Cruzamentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta out 08, 2003 1:29 pm

Olá cá estou eu outra vez para que me ajudem a esclarecer uma coisa.
Tenho lá em casa mais uma boxer, a Lady que é tigrada, ela é apenas hóspede no entanto há uma dúvida que gostaria que me esclarecessem. Os boxers tigrados são cruzados com boxers tigrados, ou podem ser cruzados com outros, tipo o camursa ou fulvo.
Algum de vocês me pode esclarecer como funciona e como saiem as crias destes cruzamentos.
E fiquem a saber que não tenho qualquer intenção de cruzar a cadela, é mesmo só para saber. ;)
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 08, 2003 2:46 pm

:roll:
Caro amigo
a sua questão é simples de esclarecer e vou-o fazer esquematicamente, ok??

Cruzamentos ..............................Resultados

Fulvo x Fulvo ........................... Fulvo e/ou Albino (+de 2/3 branco)
Fulvo x Tigrado .......................... Fulvo , Tigrado e/ou Albino (+de 2/3 branco)
Tigrado x Tigrado ....................... Fulvo , Tigrado e/ou Albino (+de 2/3 branco)
Albino (+de 2/3 branco) x ..................................... Todo o cruzamento deve ser evitado

Estas são as combinações e resultados mais prováveis para cães heterozigóticos.
Agora, se tivermos por exemplo 2 Tigrados homozigóticos, o resultado do seu cruzamento apenas poderá ser Tigrado, nunca aparecerá um Fulvo na descendência e a probabilidade de surgir um Albino (+de 2/3 branco) será diminuta.

Mas a Heterozigotia e a Homozigotia apenas podem ser determinadas por exames genéticos (muito caros) ou pela experimentação em cruzamentos com outros reprodutores muito utilizados e cuja descendência já tenha possibilitado estabelecer essa definição.

Para perceber melhor a questão das probabilidades, recomendo a leitura de uma brochura onde as Leis Mendelianas sejam explicadas, já que a reprodução das espécies é regulada nessa base.
É fácil de entender, mas é melhor ver ao vivo já que a reprodução é a parte mais interessante da criação de cães.

Espero ter ajudado
Um abraço :roll: 8)
Última edição por LindAlba em quinta out 09, 2003 7:49 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
yakov
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 4:24 pm

LindAlba: Eu só trocava a expressão Albino por branco, pois o albinismo é a ausência total de pigmentação, e muitas vezes o Boxer branco é bem pigmentado ou até malhado.

Convém também referir, que a côr branca é em muitas raças (além do Boxer, por exemplo o Dálmata, algumas raças de Terriers, o Montanha dos Pirinéus) acompanhada de um gene recessivo de surdez, o que faz com que grande percentagem (isto é, não são todos, mas muitos) dos Boxers brancos sejam surdos, o que pode provocar alguns "acidentes" na sua vida do dia-a-dia.

De resto, como aliás em quase tudo o que aqui tem "postado" de acordo a 100%
LindAlba
Membro Veterano

quinta out 09, 2003 7:52 am

Toda a razão Yakov

e a correcção foi efectuada.
É sempre agradável e saudável esta troca de pareceres.
Estamos sempre a recordar/aprender, não é ?
Um abraço ........ e até Tavira no dia 26/10 ??
Última edição por LindAlba em quinta out 09, 2003 11:24 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta out 09, 2003 7:57 am

Sojo, só por curiosidade, a cruza da minha boxer tigrada com um boxer fulvo deu em 7 cachorrinhos tigrados (podes ver no album), alguns deles com manchinhas brancas ;)
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta out 09, 2003 8:44 am

Cgtorres a minha curiosidade também veio em parte depois de ter visto o seu album e pelo facto da dona da boxer tigrada que estou agora a guardar me dizer que gostaria de a cruzar com um boxer igual á minha daysie.
Mas obrigada a todos pela explicação. Estamos sempre a aprender :D
De qualquer modo não vou fazer cruzamentos nenhuns mas assim já sei explicar e quem sabe ensinar mais alguém. ;)
yakov
Membro Veterano

quinta out 16, 2003 11:01 am

[quote=LindAlba]
Um abraço ........ e até Tavira no dia 26/10 ??
[/quote]

Parece-me que não vou poder ir, a minha menina está no cio
RuiBorges
Membro
Registado: quarta out 09, 2002 1:31 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 3:41 pm

Viva,

Só para confirmar:

A minha "Zuki"(tigrada homozigótica) cruzada com o "Ch. Nero v. bispus" (camurça) deu 10 crias todas tigradas.
A mesma femea cruzada com o "Ch. Eros Ein Aufsteigender Stern" (tigrado heterozigótico) deu 10 crias, também tigradas.

