isto so visto

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

JoanaAlmeida
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm
Localização: PT Ch Neuron Vom Hause Wagner

sexta fev 11, 2011 12:02 pm

Desculpe Ziggy mas não é bem assim...os "charutos" de que se fala aqui, por norma são cães de "criadeiros" ou vendedeiros, como eu lhes costumo chamar...falamos de animais que muitas vezes são negligenciados, não se desenvolvem como era suposto, têm peso abaixo da média, apresentam características que se desviam do estalão, etc.
Parece que nos estamos a esquecer aqui que, quem cria com paixão, fá-lo pela raça, visando supostamente o melhoramento desta, devendo preocupar-se com uma escolha adequada dos exemplares que irá utilizar para este fim. Quanto mais consciente for a escolha, provavelmente maiores serão os custos inerentes aquela ninhada. Quem o faz apenas porque quer que a cadela seja mãe ou por puro desportivismo, sem ter qualquer consciência ou formação sobre tudo o que envolve a criação, apenas está a contribuir para denegrir a raça e confundir os ainda leigos. Por este motivo vemos por aí pessoas a afirmarem convictas que compraram um Dogue Alemão, e quando damos por ela, aquilo de Dogue Alemão pouco tem! Então assim sendo, todas as pessoas que, propositada ou acidentalmente têm ninhadas de rafeiros também os deviam vender!! Não faz qualquer sentido...
Quem cria deve fazê-lo com cabeça, respeitando as "normas" (que por algum motivo existem)...deve preocupar-se em aperfeiçoar a descendência, o que implica muito estudo, muita prática e bastantes gastos!
É por estas mentalidades e por outras que a maioria dos criadores que se prezam pouco dinheiro ganham, enquanto que estes que só fazem trapalhadas acabam por encher os bolsos...
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm
Localização: PT Ch Neuron Vom Hause Wagner

sexta fev 11, 2011 12:04 pm

susanalapa Escreveu:E por haver muitos otários que dão dinheiro por charutos, é que muitas raças caíram na desgraça que caíram.
Ora nem mais......em poucas palavras disseste tudo!
O pior é que os charutos vão sempre existir, e as pessoas que não procuram informar-se também....
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

sexta fev 11, 2011 12:04 pm

Ao menos uma de nós gosta de escrever :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem explicado, Ju. Duvido é que valha a pena :wink: 8)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm
Localização: PT Ch Neuron Vom Hause Wagner

sexta fev 11, 2011 12:07 pm

Opá...eu tento escrever tudo direitinho para que, a partir de agora, não tenham motivos para me censurarem! ehehehe
Mas tens razão...por mais explicações que possam ser dadas, há pessoas que pura e simplesmente não querem ver... :roll:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

sexta fev 11, 2011 12:18 pm

TiagoFernandes Escreveu:Joana ainda bem que cabe a nós decidir com quem lidamos.

Olá Susana, ainda dizem que não os há… não os procuram… ;)
Enfim.... :wink: :roll:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta fev 11, 2011 12:38 pm

susanalapa Escreveu:Mas afinal estamos a falar de Criadores ou de criadorzecos de vão de escada, que se limitam a juntar um cão com uma cadela que esteja a jeito e sem custos inerentes quase nenhuns? :lol: :lol: :lol: :lol:

É que para mim um charuto não é a mesma coisa que um cachorro que é vendido como pet. :wink: Estão a anos luz de distância 8) E por haver muitos otários que dão dinheiro por charutos, é que muitas raças caíram na desgraça que caíram.
Mas aí nem se põe o problema de serem bons, maus, vendidos, dados ou trocados por consolas... São ninhadas que nunca sequer deviam ter sido feitas.
E se as há, e com ascendência, descendência, ou primo em quinto grau do lado da avó da mãe do hecta campeão do mundo, é porque os "Criadores" não põem endossos para criação no pedigree dos cachorros quando os vendem.
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm
Localização: PT Ch Neuron Vom Hause Wagner

sexta fev 11, 2011 12:40 pm

ziggy Escreveu:Um cão com potencial de exposição e um cão "pet" têm exactamente os mesmos custos de criação.
Isto é totalmente falso!
Vai-me dizer que uma pessoa que pretende criar campeões tem os mesmos gastos com a cruza/ninhada que uma pessoa que cria apenas porque sim? Começa logo na escolha do exemplar...muitos dos criadores conceituados estão constantemente a ir buscar sangue de outros cães já galardoados, o que não fica NADA barato! Já para não falar nos cuidados redobrados que é necessário ter para que os cachorros se desenvolvam bem e cresçam saudáveis...
Claro que numa ninhada planeada de progenitores campeões pode sempre acontecer sair 1 ou outro que apenas servirá para companhia, com algum tipo de característica penalizante em exposição ou que o venha a impedir de ser utilizado como reprodutor...e concordo que quando assim é, este exemplar, por uma questão de dignidade de quem cria, deva ser vendido por um preço inferior...mesmo não se tratando de um "charuto". Quem compra deve ser devidamente informado de que o cão que está a adquirir terá algum tipo de condicionamento futuro, daí não fazer sentido vede-los ao mesmo preço :wink:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta fev 11, 2011 12:55 pm

