Por falta de espaço eu e a minha família nunca tivémos um cão. Finalmente, após uma mudança para uma vivenda com um grande jardim, tal tornar-se-á possível!
A minha experiência com cães é nula embora tenha procurado cultivar o lado teórico, lendo 2 livros generalistas sobre cães, bem como várias secções deste site.
O motivo pelo qual escrevo esta mensagem prende-se com a recente oferta que me foi feita de um boxer bebé e, visto querer fazer uma compra responsável e acertada, tenho algumas dúvidas para vos colocar.
Fui hoje ver a ninhada. O pai é totalmente branco e de uma compleição física surpreendente, pois é extremamente musculado. Mostrou-se muito brincalhão e muito obediente ao dono. A mãe é "castanha" (um castanho escuro meio mesclado com tons de castanho um pouco mais claros) e tem menores dimensões.
Disseram-me que as fêmeas costumam ser mais pequenas que os machos e o "criador" (não é um criador especializado de boxers, mas sim apenas uma pessoa que gosta da raça e teve uma ninhada) também me comunicou que a fêmea tinha aquelas dimensões pois sofreu de uma parvovirose na infância. Não sei se este facto poderá ser real. O que acham? Esta doença passada representará actualmente algum perigo para a saúde da ninhada?
As crias são 5 (não sei se alguma já foi dada mas naquele momento estavam lá 5), 2 brancas, uma castanha clara (castanho homogéneo) e 2 da cor da mãe, sendo que eu, caso assim decida, vou ficar com uma destas 2 últimas.
As crias estão numa pequena divisão anexa à garagem, que está limpa, e onde se encontra um aquecedor permanentemente ligado para conforto das crias.
Inquiri sobre o pedigree dos pais e o criador disse-me que não tinha pois "era mais caro e quando comprou os boxers em espanha achou que não valia a pena fazê-lo".
A cria com que possívelmente vou ficar não parecia apresentar problemas, embora eu não saiba bem o que procurar. Apenas notei como característica particular o facto de ter uma mancha branca em forma de losango na transição do pescoço para o dorso, que ocupava boa parte desta zona.
As crias estão a ser amamentadas pela mãe e o cachorro ser-me-á dado quando perfizer 7-8 semanas de vida, a custo zero (apenas terei que depois levá-lo logo a consulta com o veterinário) pois o criador conhece muito bem os meus avós (reside na mesma zona) e diz que teria muito gosto dar um cão à sua família.
Sei que é sempre preferível adquirir um cão num criador especializado e que se deve desconfiar dos cães que são "oferecidos". No entanto eu não pretendo um cão que seja de raça pura pois não pretendo levá-lo a qualquer exposição. Quero acima de tudo um companheiro para a minha família e também um elemento de segurança valioso, enquanto cão de guarda. Visto estas pessoas de confiança me estarem a oferecer um cão, gostaria muito de aproveitar a oportunidade, caso não hajam probabilidades sérias de eu ter alguma desilusão no futuro.
Assim sendo, gostaria de saber se acham que farei bem em ficar com a cria referida, e quais os conselhos que me dão.
Muito obrigado pela atenção dispensada!
José Ramos