É logico, pois ela é tigrada (que é o gene doniminante em relação ao camurça) e homozigótica (só dá descendencia relacionada com esse géne).

A minha "Atena"(que é fruto do 1º cruzamento que acima referi) é filha duma tigrada homozigótica com um camurça, logo pode ser tigrada homozigótica ou heterozigótica... só o posso descobrir por exames (caros e sem muito interesse, não me interessa muito a cor, o que eu busco é qualidade nas crias) ou nos resultados que observo na sua descendencia.

Como eu a cruzei com um macho tigrado heterozigótico poderiam nascer:
- Crias Fulvas (camurças), caso ela seja heterozigótica.
- Crias tigradas (o mais provável, ambos os progenitores são tigrados)
- Crias brancas (se ambos os progenitores tiverem este géne)

Querem saber o resultado?

7 crias tigradas e uma cria Branca.

Fiquei a saber muito pouco acerca dela:
Sei que tem o géne branco e que cruzada com 1 macho que também tenha existe a possibilidade de nascerem brancos e fiquei na mesma em relação à sua "homozigotice" (termo acabado de ser inventado por mim)

Vou (em princípio, logo se vê daqui a uns anos quando a voltar a cruzar) cruzar a "Atena" com um camurça e só nascerem tigrados então digo (com uma base de 70-80% de verdade) que ela é homozigótica.
Se nascerem (pelo menos um) fulvos então fico a saber que ela é heterozigótica.

Para relembrar:

Homozigótico - tem dois genes iguais, só "dá" filhos com esse géne.
Heterozigótico - Tem dois genes, pode dar um ou outro.

Todos os camurças são HOMOZIGÓTICOS, só "dão" camurças, o "problema" é que se forem cruzados com tigrados homozigóticos este ultimo géne, que é predominante, vai dominar e só nascem tigrados.

Se forem cruzados com tigrados heterozigóticos existe a possibilidade de nascerem ambas as pelagens

Cruzados com camurças só "dão" camurças.

Existe também a temática dos Fenotipos (aqui implicita), mas vamos deixar isso para outras "núpcias"...

;)
RuiBorges
Membro
Registado: quarta out 09, 2002 1:31 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 3:51 pm

Viva,

Só para confirmar:

A minha "Zuki"(tigrada homozigótica) cruzada com o "Ch. Nero v. bispus" (camurça) deu 10 crias todas tigradas.
A mesma femea cruzada com o "Ch. Eros Ein Aufsteigender Stern" (tigrado heterozigótico) deu 10 crias, também tigradas.

É logico, pois ela é tigrada (que é o gene doniminante em relação ao camurça) e homozigótica (só dá descendencia relacionada com esse géne).

A minha "Atena"(que é fruto do 1º cruzamento que acima referi) é filha duma tigrada homozigótica com um camurça, logo pode ser tigrada homozigótica ou heterozigótica... só o posso descobrir por exames (caros e sem muito interesse, não me interessa muito a cor, o que eu busco é qualidade nas crias) ou nos resultados que observo na sua descendencia.

Como eu a cruzei com um macho tigrado heterozigótico poderiam nascer:
- Crias Fulvas (camurças), caso ela seja heterozigótica.
- Crias tigradas (o mais provável, ambos os progenitores são tigrados)
- Crias brancas (se ambos os progenitores tiverem este géne)

Querem saber o resultado?

7 crias tigradas e uma cria Branca.

Fiquei a saber muito pouco acerca dela:
Sei que tem o géne branco e que cruzada com 1 macho que também tenha existe a possibilidade de nascerem brancos e fiquei na mesma em relação à sua "homozigotice" (termo acabado de ser inventado por mim)

Vou (em princípio, logo se vê daqui a uns anos quando a voltar a cruzar) cruzar a "Atena" com um camurça e só nascerem tigrados então digo (com uma base de 70-80% de verdade) que ela é homozigótica.
Se nascerem (pelo menos um) fulvos então fico a saber que ela é heterozigótica.

Para relembrar:

Homozigótico - tem dois genes iguais, só "dá" filhos com esse géne.
Heterozigótico - Tem dois genes, pode dar um ou outro.

Todos os camurças são HOMOZIGÓTICOS, só "dão" camurças, o "problema" é que se forem cruzados com tigrados homozigóticos este ultimo géne, que é predominante, vai dominar e só nascem tigrados.

Se forem cruzados com tigrados heterozigóticos existe a possibilidade de nascerem ambas as pelagens

Cruzados com camurças só "dão" camurças.

Existe também a temática dos Fenotipos (aqui implicita), mas vamos deixar isso para outras "núpcias"...

;)
Responder

Voltar para “Boxer”