ajuda escolha de raçao

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

JoaoPSMaia
Registado: terça fev 15, 2011 6:30 pm

quinta out 20, 2011 6:41 pm

Boa noite!
Tenho um dogue alemao de 5 meses e meio e gostaria de pedir opinioes sobre a melhor raçao para lhe dar c esta idade!

obrigado pela atençao e colaboraçao :)
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quinta out 20, 2011 10:17 pm

JoaoPSMaia Escreveu:Boa noite!
Tenho um dogue alemao de 5 meses e meio e gostaria de pedir opinioes sobre a melhor raçao para lhe dar c esta idade!

obrigado pela atençao e colaboraçao :)
Boa noite JoaoPSMaia,

Qual é que está a dar agora? Quer trocar por alguma razão em específico? Que diz o seu vet?

Mas antes de esperar pelas várias opiniões que por aqui eventualmente irão passar, faça uma busca no fórum e encontrará algumas respostas. Há por aqui milhentos tópicos sobre o assunto e as opiniões são as mais diversas.

No meu caso, inicialmente dei ao Kalash a ração que vinha a comer do criador e gradualmente passei para a Pro Plan Large Breed Athletic. Entretanto troquei para a Eukanuba Puppy Large Breed e recomendo tanto uma como outra.

Entre outras coisas é muito importante não tenha mais que 28% de proteína e que seja específica para o tamanho e idade do cachorro.

Boa sorte e faça lá um tópico de apresentação do patudo que a malta alimenta-se de fotos :lol:
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
JoaoPSMaia

sexta out 21, 2011 3:45 am

Boa noite Diekalash

Antes de mais obrigado pela sua opiniao

A raçao que dou ao meu cachorro tambem ainda é do criador!
Pretendo mudar a raçao pq, segundo o veterinario, o meu dogue parece ter alguns problemas intestinais devido a raçao que come (diz que nao a assimila mt bem) e por esse motivo esta constantemente de diarreia, nao mt liquida (por assim se dizer) mas tb as fazes nao sao como deveriam ser.

Ja li imensos foruns onde falam sobre a comida "mais" adquada a esta raça, e por tudo o que ja li estou mais inclinado a dar a royal canin mas como informaçao nunca é de mais, criei este forum para tentar dissipar todas as minhas duvidas!

Quanto as fotos, assim que aprenda a "posta-las" apresentar-vos-ei o meu menino! :)
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sexta out 21, 2011 6:37 am

Bom dia,

Se não estou enganado a RC para cachorros tem 31% de proteína, o que não é nada benéfico pois não proporciona um crescimento harmonioso ao cachorro.

Para o problema que refere, de fezes moles, há quem junte frango triturado (com ossos e tudo, mas bem triturado) à ração.

Por princípio uma boa ração TOP tem tudo o que o cachorro precisa para um crescimento saudável mas há quem dê alimentação RAW. Mas para isso é importantíssimo ter um óptimo conhecimento do assunto (que eu não tenho :lol:).
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
JoaoPSMaia

sexta out 21, 2011 11:39 am

Quanto a RAW tb ja li algumas coisas sobre o assunto mas tb prefiro deixar essa possibilidade de fora visto tb n ter conhecimento quase nenhum sobre a materia e tb por achar que nesta fase de crescimento nada melhor do que uma boa raçao, pois terá tudo o necessario para um bom crescimento.
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

