Vocês que tal como eu gostam de boxers, ajudem-me...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
nutte
Registado: quinta dez 09, 2004 12:22 am

quinta dez 09, 2004 1:04 am

Olá!
Eu sou novata por aqui, mas depois do que li, achei que talvez me podessem dar uma ajuda...
Tenho uma história mt triste, para contar...
Tudo começou à 5 anos atrás, eu apaixonei-me por uma cachorrinha boxer, que vi na montra de uma loja de animais. Não resisti e comprei aquela docinha (n tinha lop e nunca vi os pais), na altura eu ainda era solteira vivia na casa dos meus pais e tinha já uma gata e uma cadelinha (ambas rafeirinhas), viviamos numa moradia e os animais ficavam todos cá fora no jardim...
Eu chamei a minha boxer de Camille, ela foi mt bem recebida, pela Vaidosa (a gata) e a Nutte (a outra cadelinha) que tinha verdadeira loucura com a Camille, para dizer a verdade, tinha a sensação que a nutte gostava + da Camille do que de nós...
A minha mãe mimou mt a Camille e ela tornou-se uma cadela mt ciumenta, n permitia que ninguém recebesse festas e carinhos senão ela.
Passados alguns anos ela começou a envolver-se em lutas com a nutte (tudo motivado pelos ciumes), deixando a pobre cadela por três vezes em bastante mau estado.
Eu casei e adoptei um cachorro arraçado de caniche (Snoopy), uma vez que para a minha casa n podia levar nehuma das minhas cadelas por serem grandes...
A Camille aceitou bem o Snoopy que passou tb a fazer parte da familia.
Devido ao facto da Camille n se dar bem com a Nutte decidi fazer um canil para todos mas com divisória, durante a execução do canil, tive de prender a Camille (para n fazer mal à Nutte), prender a Vaidosa (pq foi uma gata habituada num apartamento e qd nos mudámos tivemos medo que ela ficasse por aí na boca de algum cão), prender o Snoopy (para n fugir pelo gradeamento e a Nutte foi a única que ficou à solta, isto no corredor da garagem que tem todo o comprimento da casa, enquanto as obras do canil decorriam...
Foi então que a desgraça aconteceu, a Camille soltou-se, matou-me a minha Vaidosa (14 anos), a minha Nutte (6 anos) e deixou escapar o Snoopy (5 anos)por um milagre, o meu marido mandou abater a Camille, com medo que algum dia ela se virasse à nossa menina que tem 19 meses, e foi assim que eu perdi os três animais do meu coração faz hoje 15 dias...
Vocês que têm boxers e conhecem bem a raça o que é que me dizem?
Eu assisti aquela cena de terror e n há dia nenhum que n me lembre do sucedido, gostava de voltar a ter um boxer, mas tenho pavor que ele venha a fazer mal à minha filha bébé e ao meu Snoopy que escapou miracolosamente à fúria da Camille, eu recordo-vos que ela tinha sido a última aquisição e que cresceu com a gata e a cadela que matou...
Eu sei que a história é comprida mas por favor respondam ao meu coração inquieto e dorido por ter visto um quadro tão violento praticado por um dos nossos preferidos...
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta dez 09, 2004 3:55 pm

nutte, so lhe posso dizer que sinto muito e imagino o que esta a sofrer com a morte dos seus animais principalmente por terem sido mortos por uma cadela que criou desde pequena e de quem gostava muito.
Varios motivos podem estar na base duma atitude tão agressiva, salienta o facto de ela ter tido muitos mimos e de ser muito ciumenta, os ciumes poderão ter estado presentes no acto da cadela, mas o facto de haver uma mudanças nos seus habitos diarios isto é, te-la presa enquanto fazia os canis poderam ter desencadeado nela uma reacção mais agressiva e quase de vingança.
As reacções dos nossos cães nao podem ser encaradas com um acto singular, tem de se analisar todo o trajecto do animal para tentar compreender o porquê desta ou daquela razão.
O meu cão tambem é extremamente mimalho e ciumento, nao so com os cães com os humanos tambem, assim como se coloca sempre em mim e o meu namorado, isto ja é quase uma rotina tambem se coloca entre mim e a cadela com quem ele foi criado, mas note nunca foi agressivo com nenhum deles porque sabes os nossos limites, quando ele tenta mordiscar a cadela leva logo 1Não bem acentuado e quando tenta arrastar o meu namorado da minha beira igualmente.
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

quinta dez 09, 2004 4:10 pm

bem, até fiquei impressionada com essa história...

