ajuda ela esta a retroceder na obediencia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
bchaves012
Membro Júnior
Registado: sábado mai 15, 2004 10:08 am

segunda out 25, 2004 11:28 am

olá mais uma vez, tenho um grande problema sempre que chamava pela Luna ela vinha logo agora que mudei para a minha vivenda, primeiro aprendeu a saltar o muro e depois eu chamo por ela e ela não vem.... já fiz de tudo chama-la com biscoitos com guloseimas. mas ela sabe que é para vir para o patio e nada.... nunca chamei por ela para lhe bater porque não faço isso com os cães " dou-lhe grandes sermões"..

Alguem me pode dar umas dicas para ensina-la novamente a obedecer ao chamado e já agora como ensino a não pular o muro de casa... (+ /- 1.20M) para alem de ter que colocar uma grade por prevenção....

espero que alguem me possa ajudar obg.
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

segunda out 25, 2004 2:38 pm

a teimosia nos boxers por vezes consegue ser um grande problema para os ensinar. há tanta coisa que eu gostava que a minha cadela aprendesse, mas ela insiste em só fazer o que lhe apetece, mais não seja quando fica sozinha!!!
primeiro tem que gradear a parte de cima do muro, porque como ela já sabe que consegue passar por lá, vai ser difícil tirar-lhe isso da ideia. depois, deixe-a um tempo com fome antes de lhe deitar a comida, e quando ela já estiver mesmo com uma grande laroca, chame-a com a taça da comida na mão e vai ver que ela vem. dê-lhe sempre comida assim, chamá-la antes de comer. ela vai associar o chamado à paparoca!!!
luisnog
Membro Júnior
Registado: sábado mar 06, 2004 1:11 pm
Contacto:

segunda out 25, 2004 10:50 pm

Viva,

a primeira coisa a fazer é colocar umas grades. Isto não é só para a Luna não sair, mas para nenhum cão entrar. Lembre-se que ela vai ter um cio mais cedo ou mais tarde!!!!

Depois, a resposta ao chamamento depende da associação que a cadela faz e da fixação que ela tem por si. Não sei se costuma fazer umas brincadeiras de obediência ou como costuma brincar com ela. Se o tipo de brincadeira que costuma usar é atirar alguma coisa para ela ir buscar, torna-se muito mais difícil. Deve brincar com ela junto a si, com um churro, um trapo ou outra qq coisa que ela possa morder. Claro que lhe pode continuar a atirar bolas :) Mas não exclusivamente!!!!

Comece por solta-la em espaços que consegue controlar e chame-a para brincar ou comer uma guloseima. Faça muita festa quando ela reagir prontamente.
NUNCA a chame para a prender no patio, mesmo que esteja cheio de pressa para sair. Espere pelo menos 2 a 3 minutos junto a ela, fazendo-lhe festas e recompensando-a. Depois, calmamente saia e deixe-a onde pretende.

Regra nº 1: tenha sempre calma e nunca desespere. E por cada raspanete um milhao de festas :)

Anafil, maior do que a teimosia dos boxers é a sua devoção ao dono :) Não há nada que eles não façam. Só precisa de os perceber e de os recompensar devidamente :) Afinal um boxer não é um cão qualquer. Não trabalha de graça :) Tem estatuto para isso!

Luís Nogueira
Boxers das Terras d'Ouro
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

terça out 26, 2004 8:38 am

olá Luis Nogueira,

eu sei bem disso, mas também já aprendi com a minha cadela que nem todos a fazem obedecer. a relação que um cão estabelece com o seu dono é muito intensa e devotada, quando bem feita. a questão é mesmo essa, para a Flor a dona não sou eu, ela vê-me como alguém da família, o dono é o meu marido, e isso viu-se na expo no domingo, eu fui passá-la para ela ver o dono lá fora e quando tive de dar a corridinha ela só me puxava para ao pé do dono DELA. só ele a faz obedecer, só a ele ela segue com devoção. por isso é que eu disse que ela é teimosa e difícil de lidar, porque comigo só mesmo com a goluseima na mão é que a consigo levar. de livre e espontanea vontade ela só obedece ao DONO.

é uma relação muito forte, por vezes até irrita, só não vai para a casa de banho com o dono porque ele não deixa, senão...

ele até constuma dizer que eu tenho ciúmes da cadela, na brincadeira, tal é a lamechice da Flor com o SEU DONO!!! :p
Responder

Voltar para “Boxer”