sexta out 21, 2011 2:44 pm

É...o DieKalash tem a sua razão. Com RAW sem dúvida que as fezes do cão ficam mais duras e secas. Tem é que se dar SEMPRE pedaços de carne com osso, senão o efeito poderá ser o contrário, se for dada apenas febra. A zona das costelas e pescoço, nos frangos é o ideal. Com 5 meses pode perfeitamente fazer uma refeição de ração e outra de carcaça de frango, por exemplo.
Nesta fase já não é necessário que a carne seja triturada, conheço muitos cachorros que começaram bem mais cedo com as carcaças e nunca revelaram qualquer problema. Possivelmente terá é que partir em pedaços mais pequenos.
Eu aconselho sempre este tipo de alimentação, faz todo o sentido, tendo em conta que os cães, como descendentes directos dos lobos, são essencialmente carnívoros e o seu sistema digestivo está mais do que preparado para processar carne.
Para além de ficarem com um pêlo muito mais bonito e brilhante, com menos queda, ficam com um ar muito mais robusto e saudável.
Experimente uma pequena quantidade...! Uma refeição de ração e outra de carne parece-me o ideal.
Atenção que a maioria das pessoas pensa que os ossos de frango podem lascar...isto apenas acontece quando é cozido. Enquanto cru, são bastante maleáveis.
De qualquer forma, acho que devia primeiro tentar perceber a verdadeira origem do problema intestinal.
Se resolver experimentar a carne, dependendo do local onde reside, pode sempre tentar procurar a Kilom ou Avibom. Abre uma ficha de cliente, e começa a encomendar carcaça de frango (ou canastros de frango, depende do sítio). A carne deve passar por um processo de congelamento antes de ser administrada.

Boa sorte
:wink:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
JoanaAlmeida
Membro Veterano

sexta out 21, 2011 2:51 pm

Uma boa ração alternada com carne + Omnicondro, por exemplo, parece-me a combinação perfeita, tendo em conta a idade do cachorro. Este último é um protector articular que funciona muito bem também a nível preventivo, ajudando a evitar o aparecimento de alguns problemas relacionados com o crescimento. Possui glucosamina, condroitina, antioxidantes (vitamina C e E). Aconselha-se a administração a cachorros de raça grande e de crescimento rápido, até aos 12 meses de idade. Mas o vet sabe informá-lo melhor sobre isto.

Venha cá apresentar o rapaz depois!

8)
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
JoaoPSMaia

sexta out 21, 2011 6:41 pm

Problema resolvido! :)

A origem do problema intestinal deve-se ao perfil rebelde do "meu" menino que tem por mania comer tudo que apanha no chao! :) Acha piada a tudo que consiga apanhar c a boca!

quanto a RAW sinceramente sou mt reticente a essa alimentaçao! As raçoes sao feitas seguindo estudos da necessidade de cada raça e esse tipo de alimentaçao nao abrange todas as necessidades do cachorro! E como o que está em causa nao é as fezes serem mais solidas para serem mais faceis de apanhar, mas sim a saude e crescimento saudavel do cachorro a raçao continuará a ser a mm, pk tendo em conta a opiniao de varios vets e conhecedores da raça e principalmente do criador, (escolhido por mim por ser uma pessoa mt experiente de criaçao desta raça especifica) o "meu" martim encontra-se perfeitamente saudavel, um pelo excelente e o principal, um crescimento mt homogenio e equilibrado! :)
Tendo em conta estes pontos todos de maior peso na escolha ou nao de mudança de raçao optei por continuar a acreditar nas escolhas de quem realmente entende da raça! :) e o mais importante de tudo, como nunca deverei esquecer é o bom crescimento do cachorro, spr devidamente acompanhado dos suplementos necessarios para um crescimento melhor (aqui nao vou entrar em marcas pq cada vet ou cada pessoa tem a sua opiniao relativamente a qual é melhor ou pior) e como desde inicio depositei toda a minha confiança no criador, as suas escolhas e opinioes continuarao a ser levadas por mim como o melhor para o meu cao! 8)

Esperemos apenas que o seu feitio rebelde lhe passe o mais rapidamente possivel pq dessa forma esse problema das fezes tb desaparecerá!

Sendo assim considero este forum encerrado e agradeço desde ja a todos que se mostraram disponiveis para me tentar ajudar e partilhar as experiencias proprias!

Em breve apresentarei o meu menino! :D

Cump. Joao Maia
JoanaAlmeida
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 10:42 pm

JoaoPSMaia Escreveu:Boa noite Diekalash

Pretendo mudar a raçao pq, segundo o veterinario, o meu dogue parece ter alguns problemas intestinais devido a raçao que come (diz que nao a assimila mt bem) e por esse motivo esta constantemente de diarreia, nao mt liquida (por assim se dizer) mas tb as fazes nao sao como deveriam ser.

