100% Novato - Pedido de ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

PauloRSS
Registado: segunda jul 20, 2009 1:06 pm

segunda jul 20, 2009 1:25 pm

Viva,

Nunca tive um cão porque até agora vivi sempre em apartamentos. Este ano mudei-me para uma vivenda e estou a trabalhar numa quinta grande por isso o espaço deixou de ser uma restrição para ter um animal de estimação ao meu gosto.

Andei a pesquisar um pouco e cheguei à conclusão que quero um boxer, porque quero um cão que:
- Que me faça companhia quando estou a andar pela quinta ou quando estou a correr ao final do dia.
- Que seja um bom cão de guarda para a minha casa (não confio em companhias de segurança)
- Que seja sociável com a família
- Corajoso mas sem que tenha um temperamento demasiado agressivo mesmo para com o dono e a família.

E tb foi-me dito que é o cão mais indicado para o meu perfil!

A pessoa que ficou de me arranjar o boxer presta serviços para a polícia, pelo que me pareceu ser uma pessoa de confiança por saber bem lidar com os cães.

Estou disposto a pagar bem para ter um bom exemplar, mas como qualquer outra pessoa, tb não gosto de ser enganado. Como não tenho qualquer experiência na compra de cães, gostaria que me dessem pistas sobre quanto poderei ter de pagar por um bom boxer comprado em Portugal.

Cumprimentos,
Paulo Silva
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 20, 2009 2:38 pm

Olá Paulo, seja bem vindo ao fórum.

Como é um tema recorrente, vou citar-me a mim própria:
Se realmente quer um Boxer e não um cachorro parecido com um tem que perceber realmente o que é o LOP e qual a sua importância na compra de um cão de raça pura.
Como já o escrevi muitas vezes peço-lhe por favor que leia este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

Quanto a procurar criadores, peça a lista ao Clube Português de Canicultura. Mas leia aqui rapidinho também:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53372

Depois é marcar visitas e ver os cães e conversar com os criadores. Mas para perceber melhor o que deve procurar, já agora leia este também:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332

Finalmente, um alerta: cuidado com a criação de vão de escada, com os sites multi-raças, lojas de animais e cachorros importados de fábricas de cachorros, para saber mais:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Boa sorte na compra do seu companheiro.
Nos links acima vai encontrar dicas muito úteis que o vão orientar certamente.

Quanto ao preço, varia em função do criador, do exemplar e da antecedência com que faz a reserva de uma ninhada. Mas desconfie muito de animais a 100, 200 euros ... na canicultura não há pechinchas.
Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Webmasterdevil
Membro
Registado: quinta out 12, 2006 8:32 pm
Contacto:

segunda jul 20, 2009 5:36 pm

E já foi tudo dito :)
Reforço apenas para ter especial atenção para o local onde vai adquirir o seu companheiro, visite os Criadores, converse com eles, esclareça todas, mas todas as suas dúvidas, porque um Bom Criador estará sempre disponível (antes e DEPOIS) da compra do cachorro para esclarecer e auxiliar seja no que for..
E agora...
Apenas quero dar-lhe os Parabéns pela escolha:
Boxer não é Cão, Boxer é Paixão :)
<strong>:. Eicko de Aar&otilde;n del Tajo</strong>

Boxer n&atilde;o &eacute; um c&atilde;o... &eacute; uma paix&atilde;o!!
PauloRSS

segunda jul 20, 2009 7:01 pm

Viva,

Obrigado pelas vossas informações :wink:

Esqueci-me de colocar uns detalhes importantes e que me impossibilitam de seguir alguns dos vossos conselhos.

Eu estou a viver em Angola, o vendedor é um português que se encontra em Angola e a ninhada que ele tem vem de Portugal.

Segundo ele, não pediu LOP para os cachorrinhos porque não fazia lógica atendendo que eles não ficarão em Portugal.

O preço pedido por cada um é de 700€, não incluindo despesas de transporte. É um preço aceitável??

Desde já agradeço a vossa atenção!

Cumprimentos,
Paulo Silva
PauloRSS

segunda jul 20, 2009 7:48 pm

Depois de ver os links que me indicaram, fiquei mais esclarecido!
Muito obrigado!!!

