parati Escreveu: Uma questão é normal ele n parar de me morder as maos e a roupa?
ás vezes quero q ele fique controlado mas parece q ainda fica mais "nervoso".
Até à mudança da dentição (4-5 meses) tem aí uma "
picadora com patas". è normal, porque está a descobrir texturas, sabores, odores e a testar a sua dominância na hierarquia familiar.
Terá de iniciar de imediato a imposição de limites simples e firmes e a trabalhar o condicionamento, sob pena de mais tarde ter um cão que não (re)conhece o seu lugar.
O aparente "nervosismo" que refere é típico da raça. E fruto da ansiedade em querer compreender, fazer tudo, brincar e integrar-se no seu novo mundo. O dia é curto pró pirralhete, e todos os dias descobre novas coisas (principalmente para roer, né ???)
parati Escreveu:A partir de q idade é aconselhável deixá-lo sozinho no pátio?
Se o pátio vai ser o seu "mundo" e não apresenta riscos para o cachorro (ser roubado, por exemplo) e não há lá mais animais, o que espera ?
Leve-o a brincar para lá. Até irá ficar mais calmo dentro de casa.
Use a seguinte "receita" :
casa : dormir |
pátio : comer e brincar .
Depois de terminar os rappells de vacinação, não haverá problemas em deixá-lo andar na via pública e será desejável deixá-lo contactar com outros cães, para que não se desenvolva como associal no mundo canino e , mais tarde, possa consitituir mesmo um problema quando contactando com outros cães.
parati Escreveu:Os Boxers são por natureza cães de guarda? Ou terei q ensiná-lo?
Eu não o queria "mau", apenas q desse sinal de algo estranho. Ao menos serve para assustar não?
Todos os cães instintivamente "guardam", uns melhor e outros menos bem.
Se pretendia um "cão de guarda" , tem-no mas poderia ter escolhido outra raça que se identificasse melhor com esse objectivo.
A raça BOXER é, por instinto, de DEFESA (nomeadamente da sua matilha humana).
Claro que, seja para que fim for, os instintos terão de ser "trabalhados e condicionados".
Não chegará você ler livros sobre treinos caninos, porque o cão não sabe ler.
Se o cão não for treinado e condicionado,
consigo junto para aprender também, qualquer dono de um cão e principalmente de raçasde porte médio ou grande, corre o risco de um dia vir a lamentar serem notícia na SIC ou TVI .

mas tem tempo ... disfrute do pirralho
Um abraço