Ja li imensos foruns onde falam sobre a comida "mais" adquada a esta raça, e por tudo o que ja li estou mais inclinado a dar a royal canin mas como informaçao nunca é de mais, criei este forum para tentar dissipar todas as minhas duvidas!

Quanto as fotos, assim que aprenda a "posta-las" apresentar-vos-ei o meu menino! :)
Mas qual é a marca da ração "do criador" que está a dar afinal de contas? Não me diga que é mais um adepto da comida fantasma sem marca, que vem em sacos de plástico, que está a virar moda...depois queixam-se dos problemas intestinais, dos cachorros magros, que deixaram de comer, das diarreias constantes...já não é o primeiro nem o segundo que aparece a relatar o mesmo, acredite! :lol: :lol:
Eu já não digo mais nada...parece-me que teve uma mudança de discurso óbvia demais. Veio aqui pedir ajuda, mostrou-se preocupado...entretanto falou com alguém que lhe deu uma "descasca" por ter vindo procurar auxílio num fórum e resolveu redimir-se a lamber as botas ao criador, que não sei, nem me interessa saber quem possa ser.
Se confia assim tanto na palavra de quem realmente é entendido neste assunto, devia ter contactado a pessoa em questão em primeira mão! Se acha normal o cachorro ter problemas intestinais e nem se dá ao trabalho de tentar mudar a alimentação, boa sorte...realmente veio ao sítio errado, porque aqui pode esperar tudo, menos palmadinhas nas costas por manifestações claras de burrice e ingenuidade.

E ninguém o aconselhou a experimentar carne alternada com ração por ser mais fácil de apanhar as fezes...que ridículo! Existem imensos estudos que provam por A + B os benefícios deste tipo de alimentação, basta LER! Mas sinceramente...pior cego é aquele que não quer ver! Faça lá como entender e escusa de continuar a vir aqui, pois pelos vistos é uma perda de tempo...fóruns inúteis estes! :lol:

Eu já percebi qual é o problema, não se mace mais com explicações... :roll:
JoaoPSMaia

segunda out 24, 2011 12:23 am

sinceramente n me queria alongar mais na conversa mas se quer mm saber procurei ajuda pq apenas uma opiniao n me basta!

Ouvi varias opinioes de pessoas entendidas sobre o assunto, falei c varios veterinarios, falei c criadores, falei c pessoas c varios anos de experiencia a ter caes, eu proprio tenho caes ha mais de 20anos e nao é por isso que me acho expert em qualquer assunto... Por n ter palas e n ver as coisas so direcionadas para o lado que me da mais jeito ou me interessa é que pedi esta "ajuda".
Se calhar por n ser burro ou ingenuo é que procurei essa ajuda e dei-me ao trabalho de falar c varias pessoas sobre o assunto... e no fim dessas conversas todas tirar uma conclusao e tomar a melhor opçao para o MEU cachorro! Se calhar veterinarios e pessoas que vivem da lida e tratamento de caes n sao as pessoas mais indicadas para me aconselharem... Se calhar deveria mm confinar-me a uns foruns, onde cada pessoa escreve o que quer e mts das vezes falam por terem um ou dois caes e julgam que isso ja é experiencia 8)
Afinal essas pessoas que estudaram varios anos nao devem mm perceber nada de caes!... Cm é logico as opinioes mm de veterinarios sao mt diferentes para as mm situaçoes (digo isto de experiencia propria pq nunca aceitei uma opiniao de um vet à primeira), dai ter procurado esta ajuda para tentar ouvir o maximo de opinioes possiveis... mas da proxima ja sei... nem preciso de consultar o vet... Aqui devem conseguir ensinar-me a tratar o meu cao atraves de imagens ou textos :D

Quanto a alimentaçao RAW sinceramente nem vou entrar por ai, pq cada pessoa tem direito a fazer as suas escolhas e nao é por alguem n aceitar a nossa opiniao que essa pessoa passa a ser ridicula... a isso chama-se infantilidade... sei que existem mts informaçoes sobre essa alimentaçao e ja a li e tb ja falei c pessoas bastante informadas sobre o assunto (nao para a dar ao meu dogue alemao mas sim a 2 galgos encontrados abandonados por mim ha varios anos e que os acolhi em minha cs ate aos ultimos dias das suas vidas) mas nunca nenhuma levou a mal ter dito que era mt reticente quanto a essa alimentaçao!

