Dicas Treino e Alimentação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
SDCorreia
Mensagens: 6
Registado: quinta mai 05, 2011 2:09 pm

quinta mai 05, 2011 2:17 pm

Viva!

Tenho seguido atentamente este fórum e agradeço a todos os que activamente contribuem.

Sou dono de uma DA com 3 meses. Chama-se Luca e é um espectaculo. Tomara agora a última bateria de vacinas e será chipada, pelo que a socialização começará de seguida.

Gostava que os mais experientes, se possível, me dessem algumas dicas para treino básico e alimentação.

Ela está a Arden Grange Puppy LB (retirei a dica daqui do fórum) mas entretanto já li por aí que rações puppy são de evita em Danes...confirmam?

Em relação ao treino, tenho tentado com Figado (seco no forno) e faz milagres. Já senta e já deita. A trela entrará agora com a socialização, bem como JUNTO e o FICA. Estarei a fazer bem?

Obrigado.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 05, 2011 3:36 pm

Bem vindo ao fórum. :)

Já leu? http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Está a fazer bem, o treino começa assim que chegam a nossa casa. Só não acho que o deve habituar a trabalhar ou obedecer na expectativa do petisco... uma festa, um incentivo carinhoso deve ser recompensa bastante.

Quer apresentar o seu rapaz com umas fotuchas?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JoanaAlmeida
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm
Localização: PT Ch Neuron Vom Hause Wagner

quinta mai 05, 2011 4:07 pm

SDCorreia Escreveu: Ela est� a Arden Grange Puppy LB (retirei a dica daqui do f�rum) mas entretanto j� li por a� que ra��es puppy s�o de evita em Danes...confirmam?

Obrigado.
Ainda há pouco tempo fui tirar as teimas quanto a essa questão...é verdade que muitos criadores não aconselham a Puppy. Normalmente fazem a transição da starter para júnior. Pelos vistos, a ração Puppy tem proteína em excesso, o que pode provocar um crescimento acelerado demais...ora tendo esta raça tendência para problemas a nível de ossos e articulações...eu não facilitava.
Aconselho-a a dar também Vitamina C e um protector articular, como por exemplo Omnicondro, que pode encontrar à venda em veterinários e farmácias. É um condroprotector, que ajuda a minimizar o desgaste articular, contém glucosamina e condroitina, extratos de ervas com propriedades anti-inflamatórias, anti-oxidantes, etc. Deve ser dado 1 comprimido por cada 20kg, mas pode sempre pedir opinião ao seu veterinário também.
Eu dei ao meu desde cedo, e nunca teve problemas de crescimento.
Uns bons banhos de sol também ajudam na produção da Vitamina D, imprescindível à absorção do cálcio, por isso deixe-o apanhar um bom solzinho sempre que possível!

Boa sorte com o pequenito! São fantásticos :wink:

E já que fala em ração, faça uma pesquisa no google sobre: Barf food, que nesta fase penso que deve complementa-la.

E concordo com a dino, toca a postar umas fotos!!
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm
Localização: PT Ch Neuron Vom Hause Wagner

quinta mai 05, 2011 4:08 pm

Ah encontrei um link aqui no fórum acerca do tipo de alimentação que falei, que deve ser lido, sem dúvida: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
susanalapa
Membro Veterano
Mensagens: 804
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Localização: 2 Dogues Alemães e uma Parson Russell Terrier
Contacto:

quinta mai 05, 2011 5:04 pm

JoanaAlmeida Escreveu:
SDCorreia Escreveu: Ela est� a Arden Grange Puppy LB (retirei a dica daqui do f�rum) mas entretanto j� li por a� que ra��es puppy s�o de evita em Danes...confirmam?

Obrigado.
Ainda há pouco tempo fui tirar as teimas quanto a essa questão...é verdade que muitos criadores não aconselham a Puppy. Normalmente fazem a transição da starter para júnior.
Ó Ju, mas isso é quando existe Starter, Puppy, e junior, o que se não estou em erro, só acontece com a RC. Todas as outras marcas têm uma referência de puppy e outra de adulto e mai nada :wink:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
SDCorreia
Mensagens: 6
Registado: quinta mai 05, 2011 2:09 pm

quinta mai 05, 2011 5:18 pm

Ena, obrigado.

Não estava a pensar em usar complementos, no entanto as vacinas são sábado e vou falar ao vet sobre isso. Só se for necessário. Não sou fundamentalista da coisa, nem tudo ao mar nem tudo à terra. A verdade é que quando foi às últimas vacinas, a vet disse que ela estava muito bem, muito saudável, só precisava de limpar as orelhas, ora tome lá umas gotas.

