Corte de orelhas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
RedLin3r
Membro Júnior
Registado: domingo nov 21, 2004 10:37 pm

segunda nov 22, 2004 2:04 pm

Ora viva!

No outro dia disseram.me k o corte de orelhas era ja ilegal para todas as raças de caes, é verdade?pessoalment não é aspecto k goste muito nos caes, mas vejo imagens de exposicões em k os caes ( boxers) tem as orelhas cortadas... fikei curioso...

abracos e beijinhos 8)
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

segunda nov 22, 2004 2:25 pm

se é ilegal ou não não sei, mas os veterinários costumam fazê-lo ou conhecem sempre alguém que o faz profissionalmente, ou seja, em condições de higiene e experientes.

um boxer com uma boa cabeça fica sempre previligiado com a orelha cortada, eu pelo menos gosto de ver.

o estalão da raça dá essa hipótese, de cortar ou não. em portugal amputa-se o rabo e deixa-se a orelha à escolha do freguês!

agora se alguma autoridade já proibiu o corte, não sei, pelo menos nunca vi ninguém pagar multas por isso ou ser punida de alguma forma.

em vez de se preocuparem com os verdadeiros direitos dos animais e fazerem com que as leis se cumpram andam sempre a inventar proibições descabidas; podiam era legalizar o corte criando leis que permitissem que todos os cães tivessem de fazer o corte em locais apropriados e com profissionais. assim protegiam-se os cães e apaziguavam-se as almas mais sensíveis que se impressionam tanto com essas "maldades" :o
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda nov 22, 2004 2:56 pm

Vamos a ver se lhe consigo responder :

Do Estalão
A cabeça do Boxer é a sua característica principal. Deve estar em perfeita proporção com o corpo não devendo parecer nem muito leve nem muito pesada. O focinho deve ser cheio e poderoso. A beleza da cabeça, vista de frente, de lado ou por detrás deve ter o focinho em proporção correcta com o crânio, isto é, a cabeça nunca pode parecer muito pequena. Formam-se naturalmente rugas no crânio, quando as orelhas estão alerta, quer estejam ou não cortadas. Da base do nariz até ambos os lados as rugas devem ser bem marcadas, mas não excessivas. A máscara escura deve limitar-se ao focinho, diferenciando-se notoriamente da cor da cabeça para que a expressão não pareça sombria.

Na Alemanha
Em 1987, o corte de orelhas foi proibido na Alemanha, uma das mais importantes cinofilias do mundo, graças a uma ampla campanha feita por proteccionistas. Entretanto, o corte de caudas ainda não foi proibido daquela vez. Isso só aconteceu em 1998, quando a emenda foi adicionada à lei, incluindo na proibição os cortes de caudas. Mesmo com argumentos como: "Os filhotes com menos de 4 dias quase não sentem nada na remoção da cauda sem anestesia" e "Se a Alemanha exportar cães com caudas para países onde a prática não é proibida, o importador pode querer remover a cauda, aumentando o sofrimento do animal devido à idade", a proibição não foi impedida
A FCI, que tem o padrão oficial das mais de 340 raças aceitas, tem como função distribuir os novos padrões para os países filiados a ela. Em Junho de 2000, o padrão do Rottweiler já foi enviado, e em agosto, os do Schnauzer e Pinscher. A chegada dos novos padrões do Boxer, Dobermann e Weimaraner já é esperada.

Orelhas
A cirurgia (conchectomia) é feita em 40 minutos, com sedação e anestesia local (atualmente, pois antigamente, era sem anestesia). O filhote deve estar em jejum e com boa saúde, e de preferência com a idade de 55 a 120 dias. Algumas raças precisam de um cuidado especial: Boxer, Mastim Napolitano, Pinscher e Schnauzer, que são sensíveis à anestesia; e Dobermann e Schnauzer, que têm dificuldades na coagulação sanguínea. Após a cirurgia, os curativos são trocados semanalmente, e a recuperação se dá em 2 ou 3 semanas.

Cauda
A idade ideal é 3 dias de vida, nem antes, nem depois. Quanto mais novo for o filhote, menos ele sentirá. Se a operação for feita na idade certa, não dura nem 30 segundos, não precisa de anestesia, quase não há perda de sangue e não é feito o uso de curativo. O filhote precisa estar com as funções vitais em ordem, e também estar mamando bem, para que faça a operação.