Obrigado a todos os que me tentaram ajudar... Afinal estes foruns acho que existem para partilhar-mos experiencias e lutar pelo melhor dos nossos animais que é o que nos une a todos neste tipo de foruns, e nao criar guerras ou falar mal de A, B ou C apenas pq a nossa opiniao é diferente! Digo isto c base em foruns ja lidos por mim aqui... N pretendo entrar por esses caminhos... Afinal sou apenas um amante de animais que deseja o melhor para eles e conseguir dar o melhor de mim a eles! Nao estou aqui para tentar mostrei que sei tudo ou que n sei nada... Sinceramente tenho caes ha mais de 20 anos e considero-me inexperiente em relaçao a problemas de doenças de animais.... Fico-me por aqui pq como ja disse o que me trouxe aqui foi tentar ouvir o maximo de opinioes e nao entrar ou alimentar guerras referentes a quem sabe mais ou menos ou quem é o melhor ou o pior....

Para mim o melhor é o meu Dogue (venha ele a ter mts problemas de saude ou nao, venha ele a ser um belo exemplar ou um mau exemplar segundo o estalao da raça) e as melhores opçoes ou escolhas serao aquelas que eu escolher para ele! Afinal é o meu cao... Será spr o melhor! N o comprei para me gabar de ser melhor que um ou outro... Comprei-o por ser um apaixonado por caes (animais feies, companheiros e que nos acompanham em todos os momentos quer bons quer maus) e a minha raça de eleiçao ser o dogue alemao!

Ja agora peço desculpa a joana pela perda de tempo a responder a uma pessoa ingenua e imatura e sem opinioes e capacidade para pensar por si como eu... :lol:

"quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais!" 8)
JoaoPSMaia

segunda out 24, 2011 12:28 am

* (FIEIS) Desculpem o erro ortografico :)
JoanaAlmeida
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 9:41 am

Desculpe, mas qualquer pessoa que lê a sua exposição antes de falar com o criador e depois de falar com o mesmo, percebe o porquê da sua mudança de discurso. Não me vou alongar muito, pois como já referi, não sei quem ele é, não me interessa saber, mas já entendi (eu e quase todas as pessoas que leram este tópico) o que se está a passar. E a minha intenção não é estragar o negócio a quem quer que seja, acredite!!!

Eu não condeno a sua postura reticente quanto à alimentação à base de carne, cada um sabe de si e tem direito a ter uma ideia concebida acerca de determinado assunto. Eu própria quando comecei também não estava muito confiante, sou sincera. Condeno SIM e continuo a achar que é ingenuidade da sua parte, o facto de alimentar o seu cachorro com a tal ração do "criador", de fraca qualidade, que está a deixar o seu cão DOENTE, que nem marca tem, que não possui uma tabela com a composição nutricional...e que se deixe ludibriar com o argumento de que "é das porcarias que ele gosta de meter à boca"! E ainda afirma plenamente convencido "problema resolvido!" Pelo amor de Deus...quase todos os cachorros abocanham tudo o que apanham, mas isso não provoca diarreias crónicas, ou alguma coisa está mal!

Eu não me acho mais do que ninguém, simplesmente tentei dar-lhe a minha opinião e o melhor conselho que poderia ter dado (coisa que faço SEMPRE, tal como fizeram comigo), e fiquei estupefacta com a resposta que veio a seguir. Mas acha mesmo que o seu cão está a ser bem alimentado? Vem criticar a alimentação RAW por não possuir tudo aquilo que um cachorro necessita para crescer saudável e equilibrado e dá ao seu uma ração da qual não sabe nem a origem? Sem marca? Sem qualquer informação adicional? Apenas porque o criador acha que sim? Desculpe, sem querer ofendê-lo...mas isto é INGENUIDADE no seu estado mais puro...!

