Ajudem-me a decidir se hei-de ficar com um certo boxer...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
JoseRamos
Membro Júnior
Registado: segunda mar 15, 2004 1:52 am

segunda mar 15, 2004 2:12 am

Olá a todos!

Por falta de espaço eu e a minha família nunca tivémos um cão. Finalmente, após uma mudança para uma vivenda com um grande jardim, tal tornar-se-á possível!

A minha experiência com cães é nula embora tenha procurado cultivar o lado teórico, lendo 2 livros generalistas sobre cães, bem como várias secções deste site.

O motivo pelo qual escrevo esta mensagem prende-se com a recente oferta que me foi feita de um boxer bebé e, visto querer fazer uma compra responsável e acertada, tenho algumas dúvidas para vos colocar.

Fui hoje ver a ninhada. O pai é totalmente branco e de uma compleição física surpreendente, pois é extremamente musculado. Mostrou-se muito brincalhão e muito obediente ao dono. A mãe é "castanha" (um castanho escuro meio mesclado com tons de castanho um pouco mais claros) e tem menores dimensões.
Disseram-me que as fêmeas costumam ser mais pequenas que os machos e o "criador" (não é um criador especializado de boxers, mas sim apenas uma pessoa que gosta da raça e teve uma ninhada) também me comunicou que a fêmea tinha aquelas dimensões pois sofreu de uma parvovirose na infância. Não sei se este facto poderá ser real. O que acham? Esta doença passada representará actualmente algum perigo para a saúde da ninhada?

As crias são 5 (não sei se alguma já foi dada mas naquele momento estavam lá 5), 2 brancas, uma castanha clara (castanho homogéneo) e 2 da cor da mãe, sendo que eu, caso assim decida, vou ficar com uma destas 2 últimas.

As crias estão numa pequena divisão anexa à garagem, que está limpa, e onde se encontra um aquecedor permanentemente ligado para conforto das crias.

Inquiri sobre o pedigree dos pais e o criador disse-me que não tinha pois "era mais caro e quando comprou os boxers em espanha achou que não valia a pena fazê-lo".

A cria com que possívelmente vou ficar não parecia apresentar problemas, embora eu não saiba bem o que procurar. Apenas notei como característica particular o facto de ter uma mancha branca em forma de losango na transição do pescoço para o dorso, que ocupava boa parte desta zona.

As crias estão a ser amamentadas pela mãe e o cachorro ser-me-á dado quando perfizer 7-8 semanas de vida, a custo zero (apenas terei que depois levá-lo logo a consulta com o veterinário) pois o criador conhece muito bem os meus avós (reside na mesma zona) e diz que teria muito gosto dar um cão à sua família.

Sei que é sempre preferível adquirir um cão num criador especializado e que se deve desconfiar dos cães que são "oferecidos". No entanto eu não pretendo um cão que seja de raça pura pois não pretendo levá-lo a qualquer exposição. Quero acima de tudo um companheiro para a minha família e também um elemento de segurança valioso, enquanto cão de guarda. Visto estas pessoas de confiança me estarem a oferecer um cão, gostaria muito de aproveitar a oportunidade, caso não hajam probabilidades sérias de eu ter alguma desilusão no futuro.

Assim sendo, gostaria de saber se acham que farei bem em ficar com a cria referida, e quais os conselhos que me dão.

Muito obrigado pela atenção dispensada!

José Ramos
;)
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda mar 15, 2004 10:25 am

Bom dia José :)
Antes de mais, bem vinido ao mundo dos boxers, e espero que seja essa a sua raça de eleição..
Em relação ao assunto abordado...olhe, eu só pela historia que o criador lhe contou dos registos não ficava com a cria...Isto porque se o Pai não tem "papelada" é porque é branco, e foge ao estalão, logo não lhe são passados papeis a garantir o Pedigree...
Se ele tivesse sido honesto, e se o José não fizesse questão na papelada, não via mal nenhum, é uma adopção como qualquer outra, mas o custo da papelada não justifica nada..
Pense bem, e se de facto quer efectuar uma compra responsável, posso indicar alguns nomes, ou basta procurar por aqui, que rapidamente encontra ;)
Última edição por cgtorres em segunda mar 15, 2004 5:43 pm, editado 1 vez no total.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda mar 15, 2004 12:21 pm

Bom José eu estou como a Catarina, os boxers brancos não são reconhecidos, estão fora do estalão logo não têm pedigree, só o facto de o ter cruzado sem conhecimentos já é ser irresponsável. Depois pela sua descrição nem consigo perceber bem de que cor é afinal a mãe, mas também não terá pedigree, de facto o cão é oferecido mas pode vir a dar-lhe muita despesa em veterinário devido ao mau cruzamento que foi feito, mas agora o José é que sabe. Um boxer é um boxer disso não há dúvidas, e são os melhores companheiros, avalie bem, faça uma segunda visita e fale com o senhor e mostre-lhe que sabe o verdadeiro motivo dos cães não terem pedigree, ou seja, estarem fora do estalão e não se possível te-lo, e depois decida. :)
Já agora se for de perto de Lisboa tenho em minha casa um boxer lindo branco com 3 anos para dar, se tiver interessado avise :)
JoseRamos
Membro Júnior

segunda mar 15, 2004 4:30 pm

Antes de mais obrigado pela atenção.

