Boxer com focinho sobressaído

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
flipapa
Registado: sexta jul 11, 2003 2:09 pm

terça jan 18, 2005 10:18 am

Quero apenas esclarecer uma dúvida. Tenho uma cadela boxer com 15 meses, penso que a mesma tem o focinho um pouco mais prolongado que o normal, a minha pergunta é se existe uma medida para o focinho pois a única coisa diferente é mesmo essa apenas tem um focinho um pouco mais prolongado. Inclusive já ouvi dizer qu há um tipo de boxer inglês com essa característica.

cumps
Luis
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 18, 2005 11:18 am

Caro Luís
Aqui fica o esclarecimento, que pode encontrar ainda com mais pormenor em http://www.boxerclubportugal.com/estalao.html

- COMPRIMENTO DO FOCINHO: comprimento da cabeça; o comprimento do focinho em relação ao comprimento do craneo como 1 a 2 (medido da ponta do nariz até ao ângulo interior do olho e desde o ângulo interior do olho até ao occiput, respectivamente)
________

Os focinhos demasiado compridos ("em pá") ou demasiado curtos são desvios do estalão. Todavia, não fique triste se tal se verifica com a sua cadela.
Não existe BOXER perfeito. Existe é a busca da perfeição, mantendo todavia a funcionalidade da raça.

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça jan 18, 2005 1:58 pm

Imagem

o bom focinho será algo como a imagem documenta
pedrobaleia
Membro Veterano
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça jan 18, 2005 2:07 pm

não se vê muito bem mas nesta morada dá para ver bem...

http://www.euro-boxer.com/pages/profile ... _head.html
flipapa
Registado: sexta jul 11, 2003 2:09 pm

quarta jan 19, 2005 10:15 am

Caro Lindalba sobre esse ponto estou esclarecido, de facto o focinho é um pouco prolongado saindo do estalão, depois disto pergunto se eu quiser acasalar a cadela com outro boxer as probalidades de o mesmo acontecer com as crias são enormes, digo isto porque da ninhada dela apenas ela apresentou este problema mesmo que o cão seja de um bom estgalão???

cumps
Luis
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta jan 19, 2005 11:06 am

As probabilidades são obviamente muitas. Mas não deve ponderar só o focinho devia avaliar a cadela no todo. Se ela tem lop porque não a inscreve numa expo e vai ouvir a opinião de um juíz e assim já fica a saber que qualidade de cadela têm. E talvez aí possa então pensar em cruzas. Nem lhe vou dar o discurso do porquê cruzar, bla, bla, bla porque já desisti. Mas se o quer fazer pelo menos certifique-se que tem uma boxer e não uma oxers, se bem que pelo que aponta do focinho tá mais para o lado do oxer. ;)
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jan 19, 2005 1:01 pm

flipapa Escreveu: ...depois disto pergunto se eu quiser acasalar a cadela com outro boxer as probalidades de o mesmo acontecer com as crias são enormes, digo isto porque da ninhada dela apenas ela apresentou este problema mesmo que o cão seja de um bom estgalão???
Luis,
Sei que vou parecer um bocado "radical" na minha resposta, mas é a minha opinião que pede.

1)
Se temos um exemplar que apresenta desvios ao estalão, ao ponderarmos efectuar um cruzamento devemos procurar que este seja efectuado com um exemplar que, pelo menos relativamente ao(s) devio(s) que o nosso tem, esteja isento de problemas ou idênticos desvios do estalão

No caso que refere, recomendaria que procurasse um macho hipertípico, i.e., cujo focinho fosse bastante "curto", mas com prognatismo correcto.

2)
Se temos um exemplar com defeitos graves e/ou mesmo patologias (cardiopatias, displasia, ... então e ainda que nos custe NÃO DEVEMOS EFECTUAR CRUZAMENTOS, sob pena de estarmos a estragar a raça que gostamos.

Mais uma vez, é a minha opinião.
Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
pedrobaleia
Membro Veterano

quarta jan 19, 2005 1:19 pm

não resisto...
esta é só para fazer concorrencia ao "boxeur" do Lindalba...

Imagem
Responder

Voltar para “Boxer”