Peço desculpa se me exaltei no post anterior, mas realmente isto revolta-me e não é nada pessoal acredite...é que nos últimos 2 meses foram 3 as pessoas que vieram falar comigo (comigo e possivelmente com muita gente mais), desesperadas, que relataram exactamente os mesmos problemas...falta de apetite, diarreias, magreza...o elemento comum entre todas elas, era a ração "do criador", venha lá ela de onde vier. Uma tal que é vendida em sacos do lixo, pretos por um preço exorbitante e que possivelmente não é mais do que uma ração de marca branca do supermercado ali da esquina. Agora digam-me...será isto normal?

Eu não questiono a sabedoria desse criador, afinal de contas, quem sou eu? Mas de uma coisa estou certa...anda por aí muito boa gente a ser enganada! E o que me tira do sério, é que quem paga, é quem efectivamente não tem culpa nenhuma!

Mais uma vez peço desculpa pela forma como me dirigi a si anteriormente, que me possa ter feito perder a razão, mas há coisas que me tiram do sério...então já pediu tantas opiniões, já foi a tantos veterinários, já falou com tanta gente...e ninguém lhe disse para mudar de ração? Ninguém lhe perguntou a marca da que está a dar ao seu cachorro? Há coisas que me parecem flagrantes demais...mas pior mesmo, é querer continuar a cair no conto do vigário, mesmo depois de ter sido alertado.

E estes fóruns são muito bons para retirar informação útil e até mesmo para se encontrar pessoas na mesma situação que nós. Mas se acha que o criador é a pessoa mais indicada para dissipar as suas dúvidas, devia ter optado por falar logo com ele. Se vem aqui dizer que o seu cão tem diarreias constantes, é alertado para os vários casos que têm vindo a surgir com os mesmos sintomas, todos eles provocados pela suposta "ração do criador", é aconselhado e simplesmente ignora o que lhe foi dito, optando por continuar na mesma, está à espera de palavras de incentivo?

Sinceramente, desejo o melhor para o pequenote. Espero que seja um cão feliz e saudável por muitos anos. Já vi que amor e carinho não lhe faltam...! Boa sorte :wink:
JoaoPSMaia

segunda out 24, 2011 1:21 pm

Bem... Acho que quem nao le as coisas do forum é a joana... Pq pelos vistos continua a tirar ilaçoes sem ter conhecimento de causa!

Nao estou aqui para defender ninguem, apenas o meu cao... E mais uma vez, o meu cao nao esta doente, teve apenas uma gastroenterite ( como qualquer ser humano pode ter).

Como deixei bem explicito eu nao falei apenas c o criador... Mas é como digo, nao vou andar aqui a alimentar guerras que nao me dizem nada e sinceramente acho disparatadas. Nao é por algumas pessoas terem reportado alguns casos semelhantes que a minha situaçao será igual.

Como ja disse falei c varias pessoas, cada uma c a sua opiniao... E a conclusao que tirei foi a que partilhei aqui no forum, pq, volto a repetir, o meu cao encontra-se de perfeita saude, esta a ter um crescimento mt bom, encontra-se c um pelo excelente e macio... se a raçao fosse assim tao má tenho a certeza que nao estaria neste estado!
Nao foi uma conclusao tirada apenas de ter falado c o criador como a joana diz, ate pq eu deixei isso bem claro desde inicio, a joana é que continuou a insistir nessa histooria e por palavras na minha boca que eu nao disse, ate pq fala em diarreias cronicas e ja agora diga-me onde referi tal coisa!?!...

Acredito que nao o tenha feito c a pior das intençoes, mas esse tipo de guerras acho que sao lamentaveis!
Quando falamos devemos spr ter conhecimento de causa, e nao falar apenas por conclusoes precipitadas que se tiram por casos semelhantes ou nao!