Alguma opinião em relação à Arden Grange? Estou satisfeito, mas por não ser uma marca comercial, muito poucas pessoas conhecem. A verdade é que a cadela está a ter um desenvolvimento normal em tudo, até nos ataques de destruição do jardim! Nota-se contudo que precisa de treino, é muito trapalhona, mesmo nas festas. O impressionante é que a minha filha mais nova (10 meses) agarra-lhe nos bigodes e ela nada. Já com a mais velha (4 anos), fica histérica, aos saltos, a querer mordiscar e saltar-lhe para o colo, o que desencadeia uma relação amor ódio. Não quer a Luca junto dela, mas também não a quer longe....

Alguém tem alguma opinião sobre o treino com Cliques?

Obrigado.
SDC
Última edição por SDCorreia em quinta mai 05, 2011 6:36 pm, editado 1 vez no total.
SDCorreia
Mensagens: 6
Registado: quinta mai 05, 2011 2:09 pm

quinta mai 05, 2011 5:18 pm

Ah, sim...é o meu primeiro Dane. Nota-se não nota?
Amanhã publico algumas fotos.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 05, 2011 7:19 pm

Se a ração tiver glucosamina e condroitina, como uma boa ração para raças gigantes deve ter, não precisa de suplementar. Atenção ao cálcio, muitos vets ainda pregam a teoria de que as raças gigantes devem tomar suplemento de cálcio durante o crescimento o que está errado, não sei se é o caso mas fica o aviso.
A Arden Grange é uma boa ração sim e a júnior large breed tem 26% de proteína o que é mais baixo que as gamas júnior de outras marcas conhecidas (Hills: 29.6%, Proplan 28%, RC 30%) bem como condroitina e glucosamina. Eu fiz a transição para adulto aos 6 meses mas de há quase 3 anos para cá o meu dogue come raw.
Ficamos a aguardar as fotos e notícias da Luca, peço desde já desculpas pois tresli e pensei que fosse um macho.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JoanaAlmeida
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm
Localização: PT Ch Neuron Vom Hause Wagner

quinta mai 05, 2011 7:45 pm

susanalapa Escreveu:
JoanaAlmeida Escreveu:
SDCorreia Escreveu: Ela est� a Arden Grange Puppy LB (retirei a dica daqui do f�rum) mas entretanto j� li por a� que ra��es puppy s�o de evita em Danes...confirmam?

Obrigado.
Ainda há pouco tempo fui tirar as teimas quanto a essa questão...é verdade que muitos criadores não aconselham a Puppy. Normalmente fazem a transição da starter para júnior.
Ó Ju, mas isso é quando existe Starter, Puppy, e junior, o que se não estou em erro, só acontece com a RC. Todas as outras marcas têm uma referência de puppy e outra de adulto e mai nada :wink:
Pois isso realmente é mais o teu departamento...eu sempre dei Royal Canin, enquanto dei ração. :lol:
Mas já há 1 ano sensivelmente que optei por raw tal como a dino :wink:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

sexta mai 06, 2011 10:09 pm

Boas!

Seja muito bem vindo SDCorreia! Mais um dog-aholic :D
Acho que faz muito bem em tentar informar-se o mais possível e este forúm é um bom sítio mas em relação à alimentação e suplementos aconselho-o a validar toda a informação com o seu veterinário antes de alterar alguma coisa.
Na minha humilde opinião a Arden Grange é uma ração razoavelmente boa e o preço é simpático.
Em relação aos níveis de proteína adequados para os dogues em crescimento sempre tenho ouvido e lido que não devem ser muito elevados para evitar um crescimento demasiado acelerado mas sou sincera....ainda não me conseguiram convencer se realmente será assim....enfim...por via das dúvidas convêm evitar as rações com níveis de proteína muito elevados.
Em relação aos condroprotectores se puder dar não tem nada a perder e irá reforçar as cartilagens o que numa raça com um crescimento tão acelerado só pode ser bom. Atenção que os níveis de condroitina e glucosamina que vêm na maior parte das rações ficam muito longe do que é necessário para suplementar correctamente. Basta ler a bula do Cosequin e fazer umas continhas para verificar isso :wink:
Em relação ao cálcio nunca suplemente sem falar com o veterinário pois normalmente não é necessário e pode até ser muito prejudicial.
Quanto ao treino quanto mais cedo começar melhor e se tiver dificuldades não hesite em recorrer a um profissional. Um cão deste tamanho mal educado pode transformar-se num grande problema :|
Eu só comecei a utilizar o cliker já a minha actual dogue era adulta mas aderi por completo pois considero-o uma óptima ferramenta de treino. Atenção que se quiser começar a utilizá-lo convêm primeiro ler muito sobre o assunto e se possível falar pessoalmente com alguém que já o utilize para aprender a técnica e não cometer erros. O uso do cliker obedece a uma série de regras e timings que se não forem respeitados o tornam inútil :wink:

Boa sorte!
Margarida

*editei para correção ortográfica
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”