Temperamento agressivo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
euela
Registado: quarta jan 05, 2005 11:20 pm

quinta jan 06, 2005 12:25 am

Começo por dizer que ainda bem que existem estes foruns para os nossos melhores amigos Boxers, raça que toda a vida possui. Mas estou com um problema (que nunca ninguem me esclareceu devidamente) com a minha cadela Peggy que tem 7 anos. A protecção e ciumes que ela tem de mim torna-a agressiva com os meus sobrinhos pequenos ( na famila só com estes), pessoas que ela não conhece, inclusive se vou a uma esplanada e o empregado se aproxima mto de mim ela rosna e receio que se eu não estiver atente (coleira esgana) ela seja mesmo agessiva. Porque será tão desconfiada, ciumenta com os que me rodeiam (excepto adultos da minha familia) possesiva e agressiva. Foi sempre educada a sociabilizar-se bem com todos, mas em adulta comporta-se desta forma. É extremamente meiga, brincalhona comigo chegando a ter um comportamente consoante o meu estado de espirito, e se estou triste ela chora e salta para o meu colo. Adoro-a mas o temperamento dela, se eu não tiver todos os cuidados, poderá ser de ataque.
O que se passa na cabecinha da minha protectora e adorada Peggy?
Agradeço que me tentem explicar. Saudações de uma estreante no forum.
Rosario
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

quinta jan 06, 2005 12:26 pm

olá Rosário,

a minha boxer tem apenas um ano e meio e também rosna a tudo o que se aproxima de mim, especialmente se o meu marido não estiver. ela assume a protecção familar quando ele não está. mas nunca rosnou às minhas filhas. esse ciúme que ela sente dos seus sobrinhos é perigoso e deveria falar com um treinador para ele a ensinar a contornar a situação. possivelmente é o excesso de atenção e mimos que ela tem de si, que não quer partilhar, ou acha que não tem de partilhar.
parece-me pelo que conta que ela se sente dominante em relação a si. tem de lhe mostrar em diversas situações que quem manda não é o cão, mas o dono. mas nunca comece esse treino com o problema dos seus sobrinhos, senão é pior. comece com coisas básicas do dia a dia. por exemplo não brincar quando ela pede, mas sim quando você lhe pedir. ela pode trazer a bolinha, saltar à sua frente, ignore-a. depois de ela se fartar então brinque com ela. e se ela rosnar diga não firmemente e com um puxão seco na coleira. ela já é uma sra adulta, e sabe disso, sabe que é forte, que você a adora mas se calhar acha-se sua "dona". é uma situação que um treino pode rapidamente resolver.

boa sorte e vá dando notícias
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 06, 2005 2:45 pm

euela Escreveu: ...
A protecção e ciumes que ela tem de mim torna-a agressiva com os meus sobrinhos pequenos ( na famila só com estes), pessoas que ela não conhece, inclusive se vou a uma esplanada e o empregado se aproxima mto de mim ela rosna e receio que se eu não estiver atente (coleira esgana) ela seja mesmo agessiva.
...
e se estou triste ela chora e salta para o meu colo. Adoro-a mas o temperamento dela, se eu não tiver todos os cuidados, poderá ser de ataque.
Bem vinda Rosário.
Com 7 anos, a sua menina já está entrando na 3ª idade dos boxers, sendo possível o aparecimento de alguns comportamentos não muito pacientes, nomeadamente para com crianças e/ou estranhos.

À distância torna-se dificil opinar, sem ver pessoalmente a cadela, mas a maior parte dos problemas comportamentais dos nossos cães têem origem nos donos.
A tendência de os humanizarmos e lhes permitirmos comportamentos "possessivos" das nossas pessoas depois teem esse tipo de retorno negativo.
Ainda que entrando na idade sénior, ainda está a tempo de ir a umas aulas de sociabilização (procure uma escola na sua zona ou fale com vets que a podem encaminhar para uma) , antes que cause danos corporais em alguém e você depois lamente não ter tomado outras precauções.

Não se esqueça é que deverão ir as 2 às aulas, para que em casa não continue a permitir à cadela o comportamento de posse que está na origem da questão colocada.

