhas que tomei na minha vida! Quando olho para aqueles olhinhos destranbelhados parece que tudo fica melhor (mesmo que o dia tenha sido daqueles...) :)
São mesmo (sem desprimor ás outras raças) os melhores cães do MUNDO!
8)
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
Cats3Dogs
Membro Veterano
Mensagens: 579
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Localização: Ui...Imensos...
Todos Super Amados!!

quinta abr 22, 2010 6:42 pm

Ah já agora qual era a cor que tinha em mente?
(Vamos lá ver se tem bom gosto, he he he) :twisted:
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta abr 22, 2010 6:48 pm

Nicas, aquilo que falas chama-se ectrópio, que é uma doença em que a pálpebra se vira para fora e não entra em contacto com o globo ocular. pode provocar irritações, vermelhidão e constante lacrimejar!

uma das maneiras de tratar ectrópio é mesmo a cirurgia!

quanto á Mihos, mas que fantástica escolha!! :D :D :D . prepara-te para ter um cão calmo em casa mas destravadão na rua, um cão com cerca de 70/80 kg que assenta as patas da frente no chão e o rabo no sofá (ou no colo que estiver mais à mão), que pode ser bruto que nem uma porta com adultos mas super cuiidadoso com crianças, que se chega ao pé de nós e quer á força estar ao colo (mas que se tiver uma pata e a cabeçorra em cima de nós já fica contente), que manda ao chão os bibelôs e decorações que estiverem mais ao nivel da cauda, acima de tudo... um graaaaaaaaande amigo! (no verdadeiro sentido da palavra! :D :D ).

boa sorte na escolha! :wink:
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”