Conselhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mar 04, 2011 10:08 pm

Olá a todos,

Adoptei ontem uma Dogue Alemã que está bastante (muito) maltratada. O que sei dela é que foi abandonada 12 dias num baldio, sem comida ou acesso a água. As pessoas que a viram nada fizeram, apenas se limitaram a chamar a Câmara quando ela e o companheiro de infortúnio, um jovem Leão da Rodésia, começaram a ficar extremamente degradados. O juvenil está completamente recuperado, a Dogue é pele, osso, picadas de bichos e até ontem um animal em profunda depressão ou com todo o seu sistema dirigido para a sobrevivência, não sei.

Antes de a trazer fomos ao vet e fez análises. Rins e fígado bem, teve recentemente contacto com infecção ou tem ali uma leishmaniose encapotada. Segunda-feira saberei. Terá entre 3/4 anos. Iniciará o programa de vacinação assim que estiver recuperada e será também esterilizada.

Fui um bocado radical mas não havia escolha: passou de uma ração pobre para uma ração forte, misturada com AD, está a comer 4 vezes por dia e, infelizmente, não gosta de maçã, senão comeria uma no intervalo das refeições. Toma uma colher de chá de Nutriplus e um Ultra-Levur em duas das refeições. Coloquei-a a dormir em casa, num edredon baixinho porque ela tem medo da cama de Teflon que acho que seria mais indicada para os seus ossos pontudos.

Coloquei a Scalibor.

(Continua)
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta mar 04, 2011 10:19 pm

(Continuação) Isto é o que fiz, mas apesar de ter experiência com gigantes, não sou propriamente expert em Dogues. Todo e qualquer conselho é bem vindo.

Talvez por estar habituada a gigantes idosos, tenho para mim que não seria má ideia pô-la a comer 50% cardíaca e 50% renal. Só para prevenir, mas gostava de saber a opinião de quem conhece os Dogues.

Uma amiga aconselhou-me a dar também arroz com frango cozido, mas nunca dei a nenhum cão e tenho receio, pelo que só dei ontem uns bocadinhos de frango com a ração seca.

Ontem ela não tinha qualquer interesse pelo que a rodeava. Só comeu e dormiu horas sem fim. Hoje está mais animada e interessada, pelo que a levei a caminhar (ela não corre, anda devagarinho) 10 minutos na relva e outros 10 no tout venant. Ela tem os dedos todos abertos e, pelo menos nos Terranova, sei que isso não deve acontecer. Por outro lado, tenho medo que o estar sempre deitada lhe faça mal.

Agradeço qualquer sugestão. :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 04, 2011 10:53 pm

Se o vet diz que as funções estão ok, não vejo porque começar a dar já essas fórmulas... a ração renal é pobre em proteína e ela precisa agora disso para se recompor.
Vou ser franca, se adoptasse um animal destes nestas condições, metia-o logo a raw, carne com osso e peixe crus e tomar suplementos para as articulações, glucosamina e condroitina.
Com raw ou com uma boa ração, tenho a certeza que em pouco tempo terá um belíssimo animal.
Parabéns pela adopção do primeiro de uma série de dogues. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

sábado mar 05, 2011 3:02 am

uma boa alimentação (ração e raw food) vão fazer milagres à miuda. quanto às patas abertas, isso tem tudo a ver com a subnutrição, perda de massa muscular, etc. ir aumentando gradualmente a duração dos passeios, passeá.la em terreno desigual, ir com ela a sitios onde possa andar dentro de água... tudo coisas que lhe vão fazer bem!! :wink:

já agora, fotos da cachopa! :wink: :D e muitos parabéns pela adopção ;)
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado mar 05, 2011 10:05 pm

Agradeço do fundo do coração os vossos conselhos, mas neste momento a alimentação vai mesmo ser a renal e a cardíaca até 5ª feira que vem: a minha pobre Josepha acusou positivo à leishmaniose. :cry:
A dirofilariose é negativa.
Quinta vem o meu vet e a partir daqui quem manda é ele, que me manteve a Bulldog viva anos a fio sem sobrecarga de medicamentos e com as leishmanias inertes. Acabou por morrer de paragem renal e porque era velhinha.
Estou a torcer para que seja a cutânea. Se for interna ... :cry:
Mais, suspeito que tem qualquer chatice ali numa pata traseira que defende, mas sem coxear. Pode ser uma displasia só para ajudar à cena.
Tudo o resto segue o que esperávamos e tentamos propiciar: mais alegria e interesse, sonos absolutamente relaxados, procurar carinhos sem vergonha (ainda tem um bocadinho) ou timidez. Na nossa presença o rabo já não está entre as pernas e já vai abanando com um pouco de vigor. Segue-nos para todo o lado, vagarosamente, mas sem hesitação. Agora é hora de mais uma dose de comida.
mar72
Membro Veterano
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

domingo mar 06, 2011 12:43 pm

muitos parabéns pela adopção... acho que ja foi quase tudo dito mas para reforçar aqui fica a minha opinião: raw e ração de qualidade e daqui a nada terá uma menina recuperada e lindissima...