Como disse, apesar de ter perguntado pelo pedigree do cão, não estou interessado em que este esteja registado como boxer pois pretendo, acima de tudo, um cão! :D Visto esta raça ser muito do meu agrado acho que será uma boa oportunidade. Tendo isto em conta, gostaria de saber que precauções hei-de ter relativamente ao cachorro, a fim de despistar algum factor de saúde (ou comportamental) que torne a "adopção" totalmente desaconselhável, independentemente do facto de não haver pedigree.

O pai é totalmente branco e a mãe tem aquele castanho típico escuro, mesclado com manchas castanhas mais claras (parece um castanho escuro "sujo"). 2 crias são brancas, a outra é cor castanha homogénea clara e as outras 2 têm a mesma cor da mãe. É com uma destas duas que vou ficar, mais especificamente uma que tem uma mancha brance em forma de losango na transição do pescoço para o dorso.
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 15, 2004 5:12 pm

Bem vindo,

A sua vontade de saber leva-me a acrescentar mais algumas dicas àquelas que já lhe foram aqui veículadas.

1) Pedigree - embora AGORA tal não lhe pareça importante, este documento pode reflectir dezenas de anos de trabalho de muitos criadores e as tentativas de apuramento que garantem (em principio) que o seu futuro bochechas terá um "passado" onde pode encontrar tipos morfológicos externos e temperamentais que se reflectem até à geração actual.

2) Pai Branco - o seu bochechas NUNCA poderá ter registo incial e qualquer futura ninhada em que possa vir a ser utilizado como progenitor terá o mesmo "problema". Além disso, transportará indesejavelmente para gerações futuras o gene recessivo "branco".

3) Mãe com tonalidades "castanhas" - os boxers devem ter cores sólidas DOURADO (inteiro ou com menchas brancas até não mais de 2/3), TIGRADO (raiado em fundo dourado, com ou sem manchas brancas até não mais de 2/3) ou BRANCO (uniforme ou com manchas douradas/tigradas). Se ela é "esquisita" isso pode significar que ainda por cima já é uma "mestiçagem" e PARECE um boxer. O tamnho reduzido pode significar ter tido problemas de saúde em jovem , mas também pode significar que não se enquadra no estalão da raça por não se tratar de um cão de linha de sangue definida.

Depois deste "rápido" esclarecimento, muito sinteticamente e em termos sanitários, se um dos cachorros lhe agrada, pague uma consulta de um vet DE SUA ESCOLHA e ele que verifique a saúde do cachorro.
Existem ainda testes comportamentais que podem ser efectudados (Teste de Champell, por exemplo) mas que devem ser feitos por pessoa experiente, cachorro a cachorro.

Pense bem e tente arranjar um proprietário de boxers ou mesmo um criado que o acompanhe na escolha. Sempre será a voz de (alguma) experiência a falar.

Boa sorte
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
cgtorres
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 5:16 pm

E com a resposta do Mário, está tudo dito! :D

Os cachorrinhos terão que ser adoptados por alguém eventualmente, mas se é um Boxer que quer, não se precipite. :)

Seja qual for a sua escolha, desejo-lhe felicidades, e se precisar de alguma coisa...apareça! ;)
JoseRamos
Membro Júnior

segunda mar 15, 2004 11:42 pm

Pela descrição que fizeram então posso dizer que a mãe é de cor tigrada, sem qualquer mancha branca. O pequenino com que vou ficar é também tigrado, com a mancha que referi, que não ocupa sequer perto de 2/3 da pele do cão!

O que quer dizer com eu "NUNCA" poder fazer o registo inicial? Registar como boxer puro? Penso que não é algo com que me vá importar pois, acima de tudo, quero um cão! ;)
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mar 16, 2004 1:22 pm

Tratando-se de uma raça estrangeira, a possibilidade de poder vir a fazer registo incial no Livro de Origens não existe.
O seu cão, filho de um pai branco, nunca poderá ter registo inicial nem mesmo deslocando-se à Alemanha para confirmação.

Agora, isso parece-lhe sem importância. Se não fizer criação com ele, efectivamente não a terá.
Mas se daqui a algum tempo decidir em contrário, os cachorros filhos deste cão terão o mesmo "valor" que um rafeirinho vira-lata.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
cgtorres
Membro Veterano

terça mar 16, 2004 2:04 pm

LindAlba Escreveu: Lembre-se, será um companheiro maravilhoso durante cerca de 10 anos (se tudo correr bem), independentemente da sua progenitura.
Eu já decidi que as minhas vão viver 20 anos, sempre aos pulos e bem dispostas.. :p
Já sei, já sei...mas posso sonhar não posso??? :roll:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça mar 16, 2004 3:49 pm

Com o meu querido amigo Mario(Lindalba) a responder...

Que mais posso eu dizer?;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Responder

Voltar para “Boxer”