que triste fim.

esse comportamento da sua boxer é muito estranho, mas tudo indica, pela sua explicação, de que foi o tratamento e a educação que lhe deram que levou a isso. eu explico, se um cão demonstra atitudes agressivas com os outros companheiros da casa deve-se sempre combater isso, nomeadamente dar-lhe comida primeiro, já que se vai indicar ao cão que ele é o chefe da matilha e evitam-se lutas entre eles para o definirem, depois nunca permitir investidas desse cão aos outros, repreendê-lo, ele é o chefe da matilha mas quem manda é o dono e ele deve-lhe respeito, nunca o trancar deixando os outros soltos, ele vai-se sentir inferiorizado e desprezado, o que pode originar lutas depois com os outros. se ele é o chefe, não pode estar preso enquanto os outros andam a brincar soltos!

os cães que se tornam ciumentos são cães mal educados, a quem tudo é dado, tudo é permitido e isso não está correcto. embora o boxer tenha muitas qualidades, o gostar de crianças, ser um guarda inteligente, ser simpático, é muito mimalhento, gosta da atenção, do colinho. isso não lhe deve ser negado, mas com limites, cão é cão e muitas vezes acontecem essas desgraças, como a da sua casa, por culpa das pessoas, que os educaram mal. eu tenho duas filhas, de três e dois anos que adoram a minha boxer e vice versa. não vejo qualquer problema em comprar outro boxer, especialmente porque vai chegar à sua casa já com a criança lá, o que modifica as coisas, a maioria das rejeições de crianças por parte dos cães é com casais que têm os filhos depois de o cão já lá estar e receber a atenção toda só para ele.

compre outro boxer, e compre um livro sobre a raça antes, para poder estudar o cão maravilhoso que vai ter. vai ver que depois de o fazer já saberá melhor educar o seu cão, de maneira a que ele seja um amigo da sua filha e não um concorrente de atenção. e outra coisa importante, quem manda no cão é o dono, nunca permitir que outros venham por trás dar a bolachinha que lhe tinha sido negada pelo dono!!! se possível frequente uma escola para lhe ensinar obdiência básica. ou compre um livro sobre isso e ensine você mesma.

felicidades
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 14, 2004 11:31 am

Bem....
O que lhe poderemos dizer que você, com o seu raciocínio, não saiba já:?: :?:
- Que a Camille não foi educada ...
- Que a culpa foi vossa...
- Que deveriam ter procurado aconselhamento quando ela começou a demonstrar ciúmes e comportamento agressivo...
- Que os humanos é que fomentaram isso dentro do seu agregado familiar
- Que estiveram mesmo a leste de tudo o que deveria ter sido feito, de imediato e durante o crescimento da cachorra ...
...
:?: :?: :?:

Não quero dar a sensação que lhe estou a "bater" , mas a sua casa agora é outra ?
É que a dada altura diz que a casa não teria condições para cães médios/grandes, ou actualmente os tais canis estão prontos ?

Um espaço adequado é importante, mas qualquer cão (e o Boxer é disso um expoente) para ser correctamente sociabilizado necessita de convivio dentro da sua matilha humana (a família), caso contrário quando o tirarem do canil a sua alegria e expansividade podem tornar-se um problema.

Para eventuais questões comportamentais, a partir dos 6 meses poderá procurar uma escola canina, onde as questões de sociabilização com outros cães e pessoas poderão ter orientação mais profissional. Todos irão beneficiar disso.

Já agora, se quiser adquirir um cachorro boxer, tente não o comprar num supermercado de animais e apenas por impulso.
É um ser vivo, um novo elemento do agregado familiar, pelo que a sua entrada deverá merecer alguma ponderação e preparação (é um filho novo, ok ??) .

Procure um criador, vá ao site do Boxer Club em http://www.boxerclubportugal.com/ ou contacte o Clube Portugues de Canicultura em http://www.cpc.pt/index/index.htm.
Há sempre anuncios de ninhadas e um criador até terá prazer em a apoiar e dar algumas orientações/dicas às dúvidas que for tendo com o cachorro.

Um abraço e (melhor) sorte é o que lhe desejo
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Responder

Voltar para “Boxer”