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
euela
Registado: quarta jan 05, 2005 11:20 pm

domingo jan 09, 2005 11:47 pm

À "anafil" e "Mario" um muito obrigada pelas dicas com a Peggy. Mas para que entendam melhor a minha preocupação com a Peggy esclareço algumas dúvidas (que não fui clara) por vocês levantadas e que parece ainda me preocupa não a entendo:
Na minha familia constituida por adultos (que ela brinca e respeita, mas não obedece a ordens) e crianças que ela só não tolera que lhe ponha a mão ou se aproximem muito perto dela (caso contrario dá sinais de ataque), mas evidentemente que tenho todos os cuidados com as crianças. Dou-lhe realemnte mimos e atenção (qndo o meu tempo permite) e ela aceita-me como lider, obedece, mas não a gosto de a ver "cadela humanizada". A verdade é que já cheguei, em desespero, a po-la numa escola de treinos perto do Porto, durante 3 meses, mas os progressos foram muito fracos e quando a vi a ficar mto magra imediatamente a trouxe para casa (as minhas visitas à escola de treinos era muito regular, e soube que por 2 vezes tentou morder ao treinador)
O Veterinario diz que ela é mto ciumenta comigo, desconfiada, mas que na verdade me reconhece como lider. Continuo sem perceber como ela não aceita crianças com as quais cresceu, e ralmente não obedece a mais ninguém da minha casa senão a mim por nitido excesse de mimo. Fui muito confusa? Ela tem desvios de comportamento? Tenho que continuar a vigiá-la sempre tão atentamente para não haver surpresas desagradeaveis? ADORO-A, mas ela exige mta vigililância e constante firmeza nas ordens que lhe dou. Mas continuarei sempre a tentar entendê-la!!!!!
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 10, 2005 9:39 am

euela Escreveu: Na minha familia constituida por adultos (que ela brinca e respeita, mas não obedece a ordens) e crianças que ela só não tolera que lhe ponha a mão ou se aproximem muito perto dela (caso contrario dá sinais de ataque)...
O retrato que pintou, isto é, este comportamento é inadmissível numa casa onde um cão convive com humanos
O animal nunca percebeu que na sua matilha familiar ela tem de deter sempre o nível mais baixo da hierarquia.
E agora apenas com a orientação de um profissional em desvios comportamentais caninos.
euela Escreveu: A verdade é que já cheguei, em desespero, a po-la numa escola de treinos perto do Porto, durante 3 meses, mas os progressos foram muito fracos e quando a vi a ficar mto magra imediatamente a trouxe para casa (as minhas visitas à escola de treinos era muito regular, e soube que por 2 vezes tentou morder ao treinador)
...
Tenho que continuar a vigiá-la sempre tão atentamente para não haver surpresas desagradeaveis?
Nem todas as escolas são vocacionadas - ou teem pessoal com conhecimentos - para tratar disto.
A maior parte é apenas o "senta", "deita", "anda ao lado", "não ladra/rosna/ataca outros cães".
E depois o stress que um cão sofre por ali se exige algo, mas com a sua matilha humana o comportamento já é/pode ser outro, leva-o(a) a ter reacções nada compreensíveis.

Vai ter mesmo de a continuar a vigiar sempre, no seu interesse e para o bem estar da própria cadela.
Mas os mimos que lhe dá não podem ser "dados" para compensar alguma coisa que ache que ela gosta menos.
Lembre-se, o cão na nossa casa não pode considerar-se ou tornar-se dono de NADA, nem da comida que lhe fornecemos, sob risco de se considerar dono das nossas vidas e mandar nelas e de todos com que convive.

Esta brincadeira que se segue, retrata bem o temperamento dos nossos boxers, e, ainda que nos traga um sorriso aos lábios, no seu caso já passou a "dor de cabeça"
BOXER DIREITOS DE PROPRIEDADE
(autor desconhecido)

1. Se parece ser meu, é meu !

2. Se está na minha boca, é meu !

3. Se o consigo tirar-te, é meu !

4. Se o tinha há momentos, é meu !

5. Se apenas parece ser meu, é meu !

6. Se o vi primeiro, é meu !

7. Se é meu , de qualquer modo nunca deverá ter parecido ser teu.

8. Se estou a mastigar algo em bocados, todas as peças resultantes são minhas!

9. Se estás a brincar com algo e o deixares cair, automaticamente passa a ser meu !

10. Se está partido ou não sabe bem...... é teu !

:lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol:[/b]

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

segunda jan 10, 2005 11:08 am

BOXER DIREITOS DE PROPRIEDADE
(autor desconhecido)

1. Se parece ser meu, é meu !

2. Se está na minha boca, é meu !

3. Se o consigo tirar-te, é meu !

4. Se o tinha há momentos, é meu !

5. Se apenas parece ser meu, é meu !

6. Se o vi primeiro, é meu !

7. Se é meu , de qualquer modo nunca deverá ter parecido ser teu.

8. Se estou a mastigar algo em bocados, todas as peças resultantes são minhas !

9. Se estás a brincar com algo e o deixares cair, automaticamente passa a ser meu !

10. Se está partido ou não sabe bem...... é teu !
pois é!!!!
verdade indesmentível, que tem de ser contrariada desde sempre se não...
ainda assim... os boxers são lindos!!! e o meu então é fantástico! (
:lol: :lol: ;) )
Responder

Voltar para “Boxer”