Viva,
Só para confirmar:
A minha "Zuki"(tigrada homozigótica) cruzada com o "Ch. Nero v. bispus" (camurça) deu 10 crias todas tigradas.
A mesma femea cruzada com o "Ch. Eros Ein Aufsteigender Stern" (tigrado heterozigótico) deu 10 crias, também tigradas.
É logico, pois ela é tigrada (que é o gene doniminante em relação ao camurça) e homozigótica (só dá descendencia relacionada com esse géne).
A minha "Atena"(que é fruto do 1º cruzamento que acima referi) é filha duma tigrada homozigótica com um camurça, logo pode ser tigrada homozigótica ou heterozigótica... só o posso descobrir por exames (caros e sem muito interesse, não me interessa muito a cor, o que eu busco é qualidade nas crias) ou nos resultados que observo na sua descendencia.
Como eu a cruzei com um macho tigrado heterozigótico poderiam nascer:
- Crias Fulvas (camurças), caso ela seja heterozigótica.
- Crias tigradas (o mais provável, ambos os progenitores são tigrados)
- Crias brancas (se ambos os progenitores tiverem este géne)
Querem saber o resultado?
7 crias tigradas e uma cria Branca.
Fiquei a saber muito pouco acerca dela:
Sei que tem o géne branco e que cruzada com 1 macho que também tenha existe a possibilidade de nascerem brancos e fiquei na mesma em relação à sua "homozigotice" (termo acabado de ser inventado por mim)
Vou (em princípio, logo se vê daqui a uns anos quando a voltar a cruzar) cruzar a "Atena" com um camurça e só nascerem tigrados então digo (com uma base de 70-80% de verdade) que ela é homozigótica.
Se nascerem (pelo menos um) fulvos então fico a saber que ela é heterozigótica.
Para relembrar:
Homozigótico - tem dois genes iguais, só "dá" filhos com esse géne.
Heterozigótico - Tem dois genes, pode dar um ou outro.
Todos os camurças são HOMOZIGÓTICOS, só "dão" camurças, o "problema" é que se forem cruzados com tigrados homozigóticos este ultimo géne, que é predominante, vai dominar e só nascem tigrados.
Se forem cruzados com tigrados heterozigóticos existe a possibilidade de nascerem ambas as pelagens
Cruzados com camurças só "dão" camurças.
Existe também a temática dos Fenotipos (aqui implicita), mas vamos deixar isso para outras "núpcias"...