Decidi "responder" ao vosso "questionário" e deixo aqui as minhas resposta para solicitar a vossa opinião:

COMO DISTINGUIR UM CRIADEIRO DE VÃO DE ESCADA DE UM CRIADOR DE CÃES:
Quando conversar com um criador sobre os seus cachorros, existem alguns sinais que o podem alertar. FUJA A SETE PÉS SE:
Arrow O "criador" não tiver conhecimentos sobre a raça que cria;
Bom, para um leigo como eu, qualquer um pode parecer entendedor. Mas pela fluência e coerência, pareceu-me ser uma pessoa entendedora da matéria. Até porque veio para cá dar assistência nesse matéria à polícia.
Arrow Se desconhecer ou negar a existência de doenças genéticas nessa raça, "Não, os meus cães não têm displasia da anca!!!" ;
Não negou. mas não falamos directamente sobre as doenças típicas do Boxer. Falamos de doenças caninas em geral.
Arrow Se não lhe permitir visitar os canis e ver os cachorros e os adultos;
Convidou-me a visitar o novo canil que está a montar
Arrow Se os animais não tiverem LOP ("mas são puros!!");
É a tal situação que expliquei na thread anterior.
Arrow Se os cachorros não estiverem sociabilizados;
Ainda não tenho resposta
Arrow O "criador" está disposto a deixar sair o cachorro com menos de 8 semanas;
Fez questão de me avisar que em qualquer caso tenho de esperar que o cachorro atinja pelo menos os dois meses
Arrow O "criador" cria diversas raças;
Não me pareceu ser o caso, embora o senhor pareça lidar com várias raças, o que me parece normal atendendo à sua profissão.

Arrow O "criador" não está interessado em conhecer o seu modo de vida nem que condições tem para oferecer ao animal, não lhe coloca questões;
Quando telefonei para o senhor a perguntar que cães tinha para venda, ele interrompeu-me para saber qual o meu perfil

UM CRIADOR ÉTICO:
Arrow Não coloca cachorros em lojas nem em sites da internet. anunciando todas as raças (e mais algumas de quem nunca ninguém ouviu falar);
Os cães não estavam numa loja, apenas encontrei um anúncio numa loja de rações. Mas de facto anunciava tb Rotwillers e Pastor alemão
Arrow "Escolhe" o comprador dos seus cachorros e não venderá o cachorro se lhe parecer que o cachorro não ficará em boas mãos. Logo procura conhecer e faz perguntas ao comprador;[]
Não tenho resposta.
Arrow Os cachorros saem com a primovacinação, desparasitados e possívelmente já chipados;
Só não vem com o chip

Arrow Cria uma ou duas raças apenas por amor à mesma e para melhorá-la e obter bons exemplares. Não existe outra razão para fazer criação de cães de raça.
Não sei

Arrow Faz testes aos seus reprodutores tentando eliminar das suas linhas as doenças genéticas comuns na raça que criam;
Não sei
Arrow Não faz muitas ninhadas, ao contrário faz poucas e planeia cada uma delas;
Não sei
Arrow Tenta educar os potenciais donos para o bom e o mau da raça que têm;
Pareceu-me que sim
Arrow Está disponível para aconselhar e orientar o novo dono;
Disponibilizou-se para dar todo o acompanhamento que for necessário.
Arrow Está disponível para re-acolher todo e qualquer cachorro das suas ninhadas caso os donos já não os possam manter;
Disse-me que uma das principais razões para estar a contruir (expandir) o seu canil é para poder prestar esse tipo de serviços.
Arrow Reproduz apenas exemplares de bom temperamento;
Não sei
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 22, 2009 5:42 pm

Segundo ele, não pediu LOP para os cachorrinhos porque não fazia lógica atendendo que eles não ficarão em Portugal.
Para mim não tem lógica, o LOP é o pedigree do cão. Não sei se o LOP é reconhecido em Angola, mas de qualquer maneira mais vale ter pedigree português do que não ter nenhum. Mas ok, admito que para ele possaa não ter.

No entanto, eu quereria ver os LOP dos pais...