CORTE DE ORELHAS - PRÓS E CONTRAS

•Se há benefícios no corte, por que não gozá-los?
•A beleza e elegância do cão é realçada
•O poder de intimidação aparente do cão aumenta, pois ele aparenta ser menos amistoso e estar mais alerta
•A audição fica melhor (isso ainda não foi comprovado)
•As orelhas ganham movimentos (levantar, rodar, abaixar), ajudando até para espantar insectos
•Com a menor produção de cera (que também não foi comprovada),
•Há menor incidência de fungos, bactérias e ácaros
•O tratamento dos males da orelha fica mais fácil
•Orelhas mal-formadas podem ser corrigidas
•O sofrimento é mínimo se a técnica for correcta

Desvantagens
•Se o cão nasce com orelhas completas, para que cortá-las?
•Existe a chance de viroses por baixa imunológica, devido ao stress da operação, e exposição a riscos, se o cão for levado em uma clínica onde também vão cães doentes
•O cão pode ter sofrimentos e incómodos
•A socialização é prejudicada, pois afasta o cão do contacto com outros enquanto ele se recupera
•A anestesia pode causar choque anafilático, e a cirurgia, hemorragia, embora esses problemas sejam mais raros
•A protecção à entrada de corpos estranhos diminui
•A estética do cão pode ser prejudicada, com uma só orelha levantando, dependendo de como foi feito o corte
•Ainda não há nenhuma prova de que o corte melhora a audição e que reduz a produção de cera

Neste momento, em Portugal , o único óbice no que concerne a amputação das orelhas/caudas circunscreve-se à proibição legal da mesma por motivos exclusivamente estéticos (gosto pessoal dos donos).
A cirurgia correctiva de lesões continua a ser a única justificação legal para que um vet proceda a amputação de orelhas e/ou caudas.

Mas como em tantas outras coisas ..... há proibições e há o cumprimento da lei.

Um abraço :lol:
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça nov 23, 2004 9:52 am

se a minha opinião conta...acho que cortar as orelhas a um boxer, é fazer com que o animal pareça o que não é!!! daí que se de facto quiser o boxer para "guardar" talvez seja uma boa opção o corte, do ponto de vista estético, cada cabeça sua sentença! eu quando conheci o criador do meu eddie fui informado por ele que se pretendesse cortar as orelhas ele se encarregaria disso, o vet dele cortou a cauda e tb cortaria as orelhas se necessário!

agora a dúvida que tenho é:
numa exposição estão dois cães muito iguais, com todas as exigencias do estalão satisfeitas da mesma forma, se um tiver orelhas cortadas e o outro não, qual fica melhor classificado??

pedro baleia
LindAlba
Membro Veterano

terça nov 23, 2004 10:03 am

pedrobaleia Escreveu: se a minha opinião conta...acho que cortar as orelhas a um boxer, é fazer com que o animal pareça o que não é!!! ...
numa exposição estão dois cães muito iguais, com todas as exigencias do estalão satisfeitas da mesma forma, se um tiver orelhas cortadas e o outro não, qual fica melhor classificado??
Como diz, é a sua opinião. O corte é, actualmente, uma questão de gosto estético.

Numa expo de beleza, o que prevalece sempre é o parecer do juíz.
Não existe o que descreve, porque ainda não se clonam os cães :lol: (acho eu). Nem gémeos univitelinos, porque não há no que concerne a ninhadas caninas.

Se 2 animais estiverem em desempate, bem equilibrados em questão de análise de defeitos e virtudes, o factor decisório caberá ao juíz e à sua preferencia pessoal certamente.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

terça nov 23, 2004 10:08 am

LindAlba Escreveu: Se 2 animais estiverem em desempate, bem equilibrados em questão de análise de defeitos e virtudes, o factor decisório caberá ao juíz e à sua preferencia pessoal certamente.
Segundo percebi, então não existe nenhuma restrição, quer em termos do corte da cauda ou orelhas, que impeça o Boxer de participar numa exposição, certo?
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
LindAlba
Membro Veterano

terça nov 23, 2004 10:20 am

Estamos a falar de expos em Portugal.
Desde que o(a) cachorro(a) detenha inscrição no LOP, tenha a vacinação em dia e esteja devidamente inscrito para essa exposição de beleza, está correcto.
Última edição por LindAlba em terça nov 23, 2004 10:21 am, editado 1 vez no total.
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

terça nov 23, 2004 10:21 am

Quando a minha cocker teve os 2 filhotes dirigi-me ao veterinário dos meus animais e perguntei como se processava o corte do rabo a qual eles me responderam que era proibido e não o faziam.

Os filhotes ficaram de rabo comprido e por acas até gosto.
Responder

Voltar para “Boxer”