suplementos de glucosamina e condroitina tb ajudam muito a recuperar a parte articular.

de resto kilos de mimos...
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo mar 06, 2011 6:56 pm

Estou ansiosa por 5ª feira. Só descanso quando o meu vet a vir da ponta da cauda à ponta do nariz.

Se ele me diz que a leishmania é interna, dá-me ali uma coisa má.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo mar 06, 2011 7:15 pm

vai ver que vai correr bem.
pior era e lhe calhasse uma dona das "tenrinhas" com os olhos fechados.
Fico contente com a adopção.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda mar 07, 2011 1:44 am

Water,
Eu tenho pouquíssima experiência com dogues. O primeiro dogue, que me caiu no colo, teve o azar de encontrar uma " tenrinha", como diz a Buzio...
Mas eu optaria , seguramente , por lhe dar raw. Carcaça de frango, miudos, etc.
Vai ver que tem cadela num instantinho.
Ah! E fique sabendo: ganhou uma nova sombra. :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 07, 2011 2:33 am

Uma sombra bonita como tudo, convém dizer.
Water, as necessidades dos dogues não são assim tão diferentes das de qq outra raça gigante e de tenrinha é que a water não tem nada.
Vamos ficar a torcer para que o prognóstico seja o melhor para a Josepha. Que ela não podia ter tido melhor sorte é que eu não tenho a mínima dúvida.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

omegaaa
Membro Veterano
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

segunda mar 07, 2011 2:39 am

Fico a torcer para que essa leish seja o menos incómoda possivel!! :wink:
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

segunda mar 07, 2011 9:35 am

Water, é a cadelita da Java?
Se sim, é mesmo linda de morrer :wink:
Fico contente por ter ido parar às suas mãos!
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda mar 07, 2011 2:25 pm

É a cadela que estava na Java sim. De dia para dia é mais cadela e menos saco de ossos. As pessoas da Java foram espectaculares em entenderem que esta cadela precisava de uma casa rapidamente ou a coisa dava para o torto. E arriscaram comigo: aceitaram que a trouxesse inteira. Dei referências sólidas, obviamente. Quem no mundo da canicultura, e dos animais em geral, me conhece sabe que nunca cruzei uma cadela, nem sequer tive uma cadela inteira depois do primeiro cio.

Isto da leishmaniose, partindo do princípio que é apenas cutânea, é uma grande chatice porque vem atrasar coisas importantes para ela: o início do programa de vacinação e a esterilização. Até já tinha "namorado" os vets a ver se era possível, na esterilização, aproveitarem e fazerem aquela operação do estomago.

Mesmo a alimentação está neste momento condicionada porque não sei onde estão o raio das leishmanias. :(
omegaaa
Membro Veterano

segunda mar 07, 2011 3:35 pm

Calma Water, não desesperes por antecipação. :wink:

espera pela análises, vai falando com os vets e mantem nos informados!

estou a torcer por essa menina, que um dia vai estar alegremente sentada ao teu colo!! ( sim, os DA fazem isso. :twisted: )

boa sorte, desejo tudo de bom para ela e para ti tb :)
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda mar 07, 2011 4:44 pm

Omega,

Antes de adoptar a Jospeha, adoptei um macho cruzado de Dogue Alemão e S. Bernardo. Pesava 90 quilos (faleceu com 87 porque estava a dieta) e media 1.87m da ponta do "chicote esterilizador de homens" à ponta do narigão.

Ele era muito mais Dogue que S. Bernardo. Fizemos uma ligação fortíssima os dois e tive que passar horas a ensiná-lo que "colo" era ele de pé e eu sentada, ficando a barriga dele nas minhas pernas. Mas até morrer nunca desistiu de tentar subir-me para o colo passando uma patorra por trás do meu pescoço. Além de ser pequena, sou gorda, perdi a conta às vezes que ia morrendo por esmagamento. :lol:

Esta, suspeito que nunca teve colo. O meu falecido Lex foi sem dúvida muito amado por quem infelizmente teve que o colocar.
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”