Webmasterdevil
Membro
Contacto:

sexta jul 24, 2009 3:01 pm

Mais uma vez estou de acordo com o post anterior... Preferia ter o cão registado no Livro de Origens Português do que não o ter em lado nenhum...
E, pelo menos, tinha de ver o LOP dos pais senão estava fora de questão...
Aconselho-o a esclarecer os pontos que ficaram por falar, nomeadamente o despiste das doenças congénitas dos progenitores...
Continue a pesquisar, tente falar com vários Criadores e assim fará um escolha mais conscienciosa.
Cumprimentos e boa sorte

Kat_girl75
Membro
Registado: sábado jan 14, 2006 12:45 pm
Maine Coons

quinta jul 30, 2009 9:07 pm

Boa noite,
Por motivos relacionados com a vacinaçao e consequentemente a saude do cachorro, um "criador" não venderia nenhum animal para Angola com 2 meses de idade.
Logo por aí....
PauloRSS

sexta jul 31, 2009 12:12 pm

Viva,

Pelo que percebi com as dicas do fórum, os cães serão vacinados por volta das 8/9 semanas, certo?
Ele disse-me que os cães já viriam vacinados e desparasitados...

De qualquer forma vou insistir com a situação do LOP.

Obrigado pela vossa ajuda.
dinodane
Membro Veterano

sexta jul 31, 2009 12:50 pm

Paulo, quando os cachorros estão a ser amamentados a cadela passa-lhes os anticorpos através do leite. Portanto quando são desmamados começa a vacinação. Os cachorros saem com a 1ª vacina, mas a imunização total só fica completa ao cabo de mais 2 reforços já da responsabilidade dos donos.

Webmasterdevil
Membro
Contacto:

sexta jul 31, 2009 12:55 pm

Boas... Nenhum cão deve ser separado da mãe antes das 8 semanas...
essas primeiras semanas com a mãe e com os irmãos são de extrema importância para o carácter social e aprendizagem do cãozinho, por isso...

-Antes do plano de vacinação estar completo o cão, mesmo que já se encontre com os donos NÃO deve sair à rua, para evitar ser contagiado por diversas doenças...
E assim que o cachorro chegar à sua nova casa deve ir, com a maior brevidade possível, ao veterinário, de modo a este poder avaliar a condição de saúde do cachorro e explicar tudinho ao novo dono...

Boa sorte e esclareça essa situação do LOP (é a única maneira de comprovar a pureza do cão)...

Kat_girl75
Membro
Maine Coons

sexta jul 31, 2009 8:32 pm

Ola,
Quando me referia à vacinação no post anterior referia-me ao caso especifico de Angola, onde infelizmente ainda se está longe de erradicar a raiva. A vacina da raiva é portanto essencial, de extrema importancia para os canideos da regiao. Um cachorro não deve ser mesmo vacinado contra a raiva no minimo dos minimos antes dos 3 meses de idade e esperar umas 2 semanas após dessa toma para se certificarem que não houve efeitos secundarios. Eu no meu caso especifico ainda iria fazer analises para verificar os anticorpos, mas eu sou muita exagerada!!! Eu dou um reforço extra da primovacinaçao aos meus cachorros e chego ao "cumulo" de lhes por advantix!!
Cumps
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo ago 02, 2009 10:11 pm

Excelente opção.
Boxer não é cão é mesmo paixão :wink:

Quanto aos conselhos que lhe deram, nada tenho acrescentar :wink:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
PauloRSS

sexta ago 14, 2009 4:27 pm

Viva,

Durante estes dias ponderei bem a situação e decidi comprar não só um, mas sim dois machos :D

Muito obrigado por todos os conselhos! Infelizmente vou ter de esquecer alguns porque estou vitima da falta de oferta no mercado. A segunda hipótese seria mandar vi-los da África do Sul, mas não tenho nenhum contacto por lá.

Quanto às vacinas, pela conversa que voltei a ter com o senhor, tudo será tratado. Também já me deu o contacto de uma boa veterinária para que possa tratar de tudo o que for necessário posteriormente.

Espero recebe-los no final do mês ou início de Setembro. A minha esposa já esta radiante :lol:

Agora é a "dura" tarefa de escolher nomes :lol:

Saudações
Kat_girl75
Membro
Maine Coons

sexta ago 14, 2009 9:20 pm

Boa sorte e disfrutem das imensas felicidades que eles lhe trarão.
:)
Responder

Voltar para “Boxer”