E eu n critiquei a alimentaçao RAW... Apenas disse que sou reticente quanto a essa alimentaçao... nada mais... Mas eu sou apenas um amante de animais, nao me cabe a mim dizer se é bom ou mau, deu pura e simplesmente a minha opiniao!
Como ja disse estamos aqui para partilhar situaçoes e historias, nao para apontar logo o dedo sem termos o minimo conhecimento da situaçao! Foi ai que a joana "pecou" e pelos vistos continua a fazer!

Mt obrigado... Tb espero que o seu cao e os de todos os outros membros aqui da arca tenham mt saude e uma vida cheia de carinho e amor por parte dos donos!

Agora so uma ultima pergunta... Se o meu cao esta excelente a todos os niveis como posso se quer pensar que a alimentaaçao que lhe dou é de baixa qualidade!?! acho que baseando-me nestes factos as minhas opçoes e escolhas sao bastante faceis de se perceber!!!

:D
JoanaAlmeida
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 1:51 pm

JoaoPSMaia Escreveu:Boa noite Diekalash

Oh João, eu não quero estar a ser repetitiva mas...por favor...vamos lá ver bem quem é que está a ler mal as coisas! Não foi você que disse que o cachorro está "constantemente de diarreia"? Onde é que eu pus palavras na sua boca? Parece é que, à medida que vai fazendo intervenções, as versões vão mudando. Afinal a veterinária estava errada...o problema não era da ração que era mal assimilada e provocava fezes moles constantemente, foi uma gastroenterite!

Vamos lá ver se nos entendemos, porque eu não sou a pessoa conflituosa que deve estar a pensar que sou. Como já referi, apenas me custa a aceitar algumas trafulhices que se vão vendo por aí fora. A minha intenção, no meio disto tudo, foi alertá-lo para o que alguns criadores fazem. Se quer ou acha que deve continuar na mesma, é problema seu e a decisão é unicamente sua, mas fico de consciência tranquila. Talvez fosse bem mais cómodo ter ficado calada... :roll:

Tudo o que eu disse, foi baseado no que por si foi escrito, em cima, a bold e sublinhado!!! E como tive conhecimento de outros casos semelhantes, parti do princípio que seria mais um...de qualquer forma mantenho a minha opinião. É um facto que anda por aí gente a vender ração sem marca a clientes, por valores bastante elevados (já me falaram em 70€ por 20 kgs de ração), e pelo que me apercebo é essa que tem vindo a utilizar. Dei-lhe a minha opinião, dei-lhe sugestões (que tem toda a legitimidade em não aceitar).
Se diz que o seu cachorro está em perfeitas condições de saúde, quem sou eu para duvidar...mas para mim, um cão que, e passo a transcrever, "está constantemente de diarreia", é um cão doente ou com algum problema de saúde.

Acho melhor ficar por aqui, pois não quero transmitir uma imagem errada, muito sinceramente. Cada um é livre de pensar e fazer aquilo que bem entende. Só espero que daqui a uns tempos não me venha a dar razão...
JoanaAlmeida
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 2:05 pm

JoaoPSMaia Escreveu: Agora so uma ultima pergunta... Se o meu cao esta excelente a todos os niveis como posso se quer pensar que a alimentaaçao que lhe dou é de baixa qualidade!?! acho que baseando-me nestes factos as minhas opçoes e escolhas sao bastante faceis de se perceber!!!

:D
Por vezes as repercussões de uma alimentação deficiente só se começam a evidenciar a médio/longo prazo. O seu cachorro tem 5 meses, está consigo há 2 ou 3, certo? Mas isto não é mania da perseguição, acredite...eu sei bem do que estou a falar...feliz ou infelizmente! :wink:

A magreza costuma ser um indício...e o que descreveu outro...mas até pode ser que seja eu quem está errada! (Sinceramente, assim espero)

Mas vamos lá deixar a discussão, pois ao contrário do que me acusou, eu não estou aqui para entrar ou alimentar guerrinhas. Encare isto apenas como um conselho...nada mais! 8)
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”