JoanaAlmeida Escreveu:Isto totalmente falso!
Vai-me dizer que uma pessoa que pretende criar campeões tem os mesmos gastos com a cruza/ninhada que uma pessoa que cria apenas porque sim? Começa logo na escolha do exemplar...muitos dos criadores conceituados estão constantemente a ir buscar sangue de outros cães já galardoados, o que não fica NADA barato! Já para não falar nos cuidados redobrados que é necessário ter para que os cachorros se desenvolvam bem e cresçam saudáveis...
Claro que numa ninhada planeada de progenitores campeões pode sempre acontecer sair 1 ou outro que apenas servirá para companhia, com algum tipo de característica penalizante em exposição ou que o venha a impedir de ser utilizado como reprodutor...e concordo que quando assim é, este exemplar, por uma questão de dignidade de quem cria, deva ser vendido por um preço inferior...mesmo não se tratando de um "charuto". Quem compra deve ser devidamente informado de que o cão que está a adquirir terá algum tipo de condicionamento futuro, daí não fazer sentido vede-los ao mesmo preço :wink:
De uma ninhada de pais campeões(??) poderá eventualmente sair 1 ou outro que sirva para mais que companhia. Um cão que saia do estalão, por mais pais, avós, bisavós e por aí fora campeões que tenha, é um "charuto". E não acho que um cão que não tenha pontencialmente qualidade para exposição ou para reprodução deva ser vendido por um preço inferior, assim como não acho que um cão que possa eventualmente vir a ter estas qualidades deva ser mais caro. Acho que o preço justo é o preço do custo dividido pelo número de cães vendidos, porque senão são tão "merceeiros" quanto os outros.

Quanto aos gastos dos criadeiros, não estou por dentro. Não os conheço e não lhes compro cães.
TiagoFernandes
Membro
Mensagens: 156
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Localização: Dogues Alemães
Contacto:

sexta fev 11, 2011 1:48 pm

Boas,

Na minha opinião é normal uma pessoa que tenha uma cadela um dia querer que esta deixe descendência à imagem de nós próprios. Agora acho que qualquer dono deveria, tal como eu um dia o fiz, procurar o melhor macho ao seu alcance. Eu quero que os meus cachorros sejam os mais bonitos, os mais fortes, os mais saudáveis, os mais que tudo do mundo. Quando esta preocupação não existe estamos no mau caminho. Se não temos condições para o fazer estamos no mau caminho. Obviamente que o mais condenável de todos os motivos para ter ninhadas é o do máximo lucro, e para aumentar esse lucro querem lá saber dos progenitores, querem lá saber dos cachorros, desde que tenham umas manchas que pareçam umas vacas vendem-se que nem pãezinhos quentes. O resultado como é evidente é que muitos destes novos futuros donos quando passarem com os seus cães na rua e lhes perguntarem se é um galgo pintado de vaca começam a ficar envergonhados, queriam um Dogue Alemão e têm um pedigree e um cão que pouco tem a ver com aquilo que desejavam, depois abandonam, oferecem, ficam esquecidos no fundo dos quintais. Eu não quero isso para os meus cachorros, eu não quero isso para nenhum cachorro!

Em relação aos preços, um Ferrari não custa o mesmo que um Dacia!
Os meus cães têm despesas todos os dias não apenas quando têm ninhadas!

Cumprimentos, Tiago.
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm
Localização: PT Ch Neuron Vom Hause Wagner

sexta fev 11, 2011 2:12 pm

Ziggy não concordo...não me parece de todo sensato que cachorros surdos, albinos, prognatas ou com qualquer outro tipo de problema que os torna exemplares "diferentes", sejam vendidos ao mesmo preço que os irmãos "normais". Este tipo de situação não é passível de ser controlada, apenas acontece...e quando assim é, o criador se for consciente e honesto apenas tem que se limitar a informar o futuro proprietário e adequar o preço...estes cães não devem ser utilizados para fins reprodutivos e nunca vão ser aceites em exposições caninas, devendo o novo dono preocupar-se com estes condicionamentos. Tudo isto não tem obrigatoriamente que tornar o cão num "charuto"...ainda há pouco tempo soube de um cachorro lindissimo, de excelente linhagem, que nasceu surdo...nestes casos a educação tem que ser especial, baseada em gestos...acha que devia ter sido vendido? Pois ele foi, E BEM, oferecido, ainda que todos os irmãos tenham sido vendidos. Assim se vê a diferença entre quem está nisto por paixão e entre quem apenas se preocupa em ganhar dinheiro a todo o custo, nem que isso implique vender animais deficientes (com todo o respeito a esta percentagem de cachorros que pode efectivamente revelar anomalias...)

É triste mas havemos de continuar sempre a ver pessoas a tentar vender gato por lebre...

Tiago...subscrevo na íntegra tudo o que disseste! Apesar de não criar (ainda) consigo rever-me nas tuas palavras. Tomara que toda a gente pensasse da mesma forma... :wink:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 11, 2011 3:23 pm

Vamos lá a ver aqui uma coisa.

Este fórum é moderado por mim. Cabe a mim zelar pelo seu bom funcionamento e tento usar algum critério e imparcialidade, se bem que o ambiente geralmente seja bom e não haja motivos para edits e tópicos bloqueados. Os criadores que por aqui andam são pessoas éticas e que fazem uma boa utilização deste espaço. Todos têm direito a participar, mesmo os que não têm DA e somente apreciam a raça.

O Sr. Tiago Fernandes acusa-me de facciosismo coisa que não lhe admito. Se tem algum amargo de boca antigo com o user VascoV2 ou outras quezílias vetustas (como a que tinha com o antigo moderador deste sub-fórum e parece querer replicar comigo) com outros membros resolva-as por pm. Para mim todos os users são iguais e não interpretei os posts desse user nem como ataques a nenhum dos participantes da comunidade nem como off-topic daí o edit que o tópico teve.

Se têm alguma queixa a fazer contra o meu critério enquanto mod sintam-se à vontade para o reportar aos adm da Arca.

O tópico está bloqueado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bloqueado

Voltar para “Dogue Alemão”