Dogue Alemão versus... Dogue Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 27, 2011 10:34 am

Na sequência da discussão no tópico do Tosa abro este aqui.
No DACP - Dogue Alemão Clube de Portugal vem defenido como estalão , sdepois de feita a tradução do estalão da FCI:
(...)

CABEÇA

REGIÃO CRANIANA

Crânio: Em perfeita harmonia com a sua aparência geral. É longo, estreito, bem marcado, muito expressivo e suavemente cinzelado (especialmente a zona por debaixo dos olhos). Sobrolhos desenvolvidos mas sem relevo significativo. A distância desde a ponta do nariz ao stop e desde o stop até à saliência occipital levemente definida deverá ser a mesma na medida do possível. A linha superior da cana nasal deve ser paralela com a linha superior do crânio. Vista de frente a cabeça deve parecer larga e a cana nasal larga sem excesso na definição dos músculos nasais. Depressão naso-frontal (Stop) : Bem definida.

REGIÃO FACIAL

Trufa : Bem desenvolvida, mais larga que redonda com orifícios nasais bem abertos. Deve ser de cor negra, com excepção da variedade Arlequim (manchas brancas e negras). Nestes últimos é desejável um nariz negro, no entanto toleram-se pigmentações em mariposa (parcialmente pigmentado) ou de cor carne. Na variedade Azul, a turfa é de cor antracite (preto diluído).

Focinho: Profundo e se possível rectangular. Bordo dos lábios bem definidos. Lábios com pigmentação escura. Na variedade Arlequim são tolerados lábios com pigmentação parcial ou de cor carne.

Mandíbulas/Dentes: Maxilares largos e bem desenvolvidos. Mordida em tesoura forte. Dentição sã e completa (42 dentes de acordo a formação dental habitual.)

Olhos: Medianamente grandes, com una expressão viva amável e inteligente, preferencialmente escuros, em forma de amêndoa, com pálpebras bem aderentes. Na variedade Azul permite-se uma coloração mais clara dos olhos. Na variedade Arlequim toleram-se olhos claros ou mesmo de cor distinta entre eles (anisocromía).

Orelhas: De inserção alta, caídas por natureza, de tamanho médio. Os bordos frontais pendem junto às maxilas.

PESCOÇO : Longo, seco, musculoso. Inserção bem formada afunilando levemente até à cabeça com uma linha arqueada. Porte erguido com uma leve inclinação para diante.
Resumindo :
Há quem goste de grandes beiçolas com o respectivo fio de baba , mais ou menos, sempre presente

Imagem

E há quem goste de focinhos ... simples :lol:

Imagem

Eu sinceramente, prefiro as beiçolas... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quarta abr 27, 2011 11:14 am

mas pelo que eu tenho visto (e por favor, corrijam-me se eu estiver enganada) é que o tamanho e tipo de beiça varia consoante a cor do cão. Os dourados e arlequins teem uma beiça tendencialmente dependurada, enquanto que por ex, a maior parte dos azuis teem uma beiça mais caninita!

pessoalmente não gosto dos exageros, gosto de uma beiça visivel mas que não fique presa na porta do carro quando o cão lá anda! :lol:
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

quarta abr 27, 2011 11:18 am

Nicasxi, os seus cães são feios.

Como em tudo na vida, não convém ser nem muito "aodependuro" nem demansiado insignificante. Gosto do meio termo.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
omegaaa
Membro Veterano
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quarta abr 27, 2011 11:19 am

por ex, aqui está uma beiça (agarrada a um cão que eu adoro) que eu gostaria de ter (salvo seja! 8) )

Imagem

Bach Bychan D'iskandar!
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta abr 27, 2011 12:01 pm

Também gosto de beiça, não acho que nos DA esteja exagerada.
Agora isto é apenas a minha opinião, não é a beiça que faz perder a elegância aos cães que vejo nas expos, é mesmo o “engordamento” :lol: que eu não aprecio nem considero saudável.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta abr 27, 2011 12:16 pm

Aqui fica um dos meus cães favoritos da raça...

Ainda por cima na minha cor favorita, este vi-o ao vivo varias vezes e é maravilhosa a beleza dele...

Multi-CH Borée-Atos d'Iskandar
Imagem
Imagem
Imagem
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quarta abr 27, 2011 12:54 pm

Eu gosto deles bem beiçudos, desde que não seja aquilo que eu considero exagero. E é possivel ter um beiçudo com olhos perfeitos, eu tenho um exemplo disso em casa 8)

Os cães de linha americana e mesmo muitos cães que se vêm por aqui, quase todos vindo da mesma linha de criação, sem beiça, desculpem-me mas não consigo gostar deles :?

Para tudo, tem que haver equilibrio, e o dogue é um molosso, não é um galgo 8)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta abr 27, 2011 12:57 pm

susanalapa Escreveu:
Para tudo, tem que haver equilibrio, e o dogue é um molosso, não é um galgo 8)
Exactamente... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
susanalapa
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 27, 2011 1:03 pm

Aqui está... beiça Q.B, olhos perfeitos 8)

Imagem
Imagem

Só não tem a boca seca por causa da baba, mas isso limpa-se 8)
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

quarta abr 27, 2011 1:09 pm

Ehehe lindo o Lover!
A boca está seca, porque limpaste com a toalhinha, claro está... :lol: :lol: :lol:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 27, 2011 1:13 pm

Como para mim este era o dogue perfeito...

Imagem

...quando fui buscar a Zara e me apareceu aquela espécie de dogue :lol: , confesso que tive alguma dificuldade em identificar a cadela como dogue alemão.
Não invalida , de modo nenhum , o que gosto dela, note-se.Mas na minha cabeça dogue que é dogue tem de ser beiçudo. Sem exageros, é certo. Conheci um ou outro que devido ao peso da beiça tinham o bordo inferior dos olhos bastante " descaídos". Isso sim, para mim é feio. Já para não falar nos problemas de saúde que implica.
Mas compreendo e concordo quando dizem que a avaliar pelos juízos nas expos a tendência é a começar-se a valorizar e " afinar" os beiçudos e com isso corre-se o risco de estragar uma peça de arte, actualmente tão bonita! :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 27, 2011 1:22 pm

Já disse lá no outro tópico que não gosto de beiça exageradamente grande e abomino o olho descaído.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

omegaaa
Membro Veterano

quarta abr 27, 2011 1:46 pm

eu ando a rezar para que o Ghandi não venha a ter os olhos descaido! às vezes nota-se mais... mas a maior parte do tempo está assim:

Imagem
susanalapa
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 27, 2011 2:03 pm

Quando eles têm olhos descaídos, já em pequeninos dão sinais disso :wink:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

quarta abr 27, 2011 2:30 pm

omegaaa Escreveu:eu ando a rezar para que o Ghandi não venha a ter os olhos descaido! às vezes nota-se mais... mas a maior parte do tempo está assim:

Imagem
Ana, o Ghandi não vai ter as pálpebras exageradamente descaídas. Ele está muito bem e penso que a fase crítica já terá passado.
Os olhos deveras preocupantes são como aqueles que postei no outro tópico, que deu origem a este novo, onde se vê toda a mucosa muito vermelha...e esse cão tinha apenas uns 3 mesitos...
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”